Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#1

Mensagem por YuitiK » Seg Abr 18, 2016 7:58 am

Prezados,
Possuo uma Xsara Picasso 2010/2011 automática hoje com 69k km.
Há alguns dias, ao sair de casa, pegando uma leve descida, ela apagou o motor e travou, como se puxado o freio de mão. Tentei fazê-la pegar mas o motor sequer girava. Acionei o guincho e a levamos a meu mecânico de confiança.
O motor não girava, nem com o câmbio em N ou P. Abrimos o carter para ver se era alguma coisa no motor. Nada ali. Removemos a caixa para verificar se seria ali... Constatamos que a engrenagem movida (planetária) da bomba de óleo havia rachado e corrido no eixo, travando todo o conjunto motor e caixa. Resumo, desde o volante do motor até a caixa completa deverá ser substituída.
Esta é minha segunda Xsara Picasso automática. A anterior era 2007 e vendi com 135k km, sem ter apresentado qualquer problema, pois fazia a troca preventiva do óleo a a cada 40k km. Nesta nova já tinha feito a mesma coisa, sendo que o óleo que saiu estava bem mais limpo que na Picasso anterior, pois aparentemente melhoraram a qualidade dos componentes internos, gerando menos desgaste e queima das vedações.
Eis aqui meu "drama" buscando saber se mais alguém já teve algo parecido.
Que me lembre, não vi caso parecido aqui no fórum.
Abraços,
Yuiti


Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#2

Mensagem por Miau » Seg Abr 18, 2016 8:37 am

Realmente nunca ouvi falar de um problema destes.. certamente a peça devia ter algum defeito de fabricação, alguma micro fratura ou algo do gênero, que culminou nisso ai.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#3

Mensagem por rgdl » Seg Abr 18, 2016 11:30 am

Vc falou que o óleo estava novo, né? Sebe se o proprietário anterior fez alguma manutenção na caixa?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#4

Mensagem por YuitiK » Ter Abr 19, 2016 12:35 am

Pois é, meus amigos... Caixa lacrada. Primeira intervenção foi com os 40k km, quando substituí só 2,5 litros do óleo pois estava limpinho e não preto como na minha anterior. Comprei ela com 28k km. Até então todas as revisões em CC Citroen em POA-RS (claro, não significa nada para a caixa...). Nuuuunca ouvi falar de coisa parecida em toda história de forista com a Xsara Picasso...
Também acho que é defeito na peça... Pô, rodei pelo menos 90k km com a minha antiga e jamais tive qualquer problema com ela (claro, seguindo as dicas dos foristas calejados...). Nesta aqui rodei 40k km e créu!! Que preju... Legal é procurar a bendita caixa... agulha no palheiro...
Saudações!
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#5

Mensagem por rgdl » Ter Abr 19, 2016 10:30 am

Então colega, fui um baita de um azar, realmente nunca vi disso no fórum e nem em lugar nenhum das muitas pesquisas que fiz sobre o cambio, pois o meu também é automático e já mandei reformar.

O que já vi é quebra da bomba de óleo por erro no acoplamento do cambio ao motor, por isso a minha pergunta, mas pelo visto esse não foi o caso. Deve ter sido mesmo alguma peça que veio de fábrica com defeito.

Mas vários carros usam essa caixa, 206, C4, C3 e etc... não precisa ser uma caixa tirada de um Xsara Picasso não, basta que seja uma AL4. Ela é tão difícil assim de achar por ai?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#6

Mensagem por YuitiK » Ter Abr 19, 2016 8:37 pm

Bah, rgdl... Aqui aparece cada caco de caixa... Se é que dá para chamar de caixa... só para juntar tudo, colocar na caixa e jogar no lixo, kkkkk!!! Mas a procura continua. Com paciência aparecerá.
Valeu pelas dicas.
Até tirei fotos do "rotor" da bomba. Realmente parece problema de tratamento térmico fragilizado na peça. Mas vai convencer alguém da PSA de que isso é possível após 69 mil km rodados e quase 6 anos de uso... Nem eu acreditaria... Mas sabe aqueles casos em que a peça está extremamente fragilizada e com excesso de interferência no eixo? A quebra foi bem radial.
Mas não foi por esforço, superaquecimento ou coisa que pudesse causar o problema. Simplesmente o carro "acocou" e não andou mais... Ô engrenagenzinha poderosa...
Saudações!
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#7

Mensagem por YuitiK » Dom Jul 10, 2016 10:50 pm

Só para atualizar, depois de um mês procurando uma caixa AL4 usada decente e tendo encontrado, trocamos tudo, a partir do volante para trás, em função do estrago causado pela quebra da engrenagem da bomba de óleo (...).
Óleo novo colocado e substituído após 1000 km = 1 mês (troca total para troca do retentor principal que vazava, com remoção da caixa para o serviço).
Serviço ficou 100%. Funcionamento suave como a que tinha antes, com 69000 km.
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#8

Mensagem por Miau » Dom Jul 10, 2016 11:50 pm

gastou quanto na compra da caixa usada?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
YuitiK
Sem Habilitação
Mensagens: 44
Registrado em: Ter Jun 22, 2010 1:44 pm
Nome: YuitiK
Localização: São Leopoldo - RS
Modelos Citroën: Xsara Picasso EXA 2011

Quebra Bomba de Óleo Caixa AL4

#9

Mensagem por YuitiK » Seg Jul 18, 2016 12:40 am

Oi, André!
Paguei R$ 2,5 mil por aqui. Bem chorado e doído... Mais MO e óleo das 2 trocas. Tudo na casa dos 5 mil...
Já rodei mais de mil km e tá tranquilo, tanto em cidade como estrada, pelo menos por enquanto.
Abraço!
Citroen Xsara Picasso EXA
2.0 16V Automatique
2010/2011 - Prata
Responder