Hidrogênio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
leonardo.páscoa
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mai 10, 2016 7:35 pm

Hidrogênio

#1

Mensagem por leonardo.páscoa » Ter Mai 10, 2016 8:01 pm

Gostaria de saber se algum membro do fórum já é adepto do hidrogênio... Estou muito inclinado a instalar um kit de hidrogênio no meu C4 Picasso. Como se trata de um kit que não promove alterações físicas no carro, como a colocação de GNV, posso retirá-lo do carro, sem nenhum prejuízo físico do carro a qualquer momento. Estou muito tentado a experimentar, já que todos os testes de video que vi em vários carros, desde Siena a Golf, ou Cruize a Santa Fé, alteraram significativamente o consumo do automóvel, reduzindo o consumo de gasolina entre 40 e 60 por cento, sem nenhum prejuízo de desempenho... Mas se houvesse aqui alguem que já tivesse experimentado no C4, me ajudaria muito.
Grande abraço...


Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Hidrogênio

#2

Mensagem por rgdl » Qua Mai 11, 2016 9:41 am

Isso é muito interessante, na verdade tem que fazer adaptação, já que tem que colocar o tubo que vem com o O2 e o H direto admissão de ar, mas realmente é uma adaptação bem pequena.

Mas nem tudo são flores, tem alguns desses kits que usam soda caustica misturada a água para promover a eletrólise, já que com água pura a eletrólise não acontece, se o kit não for bom pode ir vapor de ácido para o motor e corroer o motor, não vai ser uma corrosão imediata mas vai ser aos poucos.

Outra, a queima de hidrogênio o Oxigênio não dá como resultado apenas água, ela também pode criar peróxido de hidrogênio (H2O2) mais conhecido como água oxigenada que também é corrosivo e reage muito bem com metais por ser oxidante.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Mai 30, 2016 2:17 pm, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Hidrogênio

#3

Mensagem por gabriel_mupe » Qua Mai 11, 2016 1:43 pm

rgdl escreveu: usam soda caustica misturada a água para promover a eletrólise, já que com água pura a eletrólise não acontece, se o kit não for bom pode ir vapor de ácido para o motor e corroer o motor

A soda caustica (hidróxido de sódio) é uma base e não um ácido. Se entrar em contato com aluminio, a peça ficará esbranquiçada e a soda remove bem a oleosidade e sujeira.. acredito que teria menos problemas do que se fosse acido, por ex, acido clorídrico
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Hidrogênio

#4

Mensagem por rgdl » Qua Mai 11, 2016 5:34 pm

Obrigado pela correção gabriel, soda caustica é uma base e não um ácido como coloquei. Andei pesquisando mais sobre o assunto e tem kits que usam hidróxido de potássio no lugar da soda.

Mas o que realmente, para mim, colocou uma pá de cal no assunto é a entropia.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Hidrogênio

#5

Mensagem por Munhoz » Qua Mai 11, 2016 6:41 pm

Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Hidrogênio

#6

Mensagem por gabriel_mupe » Qua Mai 11, 2016 8:02 pm

Hidroxido de potassio tem propriedades bem semelhantes com com o hidroxido de sodio (soda caustica). E, sim, o processo de obtenção de H2 demanda mais energia do que a queima dele, porem, o que penso é que para gerar o hidrogenio molecular se utiliza energia eletrica (que o motor gera independentemente do combustivel para alimentar os acessorios e bateria), estequiometricamente falando nao compensa, se usarmos somente o hidrogenio como combustivel, mas estaria usando gasolina/etanol misturado com ele.. Meu pensamento hoje é de que seria plausivel obter economia de combustivel liquido, talvez com uma eventual troca de alternador para gerar a carga extra necessaria. Isso tudo, claro, na teoria! :think: :lol:
rgdl escreveu:Obrigado pela correção gabriel, soda caustica é uma base e não um ácido como coloquei. Andei pesquisando mais sobre o assunto e tem kits que usam hidróxido de potássio no lugar da soda.

Mas o que realmente, para mim, colocou uma pá de cal no assunto é a entropia.
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Hidrogênio

#7

Mensagem por rgdl » Qua Mai 11, 2016 10:03 pm

Mas um alternador mais potente vai exigir mais do motor, o que acontece é que ele fica mais "pesado" quanto mais energia se pede dele. De qualquer modo que se olhe, quer o hidrogênio como combustível principal quer como aditivo ao combustível principal a entropia não deixa ele ser vantajoso.

Enquanto não criarem uma forma de gerar hidrogênio com eficiência igual ou superior a 100% a conta não vai fechar.

Nas condições atuais só é viável se o hidrogênio for produzido por uma fonte de energia externa, talvez uma bateria sobressalente que se possa recarregar em casa. E usado em um engarrafamento ou transito de cidade onde o consumo de combustível é bem alto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
leonardo.páscoa
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Ter Mai 10, 2016 7:35 pm

Hidrogênio

#8

Mensagem por leonardo.páscoa » Dom Mai 15, 2016 11:17 pm

Obrigado pelos comentários. Agradeço muito.
Grade abraço,
Leo

Enviado de meu XT1095 usando Tapatalk
Responder