Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
marcelovic
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Jun 30, 2016 1:31 am
Modelos Citroën: xsara picasso 2.016v

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#31

Mensagem por marcelovic » Qui Jun 30, 2016 1:58 am

Bom dia amigos ,
fabianomaiafranco cara tava sofrendo tambem aqui com o meu .. nao sou mecanico . mais como ja sofri com meu pegout 306 pagando mecanico e me dando mau eu mesmo resolvi fazer o serviço estudando e vendo videos .. sabendo o que teria que ter cada feramenta especifica para poder resolve os problemas e na engatilhar nada . bem a respeito tenho o Lexia ja a 4 meses e hj finalmente consegui usar .. equipamento dem complexo . mais de grande valor para se resolver os erros .resolvi me pronunciar pq estava com problema hj parecido .. e ao ver a falha no carro resolvi sacar os bicos e ver se os mesmos estavam travados . e para minha surpresa 2 bicos realmente estavam .. realmente amigo aficina sem scanner para mexer em carro importado nao existe ..


Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#32

Mensagem por paulo.silva » Qui Jun 30, 2016 2:53 am

e qual defeito o léxia acusou? ainda não tenho o scânner pra mim não fez falta por enquanto, e faço manuntenção no meu audi a3 99 no meu c5 v6 e tambem na paraty da minha filha que é 16 valvulas, mais pretendo comprar assim que der!!kkk com o scânner vai mais rápido o diagnóstico!!!
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#33

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Jun 30, 2016 2:54 pm

Tem uma guarnição de plástico, tipo um guia limitador, que fica entre o prolongador da bobina de ignição e as velas de ignição.
Na imagem do service.citroen link abaixo, não aparecem.
http://service.citroen.com/docapv/affic ... ct=FCT0512
Semana passada ao dar partida pela manhã (motor frio) não pegou. Contei até 10 e o motor pegou porém com um pistão falhando. Desliguei de imediato e dez segundos, motor pegou normal como antes. Eu pensei: tem treta ! Velas de ignição com menos de um ano!!! Tem treta!

Uns dois meses atrás isso aconteceu e resolveu após usar aditivo de limpeza da Draft em 50 litros de gasolina comum...pra acontecer de novo em pouco tempo tinha que ser outra coisa.
No fim de semana (motor frio) desmontei a bobina e injetei limpa contato elétrico spray (da Orbi) nos 4 contatos da bobina de ignição. Peguei a chave para retirar as velas com a intenção de limpar e calibrar...foi quando toquei e retirei essa guarnição de plástico, tipo um guia, um espaçador entre a bobina e as velas.
Um deles havia sido colocado de cabeça para baixo ficando mais alto que os outros e por isso o fundo dele rachou e ficou todo aberto.
Decidi não retirar as velas e recuperei o espaçador quebrado com fita isolante...aspirei o entorno das velas para retirar resíduos e borrifei o spray limpa contato nos contatos elétricos das velas.
Montei tudo e dei partida. Pegou firme. Passei o scanner ELM327 e tudo limpo. As falhas de partida há uma semana sumiram. Não dá pra dizer que a guarnição de plástico quebrada estivesse prejudicando o isolamento elétrico no ambiente da ignição. Um barulho tipo borbulha que havia antes (e eu considerava normal) sumiu!!
Notei o motor mais de acordo com a pisada no acelerador...pois antes ele segurava um pouco e de repente despejava a potência de uma vez. Agora ele já entrega a potência de acordo com a pisada no acelerador.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#34

Mensagem por Munhoz » Sáb Jul 02, 2016 2:46 pm

Batalha, isolamento de bobina é complicado, vou te dizer que essa fita isolante não vai durar muito também.
Faísca escapa que é uma beleza.. o barulho de borbulha devia ser a faísca escapando, tem um vídeo do Dr Carro mostrando isso na Picasso.
RodolfoBertolucci
Curioso
Mensagens: 264
Registrado em: Dom Mai 25, 2014 4:32 pm
Nome: Rodolfo bertolucci
Localização: São aulo
Modelos Citroën: C4 Grand Picasso exc 2009

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#35

Mensagem por RodolfoBertolucci » Sáb Jul 02, 2016 9:54 pm

Concordo com o Munhoz, meses atrás tive esse problema com meu VW Polo, começou a falhar um cilindro, fui verificar e notei que o conector do cabo lado vela estava danificado e no escuro dava para ver a fagulha "fugindo" e tentei recorrer a fita isolante melhorou por algumas horas e fiz o mesmo teste no escuro e voltou a fugir, aí acabou minha graça troquei o cabo que já tinha comprado e descobri também que a bobina estava rachada, moral da história troquei foi tudo da ignição, bobina, cabo e vela .
Rodolfo C4 Grand
tarcisioti
Sem Habilitação
Mensagens: 7
Registrado em: Qui Nov 05, 2015 9:12 pm
Nome: Tarcisio TI
Localização: Guarulhos - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2002 - Cinza

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#36

Mensagem por tarcisioti » Seg Ago 22, 2016 7:09 pm

Ola, aproveitando o post, estou com um problema parecido, minha xpc 2002, 2.0 , ela depois que eu começo a rodar um pouco,onde ela começa a esquentar, 1 traço... ou 2 traços, ela fica oxcilando a força do motor, a aceleração enfraquece muito, ao ponto de eu pisar o pé todo e o carro sofrer para andar ha 60km, o som do motor muda onde fica parecendo helice de helicoptero, e isso vai e volta, do nada o som volta ao normal o motor fica forte, ai anda mais um pouco, perde novamente e assim vai, infelizmente não consegui um mecanico com lexia nas proximidades, estou com o carro ha sim ha quase 1 ano, por estar desempregado,mas recente fiz trocas de velas,sensor de rotação(acusou em um scanner universal) filtros de combustivel, bobina tem menos de 30 dias uma nova, e ha 2 semanas esse mesmo scanner universal acusou alternador, onde fiz o alternador, só não foi trocado o "Rotor" pois foi informado que esta meia vida, ainda da para andar muito tempo, mas o carro ainda fica nessa oscilação de perda de força e força normal, ja apelidaram meu carro de transformers (kkkkk), mas não sei o que fazer, meu escapamento possuia alguns furos, nao troquei, mas coloquei veda scape, estou querendo trocar a sonda lambda, muitos estão me encorajando a ser ela, alguns dizer que pode ser o Map, mas scanner aqui não acusam corretamente pois são universais, alguem ja teve algo parecido ? sabe me explicar onde localizo a sonda, para eu ver o modelo, ou tentar tirar e limpar ao menos para ver se melhora, e ai sim trocar com mais certeza ? ou alguma ideia do que pode ser ? desde ja agradeço ...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#37

Mensagem por rgdl » Ter Ago 23, 2016 10:03 am

Eu já tive um problema assim, era a junta do cabeçote queimada, quando o motor esquentava a junta vedava e ele pegava potência, com o tempo esse comportamento passou a ser intermitente... ora a junta vedava ora não... motor fraco, com consumo alto, barulho de funcionamento irregular... No meu caso o motor também vibrava de modo anormal e tinha pressão no reservatório de água.

Mas para saber é simples basta fazer um teste de compressão de cilindro, tem que marcar mais de 150 psi no medidor nos 4 cilindros, no meu a maior medida que deu foi 130 psi.

A sonda lambida fica antes do catalisador. Quando a sonda está ruim dá mensagem de defeito motor no painel e acende a luz de injeção, se isso não aconteceu no seu carro esquece que não é ela.

Scanners universais conseguem ler os erros da central sem problema algum, eu mesmo uso de vez em quando um ELM327 que dá acesso tranquilo a central de injeção e mostra todos os erros de motor.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
wando
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Dez 02, 2016 8:07 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#38

Mensagem por wando » Sex Dez 30, 2016 6:25 pm

fabianomaiafranco escreveu:Olá pessoal.

Por favor, uma ajuda de alguém que já pode ter passado por situação semelhante.

Eu tenho um Xsara Picasso 2003 2.0 16V e ele começou a falhar depois de uma abastecida em um posto desconhecido.

Tudo bem até aí.

Andei uma semana com o carro, até abasteci em outro posto e usei aqueles limpadores de bico tipo STP, mas não teve jeito, levei o carro à oficina.

Deixei o carro para diagnóstico de manhã em um determinado dia, e logo à tarde me ligaram informando o que eu imaginei: limpeza de bico e troca de velas.

Jóia, aproveitei para resolver outros problemas que já vinham me incomodando, como o nível de água sempre baixando, já estava na hora de trocar o óleo e um barulho no protetor de cárter.

Após a limpeza dos bicos e da troca das velas, descobriram que eu teria que trocar o cavalete d'água e o cano d'água, que estavam em condições horríveis, muito carcomidos pela ferrugem. Autorizei a troca. Depois disso começou o problema.

Depois de trocarem essas duas peças o carro não pega mais. Simplesmente o motor de partida gira o motor - e gira forte -, mas o carro não pega.

O mecânico disse que já trocou o conector do sensor de rotação, já refez um chicote lá - que esqueci o nome -, e que quando dá a partida parece não "enviar sinal" para os bicos de injeção.

Resumo, ele vai testar a central de controle. Ele acha que pode ter queimado.

Perguntas:

1) A central de controle queima "do nada"? Eu levei o carro funcionando, eles manobraram o carro na oficina e tudo. Ele estava falhando, mas funcionava.
2) Há alguma outra peça, ou sensor, sei lá, que pode estar cortando a injeção?

Pelo pouco que eu sei, a central de controle de um carro queima caso você molhe - por isso não lavo o motor do meu carro -, ou por um curto, mas esse curto pode acontecer "do nada"? Pode ser uma "barbeirada" do mecânico em algum desses procedimentos?

Ele ainda vai fazer o teste, mas já me "preparou" para o pior. O problema é que uma central de controle é muito cara e eu realmente não acredito que ela queimou, ou se queimou, que tenha sido problema do próprio carro.

Alguma dica?

Muito obrigado!
Boa noite: Sou novo no forum nunca participei de nenhum caso eu de alguma mancada já vão me perdoando ai.
estou com um defeito no mei picasso 2.0 16v 2003 que começou a falhar e derrepente fica forte o motor parecia que esta com cilindros amenos assim começou a minha saga foi trocada as velas nada depois a bobina nada depois limpo os bicos nada trocou então os conectores dos bicos e nada agora descobri que só esta indo pulso para os bicos 2 e 3 e o eletricista disse que provavelmente 70% de ser o modulo de injeção alguém pode me ajudar ha quem fez estas trocas citadas foi eu
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#39

Mensagem por paulo.silva » Sáb Dez 31, 2016 3:44 am

o certo era testar as pecas antes de trocar senao vai custar caro a brincadeira ai!! tem que ver o chicote que pode estar oxidado pode ser sonda lambda o map se esta variando a tensao, tem muitas possibilidades antes de trocar o modulo a nao ser que consiga emprestado soh pra teste! valew!!
wando
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Dez 02, 2016 8:07 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#40

Mensagem por wando » Sáb Dez 31, 2016 5:34 pm

Então ele me disse hoje que testou a continuidade e disse que o problema esta realmente no modulo quando foi trocado os conectores dos bicos eles estavam sem a capa de isolação encostando um no outro sera que isso pode ter danificado o modulo? e também queimou o farol e lanterna traseira direto fiz um aterramento na placa para parar de queimar mais direto queima isso pode danificar também o modulo?
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#41

Mensagem por paulo.silva » Sáb Dez 31, 2016 7:01 pm

pode ser que um pico de tensao possa ter danificado o modulo mais uma coisa basica quando um carro entra em uma oficina de boa qualidade eh conferir a voltagem pois um defeito na bateria ou no alternador pode gerar um monte de defeitos nos carros que tem muita eletronica embarcada, e um multimetro quase todo mundo tem, bom, se eles insistem que eh o modulo... ou voce leva em outra oficina para ter uma segunda opiniao ou entao coloca o modulo mais deixa bem claro que se nao for que eles peguem a peca de volta, porque ta cheio de oficina que fabrica o defeito para vender a peca para aumentar os lucros, tomara que nao seja o teu caso!!! um abraco e boa sorte com o carrao!!
wando
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Dez 02, 2016 8:07 pm
Modelos Citroën: tô a pé!

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#42

Mensagem por wando » Sáb Dez 31, 2016 7:57 pm

muito obrigado pela atenção tenho um pouco de receio de levar em oficinas quado você diz que é um Picasso
a maioria corre, fiz muitos testes de tensão e não vi nenhuma anomalia so os cabos que estavam muito ressecado sera que é em todos? isso pode ter acarretado na queima de parte do modulo antes ele ficava quadrado e voltava mais não acendia a luz de injeção agora esta acesa direto e dois bicos não funcionam segunda irei lá para resolver isso muito obrigado por ajudar e a respeito das queimas de lampadas até de led esta queimando
oseasplanem
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Ago 11, 2014 6:00 pm
Nome: oseasplanem

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#43

Mensagem por oseasplanem » Dom Jan 01, 2017 1:32 pm

Boa tarde amigo e boa sorte,
o modulo caso necessario tem que bater a numeracao que esta no seu,
se ele refez o chicote e apos nw pegou mande vericar continuidade do modulo ate o conector,
o rele duplo corta bobina,bicos e bomba, peça p substituir a criterio de teste,
pode chegar corrente e pulso nos bicos...se chegar em dois pega e morre ok.
se ele mexeu na bomba mande conferir o ponto...se tiver fora de ponto mande parar td,a barbeiragem foi do mecanico...pq se fora estiver valvulas ja era...como saber...vc disse...o motor girar muito mas solto.
Augusto Santos
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Jan 07, 2017 11:40 am
Modelos Citroën: tô a pé!

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#44

Mensagem por Augusto Santos » Sáb Jan 07, 2017 1:05 pm

Timoteo BATALHA escreveu:CARAMBA MERMÃO !!! Que zica do baralho!!!
Vou listar aqui conforme Miau e RGDL>
1 - Tirar as velas novas e testar novamente com as velhas
2 - Scanear novamente ( scanner deve sempre ser passado na frente do cliente) essa do mecânico dizer que passou sem mostrar tá errado. Passa novamente, anota os códigos de erro e coloca aqui no fórum pro pessoal ver!

* Se o motor gira mas não pega, pode ser também a BOMBA DE COMBUSTÍVEL...
* Verifica o cabo do sensor de referência (fica no cabeçote ao lado da válvula EGR). Ano passado quando o conetor deste sensor esfarelou, deu curto-circuito e queimou o sensor...então levou 18 horas até milagrosamente passar na rua um cara que havia trabalhado em uma CC Citroen, e bateu em cima do problema...quando afastou os cabos do sensor, o motor pegou...antes só girava e nada.

Se ele trocou o "cavalo d'água" e o cano, pergunta se ele drenou pra tirar ar do sistema (não tem haver com motor pegar não - só por segurança).
Tira o duto do filtro de ar e dá uma olhada se tem muita sujeira na borboleta, na entrada da TBI.


Bom dia!
tenho um Xsara Picasso 2.0 16v ano 2004 automático, estava rodando com ele e der repente parou, quando tentei ligar o motor de arranque roda mais não pega, levei para o mecânico e lá foi feito o teste com o escane e detectou poblema na sonda lambida,deu curto o eletricista consertou ( não sei se trocou ou tirou a parte do curto e adaptou.) o carro funcionou, quando cheguei em casa estacionei na garagem no dia seguinte fui da a partida não funcionou, o motor de a ranque roda mais não pegar, voltou a ficar como antes de concerta.
a sonda lambida interfere no funcionamento.
foi feito teste nos fuse-vos esta ok trocou o sensor de rotação por um novo mais continua do mesmo jeito, gostaria se alguém pode mim ajudar
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#45

Mensagem por paulo.silva » Sáb Jan 07, 2017 11:47 pm

boa noite!! eu acho que sonda lambda nao interfere de funcionar o motor, pode falhar consumo alto de combustivel, pode ter sido mal contato no chicote e no mexer voltou a funcionar, e nao deixe ir trocando as pecas todas do carro, tem que testar senao nao vai dar conta, pois pode ser intermitente! pode ser muitas coisas o problema entao escaner e um bom mecanico e nao um trocador de pecas!
Responder