Estou comprando Xsara Picasso - DEFEITO MOTOR/DEFEITO CARBURANTE

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
LucasBlumberg
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Abr 23, 2016 5:28 pm

Estou comprando Xsara Picasso - DEFEITO MOTOR/DEFEITO CARBURANTE

#1

Mensagem por LucasBlumberg » Sáb Abr 23, 2016 5:45 pm

Bom dia caros amigos do CCLub.

Meu nome é Lucas e tive um amor a primeira vista com uma "Nave". A família cresceu e estou trocando meu singelo FOX por uma Xsara Picasso 2.0 GLX ano 2009 com 71.000km.

Acontece que eu procurei e olhei mais de 5 naves e a que esta mais conservada tanto internamente como externamente é esta 2.0 AUTOMÁTICA, entretanto o receio é grande por conta dos problemas do AL4 que li em alguns posts aqui do forum, mesmo assim estou decido e baterei o martelo na próxima terça-feira.

Entretanto ao fazer o test-drive, algumas coisas aconteceram e preciso MUITO da opinião de vocês, vamos lá:

1 - Ao tentar ligar o carro o mesmo não ligou por conta da bateria, o vendedor informou que é normal acontecer pois o carro as vezes fica bastante tempo parado.

2 - Após darmos partida verifiquei que no computador de bordo apareceram as frases: "DEFEITO MOTOR" e "DEFEITO CARBURANTE", além disto a luz da injeção eletrônica (eu acho não tenho certeza mas era a bem da direita) ficava sempre acesa.

3 - Ao sairmos tivemos que abastecer, foi colocado 5 litros e o medidor de combustível nem se mexeu, não sei se é defeito ou o carro estava muito na reserva e assim continuou mesmo com 5 litros.

4 - Durante o test drive o carro se comportou perfeitamente, suspensão, aceleração, reduzidas e etc. Não detectei o famoso "tranco" no câmbio, que seria um indicio de desgaste, porém não andamos muito com o carro a ponto de aquecer.

5 - Ao dar "seta para esquerda" o sinal sonoro ocorre muito rápido (como se tivesse uma lampada queimada) mas para direita funciona normal, não detectei nenhuma lampada queimada.

Resumindo é isso, o carro esta IMPECÁVEL por dentro estou muito decidido em comprar, preciso muito da ajuda de vocês para me situar melhor nestes problemas para negociar melhor o carro.

Desde já agradeço por todas as respostas que chegarem, muito obrigado e até logo.

PS: O Carro é de uma revenda bem próxima da minha casa.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Estou comprando Xsara Picasso - DEFEITO MOTOR/DEFEITO CARBURANTE

#2

Mensagem por Miau » Sáb Abr 23, 2016 6:20 pm

Acho que tem que ser passado no mínimo o scanner Lexia pra ler os defeitos. Mas tem defeito no sistema de injeção, isso é certo.

Uma coisa já percebi, a linguagem do computador de bordo está em português Portugal, pode ser trocado para pt-BR

ahh sim, outro aviso que lhe dou é que.. 70 mil KM é a pior quilometragem pra se comprar carro.. pois é quando se faz a revisão mais cara.. que envolve:

- troca de todos os filtros
- troca do kit correia dentada(tensionador, correia, guia)
- troca do kit poly-v(tensionador, correia, guia)
- pra aproveitar a mão de obra, e de forma preventiva, troca da bomba d'água
- troca de todos os fluídos (óleo motor, fluido freio, fluido da direção, ATF do cambio caso não tenha sido trocado com 50)
- inspecionar os sistemas de freio dianteiro e traseiro..(discos, pastilhas, lonas, cilindros de acionamento traseiros geralmente vazam)

ahh sim.. geralmente tem problemas de suspensão nessa KM.. pra testar bem, só andar em rua de paralelepípedo tipo a uns 30 ou 40 por hora.. ai preste atenção aos barulhos..

e o ar condicionado? 100%?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Estou comprando Xsara Picasso - DEFEITO MOTOR/DEFEITO CARBURANTE

#3

Mensagem por Munhoz » Sáb Abr 23, 2016 7:36 pm

Pela sua descrição o carro parece estar em loja. O aviso de combustível é nível baixo mesmo.
E a luz da injeção/defeito motor eu aposto na qualidade do combustível..
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

Estou comprando Xsara Picasso - DEFEITO MOTOR/DEFEITO CARBURANTE

#4

Mensagem por friba.rj » Dom Abr 24, 2016 12:04 am

1 - O que o vendedor falou faz sentido, mas não quer dizer que seja verdade. De qualquer forma, seria bom se preparar para adquirir uma bateria nova, que custa uns R$ 350,00.

2 - A luz da injeção acende por vários motivos. Não dá pra saber o problema apenas com essa informação. O correto é passar um scanner, de preferência, o Lexia, como o Miau falou, porque é o "oficial" da Citroën, que lê todos os erros. E, como o Munhoz salientou, pode ser apenas combustível de má qualidade. Mas... só passando o scanner pra saber.

3 - Tanto pode ser defeito quanto pode ser combustível insuficiente para alterar o marcador. Tenha em mente que a capacidade do tanque é de aproximadamente 55l. Logo, 5l é apenas 10% da capacidade. Mas também pode ser que a "boia" tenha agarrado. Isso já aconteceu comigo. Meu carro estava na reserva. Coloquei R$ 50,00 e o marcador nem mexeu. Cheguei a desconfiar que o frentista tivesse se equivocado. Pedi pra colocar mais R$ 50,00. Aí, do zero, o marcador pulou para meio tanque.

4 - Não posso ajudar porque o meu é manual.

5 - Essa sua percepção eu já tive em outros carros, mas não sei se o Picasso se comporta assim. Também deixo para outros proprietários lhe ajudarem.


As dicas do Miau quanto à revisão são extremamente válidas. Mas não se assuste com essa revisão, pois, se fizer tudo o que é indicado, vai ficar com um carro praticamente novo. Apenas tome cuidado para levar o veículo a um mecânico capacitado. Geralmente, os problemas dos Picasso se devem a falta de manutenção adequada, pois é difícil encontrar mão de obra qualificada.

De resto, fique atento às contribuições do Munhoz, Tilex, Renan, Miau e rgdl, pois eles são experientes e possuem muito conhecimento técnico.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Estou comprando Xsara Picasso - DEFEITO MOTOR/DEFEITO CARBURANTE

#5

Mensagem por rgdl » Dom Abr 24, 2016 6:54 am

Quanto ao item 5, o Picasso tem sensor de lâmpada queimada na seta e o comportamento do relê é justamente esse, ele fica batendo rápido.

Ele também tem esse comportamento quando se coloca lâmpada de LED no lugar da convencional, pois como o consumo desse tipo de lâmpada é muito pequeno a BSI entende que não tem lâmpada.

Verifique se uma das lâmpadas da seta (inclusive a lateral) não está queimada ou se não foi colocada uma lâmpada de LED no lugar.

Em relação ao AL4 não se engane com o comportamento do cambio, 70.000 km já era para ter trocado óleo verifique isso. Quanto a troca de óleo e defeitos comuns do AL4 sugiro a leitura atenta desses dois tópicos abaixo, leia-os desde o começo, são grandes mas isso vai lhe ajudar a economizar muito.

TRANCO NO CÂMBIO AUTOMÁTICO
Opções de fluidos (mais eficientes) para o câmbio AL4

No mais é o que os colegas falaram.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
LucasBlumberg
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Abr 23, 2016 5:28 pm

Estou comprando Xsara Picasso - DEFEITO MOTOR/DEFEITO CARBURANTE

#6

Mensagem por LucasBlumberg » Dom Abr 24, 2016 9:27 am

Amigos, bom dia.

Muito obrigado pelas respostas, certamente de muita ajuda para concretizar o negócio.

Pelo visto não terei escolha e preciso levar o carro em um mecânico, tenho indicação de um ótimo profissional e vou negociar a leva do veículo para inspecionarem.

Obrigado Miau por ter sido bem específico ao que devo cuidar.

Até logo
Responder