Defeito P0141

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juliojuridic
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#1

Mensagem por juliojuridic » Ter Abr 05, 2016 9:18 am

Amigos bom dia!!!



Possuo uma xsara picasso 2003, ao realizar manutenção no painel "lampadas queimadas", percebi que o soquete e lampada luz injeção não existiam, comprei ambos e coloquei. Entretanto, percebi que ao funcionar a luz de injeção que sinaliza avaria no auto tenta se apagar porem retorna e permanece acessa, levei para passar scanner e apresentou código de defeito P0141, " Circuito de Arrefecimento Sonda Banco 02" ou seja sonda pos catalizador, ja efetuei troca de sonda, coloquei original porem o problema permanece.

Diante disso, levei a um especialista que me indicaram que so trabalha com citroen, o auto ficou quase um mês com ele, verificou todo o chicote do motor, me passou que havia alguns fios quebrados, bem como um dos soquetes que vai até o modulo esta com mau contato e trocou o mesmo, o problema naquele instante que retirei o carro sumiu, mas agora retornou.

Obs: Percebi, que assim que aciona a ventoinha é que o problema aparece!!!!!

Alguém já passou por isso????

Se puderem me ajudar agradeço.


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Miau
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#2

Mensagem por Miau » Ter Abr 05, 2016 9:40 am

amigo, qual motorização do seu carro?
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#3

Mensagem por rgdl » Ter Abr 05, 2016 10:44 am

Rapaz sua sonda lambda não está aquecendo, ela precisa aquecer a uma temperatura X para funcionar corretamente e isso não está acontecendo no tempo que deveria acontecer, dai o erro.

A relação desse erro com a ventoinha é que o modulo calcula o tempo de resposta do aquecimento da sonda com base no aquecimento do motor, a sonda tem que estar quente antes do motor chegar no ponto de armar a ventoinha que nos Picassos é de em torno dos 98°C, como isso não está acontecendo... o erro aparece.

Existe um problema no circuito de aquecimento da sonda que pode ser um fusível queimado ou até mesmo um problema do módulo de injeção.

Para descrição detalhada do erro veja o link a baixo em inglês:

P0141 OBD-II Trouble Code
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Abr 09, 2016 10:30 pm, em um total de 2 vezes.
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#4

Mensagem por CM318 » Ter Abr 05, 2016 5:21 pm

Tive um defeito exatamente assim na minha Zafira, falha no circuito de aquecimento da sonda.
Futuquei tudo e quase troquei módulo.
Era na verdade mal contato entre a tomada da sonda e a tomada do módulo, quena Zafira é de quatro fios.
O terminal/encaixe do fio de aquecimento tinha ficado frouxo e com oxidação.
Limpei, calcei com um pedacinho de plástico e ficou beleza.

Acho que vale a pena dar uma olhada na bendita tomada, vai que...
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#5

Mensagem por JulioFerreira1 » Seg Abr 25, 2016 2:33 am

Miau escreveu:amigo, qual motorização do seu carro?

Amigo 2.0 16V
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#6

Mensagem por JulioFerreira1 » Seg Abr 25, 2016 2:38 am

rgdl escreveu:Rapaz sua sonda lambda não está aquecendo, ela precisa aquecer a uma temperatura X para funcionar corretamente e isso não está acontecendo no tempo que deveria acontecer, dai o erro.

A relação desse erro com a ventoinha é que o modulo calcula o tempo de resposta do aquecimento da sonda com base no aquecimento do motor, a sonda tem que estar quente antes do motor chegar no ponto de armar a ventoinha que nos Picassos é de em torno dos 98°C, como isso não está acontecendo... o erro aparece.

Existe um problema no circuito de aquecimento da sonda que pode ser um fusível queimado ou até mesmo um problema do módulo de injeção.

Para descrição detalhada do erro veja o link a baixo em inglês:

P0141 OBD-II Trouble Code
Então amigo, o chicote na parte da frente do veiculo foi todo analisado e os problemas que haviam foram sanados, como fios descascado, quebrados etc... Fusível esta OK...Quanto ao modulo foi colocado 2 kits para teste e o problema persiste, meu modulo foi colocado em outra picasso e o problema não apareceu nela ou seja modulo foi descartado.

Interessante é que vc apaga o erro, assim que a ventoinha é acionada a luz acende e aparece P0141...

Cara estou ficando louco já...
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#7

Mensagem por JulioFerreira1 » Seg Abr 25, 2016 2:40 am

CM318 escreveu:Tive um defeito exatamente assim na minha Zafira, falha no circuito de aquecimento da sonda.
Futuquei tudo e quase troquei módulo.
Era na verdade mal contato entre a tomada da sonda e a tomada do módulo, quena Zafira é de quatro fios.
O terminal/encaixe do fio de aquecimento tinha ficado frouxo e com oxidação.
Limpei, calcei com um pedacinho de plástico e ficou beleza.

Acho que vale a pena dar uma olhada na bendita tomada, vai que...
Amigo foi verificada as tres tomadas, o sinal vem normal...
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#8

Mensagem por CM318 » Seg Abr 25, 2016 3:31 am

Pois é, na minha também tinha sinal normal, por isso recomendaram trocar o módulo.
Regra de mecânica: mal contato nunca dá na frente do eletricista ou mecânico. :lol:

Mas é sério, eu desconectei e observei com muuuuuuuito carinho, foi aí que percebi que o contato do tal "fio de aquecimento" estava sem pressão, um pouco diferente dos outros, quase imperceptível.
Você vai lá, encaixa e consequentemente mexe nele, daí faz contato e você bota o multímetro e zera. Mas aí conforme vai andando com o carro e sacudindo, tremendo tudo, calor, dilatação... Acende a luz no painel.

Mas enfim, foi só uma experiência minha que me poupou um módulo.
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#9

Mensagem por Miau » Seg Abr 25, 2016 8:32 am

vamos lá..

já deu pra perceber que alguém tentou consertar esse problema, não conseguiu, e ai tirou a lampada da injeção.

eu sou capaz de apostar que essa sonda que está ai não é apropriada pro carro.. pois existem vários tipos de sonda.. inclusive coisas que diferem são o sistema de aquecimento..

tem sonda que aquece ao receber continuamente 12v..

tem sonda que tem aquecimento controlado com pulsos de 5v.. (que se não me falha a memoria, é a usada no nosso)

e por ai vai.. o que me faz acreditar que a sonda que está no seu carro não é o modelo correto. Por exemplo, ela pode estar recebendo pulsos de 5v pra ser aquecida, mas como espera 12v contínuos, não aquece.

seria interessante remover a sonda, e verificar o modelo dessa que está ai no carro.
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#10

Mensagem por rgdl » Seg Abr 25, 2016 11:41 am

Estou com o André, se toda a fiação, fusíveis e módulo estão em perfeito estado só podem ter instalado uma sonda que não é a correta.

Uma coisa importante é que sondas lambda universais não podem ter os fios emendados com solda, pois a solda gera resistência modificando o sinal, tem que usar conectores.

O modelo universal da Bosch é o 0 258 986 615 e serve para vários modelos da PSA. Tem preço em torno de R$ 200,00 já a original cujo código é 1628HN tem preço sugerido de R$ 366,17, duvido que a encontre por menos de R$ 400,00.
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#11

Mensagem por JulioFerreira1 » Seg Abr 25, 2016 7:03 pm

Miau escreveu:vamos lá..

já deu pra perceber que alguém tentou consertar esse problema, não conseguiu, e ai tirou a lampada da injeção.

eu sou capaz de apostar que essa sonda que está ai não é apropriada pro carro.. pois existem vários tipos de sonda.. inclusive coisas que diferem são o sistema de aquecimento..

tem sonda que aquece ao receber continuamente 12v..

tem sonda que tem aquecimento controlado com pulsos de 5v.. (que se não me falha a memoria, é a usada no nosso)

e por ai vai.. o que me faz acreditar que a sonda que está no seu carro não é o modelo correto. Por exemplo, ela pode estar recebendo pulsos de 5v pra ser aquecida, mas como espera 12v contínuos, não aquece.

seria interessante remover a sonda, e verificar o modelo dessa que está ai no carro.
Foi isso mesmo Miau..

Mas vamos lá cara já coloquei 2 sondas uma universal bosch e a que esta lá é original e continua na mesma...Hoje diante das sugesto~es recebidas por aqui estive no eletricista que esta vendo para mim essa situação.. Explique o que me passaram ele me disse que a minha sonda esta trabalhando a 105º, valor este demonstrado via scanner "lexia", o que para eles eletricistas se trata de um "curto". Diante dessa informação indaguei então qual seria a solução pois tudo foi feito, ele vai tentar utilizar uma sonda flex que trabalha em em temperatura acima de 110º pra ver o que acontece... So sei de uma coisa, tudo que havia pra ser feito acredito eu, foi feito, sonda, chicote, tomadas modulo, tudo, tudo mesmo e continuo nessa..
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#12

Mensagem por JulioFerreira1 » Seg Abr 25, 2016 7:05 pm

CM318 escreveu:Pois é, na minha também tinha sinal normal, por isso recomendaram trocar o módulo.
Regra de mecânica: mal contato nunca dá na frente do eletricista ou mecânico. :lol:

Mas é sério, eu desconectei e observei com muuuuuuuito carinho, foi aí que percebi que o contato do tal "fio de aquecimento" estava sem pressão, um pouco diferente dos outros, quase imperceptível.
Você vai lá, encaixa e consequentemente mexe nele, daí faz contato e você bota o multímetro e zera. Mas aí conforme vai andando com o carro e sacudindo, tremendo tudo, calor, dilatação... Acende a luz no painel.

Mas enfim, foi só uma experiência minha que me poupou um módulo.
Cara vou tentar fazer isso então, quem sabe...
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#13

Mensagem por Miau » Seg Abr 25, 2016 8:07 pm

Então..

Por acaso já mediram os fios da sonda em funcionamento pra checar se ela recebe tensão de aquecimento e se fornece leitura correta?
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#14

Mensagem por JulioFerreira1 » Qua Abr 27, 2016 10:26 pm

Putz não sei, mas me diz uma coisa vc sabe me dizer qual seria a tensão de aquecimento e leitura correta da sonda, vou tentar verificar eu mesmo...
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#15

Mensagem por Miau » Qui Abr 28, 2016 8:51 am

Vou fazer melhor.. antes de mais nada.. da uma olhada nessa série sobre sensor lambda.. sensacional.

Eu sei que são muitos videos.. mas meu camarada.. se depois de ver tudo isso você ainda tiver dúvidas sobre a sonda.. então se mata! haha

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=DMrhHzRT9AA[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=qLA_-A3FSLY[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=yYvIVQI2uW4[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=zFS7s9LIBcs[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=c-76YwkDaAI[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=pxUF9UtwSfs[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=vi4yUiUaHWM[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=BkJtC_MmJPM[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=EqKbPL2ceI0[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=DCom5-SRCq8[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=VCHy8zY-FkU[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=VPecKr2PYqs[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=lSxVOCwHmto[/bbvideo]

[bbvideo=560,315]https://www.youtube.com/watch?v=6-AgOh1K9dE[/bbvideo]
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