Soquete - Lâmpada Painel

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
RacerX
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 1:07 pm
Nome: RacerX

#1

Mensagem por RacerX » Qui Abr 07, 2016 9:22 am

Bom dia amigos!

Frequento este fórum há algum tempo e creio que nunca postei. O motivo é simples: o fórum é tão bom que encontrei resposta para a maioria das minhas dúvidas!

Mas surgiu uma dúvida (na verdade duas) e não consigo encontrar a resposta.

O Painel da minha Picasso (2002 - 2.0) está com problemas em dois soquetes. Um deles, na região da temperatura e o outro próximo das informações de consumo.

Já troquei as lâmpadas mas o problema persiste. Aparentemente o problema é com o soquete. Alguém poderia me indicar onde compra-los?

Outra dúvida que tenho é em relação ao marcador de combustível. Desde quando comprei a nave o marcador não funciona. O antigo dono já havia me informado do problema.

Existe alguma escotilha para acessar o tanque, ou somente terei acesso levantando o carro e baixando o tanque?

Desde já agradeço a ajuda.

Abraço!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qui Abr 07, 2016 9:42 am

O soquete de que vc fala é esse da imagem abaixo? Se for entre com seu VIN no service citroen e veja exatamente o código dessa peça para seu carro, no meu, que é 2005, o código é 611256, mas como o seu modelo é 2002 é melhor confirmar. E normalmente esse tipo de peça só na concessionária mesmo.

A vantagem é que vc pode comprar também na Peugeot e o preço sugerido é de R$ 5,20, mas dificilmente vc encontra por esse preço.

Imagem

Quanto o acesso ao tanque de combustível o Picasso não tem porta ou escotilha de acesso, tem que baixar o tanque mesmo.

Mas como assim não funciona, ele fica sempre com a bola acesa mesmo que vc coloque combustível?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RacerX
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 1:07 pm
Nome: RacerX

#3

Mensagem por RacerX » Qui Abr 07, 2016 9:59 am

Exatamente este soquete, rgdl.

Em relação ao marcador de combustível, ele simplesmente não marca. Segundo informações do antigo proprietário este problema ocorrera anteriormente e ele fez a manutenção.

Depois de alguns meses o problema voltou.

Como controlo o consumo pelo odômetro não tenho maiores problemas, mas quando a patroa usa o carro e abastece, acaba não se atentando para o quento de gasolina entrou no tanque dificultando o cálculo do consumo.

Obrigado pela ajuda.

Vou tentar adquirir o soquete.

Abraço!




[quote name='rgdl' date='Apr 7 2016, 09:42 AM' post='33498']
O soquete de que vc fala é esse da imagem abaixo? Se for entre com seu VIN no service citroen e veja exatamente o código dessa peça para seu carro, no meu, que é 2005, o código é 611256, mas como o seu modelo é 2002 é melhor confirmar. E normalmente esse tipo de peça só na concessionária mesmo.

A vantagem é que vc pode comprar também na Peugeot e o preço sugerido é de R$ 5,20, mas dificilmente vc encontra por esse preço.

Imagem

Quanto o acesso ao tanque de combustível o Picasso não tem porta ou escotilha de acesso, tem que baixar o tanque mesmo.

Mas como assim não funciona, ele fica sempre com a bola acesa mesmo que vc coloque combustível?
[/quote]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qui Abr 07, 2016 10:24 am

Se não me engano, o nível do combustível é iluminado por um conjunto de leds que acendem ou apagam de acordo com o nível. Tudo isso é controlado pela BSI.

Para saber se a informação da boia de nível está chegando na BSI e sendo processada corretamente basta vc retirar todo o combustível do tanque e virar a chave, mesmo que não acenda a bola da reserva vc vai ouvir um sinal sonoro seguido de uma mensagem no painel dizendo "atenção combustível".

Se isso acontecer vc mata dois coelhos, não é boia de nível e nem BSI, ai vc vai para os Leds do Painel que podem estar com mal contato ou com o resistor queimado.

Obs: não é recomendado a troca do painel, salvo se o painel for novo comprado na concessionária ou, se usado, vc tiver certeza que o carro de onde foi tirado tem quilometragem menor que a do seu.

É que para evitar fraude do hodômetro a quilometragem fica gravada em dois lugares, na BSI e no painel, de modo que a informação maior sempre sobregravará a menor.

Então se seu hodômetro marca 50000km rodados e vc colocar um painel de um carro com 80000km rodados, automaticamente sua BSI será sobregravada para 80000km, e não adianta colocar seu painel original, pois ele será sobregravado para 80000km já que o valor da BSI agora é esse e não mais 50000km.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Abr 07, 2016 10:32 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RacerX
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 1:07 pm
Nome: RacerX

#5

Mensagem por RacerX » Qui Abr 07, 2016 10:39 am

Entendi.

Vou verificar.

Obrigado pela ajuda!

Abraço!

[quote name='rgdl' date='Apr 7 2016, 10:24 AM' post='33501']
Se não me engano, o nível do combustível é iluminado por um conjunto de leds que acendem ou apagam de acordo com o nível. Tudo isso é controlado pela BSI.

Para saber se a informação da boia de nível está chegando na BSI e sendo processada corretamente basta vc retirar todo o combustível do tanque e virar a chave, mesmo que não acenda a bola da reserva vc vai ouvir um sinal sonoro seguido de uma mensagem no painel dizendo "atenção combustível".

Se isso acontecer vc mata dois coelhos, não é boia de nível e nem BSI, ai vc vai para os Leds do Painel que podem estar com mal contato ou com o resistor queimado.

Obs: não é recomendado a troca do painel, salvo se o painel for novo comprado na concessionária ou, se usado, vc tiver certeza que o carro de onde foi tirado tem quilometragem menor que a do seu.

É que para evitar fraude do hodômetro a quilometragem fica gravada em dois lugares, na BSI e no painel, de modo que a informação maior sempre sobregravará a menor.

Então se seu hodômetro marca 50000km rodados e vc colocar um painel de um carro com 80000km rodados, automaticamente sua BSI será sobregravada para 80000km, e não adianta colocar seu painel original, pois ele será sobregravado para 80000km já que o valor da BSI agora é esse e não mais 50000km.
[/quote]
RacerX
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 1:07 pm
Nome: RacerX

Soquete - Lâmpada Painel

#6

Mensagem por RacerX » Sáb Abr 30, 2016 12:50 pm

Boa tarde amigos! Apenas para atualizar o tópico:

Comprei os soquetes numa loja da zona sul de SP e aproveitei para substituir as lâmpadas pinguinho por lâmpadas de LED.

Em relação ao marcador de combustível, segundo orientação do rgdl; creio que o problema não seja na boia pois na quinta-feira o painel informou "Atenção Combustível". Creio que o problema seja nos LEDs do painel. Se alguém souber se há possibilidade trocar os LEDs do painel e tiver um tutorial, eu agradeço.

Tenho um amigo que trabalha com eletrônica e talvez consiga recuperar o marcador trocando os LEDs.

Forte abraço!
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

Soquete - Lâmpada Painel

#7

Mensagem por gabriel_mupe » Sáb Abr 30, 2016 11:24 pm

esses soquetes sao meio padrao e existem leds q ja vem com o soquete, so precisa colocar com a polaridade certa.. se nao acender é so inverter o lado

acho dificil led queimar, mas tem como trocar sim, provavelmente sao soldados direto na placa.. é "so" desmontar e fazer a substituiçao
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Soquete - Lâmpada Painel

#8

Mensagem por rgdl » Dom Mai 01, 2016 10:15 am

Colegas, led infelizmente também queima, como qualquer componente eletrônico. Mas o mais provável é haja um problema de solda fria ou resistor queimado.

Isso, Race X leve no seu colega.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
RacerX
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 1:07 pm
Nome: RacerX

Soquete - Lâmpada Painel

#9

Mensagem por RacerX » Qui Mai 05, 2016 11:12 pm

Infelizmente meu amigo está em NY e só retorna em 45 dias.

Por enquanto deixarei como está e tentarei encontrar alguma referência na web.

Obrigado rgdl e gabriel_mupe.

Abraço!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Soquete - Lâmpada Painel

#10

Mensagem por Miau » Qui Mai 05, 2016 11:34 pm

Vou me arriscar a dizer que não acho que tem leds no painel. O mostrador do combustível segue o mesmo princípio do restante do painel.. Cristal liquido ou famoso LCD

Mas se não me falha a memória.. Assim que vc liga a chave no carro e o painel acende.. Ele faz um teste rapido com tudo iluminado acho.. Verifica isso ai
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder