Luz de freio esquerda e terceira Luz

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Janir
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Jul 06, 2015 8:24 pm
Nome: Janir-Criciuma

#1

Mensagem por Janir » Seg Mar 21, 2016 9:02 pm

Boa noite, tenho um xsara picasso 2010, fui num eletricista instalar um engate de reboque, é fazer a instalaçao funcionar para poder cambar meu buggy e fazer as luzes do bugy funcionar atravez do Picasso. Mas tive a infelicidade do eletricista queimar uma central e agora nao funciona a lampada do lado esquerdo e nem a terceira luz do freio. Ele disse que pode fazer uma gambiara e puchar fios e fazer funcionar. Mas gostaria de ter funcionando como era antes.
qual é o nome dessa peça . Alguem poderia me responder.


edinardoam
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
Nome: edinardoam
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#2

Mensagem por edinardoam » Seg Mar 21, 2016 10:10 pm

A central tem toda uma segurança para não queimar, provavelmente ao entrar em curto, ela desligou algo.
Terá que arrumar um eletricista que trabalhe com citroen e tenha os scaners para verificar o que realmente aconteceu na central, e ver se é possível religar.
Mora aonde?
Xsara Picasso 2010/2011 1.6 Manual.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#3

Mensagem por renan97ar » Ter Mar 22, 2016 8:41 am

Já foi verificado os fusíveis? Isso parece ser fusível queimado.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Ter Mar 22, 2016 9:34 am

Curto no sistema elétrico pode detonar a BSI apesar de todas as proteções. No caso de queima da BSI só com uma nova, se vc comprar uma usada tem que reprogramar via scanner caso contrário não irá funcionar no seu carro e tem que ser uma de um carro com quilometragem menor que o seu, pois do contrário seu hodômetro vai passar a apresentar o maior valor de quilometragem e isso não tem volta.

Mas a princípio olhe os fusíveis, procure o tópico que tem o manual em pdf e veja a tabela de fusíveis, os fusíveis das lanternas dos freios são o F20 e F21 e estão na BSI, já os faróis estão no cofre do motor e são os F9 até o F12.

Tem também alguns fusíveis Maxi embaixo do porta fusíveis do motor, dá uma olhada neles também.

Agora, se o cara queimou sua BSI ele é que tem a responsabilidade de consertar e sem gambiarras, não aceita nada diferente que isso.
Editado pela última vez por rgdl em Ter Mar 22, 2016 9:34 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Ter Mar 22, 2016 10:50 am

que zica heim.. olha.. se você não entende nada de auto-elétrica.. e não sabe exatamente o que o cara fez.. eu no seu lugar levaria o carro em um eletricista que não seja porcalhão a fim de descobrir o que foi feito de errado.. pois todas as lampadas é a BSI quem acende.. inclusive lado esquerdo e lado direito são separadas por chicotes diferentes desde a BSI.. não aceite gambiarras de fazer ponte de fio entre os dois lados..

leve em alguém que realmente entenda disso, avalie.. e faça o lambão pagar pelo que fez de errado..

eu sou tão chato que não aceito nem emenda em fio.. se alguém cortasse algum chicote do carro, eu faria comprar um novo.
Editado pela última vez por Miau em Ter Mar 22, 2016 10:50 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#6

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mar 23, 2016 11:35 am

Há dois mistérios no Citroen Xsara Picasso.

As lanternas de posição, também conhecidas como: luz de estacionamento, faroletes...

Imagem

No manual, não mostra o fuzível dedicado a elas...
então se elas não acendem mais, não há o que fazer!!
Fiz os testes e as lampadas pingo não estão queimadas.

Já disseram que seria falha na BSI, ou na chave COM2000...
disseram que tinha que dar reset no sistema....
Nada disso resolveu....então disseram que eu teria que trocar a BSI e a chave COM 2000 para tudo voltar ao normal (absurdo)

Outro mistério são as duas lampadas de trás, que ficam abaixo da lampada de ré.
Quando acendo o farol, acende atrás a lampada dual que acende junto com a luz de FREIO, quando acionado o freio !!
Acendem tbm as setas e luz de RÉ quando acionadas !!
Mas aquelas duas lampadas abaixo não acendem pra NADA...fica a pergunta: pra que elas servem????
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Mar 23, 2016 11:47 am

Batalha, o primeiro mistério vai continuar um mistério é certo ter um fusível mas o manual é omisso em várias partes, nosso Picasso tem um conjunto de fusíveis maxi que não estão no manual, mas o segundo vai deixar de ser... kkkk

Essas lâmpadas que ficam abaixo da lâmpada de ré acendem sim, é que elas só acendem se vc ativar o farol de milha.

Mesmo carros sem farol de milha elas acendem mas ai precisa estar com o farol alto acionado.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Mar 23, 2016 11:48 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#8

Mensagem por Miau » Qua Mar 23, 2016 12:02 pm

na verdade a gente chama de farol de milha.. mas é de neblina.

quando você aciona o farol de neblina, essas lampadas de trás também são acionadas pra dar mais visibilidade do veículo em situações de neblina na estrada.

sobre a BSI.. testar se certa funcionalidade está OK parece complicado mas é até simples.

Basta identificar na saída da BSI, a fiação responsável pela função a qual se deseja testar.. então ativar a função e checar se na saída dela, está dando sinal 12v ou não.

Se estiver tendo tensão, então o problema está certamente no chicote, conector ou lampada/dispositivo, fusível ou relé(quando o dispositivo for de maior potencia)
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#9

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mar 23, 2016 12:04 pm

MEnos um....pois não tem farois de milha aqui!!

MAs agora que fui olhar, vi que quando aciono o farol ALTO, a lampada dual apaga !! é mole!!??

é assim: ligo os faroletes somente e fica tudo escuro...passo para o farol e aí acende o farol baixo e a lampada dual atrás...piso no freio e a lampada dual acende a luz de freio...tiro o pé do freio e aciono o farol ALTO...aí fica tudo escuro atrás!!!

Muito louco ...e perigoso a noite !!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Qua Mar 23, 2016 12:12 pm

certamente tem alguma gambiarra na sua fiação

o certo é:

lanterna acesa: acende lanternas(obvio) e luzes vermelhas traseiras(estagio fraco), ao frear, acende o estagio forte da luz de freio.

alterando pra farol baixo ou alto, nada deve mudar, tem que ser o mesmo comportamento de quando a lanterna tá acesa.

com no mínimo a lanterna ligada, girando a chave de seta 1 vez em torno do próprio eixo, deve acender o farol de neblina dianteiro apenas.

girando uma segunda vez, deve acender também o farol de neblina traseiro(segunda luz vermelha)
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#11

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mar 23, 2016 12:25 pm

tá comprovado!!
Tem gambiarra mesmo...agora, vai saber aonde!!!!?

Se de motor e conforto este carro não fosse tão bom,,,já tava trocado!!!

O dono anterior é um empresário...um cara com pouco tempo, daqueles que deixam o carro no mecânico e vai buscar depois!!!
Vou ti dizer que o tal mecânico praticamente destruiu o carro do cara...coisas simples de fazer que um LEIGO como eu consegue resolver com simples princípios de observação, erro e acerto...pois o tal mecânico botava pra destruir mesmo, fazendo a mágica de conseguir fazer o carro andar!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Qua Mar 23, 2016 2:10 pm

Batalha pode ser que o eu problema seja parecido com o problema do colega desse tópico: <a href="index.php?showtopic=5987" target="_blank">Chave de seta COM 2000 DELPHI - 96542536XT</a>

Pesquisando sobre o assunto do tópico acima eu achei um post em um fórum que trata dos defeitos comuns na com2000, e o comando que controla a seta e os faróis dão muito problema de desgaste gerando esse tipo de funcionamento anômalo que vc está observando no seu carro, vejam abaixo:

<a href="https://citroenc3owners.com/citroen-c3- ... -t467.html" target="_blank">The COM2000 (or steering wheel stalks) - an inside look.</a>

Ah! sim o fórum gringo pede validação de captcha para acessar.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Mar 23, 2016 2:12 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#13

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mar 23, 2016 2:36 pm

A um tempo atras comecei a desmontar a COM2000 ...e levaria muito tempo!!!
Talvez neste feriadão agora se a Patroa soltar a coleira!!

Mas, chegar ao ponto de apagar a luz atrás quando aciono farol alto!??? Isso é do tipo gambiarra mesmo...
inclusive percebi que o farolete PINGo acende quando ligo farol baixo e apaga junto com a luz de trás quando aciono farol ALTO....faço idéia que o cara interligou a luz do farolete com o farol baixo...e que o farolete é diretamente ligado à luz de trás!!

Se esta gambiarra não estiver sob o capú do motor, nas fiações do farol, então o cara foi artista e deve ter interligado dentro da chave COM2000 !!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#14

Mensagem por rgdl » Qua Mar 23, 2016 2:46 pm

Rapaz, nunca duvide do poder do osmar... conhece ele? O tal do osmarcontato... kkkkkkkkk ... tá a piada é ruim...

Mas isso pode acontecer tranquilamente sem que haja gambiarra nenhuma, basta que, em função do mal contato, o farol baixo desligue quando vc aciona o farol alto.

O que pode estar acontecendo é que o cabo flat pode estar quebrado ou haja desgaste excessivo no contatos do interruptor dos faróis, de modo que quando vc puxa a alavanca há o desligamento dos farol baixo.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Mar 23, 2016 2:47 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#15

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mar 23, 2016 3:35 pm

Rum!
Vi lá!

O cara pegou um fio das "organizações OsmarContatus" e interligou o positivo do farol baixo com o positivo do farolete PINGO !!! E ficou bem sútil ! Tipo "profissa" !!! Original do osmar!!!

Ou seja: QUando aciono o farol ALTO, automaticamente o positivo do farol baixo é desligado pela BSI...e aí segundo a gambiarra do osmar, apaga tudo que estiver pendurado no positivo do farol baixo!!!

Santa inteligência!!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Responder