Ar condicionado C4 Picasso 2010
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Ar condicionado C4 Picasso 2010
boa tarde,
Estou com um problema no ar condicionado, qnd o carro fica parado sob o sol por muito tempo o ar para de gelar, fica quente impossibilitando o seu uso...
Todo dia é isso, qnd saio de casa para o trabalho o ar gela muito, sinto ate frio, porem qnd paro no trabalho sob o sol, e tenho que sair para o almoço o ar nao gela mais, só vai voltar a ficar normal quando chega a noite e eu pego o carro p ir para casa..
alguem poderia me ajudar
Estou com um problema no ar condicionado, qnd o carro fica parado sob o sol por muito tempo o ar para de gelar, fica quente impossibilitando o seu uso...
Todo dia é isso, qnd saio de casa para o trabalho o ar gela muito, sinto ate frio, porem qnd paro no trabalho sob o sol, e tenho que sair para o almoço o ar nao gela mais, só vai voltar a ficar normal quando chega a noite e eu pego o carro p ir para casa..
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- renan97ar
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Ar condicionado C4 Picasso 2010
O melhor a se fazer é procurar um especialista, para ver se a carga de gás está correta. Se a pressão do sistema cai, ele automaticamente desliga para evitar danos ao compressor.
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Ar condicionado C4 Picasso 2010
levei e ele constatou que a carga esta ok, colocou ate contraste, para que se ocorresse novamente daria para ver o vazamento...
Porem o problema persiste e ele nao achou vazamento...
Porem o problema persiste e ele nao achou vazamento...
- Munhoz
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tenta passar o lexia pra ver, as vezes acusa o defeito
- rgdl
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Ar condicionado C4 Picasso 2010
Olha, não tenho o C4 Picasso, mas uma coisa que já notei nos carros da PSA (Peugeot e Citroën) é que dificilmente o condensador do ar condicionado tem uma ventoinha só para ele. A ventoinha que resfria o condensador é sempre a mesma usada para resfriar o radiador.
O resultado desse tipo de projeto é que o funcionamento do ar condicionado depende do funcionamento perfeito do sistema de arrefecimento, quando este não funciona direito o ar condicionado é sempre cortado pela central do carro.
Como vc diz que isso só ocorre quando seu carro está quente pelo sol o mais provável é que seu problema não esteja no ar e sim no sistema de arrefecimento, como vc também não tem notado superaquecimento do motor, ou pelo menos não relatou isso, o vilão mais provável seja sua ventoinha que não deve estar armando na velocidade máxima.
O C4 Picasso usa o mesmo motor EW10 do Xsara Picasso, só que numa versão com comando de válvula variável, mas o projeto básico é o mesmo.
Nesse motor a temperatura de trabalho é atingida quando o fluido de arrefecimento chega a 89°C e a ventoinha é armada na velocidade mínima quando o fluido atinge 98°C e desliga quando ele volta a 89°C.
Se o sistema de arrefecimento estiver redondinho vai ficar assim a vida toda no trânsito da cidade, mesmo o mais caótico e no verão mais infernal. Na estrada a ventoinha nem vai armar, já que o vento na cara vai resfriar o liquido de modo que ele dificilmente vai passar dos 89°C e nem descer desse valor por conta da válvula termostática.
A ventoinha só arma na velocidade máxima em duas situações, quando o ar é ligado ou quando o sistema de arrefecimento não está redondo e por isso a ventoinha no mínimo não dá conta.
O que isso tem haver? quando vc sai de casa, com o sistema de arrefecimento a baixa temperatura, é comum ligar o ar e a ventoinha continuar no mínimo e se vc pegar a estrada, como eu, para chegar no trabalho ela talvez nem arme. Nesse caso, bingo o ar funciona.
Mas quando seu carro está no sol o sistema aquece rápido obrigando o uso da ventoinha no máximo, se ela não armar o ar simplesmente é cortado.
Para vc saber se sua ventoinha está funcionando corretamente é simples, ligue o carro sem ligar o ar condicionado e espere ela armar. Na velocidade mínima ela roda suave e quase não faz barulho nenhum, deixe ela armar e desarmar algumas vezes, tipo umas 3 vezes. feito isso vá e ligue o ar, ela tem que armar na velocidade máxima, se não na hora em poucos minutos. Na velocidade máxima ela faz um ruído considerável, vc notará a diferença. Mas se seu ar parar de funcionar e não tiver armado na máximo, bingo ai está o problema.
Veja isso e reporte.
O resultado desse tipo de projeto é que o funcionamento do ar condicionado depende do funcionamento perfeito do sistema de arrefecimento, quando este não funciona direito o ar condicionado é sempre cortado pela central do carro.
Como vc diz que isso só ocorre quando seu carro está quente pelo sol o mais provável é que seu problema não esteja no ar e sim no sistema de arrefecimento, como vc também não tem notado superaquecimento do motor, ou pelo menos não relatou isso, o vilão mais provável seja sua ventoinha que não deve estar armando na velocidade máxima.
O C4 Picasso usa o mesmo motor EW10 do Xsara Picasso, só que numa versão com comando de válvula variável, mas o projeto básico é o mesmo.
Nesse motor a temperatura de trabalho é atingida quando o fluido de arrefecimento chega a 89°C e a ventoinha é armada na velocidade mínima quando o fluido atinge 98°C e desliga quando ele volta a 89°C.
Se o sistema de arrefecimento estiver redondinho vai ficar assim a vida toda no trânsito da cidade, mesmo o mais caótico e no verão mais infernal. Na estrada a ventoinha nem vai armar, já que o vento na cara vai resfriar o liquido de modo que ele dificilmente vai passar dos 89°C e nem descer desse valor por conta da válvula termostática.
A ventoinha só arma na velocidade máxima em duas situações, quando o ar é ligado ou quando o sistema de arrefecimento não está redondo e por isso a ventoinha no mínimo não dá conta.
O que isso tem haver? quando vc sai de casa, com o sistema de arrefecimento a baixa temperatura, é comum ligar o ar e a ventoinha continuar no mínimo e se vc pegar a estrada, como eu, para chegar no trabalho ela talvez nem arme. Nesse caso, bingo o ar funciona.
Mas quando seu carro está no sol o sistema aquece rápido obrigando o uso da ventoinha no máximo, se ela não armar o ar simplesmente é cortado.
Para vc saber se sua ventoinha está funcionando corretamente é simples, ligue o carro sem ligar o ar condicionado e espere ela armar. Na velocidade mínima ela roda suave e quase não faz barulho nenhum, deixe ela armar e desarmar algumas vezes, tipo umas 3 vezes. feito isso vá e ligue o ar, ela tem que armar na velocidade máxima, se não na hora em poucos minutos. Na velocidade máxima ela faz um ruído considerável, vc notará a diferença. Mas se seu ar parar de funcionar e não tiver armado na máximo, bingo ai está o problema.
Veja isso e reporte.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- gabriel_mupe
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A resposta do rgdl esta bem completa!
Se a suposição dele estiver certa, talvez tenha algum rele queimado ou com mau contao e nao deixa acionar o segunda estagio da ventoinha.. ou ate mesmo a ventoinha pode estar indo pro saco, isso faz com q demande mais corrente, sobrecarregando toda a fiação e seus componentes
abs
Se a suposição dele estiver certa, talvez tenha algum rele queimado ou com mau contao e nao deixa acionar o segunda estagio da ventoinha.. ou ate mesmo a ventoinha pode estar indo pro saco, isso faz com q demande mais corrente, sobrecarregando toda a fiação e seus componentes
abs
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Verifica o filtro secador do condensador se está entupido ou se a carga do ar condicionado está acima do recomendado
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O meu está com problema parecido.
Fiz o teste sugerido acima e a ventoinha ligou no segundo estágio alguns minutos depois de ligar o compressor. Percebi que enquanto a ventoinha ficou ligada, o compressor permaneceu acionado.
Sai no carro e dei uma esticada, logo o compressor desarmou. Parei e vi que a ventoinha estava parada.
A ventoinha deve permanecer ligada quando o compressor está acionado?
Fiz o teste sugerido acima e a ventoinha ligou no segundo estágio alguns minutos depois de ligar o compressor. Percebi que enquanto a ventoinha ficou ligada, o compressor permaneceu acionado.
Sai no carro e dei uma esticada, logo o compressor desarmou. Parei e vi que a ventoinha estava parada.
A ventoinha deve permanecer ligada quando o compressor está acionado?
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Percebi que o compressor só está ficando acionado quando a ventoinha entra no segundo estágio, quando ela baixa para o primeiro ele desliga.
Esse é o funcionamento normal?
Esse é o funcionamento normal?
- rgdl
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Vamos por partes, aqui o que importa são os detalhes, então quando mais detalhes vc passar melhor.
Primeiro, o ideal é fazer o teste da ventoinha monitorando a temperatura do liquido de arrefecimento. Ela tem que armar no mínimo quando a temperatura do motor chegar a +/- 98°C. Dá para fazer sem monitorar mas é melhor monitorando.
Segundo, mesmo quando a ventoinha arma no máximo por causa do ar condicionado ela não fica armada direto, ela desarma quando não é mais necessário resfriar o fluído refrigerante e volta a arma quando é necessário resfriá-lo.
Se vc percebeu que o compressor só arma quando a ventoinha está funcionando do segundo estágio então provavelmente sua ventoinha não está armando no primeiro estágio o que está gerando superaquecimento do motor.
Verifique os relês, eu tenho um post onde trato disso.
Primeiro, o ideal é fazer o teste da ventoinha monitorando a temperatura do liquido de arrefecimento. Ela tem que armar no mínimo quando a temperatura do motor chegar a +/- 98°C. Dá para fazer sem monitorar mas é melhor monitorando.
Segundo, mesmo quando a ventoinha arma no máximo por causa do ar condicionado ela não fica armada direto, ela desarma quando não é mais necessário resfriar o fluído refrigerante e volta a arma quando é necessário resfriá-lo.
Se vc percebeu que o compressor só arma quando a ventoinha está funcionando do segundo estágio então provavelmente sua ventoinha não está armando no primeiro estágio o que está gerando superaquecimento do motor.
Verifique os relês, eu tenho um post onde trato disso.
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Resolvido!
Excesso de gás no sistema.
Excesso de gás no sistema.
- rgdl
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Mas arydif, vc fez manutenção do ar com adição de fluido refrigerante (gás) antes de ter esses problemas?arydif escreveu:Resolvido!
Excesso de gás no sistema.
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Tenho um xsara picasso 2.0 16v 2011, com o problema parecido...
ele comerçou com um cheiro de queimado há uns meses atras esse cheiro passava em 30 segundo e voltava tudo ao normal. passava varios dias normal, depois disso ele parava o compressor eu desligava o carro esperava 5 segundo e pronto ele voltava a funcionar normalmente, aconteceu umas 3 vezes nos ultimos 8 meses, ontem ele parou o compressor do nada, já desliguei e liguei varias vezes e nada de voltar o compressor, pelo contrario fica saindo ar quente pelos difusores, ventilação funciona tudo tanto na frente quanto atras. O painel do ar pode estar desligando o compressor?
ele comerçou com um cheiro de queimado há uns meses atras esse cheiro passava em 30 segundo e voltava tudo ao normal. passava varios dias normal, depois disso ele parava o compressor eu desligava o carro esperava 5 segundo e pronto ele voltava a funcionar normalmente, aconteceu umas 3 vezes nos ultimos 8 meses, ontem ele parou o compressor do nada, já desliguei e liguei varias vezes e nada de voltar o compressor, pelo contrario fica saindo ar quente pelos difusores, ventilação funciona tudo tanto na frente quanto atras. O painel do ar pode estar desligando o compressor?
- rgdl
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Se vc sentia cheiro de queimado dentro do habitáculo, pode ser o chicote mas não a parte do chicote que aciona o motoventilador mas sim o que aciona o comando do ar e o desembaçador do vidro traseiro.
Olhe também o botão no próprio painel.
Olhe também o botão no próprio painel.
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