Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#16

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Jun 01, 2016 12:17 pm

Fabiano,
è o Sensor de Referência, ou sensor de fase. Na Citroen é o Captor de fase.
No scanner o código P0341 refere-se a este sensor.

Pede um dia de folga do trabalho e fica o dia inteiro acompanhando seu carro. Anota os códigos de erro e põe aqui pro pessoal ver!


Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#17

Mensagem por fabianomaiafranco » Qui Jun 02, 2016 12:05 am

Beleza Timóteo, muito obrigado!

Mas agora eu tenho uma outra notícia sobre o carro para todos, rs.

Bem, depois de eu deixar claro que eu não trocaria essa central com tanta facilidade, rs, o pessoal acabou me ligando hoje informando que "finalmente" encontraram o problema: bico de injeção.

O mecânico disse que testou o bico antes de fazer limpeza de bico, mas não tinha testado depois. É possível?

Ele disse que com a limpeza, acabou dando um problema na "bobina interna" de dois bicos, mas que hoje, milagrosamente, funcionou.

Dizendo ele que vai fazer o último teste amanhã cedo, com o motor frio, para ver se os bicos continuarão funcionando.

Caso funcionem, o carro está pronto e eu posso ir buscar. Caso contrário eu vou ter que trocar dois bicos.

É mais barato que comprar uma central, mas as perguntinhas: esse cenário é comum? Pode ocorrer o que ele relatou? Ou ele resolveu "abaixar o preço para ver se eu pago"? Rs
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#18

Mensagem por Miau » Qui Jun 02, 2016 7:52 am

- é possivel sim que vc tenha gastado a toa com velas
- é possivel que a historia de refazer chicote tenha sido desnecessária

acho que um curioso tava mexendo no seu carro e você patrocinando a brincadeira.

pelo seu relato + o do mecanico, você pôs gasolina ruim, q certamente entupiu o bico.. e só agora ele descobriu que era isso.

se tivesse feito o teste de ver se os bicos injetavam como eu falei kkkkk
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#19

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Jun 02, 2016 9:38 am

Pô ! Ainda bem!
Se possível, enche o tanque e coloca um frasco de STP, ou Draft (aditivo para limpeza do sistema de injeção) . Eu não acreditava em aditivos. Para mim eram pega trouxa!! Mas um dia abasteci meu Paliozim com gasolina batizada de água e ficou tudo uma bosta só, do tanque até os bicos injetores....um mecânico indicou o aditivo STP (frasco vermelho)...e então constatei que o produto limpa mesmo!! Limpa tudo, tanque, conduítes e até a câmara de combustão. Chegou a sair uma meleca preta pelo escapamento...limpou o catalizador!
Atualmente uso o Draft (R$ 9,90) um frasco para o tanque cheio (50 litros). Uso a cada três meses ou se perceber qualquer falha ou engasgo de acelerador. Nosso X.P aqui consegue impor 17km por litro em BR, a 100km por hora.
Então ti recomendo aplicar em 50 litros de gasolina um frasco de aditivo de limpeza...pra não acontecer dessa gasolina batizada que resta no tanque voltar a dar dor de cabeça!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#20

Mensagem por Munhoz » Qui Jun 02, 2016 2:47 pm

André, eu penso que tirar os bicos pra ver se injeta é para nós que não temos máquinas. Na oficina já que tirou, põe na máquina e mede tudo, vazão, estanqueidade, mede a resistência das bobinas internas etc.. tive problema no VTS com bico, era a bobina que abria quando o bico esquentava.

Batalha, 17 km/l não ta fraco não hein.. :ok: :ok:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#21

Mensagem por Miau » Qui Jun 02, 2016 3:18 pm

Mas a ideia de verificar no carro é pra saber também se o módulo tá enviando pulso.. saca.. já mata 2 coelhos..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#22

Mensagem por fabianomaiafranco » Qui Jun 02, 2016 11:42 pm

Pois então, amigos. Apenas para deixa-los informados.

Peguei o carro hoje. Funcionamento normal, como antes disso tudo começar, mas, por duas vezes, o motor voltou a falhar, só que pior um pouco, rs. Antes, mesmo falhando, ainda dava para andar. Dessa vez não adiantava pisar que o bichão não saía do lugar.

Nas duas vezes eu desliguei o carro, esperei dois segundinhos e liguei de novo. Após este procedimento o carro voltou a funcionar normalmente, sem falha, motor forte, apesar de indicar no painel a mensagem "falha no motor". A mensagem continua lá, mesmo depois de resolvida a falha após o procedimento de desligar e ligar de novo o motor.

Coincidência nas duas vezes: eu estava em declive acentuado. Na primeira vez eu estava entrando na garagem de um supermercado. Na segunda, entrando na garagem do meu prédio. Ambas entradas são decidas acentuadas.

O marcador de combustível indicava duas barras em ambas as situações. A barra da reserva e uma acima da reserva.

Amanhã eu vou ligar na oficina e relatar o acontecido. Certamente vou ter que retornar o carro a esta oficina. Vamos ver.

É isso aí. Muito obrigado aos amigos!
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#23

Mensagem por renan97ar » Sex Jun 03, 2016 2:19 am

Cara, pode ser algo bem simples também: bomba de combustível. Ela pode estar fraca, não conseguindo pescar combustível e as vezes falhando. Aqui em casa tivemos situação semelhante em outro carro há anos atrás, era deixar numa descida que ele ficava fraco, morria e custava pegar, e no fim das contas era a bomba querendo sombra e água fresca...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#24

Mensagem por Miau » Sex Jun 03, 2016 9:01 am

olha se aparece falha do motor no painel.. então é algum sensor primordial.. isso acusa no scanner.. se eu fosse vc nem voltava nessa oficina.. ia em outra só pra diagnosticar..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#25

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Jun 09, 2016 5:56 pm

QUe zica!!
Sem scannear e verificar os códigos de erro, complica...fica um mar de suposições!!

Munhoz, com o sistema de injeção limpo e calibrado, em BR, pista plana, sempre que chega a 120, começo a aliviar o pé sutilmente bem de leve, até retornar a 100...então gradativamente começa a chegar em 5,9/100, equivalente a 16,94 km/litro.
Isso não significa que a viagem toda economize com 17km/litro.
Em pista plana ou em declive, usando sempre freio motor nas reduções...em uma viagem de mais de 1000km, é possível média em torno dos 13km/litro...aonde por diversas vezes se obteve o pico de 5,9/100 com o macete de aliviar o pé ao chegar nos 120...em pista plana!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#26

Mensagem por Miau » Qui Jun 09, 2016 10:04 pm

O macete desse carro pra economizar é chegar rapidamente(sem exagero kk) na velocidade desejada.. E ai ficar so com o pe encostado.. De leve..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
paulo.silva
Habilitado
Mensagens: 147
Registrado em: Qui Abr 21, 2016 1:51 am
Nome: paulo
Localização: ararangua
Modelos Citroën: c5 exc 3.0 v6 ano 02 mod 03 a3 turbo ano 99
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#27

Mensagem por paulo.silva » Sex Jun 10, 2016 2:51 am

nao querendo me intrometer!!! mas como vcê disse que andou em estradaa ruim que chacoalhava tudo, levandtou sujeira d tanque e o filtro de gasolina nao deu conta e passou sujeeira pro sistema estourando tambêm os micro filtros dos bicos! tem que limpar todo o sistema!! e trocar os filtrinhos... pois pode continuar dando prooblemas valeu??
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#28

Mensagem por fabianomaiafranco » Dom Jun 12, 2016 7:12 pm

Boa noite, amigos. Perdão pela demora, mas esses dias foram corridos com esse negócio de olhar o carro e ainda atender clientes, rs.

Não teve jeito, depois de pegar o carro e o bendito começar a falhar de novo, eu troquei de oficina. Agora é uma oficina "especializada em franceses". Até o momento, realmente parece.

Atualizando...

Nesta nova oficina, descobriram que o problema estava no Sensor de Oxigênio (Sonda Lambda), que estava travada no sinal de "mais aberto", ou seja, o carro estava sempre andando com o máximo do jato de gasolina.

Eles me informaram que as velas haviam sido trocadas recentemente, mas que já tinha queimado uma de novo por causa desse problema. Tive que trocar as velas de novo e, de quebra, um dos bicos estava com uma bobina interna com problema, troquei esse bico.

Mandei fazer a limpeza (de novo) do sistema de arrefecimento e colocar aditivo - já que eu pedi na outra oficina e eles "esqueceram".

Bem, peguei o carro e, após uns 500 metros, lá vem o bicho de novo com problema no funcionamento do motor, rs.

Desta vez não era falha, ele perdia a aceleração. Se eu deixasse em ponto morto e tirasse o pé do acelerador, a aceleração ficava um pouco acima da marcha lenta, mas constante. Se eu acelerasse, ele ficava oscilando a aceleração para cima e para baixo, não muita coisa, como se não encontrasse o "ponto da aceleração". De novo, desligando e ligando o carro, volta tudo ao normal.

Fiquei com o carro desse jeito naquele dia para ver se precisava "dar um tempo" para a injeção alimentar os novos dados na central, mas não adiantou. Para completar, ao ir em um cliente, eu notei que a ventoinha não parava de funcionar. No meu carro, a ventoinha quase nunca liga, é muito difícil ela precisar ligar. Olhei o painel e o termômetro estava no penúltimo e passou para o último marcador nesse momento, mas não chegou a dar a mensagem de alta temperatura no painel. Desliguei o carro e terminei de chegar no cliente na banguela, rs, já que eu estava a uns 50 metros do meu destino. Ainda bem.

Prestei o serviço e fui olhar o carro. Nada de água no reservatório. Peguei água no cliente, liguei o motor e enchi o reservatório.

No outro dia levei o carro à oficina e, chegando lá, ao sair do carro, eu vi a água escorrendo por baixo do motor. A oficina anterior, ao trocar o cavalete d'água e o cano d'água, não vedou direito o sistema de ar quente, que estava isolado, e, por isso, tive este problema. Até agora parece ter resolvido.

Quanto ao funcionamento, o problema é a mangueira do respiro, ao menos é o que fui informado. A mangueira que está no meu, que eu troquei também na última oficina, é do modelo até 2003, que tem o acelerador via cabo ainda. O código dela é o 1192T6. Já o meu, que é ano 2003, mas modelo 2004, já é o primeiro motor com o acelerador eletrônico e algumas diferenças a mais. O código da mangueira desse motor é o 1192Y4.

O mecânico falou que a mangueira que está no meu funciona por algum tempo, enquanto está nova, depois começa exatamente esse problema de funcionamento. Um detalhe que eu notei, mas ainda não deu tempo de avisar à oficina, é que esse problema não aparece se eu deixar o ar-condicionado ligado. Não entendi, mas estou procurando a tal mangueira. Aqui em Goiânia não tem, estou procurando na internet mesmo.

Esse novo pessoal me pareceu realmente entender do que estão falando. Para tudo que vão fazer, eles explicam exatamente o que é e como funciona o sistema. Na outra oficina os caras falavam na base do "parece que é, vamos trocar e ver", rs.

Resumo: até agora estou encontrando barbeirada da oficina anterior, rs.

Estou catalogando tudo, vou entrar na pequenas causas depois de tudo resolvido. Cansei de ser otário. Certa vez, quando comprei esse carro, eu levei na Oficina Brasil, que tem em todo Supermercado Extra por conta de uma parceria entre eles. Rapaz, passei maus bocados lá, rs. Até gravei algumas conversas na época para entrar nas pequenas causas, mas depois fiquei sem paciência de olhar na cara desse povo. :(

Depois dessa Oficina Brasil eu levei o carro em outra oficina, indicação de um amigo, e sempre deu tudo certo, mas é uma oficina longe de casa e do trabalho, por isso fui atrás dessa outra que também causou esse monte de transtorno. Essa outra também foi indicação. Já a última, a especializada em franceses, não foi indicação, simplesmente estava voltando para o escritório, passei em frente, vi o nome e o slogan "especializada em franceses", rs, e parei. O povo só atende Citroen, Peugeot e Renault.

Acho que agora o negócio vai, rs.
Clayton Messias
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Qui Mai 05, 2016 5:22 am
Nome: Clayton Messias
Localização: Sao paulo
Modelos Citroën: Xsara picasso 2.0 exclusiva

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#29

Mensagem por Clayton Messias » Seg Jun 13, 2016 10:59 am

Bom dia amigo não manjo absolutamente nada de mecânica mas dês do seu primeiro post eu venho acompanhando para saber qual o desfecho desta novela kk , estou torcendo por vc e não deixe de ir postando ok boa sorte
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#30

Mensagem por fabianomaiafranco » Qua Jun 15, 2016 10:27 pm

Boa noite, Clayton, rs.

Muito obrigado pela torcida, amigo. :D

Realmente comprovei que ligando o ar-condicionado, o motor não dá o problema de funcionamento. Pensei em testar depois de observar que esse mau funcionamento aumentava um pouco a aceleração da marcha lenta, quase da mesma forma quando ligamos o ar-condicionado e a marcha lenta sobe um pouco para manter o ar em funcionamento.

Bem, de qualquer forma eu vou trocar a mangueira, estamos em pleno inverno, rs. Eu encontrei a mangueira na internet e vou comprar na segunda-feira ainda, tenho que pagar a fatura do cartão para liberar o limite. :D

Resumindo, o carro está muito bom. Todos os problemas resolvidos nessa oficina "especializada em franceses", rs. Não baixa água, o funcionamento ainda tem que trocar a tal mangueira, mas vou levando com o ar, o motor está forte e macio, não aumenta mais a temperatura e a ventoinha nem sinal de ligar, rs, como sempre foi.

Depois de trocar a mangueira e andar uma semana para testar, e ver se resolveu de vez o mau funcionamento, eu vou conversar com um amigo advogado que sempre me aconselha. Vou ver como fazer em relação à oficina anterior. Desta vez eu não quero deixar quieto. É com isso que esses caras contam, com a nossa falta de paciência e, no fim, deixamos para lá.

Depois eu irei atrás de outros problemas de uso. Eu preciso trocar o calço direito do motor, já está fazendo barulho. Como as peças que envolvem essa troca são um pouco caras, terei que comprar na internet e levar para trocar.

Ainda bem que os caras não conseguiram matar o tesão no carro, rs.
Responder