Xsara Picasso - Ajuste de lombar

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#1

Mensagem por Miau » Qui Abr 28, 2016 9:48 am

Fala galera.. ontem removi o banco do motorista do carro pra poder dar uma geral no couro, e também aproveitar e limpar no carro onde fica o banco.. que alias tava muito sujo haha

Nisso.. desde que eu comprei o carro, e li o manual TODO haha.. eu vi que o banco tem ajuste de lombar.. mas nunca funcionou..

como eu fico muito incomodado quando algo não funciona.. aproveitei pra inspecionar essa função do banco..

trata-se de um ajustador que ao girar, estica um cabo de aço vai no encosto do banco, na altura da lombar, e enverga uma placa de plastico criando volume.

ao analisar, percebi que o defeito estava no ajustador.. pois quando eu girava o botão, ele puxava cabo junto com o conduíte e nisso o cabo não tensionava.

eias a peça como deveria ser:

Imagem

eias a minha:

Imagem

o apoio do conduíte quebrou.. eu ilustrei em vermelho como deveria ser..

pesquisei a peça no citroen service e vi que custa uns 90 dilmas.. além disso não levei fé nessa peça, pois deveria ser de metal o apoio do conduíte, e não de plastico.

então a solução foi cortar fora o encaixe do conduíte e adaptar uma chapa metálica ali.. como na foto.. já instalado.

Imagem

funcionou perfeitamente e agora duvido que quebre.

aqui vão duas fotos da chapa plastica no encosto.. ela reta e depois tensionada..

Imagem

Imagem


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#2

Mensagem por Munhoz » Qui Abr 28, 2016 4:02 pm

Bem legal, não tinha ideia de como funcionava
Avatar do usuário
joao-carlos.da-silva
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Mai 21, 2016 9:30 pm

Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#3

Mensagem por joao-carlos.da-silva » Dom Mai 22, 2016 7:56 am

Bom dia, alguém sabe como travar o banco do motorista do Xsara Picasso
Avatar do usuário
jonatas.coelho-dos-santos
Sem Habilitação
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Jun 03, 2016 10:42 pm
Nome: Jônatas Coelho
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003/2004

Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#4

Mensagem por jonatas.coelho-dos-santos » Qua Jan 31, 2018 4:57 pm

Cara valeu pelas dicas, a foto q vc postou me ajudou a encaixar a travinha na placa lombar, mas a minha esta escapando sempre que tensiona, concordo que essas coisas deveriam ser de metal....
carlosvmc
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008

Re: Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#5

Mensagem por carlosvmc » Qui Dez 23, 2021 2:57 pm

Amigo,

as fotos caíram e meu Xsara tá com o mesmo problema que o seu de não funcionar o ajuste da lombar e eu to querendo muito resolver principalmente por causa das viagens.

Eu não me atrevi ainda a remover o banco por conta do airbag. Quando vc retirou, teve algum passo especial para tirar o banco? Eu procurei algum tutorial, mas se tem eu não achei.

Abs
Miau escreveu:
Qui Abr 28, 2016 9:48 am
Fala galera.. ontem removi o banco do motorista do carro pra poder dar uma geral no couro, e também aproveitar e limpar no carro onde fica o banco.. que alias tava muito sujo haha

Nisso.. desde que eu comprei o carro, e li o manual TODO haha.. eu vi que o banco tem ajuste de lombar.. mas nunca funcionou..

como eu fico muito incomodado quando algo não funciona.. aproveitei pra inspecionar essa função do banco..

trata-se de um ajustador que ao girar, estica um cabo de aço vai no encosto do banco, na altura da lombar, e enverga uma placa de plastico criando volume.

ao analisar, percebi que o defeito estava no ajustador.. pois quando eu girava o botão, ele puxava cabo junto com o conduíte e nisso o cabo não tensionava.

eias a peça como deveria ser:

Imagem

eias a minha:

Imagem

o apoio do conduíte quebrou.. eu ilustrei em vermelho como deveria ser..

pesquisei a peça no citroen service e vi que custa uns 90 dilmas.. além disso não levei fé nessa peça, pois deveria ser de metal o apoio do conduíte, e não de plastico.

então a solução foi cortar fora o encaixe do conduíte e adaptar uma chapa metálica ali.. como na foto.. já instalado.

Imagem

funcionou perfeitamente e agora duvido que quebre.

aqui vão duas fotos da chapa plastica no encosto.. ela reta e depois tensionada..

Imagem

Imagem
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#6

Mensagem por rgdl » Ter Dez 28, 2021 9:51 am

O tinypic encerrou suas atividades e fotos postadas nele ficaram disponíveis só até setembro de 2019.

De qualquer maneira, para remover o banco com segurança, vc primeiro tem que desligar a bateria.

Espere 15 minutos para que a rede CAN adormeça e remova os bornes da bateria, isso vai impedir qualquer acionamento involuntário do Airbag.

Também tenha cuidado ao desplugar os conectores (da cor verde) dos Airbag que ficam em baixo do banco.

Feito isso vc pode removê-los sem susto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
carlosvmc
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008

Re: Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#7

Mensagem por carlosvmc » Seg Jan 03, 2022 9:38 am

Muito obrigado! Vou ver se consigo fazer isso.

Eu queria ver as fotos para ter uma ideia da peça que tem que trocar, pq imagino que a solução para o meu banco é trocar a mesma peça.

Valeu pelas dicas da rede CAN e dos conectores.
rgdl escreveu:
Ter Dez 28, 2021 9:51 am
O tinypic encerrou suas atividades e fotos postadas nele ficaram disponíveis só até setembro de 2019.

De qualquer maneira, para remover o banco com segurança, vc primeiro tem que desligar a bateria.

Espere 15 minutos para que a rede CAN adormeça e remova os bornes da bateria, isso vai impedir qualquer acionamento involuntário do Airbag.

Também tenha cuidado ao desplugar os conectores (da cor verde) dos Airbag que ficam em baixo do banco.

Feito isso vc pode removê-los sem susto.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#8

Mensagem por rgdl » Seg Jan 03, 2022 10:50 am

Estamos ai para isso, para ajudar.

Quanto as fotos mande uma mensagem privada para o Miau, talvez ele ainda tenha as fotos e possa restaurá-las no post.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Ajuste de lombar

#9

Mensagem por Miau » Seg Jan 03, 2022 7:15 pm

Opa.. Não tenho mais. Mas lembro de ser uma peça branca que fica ali no ajustador. A peça quebra e deixa passar o conduite junto.

Na epoca, fiz um reparo usando uma arruela, acho
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder