Pressão de óleo AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Pressão de óleo AL4

#31

Mensagem por Miau » Sex Jan 29, 2021 4:52 pm

Fala rgdl.. É verdade, tinha esquecido desse detalhe.. Não estou por dentro do perfil de ativação da solenoide de circulação do atf, mas creio que em baixas temperaturas, ela também permita passagem para pegar carona no sistema de arrefecimento do motor e acelerar o aquecimento do atf afim de atingir a temperatura de serviço.

A ideia é muito boa.. Vou colocar em estudo.. O problema é tempo


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#32

Mensagem por giovane s » Sáb Jan 30, 2021 12:13 pm

Miau escreveu:
Sex Jan 29, 2021 4:52 pm
Fala rgdl.. É verdade, tinha esquecido desse detalhe.. Não estou por dentro do perfil de ativação da solenoide de circulação do atf, mas creio que em baixas temperaturas, ela também permita passagem para pegar carona no sistema de arrefecimento do motor e acelerar o aquecimento do atf afim de atingir a temperatura de serviço.

A ideia é muito boa.. Vou colocar em estudo.. O problema é tempo
Muito boa esta discussão.
Utilizo ELM 327 e App EOBD Facile para monitorar a temperatura do câmbio.
No meu caso posso entender que a substituição do trocador de calor e cano de água deixou a refrigeraração do AL4 padrão de montadora.

No trajeto de 80 km em cidade que comentei anteriormente eram 20 km ida, 20 km volta pela manhã e o mesmo ao meio dia, onde a temperatura do ATF chegou aos 91°C nos 20 km da volta do meio dia.
Fiz a viagem igual a dos 120°C do câmbio e pude observar algumas coisas.

Nesta viagem que fiz ontem o primeiro trecho era de 40 km em cidade e a temperatura do ATF já chegou a 100°C (temperatura do motor 95°C) e temperatura externa inferior a 25°C sem AC.
O restante da viagem foi em rodovia com limite de 80, 100 ou 110km/h.
No percurso de 80km/h a temperatura do motor não chegava a 100°C, a temperatura externa era de até 25°C e a temperatura do câmbio variava de 96 a 100°C.
No percurso de 100 km/h a temperatura externa passou de 31°C, temperatura do motor e câmbio estavam a 103°C e liguei o AC em 27°C, logo a temperatura do motor foi para 107°C e a temperatura do câmbio foi para os mesmos 107°C mas com atraso, depois do AC gelar a temperatura do motor e câmbio oscilavam entre 103 e 106°C. Cheguei no congestionamento, temperatura do motor 95°, câmbio 100°, temperatura externa 35° e AC 25°C.

Pelo que observei o trocador de calor do ATF só entra em funcionamento após 100°C. \0/
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#33

Mensagem por giovane s » Qui Fev 04, 2021 6:23 pm

O trocador de calor entra em funcionamento a 69°C mas só resfria se tiver diferencial de temperatura.

Troquei o óleo do câmbio + lubegard e regulei a pressão.

Pressão na lenta 640RPM a 95°C 2,2 BAR. Sem avisos no painel.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#34

Mensagem por giovane s » Ter Jun 08, 2021 11:59 am

rgdl escreveu:
Qua Dez 23, 2020 6:24 pm
Legal, então o meu está dentro, pois estava vendo esses dias e marca um valor que varia de 2,45 a 2,60 em marcha lenta cambio em P ou N, não vi quanto marca se colocar em D, mas vou ver.

A ~2500rmp marca em torno de 9,9 bar o que fica dentro do que eu li aqui que é um limite de 11bar.
No youtube vi um mecânico com uma apostila do AL4 em inglês escrito em letras negrito maiúsculas "cold/idle/park 2,4 to 2,8 BAR".
No LEXIA aparece como pressão de referência 2,7 BAR.

O teste de STALL em D com aceleração máxima deve dar no máximo 2200 RPM com 11,3 a 11,7 BAR mas é um teste extremo que indica se está ocorrendo patinação do conjunto da 1ª marcha (tambor e cinta F3 e discos de embreagem E1) e pode danificar este conjunto.

No corpo de válvulas eu ajustei a mola da seleção de marchas e a válvula reguladora de pressão ficou oscilando entre 2,5 a 2,6 BAR.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#35

Mensagem por giovane s » Qui Jun 10, 2021 7:46 pm

Miau escreveu:
Sex Jan 29, 2021 4:52 pm
Fala rgdl.. É verdade, tinha esquecido desse detalhe.. Não estou por dentro do perfil de ativação da solenoide de circulação do atf, mas creio que em baixas temperaturas, ela também permita passagem para pegar carona no sistema de arrefecimento do motor e acelerar o aquecimento do atf afim de atingir a temperatura de serviço.

A ideia é muito boa.. Vou colocar em estudo.. O problema é tempo
Encontrei um manual de DP0 do Megane
Temperatura de superaquecimento 140°C.
Temperatura de ativação da válvula do trocador de calor 100°C.
Pressão mínima na lenta de 60 a 95°C em R, N e D 2,5 BAR.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pressão de óleo AL4

#36

Mensagem por rgdl » Ter Jun 15, 2021 8:59 am

giovane s escreveu:
Qui Jun 10, 2021 7:46 pm
Encontrei um manual de DP0 do Megane
Temperatura de superaquecimento 140°C.
Temperatura de ativação da válvula do trocador de calor 100°C.
Pressão mínima na lenta de 60 a 95°C em R, N e D 2,5 BAR.
Onde vc achou esse manual? posta ai.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#37

Mensagem por giovane s » Ter Jun 15, 2021 12:55 pm

rgdl escreveu:
Ter Jun 15, 2021 8:59 am
giovane s escreveu:
Qui Jun 10, 2021 7:46 pm
Encontrei um manual de DP0 do Megane
Temperatura de superaquecimento 140°C.
Temperatura de ativação da válvula do trocador de calor 100°C.
Pressão mínima na lenta de 60 a 95°C em R, N e D 2,5 BAR.
Onde vc achou esse manual? posta ai.
https://vdocuments.mx/al4-dpo-megane.html
O manual do Megane é de pesquisa de falhas.
Ajustei a pressão em 2,4 BAR em N na lenta 700RPM sem AC, 2,5 BAR em N na lenta com AC 800RPM.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pressão de óleo AL4

#38

Mensagem por rgdl » Sáb Jun 19, 2021 2:51 pm

Valeu Giovne, já até baixei o manual, muito bom.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Antonioraf
Sem Habilitação
Mensagens: 10
Registrado em: Seg Mar 14, 2011 3:26 pm
Nome: Antonio Araujo

Re: Pressão de óleo AL4

#39

Mensagem por Antonioraf » Qui Set 09, 2021 5:55 pm

rgdl escreveu:
Qua Jan 27, 2021 8:00 am
Eu estou disposto a fazer uma modificação no sistema de refrigeração de óleo do AL4, colocar um radiador no lugar do trocador de calor. Veja o vídeo abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=asVZQcBlebQ

O cara do vídeo usou um radiador tubular de 8 linhas que é menos eficiente do que um brasado, ainda assim conseguiu baixar a temperatura do óleo para 50ºC.

Eu acho uma redução muito drástica, já que para se aferir o nível do óleo é necessário que o mesmo esteja entre 65/70°C. Então, se com essa alteração eu conseguir uma temperatura entre 65/75°C vai estar bom de mais, já que os óleos ATF, sejam eles Dexron III ou VI, conseguem manter todas as suas características nessa temperatura. Tem também a temperatura de trabalho do óleo na caixa que já vídeos de profissionais que trabalham com reparação de cambio automático dizendo que é em torno de 80/90°C, embora eu nunca tenha lido nada a esse respeito.

Para fazer isso eu já tenho o radiador, consegui com meu filho o radiador de um Watercooler para PC que é muito bom, ele é do tipo brasado com 12 linhas de dissipação.

A flange adaptadora, que vai ficar no lugar do trocador de calor original, tem a venda no ML.

Trocador De Calor Cambio Al4/at8/dp0/dp2 Flange Adaptador

O resto é tranquilo de arrumar, mangueira de 50psi para óleo, uma ventoinha 12v e um termostato para ligar a ventoinha.

As vantagens dessa mudança são duas: 1 - Melhora na troca térmica com melhora no desempenho e durabilidade do óleo; 2 - Eliminar o problema de mistura de óleo e água e a destruição total da caixa.
O cara do vídeo sou eu. A temperatura recomendada pela PSA para aferição de nível dos AL4/AT8 é de 58 a 68 graus. O range de melhor funcionamento do fluído da transmissão com relação a arrefecimento e pressão hidráulica varia de 50 a 82 graus. Aferido em mais de 2000 km com Diagbox nas mais variadas condições de topografia, rotação, velocidade e temperatura. Já temos carros rodando desde 2012 com o kit instalado e manutenção ZERO. Inclusive tenho torneiro que faz por encomenda a flange que forneço aos grupos a mais de 5 anos. Melhor config: Radiador de 10/15 linhas Epman, eletroventilador 9 polegadas, 4 metros de mangueiras de meia polegada 28 bar/400 psi, a flange que forneço de meia polegada e opcional o termostato W1209. Nos nossos grupos PSA Whatsapp mais de 280 carros já rodando com o kit. Corretiva ZERO.

Adicionado após 2 minutos 26 segundos:
rgdl escreveu:
Sex Jan 29, 2021 8:50 am
giovane s escreveu:
Qui Jan 28, 2021 5:55 pm
Melhorou, está similar a temperatura do motor.
Muito bom o sistema acima, mas onde foi instalado o radiador?
O cara do vídeo não mostra onde ele colocou no C4 pallas mas em outro vídeo ele mostra onde colocou num C4 Picasso, ele colocou por de trás do protetor de para-choque bem perto do farol de milha no lado do motorista.

[url=[/url]
Obrigado por partilhar meu conteúdo.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#40

Mensagem por giovane s » Sex Dez 17, 2021 8:45 pm

Miau escreveu:
Sex Jan 29, 2021 4:52 pm
Fala rgdl.. É verdade, tinha esquecido desse detalhe.. Não estou por dentro do perfil de ativação da solenoide de circulação do atf, mas creio que em baixas temperaturas, ela também permita passagem para pegar carona no sistema de arrefecimento do motor e acelerar o aquecimento do atf afim de atingir a temperatura de serviço.

A ideia é muito boa.. Vou colocar em estudo.. O problema é tempo
Estudei bastante para regular as pressões do corpo de válvulas é bem complexo, mas encontrei um powerpoint muito bom da PSA.

Se você está falando da solenóide que fica fora da caixa ela não altera a quantidade de óleo que passa no trocador de calor.
O corpo de válvulas fornece uma pressão de 6,5 BAR pro conversor de torque com um fluxo de 6 litros por minuto, este óleo volta pro corpo de válvulas, passa pelo trocador de calor e vai para a parte de lubrificação.

A solenóide EPDE abre uma passagem direta para o cárter aumentando o fluxo de óleo para 13 litros por minuto ela só é ativada quando a temperatura está acima de 105°C e acima de 2000 RPM.

Só circula "água" no trocador de calor após a abertura da válvula termostática do motor isto é que faz com que o ATF atinja temperatura de trabalho mais rápido.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#41

Mensagem por giovane s » Seg Jan 17, 2022 7:38 pm

rgdl escreveu:
Sáb Jun 19, 2021 2:51 pm
Valeu Giovne, já até baixei o manual, muito bom.
Tem este powerpoint da citroën em francês que é bem explicativo. https://slideplayer.fr/slide/13879207/
Usei ele para regular a pressão R2/R1 das solenóides e VRP que regula a pressão de linha.

A temperatura do óleo que consideram normal é de aproximadamente 100°C
O contador de desgaste de óleo funciona com um fator de multiplicação, de 10 em 10°C.
Até 95°C x 1;
até 105°C x 2;
até 115°C x 4...

Além da EPDE o câmbio tem duas leis de passagens de marcha para alta temperatura que são ativadas acima de 118°C e desativadas a 108°C.

Outras características do câmbio são:

Bomba de óleo
•11 l/min em marcha lenta a 3,5 BAR e 120 °C.
•25 l/min a 2300 rpm, 17,5 BAR e temperatura 120 °C (corresponde ao ponto de ajuste da transmissão automática).

Filtro de óleo (63µ)

Filtro no circuito EVM-EVS (100μ)
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#42

Mensagem por giovane s » Sáb Fev 19, 2022 3:36 pm

Miau escreveu:
Sex Jan 29, 2021 4:52 pm
Fala rgdl.. É verdade, tinha esquecido desse detalhe.. Não estou por dentro do perfil de ativação da solenoide de circulação do atf, mas creio que em baixas temperaturas, ela também permita passagem para pegar carona no sistema de arrefecimento do motor e acelerar o aquecimento do atf afim de atingir a temperatura de serviço.

A ideia é muito boa.. Vou colocar em estudo.. O problema é tempo
Tem 3 calculadores para AL4
O TA 96 é o do Xantia e tem as marchas 2, 3, D, N, R e P
O TA 2000 é uma evolução, que se comunica com ABS para saber se o veiculo está em curva e tem 2 programas de marcha a mais para seleção manual sequencial. No meu não aparece TA 2000, aparece CEM0 a temperatura mínima para ativação da EPDE no meu carro foi de 96°C e desativou quando caiu abaixo de 93°C.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Pressão de óleo AL4

#43

Mensagem por giovane s » Sáb Out 15, 2022 12:22 pm

Miau escreveu:
Sex Jan 29, 2021 4:52 pm
Fala rgdl.. É verdade, tinha esquecido desse detalhe.. Não estou por dentro do perfil de ativação da solenoide de circulação do atf, mas creio que em baixas temperaturas, ela também permita passagem para pegar carona no sistema de arrefecimento do motor e acelerar o aquecimento do atf afim de atingir a temperatura de serviço.

A ideia é muito boa.. Vou colocar em estudo.. O problema é tempo
Resolvido o problema de temperatura do meu cambio. Ajuste de pressão R3, em alguma manutenção do corpo de válvulas deixaram o bujão de regulagem muito para fora da lateral do corpo de válvulas.
R3 fornece aproximadamente 6 BAR para o conversor de torque e depois vai para o trocador de calor, com o ajuste que tinha limitava a pressão e vazão pelo conversor de torque e trocador de calor.
Quando coloquei 2 voltas e meia para dentro na marcação que algum mecânico fez a temperatura baixou, mas em subida na terceira e quarta marcha o câmbio entrava em emergência, pois não conseguia manter a pressão requerida pois o conversor de torque e trocador de calor consumiam muita vazão, retirei 1 volta ficando o bujão de R3 praticamente faciado com o corpo de válvulas na mesma marcação, agora com temperatura normal sem entrar em emergência.
Responder