Pressão de óleo AL4

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Re: Pressão de óleo AL4

#16

Mensagem por Miau » Seg Jan 18, 2021 10:36 am

Então, na dinâmica dos fluidos, quando mais aberto for o ângulo da curva de um duto, menor vai ser a resistência em oposição a passagem do fluido, pois tem menos turbulência na fluidez.


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Re: Pressão de óleo AL4

#17

Mensagem por giovane s » Seg Jan 18, 2021 11:31 am

Miau escreveu:
Seg Jan 18, 2021 10:36 am
Então, na dinâmica dos fluidos, quando mais aberto for o ângulo da curva de um duto, menor vai ser a resistência em oposição a passagem do fluido, pois tem menos turbulência na fluidez.
Exato o ideal seria ficar com um angulo de 90 graus ou menos. Olhando nos sites de compra tem dois modelos de tubo, um pro "C4" (EW10A) e um pro "Xsara Picasso" (EW10J4). O que estava instalado no meu carro parecia ser o do "C4", mas tinha vazamento por corrosão e o duto do câmbio automático pode ter sido mal resoldado em algum momento.
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Re: Pressão de óleo AL4

#18

Mensagem por giovane s » Ter Jan 26, 2021 6:45 pm

rgdl escreveu:
Sex Jan 15, 2021 3:23 pm
E agora giovane, como está a temperatura?
Não viajei, mas andei na cidade uns 80 km sem AC, temperatura externa 29ºC ficou em 91 graus.
Proximo passo é trocar a válvula termostática.
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Re: Pressão de óleo AL4

#19

Mensagem por rgdl » Qua Jan 27, 2021 7:55 am

Eu estou disposto a fazer uma modificação no sistema de refrigeração de óleo do AL4, colocar um radiador no lugar do trocador de calor. Veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=asVZQcBlebQ

O cara do vídeo usou um radiador tubular de 8 linhas que é menos eficiente do que um brasado, ainda assim conseguiu baixar a temperatura do óleo para 50ºC.

Eu acho uma redução muito drástica, já que para se aferir o nível do óleo é necessário que o mesmo esteja entre 65/70°C. Então, se com essa alteração eu conseguir uma temperatura entre 65/75°C vai estar bom de mais, já que os óleos ATF, sejam eles Dexron III ou VI, conseguem manter todas as suas características nessa temperatura. Tem também a temperatura de trabalho do óleo na caixa que já vídeos de profissionais que trabalham com reparação de cambio automático dizendo que é em torno de 80/90°C, embora eu nunca tenha lido nada a esse respeito.

Para fazer isso eu já tenho o radiador, consegui com meu filho o radiador de um Watercooler para PC que é muito bom, ele é do tipo brasado com 12 linhas de dissipação.

A flange adaptadora, que vai ficar no lugar do trocador de calor original, tem a venda no ML.

Trocador De Calor Cambio Al4/at8/dp0/dp2 Flange Adaptador

O resto é tranquilo de arrumar, mangueira de 50psi para óleo, uma ventoinha 12v e um termostato para ligar a ventoinha.

As vantagens dessa mudança são duas: 1 - Melhora na troca térmica com melhora no desempenho e durabilidade do óleo; 2 - Eliminar o problema de mistura de óleo e água e a destruição total da caixa.
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Re: Pressão de óleo AL4

#20

Mensagem por Miau » Qua Jan 27, 2021 8:47 am

Só pra entrar na conversa.. existe uns poréns ai..

Toda troca térmica é feita por diferença de potencial térmico, por obviamente ser um fenômeno físico da termodinâmica.

Vamos lembrar que "calor" é energia em transito. Logo, para que haja transmissão de calor entre duas ou mais massas, é necessário que haja DDP térmico entra essas massas. O resultado final desse DDP térmico é o que conhecemos como equilíbrio térmico, que pode ser calculada de acordo com o coeficiente térmico de cada material envolvido na troca, mas isso não vem ao caso.

Ao parar pra pensar no sistema de arrefecimento do AL4, percebemos que ele está interconectado ao sistema de arrefecimento do motor, que também está interconectado ao sistema de arrefecimento do óleo do motor.

Logo, podemos entender que o sistema de arrefecimento está auto regulado, obviamente pela válvula termostática e pelo conjunto radiador + ventoinha(que faz a troca de calor com o ambiente), para manter a temperatura do fluido de arrefecimento entre confortáveis 85~95ºC, que é a temperatura de serviço do motor. É até fácil de compreender isso, pois a temperatura ambiente não passa de 45ºC(nos dias mais infernais), ficando em média, a 30ºC, o que oferece DDP térmico mais que suficiente para o sistema de arrefecimento se auto regular em 85~95ºC.

Como o AL4 está interconectado a este sistema, por mais que você melhore o sistema de troca de calor e atinja 100% de eficiência nesse sistema, você nunca vai conseguir arrefecer pra uma temperatura menor que a do fluido de arrefecimento, pois não haverá mais DDP térmico e o ponto de equilíbrio será atingido, entre 85~95ºC.

Logo, não há de se preocupar em pensar que o ATF do AL4 estaria com temperatura abaixo dessa.
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Re: Pressão de óleo AL4

#21

Mensagem por rgdl » Qua Jan 27, 2021 11:09 am

Mas a questão aqui não é eficiência do sistema de arrefecimento como um todo e sim a ineficiência do trocador de calor do cambio. Mesmo o novo trocador de calor dos AT8, embora seja beeem melhor que os antigos trocadores, não resolve totalmente o problema. E mesmo que resolva, ainda ficamos sujeitos a um rompimento interno do trocador, seja por corrosão ou falha de qualidade, e a inevitável entrada de água no câmbio.

Realmente o trocador de calor não deixa o óleo baixar da temperatura de trabalho do motor por usar o sistema de arrefecimento para diminuir a temperatura do óleo, mas esse não é o problema. O problema é que, por ser ineficiente, ele deixa a temperatura aumentar muito, ultrapassando os 90°C, podendo chegar, como no caso do giovane, até a 120°C. Isso destrói qualquer ATF, por melhor que seja, consequentemente destrói o cambio.

A ideia aqui é remover o trocador de calor e substituí-lo por um radiador de óleo que tem uma capacidade de troca térmica muito maior e não está limitado a temperatura de trabalho do motor, por isso ele pode baixar a temperatura do óleo muito mais.

No vídeo que postei o cara colocou um radiador tubular de 8 linhas mais um moto ventilador universal acionado por um termostato eletrônico, como resultado ele conseguia, mesmo em transito pesado da cidade, manter o óleo a 50°C.

Como disse acima, esse valor para mim tá muito baixo, algo entre 65/75°C estaria ótimo, mas isso só é possível alcançar com um radiador de óleo adaptado. Com o óleo do cambio a essa temperatura, mesmo no transito pesado, ele não vai perder suas propriedades lubrificantes e protetoras do cambio.

Eu acho que vale a pena fazer essa modificação.
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Re: Pressão de óleo AL4

#22

Mensagem por giovane s » Qua Jan 27, 2021 11:26 am

Quanto ao trocador de calor misturar água e óleo acho bem difícil pois vi a qualidade dos trocadores e usando fluído de arrefecimento original e não dando pancada no trocador de calor.
Acho mais fácil entrar água no câmbio pelos retentores e principalmente pela vedação do chicote das solenóides após alguma intervenção no câmbio (solenóides ou corpo de válvulas) + uma passagem em área alagada.

Vi algum vídeo no Youtube sobre AL4 dando tranco e depois do reparo (solenóide, anéis e corpo de válvulas) o câmbio ficou a 100 graus sem trancos.
Acredito que a temperatura de trabalho do AL4 seja aproximadamente a mesma do motor.
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Re: Pressão de óleo AL4

#23

Mensagem por Miau » Qua Jan 27, 2021 11:30 am

Você diz de isolar o sistema de arrefecimento do motor, e utilizar um exclusivo para o atf do câmbio? Entendi.. Pensei que fosse em melhorar o trocador apenas.

Eu acredito que se apenas conseguir regular a temperatura do atf ficando igual a do motor, não passando de 100, já ta perfeito
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Re: Pressão de óleo AL4

#24

Mensagem por giovane s » Qua Jan 27, 2021 3:59 pm

Será que a válvula termostática de 80ºC do motor EW10A ajuda?
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Re: Pressão de óleo AL4

#25

Mensagem por rgdl » Qui Jan 28, 2021 9:07 am

Pois é Miau, a ideia é essa, isolar o óleo do motor do sistema de arrefecimento do motor dando a ele um trocador de calor dedicado.

Sim, qualquer valor que não ultrapasse a temperatura de trabalho do motor tá valendo, mas eu optaria por uma temperatura menor por usar o óleo Dexron VI que tem uma viscosidade menor.

Giovane, o EW10A tem taxa de compressão maior, acredito que a válvula termostática dele no EW10J4 não rola muito bem, ele ficaria muito frio.
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Re: Pressão de óleo AL4

#26

Mensagem por Miau » Qui Jan 28, 2021 9:26 am

rgdl.. e o controle dessa temperatura? seria feito como? Pois o simples fato do dia estar quente ou frio vai afetar a equilíbrio térmico do sistema dedicado.

Geralmente esses controles são feitos por válvula termostática em sistemas passivos.. Já em ativos(com uso de ventilação forçada), também é necessário um termostato pra controlar ativação da ventoinha.

Além do mais, o sistema não pode retardar o aquecimento do ATF.. Digo isso pelo fato de.. ao ligar o carro frio, o atf tem que ser aquecido pra sair da temperatura ambiente e chegar na temperatura de serviço rapidamente. Assim como ocorre com o óleo do motor e o próprio motor.
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Re: Pressão de óleo AL4

#27

Mensagem por giovane s » Qui Jan 28, 2021 3:36 pm

Tem câmbio que tem que estar a 80°C para verificar o nível. Cada sistema tem uma faixa ideal de temperatura para reduzir desgaste natural, estes 120°C pode até estar dentro desta faixa, mas sem AC e abaixo de 30°C de temperatura externa tinha que haver algo errado.
Acredito que com AC e 40°C de temperatura externa deveria ficar entre 100°C a 110°C a temperatura do ATF.
Hoje fiz o mesmo trajeto de 80 km com temperatura de 35°C e o óleo foi a 96°C.
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Re: Pressão de óleo AL4

#28

Mensagem por rgdl » Qui Jan 28, 2021 5:06 pm

Miau escreveu:
Qui Jan 28, 2021 9:26 am
rgdl.. e o controle dessa temperatura? seria feito como? Pois o simples fato do dia estar quente ou frio vai afetar a equilíbrio térmico do sistema dedicado.

Geralmente esses controles são feitos por válvula termostática em sistemas passivos.. Já em ativos(com uso de ventilação forçada), também é necessário um termostato pra controlar ativação da ventoinha.

Além do mais, o sistema não pode retardar o aquecimento do ATF.. Digo isso pelo fato de.. ao ligar o carro frio, o atf tem que ser aquecido pra sair da temperatura ambiente e chegar na temperatura de serviço rapidamente. Assim como ocorre com o óleo do motor e o próprio motor.
Miau, no AL4 o óleo não fica passando o tempo todo pelo radiador de óleo, tem uma eletroválvula que controla isso. Ela só libera a passagem quando o óleo chega a uma temperatura X.

O controle de acionamento da ventoinha do radiador pode ser feita através de um termostato colocado na carcaça do radiador de óleo, preferencialmente na parte de retorno do óleo de modo que se o óleo passar pelo radiador e ainda estiver acima de 70°C, por exemplo, a ventoinha é acionada. Um termostato KSD301 de 70°C do tipo normalmente aberto pode dar conta do recado, mas pode-se usar um termostato eletrônico programável, ai é só programar para acionar a ventoinha quando chegar na temperatura X.

Giovani, já deu uma melhorada, pois estava inda 120°C, né?
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Re: Pressão de óleo AL4

#29

Mensagem por giovane s » Qui Jan 28, 2021 5:55 pm

rgdl escreveu:
Qui Jan 28, 2021 5:06 pm
O controle de acionamento da ventoinha do radiador pode ser feita através de um termostato colocado na carcaça do radiador de óleo, preferencialmente na parte de retorno do óleo de modo que se o óleo passar pelo radiador e ainda estiver acima de 70°C, por exemplo, a ventoinha é acionada. Um termostato KSD301 de 70°C do tipo normalmente aberto pode dar conta do recado, mas pode-se usar um termostato eletrônico programável, ai é só programar para acionar a ventoinha quando chegar na temperatura X.

Giovani, já deu uma melhorada, pois estava inda 120°C, né?
Melhorou, está similar a temperatura do motor.
Muito bom o sistema acima, mas onde foi instalado o radiador?
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Re: Pressão de óleo AL4

#30

Mensagem por rgdl » Sex Jan 29, 2021 8:50 am

giovane s escreveu:
Qui Jan 28, 2021 5:55 pm
Melhorou, está similar a temperatura do motor.
Muito bom o sistema acima, mas onde foi instalado o radiador?
O cara do vídeo não mostra onde ele colocou no C4 pallas mas em outro vídeo ele mostra onde colocou num C4 Picasso, ele colocou por de trás do protetor de para-choque bem perto do farol de milha no lado do motorista.

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