Pressão de óleo AL4

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RodolfoBertolucci
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Pressão de óleo AL4

#1

Mensagem por RodolfoBertolucci » Ter Jun 07, 2016 11:18 pm

Boa noite.

Estava lendo o tópico sobre defeito no Cambio, e surgiu uma dúvida pelo, qual seria a pressão correta do cambio, li e re-li e não consegui entender direito.

Munhoz informou que tinha visto algo entre 2,5 e 3,0 BAR e um outro amigo estava falando 7 bar e um outro post de 11bar.

Alguém sabe qual seria a pressão de trabalho? ou tem alguma literatura falando sobre esse assunto?

Obs. Li o tópico no fim de semana e ontem usei o carro para ir trabalhar (30km), resolvi espeta o LEXIA e acompanhar como se comportava.

Consegui tirar duas fotos.

https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sp=sharing (andando no transito lento)

https://drive.google.com/file/d/0B1bfJC ... sp=sharing (parado)

Duas coisas que chamou a atenção, a temperatura elevada do óleo ( está frio em SP, apesar de estar num transito pesado na parte da manhã) e a outra o escorregamento (diferença entre a entrada e saída da CVA) da rotação quando andando.

Alguém ja fez esse teste para comparamos? Ou tem algo a comentar?


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Pressão de óleo AL4

#2

Mensagem por Miau » Ter Jun 07, 2016 11:23 pm

pelo que eu saiba, é de 2.8 a 3.0 bar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
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#3

Mensagem por oseasx » Qua Jun 08, 2016 2:31 am

estando td ok,as pressoes variam entre o N eo D tendo minimo de 2,7 e maximo de 3,25 bar. O teto de 11bar em em aceleraçao de 2500rpm com cadrro em D,abaixo disso indica possivel problemas.
quanto a temperatura varia de acordo c a temperatura do seu sistema.
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#4

Mensagem por RodolfoBertolucci » Qua Jun 15, 2016 2:35 pm

Oseas,entrei em ferias essa semana e vou fazer o teste de pressao a 2500 rpm xom o carro em movimento.
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#5

Mensagem por idemarjijf » Qui Mai 16, 2019 10:30 am

Bom dia,
Em casos de um reparo feito no câmbio AL4, é possível que um câmbio, de algum modo, seja a causa de um eventual incêndio se ele tiver com muita pressão no sistema e esquentando muito?
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#6

Mensagem por giovane s » Qui Mai 16, 2019 5:53 pm

Tem no manual de reparação do AL4, na área de manuais do Xsara Picasso. 2,4 a 2,8 na lenta em neutro. 2,8 a 3,1 em D
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Re: Pressão de óleo AL4

#7

Mensagem por rgdl » Qua Dez 23, 2020 6:24 pm

giovane s escreveu:
Qui Mai 16, 2019 5:53 pm
Tem no manual de reparação do AL4, na área de manuais do Xsara Picasso. 2,4 a 2,8 na lenta em neutro. 2,8 a 3,1 em D
Legal, então o meu está dentro, pois estava vendo esses dias e marca um valor que varia de 2,45 a 2,60 em marcha lenta cambio em P ou N, não vi quanto marca se colocar em D, mas vou ver.

A ~2500rmp marca em torno de 9,9 bar o que fica dentro do que eu li aqui que é um limite de 11bar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Re: Pressão de óleo AL4

#8

Mensagem por giovane s » Qui Dez 24, 2020 6:13 am

rgdl escreveu:
Qua Dez 23, 2020 6:24 pm
Legal, então o meu está dentro, pois estava vendo esses dias e marca um valor que varia de 2,45 a 2,60 em marcha lenta cambio em P ou N, não vi quanto marca se colocar em D, mas vou ver.

A ~2500rmp marca em torno de 9,9 bar o que fica dentro do que eu li aqui que é um limite de 11bar.
Feliz natal.

Esta pressão de 9,9BAR não entendi bem qual a utilidade,pode ser que seja para ajustar a regulagem de pressão que existe na parte inferior do corpo de válvulas.

Quanto aos 2,45 a 2,6 BAR na lenta está quase igual ao meu que varia de 2,35 a 2,65 (quando frio). Pode ser a diferença entre o Dexron III e o VI.
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Re: Pressão de óleo AL4

#9

Mensagem por rgdl » Qui Dez 24, 2020 4:51 pm

giovane s escreveu:
Qui Dez 24, 2020 6:13 am
Pode ser a diferença entre o Dexron III e o VI.
Realmente, não tinha pensado nisso. O Dexron VI é menos viscoso que o Dexron III.
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Re: Pressão de óleo AL4

#10

Mensagem por giovane s » Qui Dez 24, 2020 6:31 pm

RodolfoBertolucci escreveu:
Ter Jun 07, 2016 11:18 pm

Munhoz informou que tinha visto algo entre 2,5 e 3,0 BAR e um outro amigo estava falando 7 bar e um outro post de 11bar.

Alguém sabe qual seria a pressão de trabalho? ou tem alguma literatura falando sobre esse assunto?

Duas coisas que chamou a atenção, a temperatura elevada do óleo ( está frio em SP, apesar de estar num transito pesado na parte da manhã) e a outra o escorregamento (diferença entre a entrada e saída da CVA) da rotação quando andando.

Alguém ja fez esse teste para comparamos? Ou tem algo a comentar?
Munhoz está certo nos câmbios AL4 modernizados a pressão é de 2,5 a 3BAR. O módulo do moderno tem escrito TA 2005.

A temperatura do óleo do meu está acima do aceitável (120°C) quando em viagens.

O escorregamento não pode acontecer, talvez seja o Lock-up do conversor de torque que entra só em segunda marcha acima de 30 km/h
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Re: Pressão de óleo AL4

#11

Mensagem por rgdl » Qui Dez 24, 2020 7:54 pm

giovane s escreveu:
Qui Dez 24, 2020 6:31 pm
A temperatura do óleo do meu está acima do aceitável (120°C) quando em viagens.
Isso é um problema dos AL4 que não resfriam o óleo corretamente. Já vi no youtube o povo eliminando o trocador de calor e colocando no lugar um radiador de óleo de 15 linhas com ventoinha ativada por um cebolão.

Só não achei aceitável a temperatura que colocaram, em torno de 56°C, é muito baixa, 70°C é o ideal, pois é a temperatura padrão para aferir o nível do óleo.
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Re: Pressão de óleo AL4

#12

Mensagem por giovane s » Sex Dez 25, 2020 7:49 am

rgdl escreveu:
Qui Dez 24, 2020 7:54 pm
Isso é um problema dos AL4 que não resfriam o óleo corretamente. Já vi no youtube o povo eliminando o trocador de calor e colocando no lugar um radiador de óleo de 15 linhas com ventoinha ativada por um cebolão.
:think:
Acredito que não seja um problema do AL4 em si.
Quando não se utiliza líquido de arrefecimento correto o motor oxida e cria aquela ferrugem que se deposita no sistema de refrigeração, se olhar o esquema de refrigeração do AL4 o trocador de calor parece um coletor de ferrugem, aí o óleo do câmbio superaquece, quebra e leva a culpa.
Alguns mecânicos quando removem o AL4 retiram o parafuso do trocador de calor, fazem manutenção no câmbio e nem olham o trocador de calor.
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Re: Pressão de óleo AL4

#13

Mensagem por giovane s » Seg Dez 28, 2020 6:51 am

oseasx escreveu:
Qua Jun 08, 2016 2:31 am
quanto a temperatura varia de acordo c a temperatura do seu sistema.
Substituí o trocador de calor do AL4 pelo do AT8 por que a temperatura do óleo do câmbio chegava a 120 graus em viagens longas e com AC passou de 130 graus. O meu trocador estava com o tubo de saída muito amassado, restringindo a saída de "água".
Diferença de espessura do trocador térmico AL4/AT8
Diferença de espessura do trocador térmico AL4/AT8
Também pensava que a temperatura do câmbio dependia do sistema de arrefecimento, mas depois de inspecionar o trocador de calor que estava instalado...
Borra AL4
Borra AL4
Toda a parte inferior do trocador de calor está com borra de óleo.
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Re: Pressão de óleo AL4

#14

Mensagem por rgdl » Sex Jan 15, 2021 3:23 pm

E agora giovane, como está a temperatura?
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Re: Pressão de óleo AL4

#15

Mensagem por giovane s » Dom Jan 17, 2021 7:54 am

rgdl escreveu:
Sex Jan 15, 2021 3:23 pm
E agora giovane, como está a temperatura?
Vou fazer a mesma viagem na próxima semana.

As principais diferença dos trocadores estão nos orifício, no novo deixaram o retorno bem próximo ao fundo do trocador de calor sem ficar óleo acumulado e a entrada passou de 4 para 6 furos no parafuso.
Durante a substituição do trocador de calor reparei que o tubo da carcaça da válvula termostática para a bomba de água não era original.
O terminal que soldaram neste tubo foi mal posicionado, ao invés de ficar 90° com o tubo ficou 100°, 10° de contrafluxo.

Deixei de trocar o óleo do câmbio + lubegard só para ver quanto vai baixar a temperatura, dependendo do resultado troco o dexron 3H pelo 6.
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