Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#1

Mensagem por fabianomaiafranco » Sáb Mai 28, 2016 10:09 pm

Olá pessoal.

Por favor, uma ajuda de alguém que já pode ter passado por situação semelhante.

Eu tenho um Xsara Picasso 2003 2.0 16V e ele começou a falhar depois de uma abastecida em um posto desconhecido.

Tudo bem até aí.

Andei uma semana com o carro, até abasteci em outro posto e usei aqueles limpadores de bico tipo STP, mas não teve jeito, levei o carro à oficina.

Deixei o carro para diagnóstico de manhã em um determinado dia, e logo à tarde me ligaram informando o que eu imaginei: limpeza de bico e troca de velas.

Jóia, aproveitei para resolver outros problemas que já vinham me incomodando, como o nível de água sempre baixando, já estava na hora de trocar o óleo e um barulho no protetor de cárter.

Após a limpeza dos bicos e da troca das velas, descobriram que eu teria que trocar o cavalete d'água e o cano d'água, que estavam em condições horríveis, muito carcomidos pela ferrugem. Autorizei a troca. Depois disso começou o problema.

Depois de trocarem essas duas peças o carro não pega mais. Simplesmente o motor de partida gira o motor - e gira forte -, mas o carro não pega.

O mecânico disse que já trocou o conector do sensor de rotação, já refez um chicote lá - que esqueci o nome -, e que quando dá a partida parece não "enviar sinal" para os bicos de injeção.

Resumo, ele vai testar a central de controle. Ele acha que pode ter queimado.

Perguntas:

1) A central de controle queima "do nada"? Eu levei o carro funcionando, eles manobraram o carro na oficina e tudo. Ele estava falhando, mas funcionava.
2) Há alguma outra peça, ou sensor, sei lá, que pode estar cortando a injeção?

Pelo pouco que eu sei, a central de controle de um carro queima caso você molhe - por isso não lavo o motor do meu carro -, ou por um curto, mas esse curto pode acontecer "do nada"? Pode ser uma "barbeirada" do mecânico em algum desses procedimentos?

Ele ainda vai fazer o teste, mas já me "preparou" para o pior. O problema é que uma central de controle é muito cara e eu realmente não acredito que ela queimou, ou se queimou, que tenha sido problema do próprio carro.

Alguma dica?

Muito obrigado!


oseasx
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 12, 2016 8:01 pm
Modelos Citroën: xantia 2000 16v

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#2

Mensagem por oseasx » Dom Mai 29, 2016 6:15 pm

Boa noite pode queimar mas muito remotamente e ou se estava propenso a isso...
Outra de que forma ele diagnosticou seu carro?
no olho?
tem que escannear meu amigo ai ele ja sabera se queimou ou nw.Tem um rele duplo que se c problemas ele nw envia sinal p bicos,bomba e ou bubina,cada componente deve ser testado individualmente por eliminaçao caso ele nw tenha scanner proprio ok.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#3

Mensagem por Miau » Dom Mai 29, 2016 9:14 pm

pra mim, alguma o mecânico fez ai que deu esse pepino.

ele trocou bomba dagua? ou só o cavalo dagua?

por exemplo, se ele mexeu na correia dentada pra ter acesso a bomba dagua, e não tiver a ferramenta de sincronismo do motor, pode dar esse pepino ai.

com o scanner correto tipo lexia, você pode testar os atuadores individualmente como bico por bico, bobina + velas.. e por ai vai.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#4

Mensagem por fabianomaiafranco » Dom Mai 29, 2016 9:27 pm

Boa noite, amigos.

Amanhã cedo irei à oficina para verificar esses itens levantados por vocês.

Acho que ele não mexeu na bomba d'água primeiro porque ele nem tocou nesse assunto, segundo que as vezes que eu vi o motor aberto a tampa da correia dentada estava montada. Tudo bem que ele pode ter feito isso antes de eu ir à oficina, então não dá para afirmar, apenas para "achar", rs.

Vou ver qual é o scanner dele. Ele disse que passou o scanner, mas não acusou a central. Ele está "achando" que é a central.

Onde fica o esse relé duplo? E ele serve para quê?

Novamente, muito obrigado aos amigos pela ajuda!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#5

Mensagem por Miau » Dom Mai 29, 2016 11:06 pm

Cara.. Quando mecanico poe culpa em central é pq não sabe o que é.

To achando que foram colocadas velas erradas.

Experimente colocar as velas velhas

Adicionado a 1 minuto 31 segundos:
E o pior é que seu mecânico vai ficar fuçando o carro e acabar estragando o que tava bom.

Vai cortar chicotes.. Encher de emendas etc e tal
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#6

Mensagem por rgdl » Seg Mai 30, 2016 8:51 am

fabianomaiafranco escreveu: como o nível de água sempre baixando
Rapaz, me preocupou quando vc falou isso. Tinha algum vazamento nos tubos? Sei que seu mecânico reportou que o tubo de água (o de metal) estava comido de ferrugem mas mas estar assim e estar vazando é um salto de diferença.

É que não é normal fluido de arrefecimento (água + aditivo) baixar. Se foi identificado vazamento, tudo bem, mas se não isso é sintoma de junta do cabeçote queimada.

Nesse caso muitas vezes o carro não pega mesmo, vira mas não pega porque não dá compressão.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#7

Mensagem por Miau » Seg Mai 30, 2016 9:01 am

caramba.. mas que mecânico que não faz nem um teste de compressão ou vazão dos cilindros?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#8

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Mai 30, 2016 9:28 am

CARAMBA MERMÃO !!! Que zica do baralho!!!
Vou listar aqui conforme Miau e RGDL>
1 - Tirar as velas novas e testar novamente com as velhas
2 - Scanear novamente ( scanner deve sempre ser passado na frente do cliente) essa do mecânico dizer que passou sem mostrar tá errado. Passa novamente, anota os códigos de erro e coloca aqui no fórum pro pessoal ver!

* Se o motor gira mas não pega, pode ser também a BOMBA DE COMBUSTÍVEL...
* Verifica o cabo do sensor de referência (fica no cabeçote ao lado da válvula EGR). Ano passado quando o conetor deste sensor esfarelou, deu curto-circuito e queimou o sensor...então levou 18 horas até milagrosamente passar na rua um cara que havia trabalhado em uma CC Citroen, e bateu em cima do problema...quando afastou os cabos do sensor, o motor pegou...antes só girava e nada.

Se ele trocou o "cavalo d'água" e o cano, pergunta se ele drenou pra tirar ar do sistema (não tem haver com motor pegar não - só por segurança).
Tira o duto do filtro de ar e dá uma olhada se tem muita sujeira na borboleta, na entrada da TBI.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#9

Mensagem por fabianomaiafranco » Seg Mai 30, 2016 8:02 pm

Miau

Foi isso que eu pensei. O cara está testando para ver se chega em algum lugar.

Quanto às velas, vou perguntar se as antigas ainda estão lá para testarmos.

Em relação aos chicotes, ele já começou, rs. Ele disse que "recuperou" um chicote, mas eu não lembro qual chicote, vou perguntar de novo. Além disso ele trocou o conector do sensor de rotação que ele disse que estava "em más condições".

###

rgdl

Pela junta do cavalete estava vazando. Ele me mostrou a sujeira "cor-de-rosa" do aditivo de radiador que eu sempre mando colocar. Já no cano d'água eu não vi. Ele tirou e me mostrou, mas não sei se estava vazando por lá também.

###

Timoteo

É verdade. Eu vou pedir para scanear na minha frente. O scanner dele não é o lexia, mas não lembro o nome do dele, vou perguntar de novo.

A bomba de combustível ele falou que está funcionando, ele disse que dá faísca, mas parece que os bicos que não estão "recebendo o sinal".

Eles encontraram uma central de controle. Para testar o carro, o pessoal cobra 150$, e o preço da central, se for a central, é 1000$.

###

Um dos problemas é que eu não estou em período de férias, por exemplo, para acompanhar, que já facilitava.

O gerente da oficina me ligou hoje e disse que tem que fazer o teste, mas que a chance de ser a central é alta.

O que eu penso mesmo é que os caras fizeram alguma besteira e sabem que fizeram besteira, mas estão querendo arrumar um jeito de colocar a conta nas minhas costas.

Essa oficina é uma indicação de um amigo que já leva o carro dele, um Spacefox, há alguns anos para esse pessoal e com ele nunca teve problema. A que eu levava, e que nunca tive problema, rs, era muito longe e eu resolvi procurar uma mais perto. Só por isso resolvi testar.

No fim, em qual situação que uma central de controle "queima sozinha"?

Pergunto porque é muito raro queimar uma central de controle. Nesse tempo eu já conversei com alguns amigos que têm carros antigos.

Por exemplo, um tem um Fiat Tipo 1995 que nunca queimou o tbi (que é a central do tipo). Ele não é o primeiro dono, mas já tem esse Tipo desde 2002. Ele é apaixonado no carro, como eu sou pelo Xsara, rs.

Outro amigo tem um Peugeot 206 2002, comprou esse carro em 2007 e na mão dele não queimou.

São necessários quantos anos para uma central queimar apenas "pelo uso"? Rs. Essa é uma peça tão importante, na realidade, essencial, que é difícil imaginar que alguma montadora trabalhe com uma peça desse nível que tenha baixa qualidade.

Resumo, eu já estava preparado para gastar os 630$ que deu até agora com a troca das velas, limpeza de bico, troca de óleo e filtro de óleo e mão-de-obra da troca do cano d'água e do cavalete d'água e recuperação do motor de partida, que começou a deslizar por conta da enorme quantidade de partidas que eles deram para "ir testando" as possíveis soluções. Nesse caso eu não me importo porque certamente o motor de partida começaria a dar problema comigo em pouco tempo.

O cano d'água e o cavalete d'água eu comprei separado. Paguei 108$ e 250$ respectivamente. Cano d'água paralelo, mas novo. Cavalete d'água original, mas usado. O cavalete está com bom aspecto, sem sinal de corrosão.

No total, até agora, ficou 630$ (total oficina) + 108$ + 250$ = 988$. Até aqui eu ainda tenho limite no cartão, rs, só que praticamente "zera".

Grana? Nem pensar, rs.

Eu realmente comecei a me preocupar, por isso gostaria de informações que me auxiliasse no sentido de demonstrar a chance de ter sido uma "barbeirada" do mecânico é muito maior do que a chance - se houver alguma - dessa central ter queimado apenas pelo tempo de uso.

Difícil acreditar que 13 anos - o carro é 2003 - seja suficiente para esse tipo de problema. Apesar de ser um bom tempo de uso para o carro como um todo, para algumas peças, como a central de comando, eu imagino que não tenha chegado na "meia vida" ainda.

Eu moro em Goiânia, capital de Goiás. Há quase um mês eu fui passear em uma cidade interiorana a uns 130 Km daqui, Perinópolis, que é uma cidade com muitas cachoeiras e de vez em quando eu e a minha esposa "damos um pulo" lá.

Para chegar nessas cachoeiras, há uma serra com estrada de chão toda acidentada. O carro subiu e desceu essa serra sem sequer esboçar uma falha. Com ar-condicionado ligado. Estava uma "tetéia", rs. Não é possivel que esse raio de central não daria um problema nesse cenário. Qualquer coisa que estivesse "perto" de dar um mau contato se apresentaria naquele momento, com o carro batendo para todo lado, rs.

Sei lá, são apenas mais informações para os amigos se situarem melhor e poder imaginar se o ocorrido na oficina é válido. Eu devo acreditar que a central queimou "porque já ia queimar"?

Novamente, muitíssimo obrigado pelo retorno, amigos.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#10

Mensagem por Miau » Seg Mai 30, 2016 8:53 pm

Eu nunca soube de um calculador de injeção do Picasso queimar.. nunca. E duvido muito!

Antes de tudo, pra saber se tem junta queimada, tem que fazer o teste de compressão ou vazão dos cilindros.. Por ai já mata de cara.

A referência é de 13.5 a 15 bar de compressão

Se tiver ok, então tem q descobrir o que não tá acontecendo na injeção..

a Injeção é meio que simples.. vc tem basicamente:

- mistura de combustível
- ignição

Então, vamos aproveitar que o picasso é um carro excelente pra desmontagem.. peça pra remover a caneta de bicos, e com ela fora do coletor de admissão, tentar dar partida e conferir se os bicos injetam visualmente.

se não tiver injetando nenhum bico, então a central está bloqueando a partida por alguma razão que o scanner certamente vai acusar.

Se tiver ok, recoloca no lugar, e então parte pras velas.. pode ser que a bobina esteja mal conectada, pode ser que a vela não seja a correta para o carro.. e por ai vai..

então tem que fazer o teste de centelha.. remover a bobina, manter plugada e conferir se tem centelhamento nos 4 pontos..

se sim, então verificar as velas.. e por ai vai.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#11

Mensagem por fabianomaiafranco » Seg Mai 30, 2016 10:56 pm

Entendi.

Quanto à taxa de compressão, se estivesse vazando compressão pelas juntas, o carro deveria perder potência?

Pergunto porque em relação à potência no acelerador ele estava "muito bem, obrigado", rs.

Era só pisar que o bichão ia com vontade. Claro que com o ar desligado. :D

Mas ele já está dando uma queimada de óleo quando dá a partida depois de um tempo parado.

Em janeiro do ano passado eu paguei 1300$ para resolver esse problema. A oficina, uma outra, trocou os anéis das válvulas, e outras coisas lá que não lembro o quê, mas que no final não resolveu nada e o carro continuou baixando o óleo.

Ele baixa 2 litros com 3000 Km. Daí eu completo para inteirar os 5000 Km. Essa conta é assim desde 2012, quando eu comprei o carro. Sempre troco o filtro. O óleo eu uso 15W40 SM.

Os mecânicos me falam que se eu não me importar em conviver com esse problema, eu posso "ir levando". Como já gastei uma grana nisso e não resolveu, eu penso em deixar quieto até precisar retificar.

Um orçamento que eu fiz para a retífica ficava 3000$ se não precisasse mexer na "parte de baixo", caso contrário ficaria em 4500$, mas, de novo, a oficina - uma "terceira" oficina - disse que o carro ainda "andava muito" antes de precisar retificar. Bastava eu ficar atento no nível do óleo.

Uma última pergunta: se a central realmente tiver queimado, o que mais que para de funcionar? A bomba de combustível continua funcionando? As velas? Todo o sistema elétrico? Só os bicos que param?

Muito obrigado.
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#12

Mensagem por fabianomaiafranco » Ter Mai 31, 2016 7:05 pm

Pois bem, amigos. Continuando a novela... :D

Voltei à oficina hoje e o mecânico disse que conseguiu colocar para funcionar, mas que agora funcionam apenas 2 cilindros, e ele ainda acha que é o módulo.

Eu não vi o carro funcionando. Fui rapidamente para pegar algumas informações para poder "trocar ideias" com vocês.

Bem, eu peguei o código do módulo: IAW6LP1.20 (módulo do motor 118 cv).

No caso de ter que trocar o módulo, se não tiver jeito, o módulo IAW6LP1.28, do motor de 138 cv, funciona?

Pergunto porque incrivelmente este módulo eu achei mais barato que o do meu carro. Encontrei de 650$, enquanto o do meu só a partir de 1000$. Pensei que fosse o contrário, rs.

O meu é ano 2003/2004.
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#13

Mensagem por fabianomaiafranco » Qua Jun 01, 2016 8:23 am

Timóteo, por favor, esse sensor de referência tem algum outro nome?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#14

Mensagem por Miau » Qua Jun 01, 2016 10:43 am

Sobre o módulo.. O melhor é pegar um idêntico mesmo.

Mas amigo.. Ainda aposto com você que n tem nada de errado com o módulo.

Essa peça é incrivelmete resistente e cheia de proteção contra curto.

Se estivesse queimado o painel daria um monte de erro.. Ia aparecer traços ao invez de 0 no velocimetro.. Talvez o odometro nao ia marcar.. As lampadas do auto teste que se acendem ao girar a chave no on estariam todas erradas.. E por ai vai.

A não ser que trocaram seu módulo de injeção por um com defeito. Olha em se tratando de oficina.. Já vi muita sacanagem.. Muita mesmo.

Supondo que não trocaram.. Então seu carro ta na mão de curioso que não sabe o que tá fazendo.

E o pior é o que eu disse antes.. Vão fuçar em coisa que não tem nada a ver e talvez piorar as coisas.

Eu acho engraçado que você chegou com o carro lá funcionando.. Tudo bem que não tava 100%, supostamente com vela ruim, etc.. mas dava partida pelo menos né.

E agora sequer liga? Absurdo.. É obvio que fizeram algo errado.

E eu já vi dessa novela e vai acabar com você patrocinando as fuçadas e troca de mil peças a toa.

As dicas já foram dadas.. Agora é com você.

Ah sim.. Uma última dica é verificar se não tem oxidação nos conectores do módulo de injeção. Po fica de baixo do capo.. Fácil de ver
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
fabianomaiafranco
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sáb Mai 28, 2016 9:52 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003

Xsara Picasso 2003 não pega e mecânico não sabe o que fazer

#15

Mensagem por fabianomaiafranco » Qua Jun 01, 2016 11:15 am

Entendi. Eu ainda não penso em comprar outro até definir de vez. Estou apenas me preparando para o pior.

Eu vou olhar os conectores. O carro estava funcionando tudo perfeito. Painel perfeito. Motor forte e não falhava nada, nem na marcha lenta, antes da tal abastecida no posto desconhecido.

Agora que eu sei que se o módulo já tivesse com defeito, deveria apresentar esse defeito em diversas formas de irregularidade de funcionamento no carro, dificilmente eles irão me fazer pagar o módulo.

Eu vou voltar lá hoje à tarde e depois darei o retorno aqui para vocês poderem acompanhar.

Muitíssimo obrigado por todas as dicas. São de extrema valia no que ainda há de vir, rs.

Abração a todos!
Responder