Farol
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
- Nome: edinardoam
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Olá,
Tenho um Picasso 2011, a alguns dias ele vinha desligando sozinho o farol, e depois de alguns minutos ligava sozinho, as lanternas continuavam ligadas e as lampadas no painel também.
Ontem andando com o carro liguei o farol normalmente e depois de alguns minutos estacionei, ao desligar percebi que o farol estava ligado, fiz de tudo, até esperar o módulo desligar (30 min) e nada. Só desligou depois que desliguei a bateria.
Agora esta funcionando.
Alguém já passou por isso ou tem ideia o que seja?
Tenho um Picasso 2011, a alguns dias ele vinha desligando sozinho o farol, e depois de alguns minutos ligava sozinho, as lanternas continuavam ligadas e as lampadas no painel também.
Ontem andando com o carro liguei o farol normalmente e depois de alguns minutos estacionei, ao desligar percebi que o farol estava ligado, fiz de tudo, até esperar o módulo desligar (30 min) e nada. Só desligou depois que desliguei a bateria.
Agora esta funcionando.
Alguém já passou por isso ou tem ideia o que seja?
Xsara Picasso 2010/2011 1.6 Manual.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
- Nome: edinardoam
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- tilex
- Curioso
- Mensagens: 252
- Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
- Nome: Tilex
- Localização: S.J.do Rio Preto-SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT
Depende, se ao desligar a chave e o farol aceso não apitar (defeito na BSI), se apitar e vc desligar e continuar aceso (Defeito na caixa de fusiveis) essa ultima mais barato e facil de resolver.
Lógico q precisa de saber mais detalhes pra confirmar, mas parece ser isso.
Lógico q precisa de saber mais detalhes pra confirmar, mas parece ser isso.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
- Nome: edinardoam
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
- Nome: edinardoam
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
Tem certeza que é o comando de seta? Pois você disse que mesmo após 30 minutos o farol continua ligado.. Era pra bsi cortar a alimentação independente de chave de seta..
vou explicar mais ou menos pra você entender..
praticamente todos os dispositivos elétricos do carro, como travas, vidros, luzes, faróis, ventiladores, etc são controlados pela BSI e pela COM2000
quando você aciona o farol na chave de seta, você na verdade não aciona nada.. você apenas informa o módulo de controle(BSI ou COM200) que quer que o farol acenda..
então o módulo aciona o relé que alimenta o farol..
mas por que rele?
simples.. os modulos são compostos de chips e placas.. não são projetados pra corrente alta.. um farol trabalha com corrente alta, o que gera muita potencia elétrica. se ela passasse direto pelo módulo, as trilhas da placa e os chips iriam fritar devido a quantidade de amperes circulando ali..
então, na verdade o módulo aciona o rele.. que é como um interruptor que isola o modulo do dispositivo, mas faz ter controle dele.
então, por que eu acho que é o rele?
pelo seguinte.. após 30 min com algo ligado, a BSI corta qualquer componente elétrico controlado por ela pra evitar descarregar a bateria e exibe a mensagem no painel de modo economico se não me engano..
mas na verdade não corta o componente, ela corta o sinal do rele.. que deveria cortar o componente.. mas se o rele colar, ele vai continuar alimentando o componente.
é isso que eu acho que ta acontecendo ai
vou explicar mais ou menos pra você entender..
praticamente todos os dispositivos elétricos do carro, como travas, vidros, luzes, faróis, ventiladores, etc são controlados pela BSI e pela COM2000
quando você aciona o farol na chave de seta, você na verdade não aciona nada.. você apenas informa o módulo de controle(BSI ou COM200) que quer que o farol acenda..
então o módulo aciona o relé que alimenta o farol..
mas por que rele?
simples.. os modulos são compostos de chips e placas.. não são projetados pra corrente alta.. um farol trabalha com corrente alta, o que gera muita potencia elétrica. se ela passasse direto pelo módulo, as trilhas da placa e os chips iriam fritar devido a quantidade de amperes circulando ali..
então, na verdade o módulo aciona o rele.. que é como um interruptor que isola o modulo do dispositivo, mas faz ter controle dele.
então, por que eu acho que é o rele?
pelo seguinte.. após 30 min com algo ligado, a BSI corta qualquer componente elétrico controlado por ela pra evitar descarregar a bateria e exibe a mensagem no painel de modo economico se não me engano..
mas na verdade não corta o componente, ela corta o sinal do rele.. que deveria cortar o componente.. mas se o rele colar, ele vai continuar alimentando o componente.
é isso que eu acho que ta acontecendo ai
Editado pela última vez por Miau em Qui Mar 31, 2016 3:47 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Essa "chave de seta" não é uma "chave de seta" qualquer é uma chave de seta computadorizada que recebe o nome de com2000.
Ela é responsável por controlar, via rede CAN, o airbag, a buzina, os faróis, os faróis de neblina, limpadores de para-brisa, água de limpeza, controle remoto do rádio e piloto automático (esses dois itens nos que tem tal função habilitada e os respectivos controles instalados).
Vc não vai encontrar a com2000 em qualquer lugar diferente de Concessionária e ferro velho.
Também, não é qualquer com2000 que vai servir no seu carro, tem que olhar o código que está na sua com2000 e comprar uma com o mesmo código. Esse código varia de ano para ano.
E para complicar ainda mais tem o detalhe de que mudou o fabricante, era a Delphi e passou a ser Valeo.
No mais, faça o teste que o André está falando acima, faz sentido ser o relê e não a com2000.
Ela é responsável por controlar, via rede CAN, o airbag, a buzina, os faróis, os faróis de neblina, limpadores de para-brisa, água de limpeza, controle remoto do rádio e piloto automático (esses dois itens nos que tem tal função habilitada e os respectivos controles instalados).
Vc não vai encontrar a com2000 em qualquer lugar diferente de Concessionária e ferro velho.
Também, não é qualquer com2000 que vai servir no seu carro, tem que olhar o código que está na sua com2000 e comprar uma com o mesmo código. Esse código varia de ano para ano.
E para complicar ainda mais tem o detalhe de que mudou o fabricante, era a Delphi e passou a ser Valeo.
No mais, faça o teste que o André está falando acima, faz sentido ser o relê e não a com2000.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
- Nome: edinardoam
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
- Miau
- Zumbi
- Mensagens: 3525
- Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
- Nome: André M
- Localização: Macaé - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
- Contato:
pois é.. pelo que pude entender.. até tem a caixa de reles, fica atras do radiador do ar numa tampa, mas acho que são somente os reles da ventoinha.
então pedi pra minha mulher acionar o farol pra ver onde eu ouvia o estalo do rele..
pelo que entendi, que faz a função de relé é o BSM, que é o modulo de fusiveis naquela caixa escrito ELETRONIC
me parece que o rele esta soldado na placa do BSM, pois o som de estalo vem de lá.
então, tem que pesquisar a fundo isso ai, ver se o defeito nao está no BSM, ou na COM2000, ou na BSI, se for ela que aciona o farol
então pedi pra minha mulher acionar o farol pra ver onde eu ouvia o estalo do rele..
pelo que entendi, que faz a função de relé é o BSM, que é o modulo de fusiveis naquela caixa escrito ELETRONIC
me parece que o rele esta soldado na placa do BSM, pois o som de estalo vem de lá.
então, tem que pesquisar a fundo isso ai, ver se o defeito nao está no BSM, ou na COM2000, ou na BSI, se for ela que aciona o farol
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
Acumule conhecimento, use o Fórum.
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 38
- Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
- Nome: edinardoam
- Localização: Rio de Janeiro - RJ
Resolvido...
Foram feito os testes com o Lexia, BSI (OK), Com2000 (OK), próximo passo indicado era inspeção visual na caixa de fusíveis.
Feito a troca da caixa, tudo OK.
Provavelmente algum tipo de rele eletrônico interno na caixa de fusíveis estava travado mesmo.
Obrigado a atenção de todos.
Foram feito os testes com o Lexia, BSI (OK), Com2000 (OK), próximo passo indicado era inspeção visual na caixa de fusíveis.
Feito a troca da caixa, tudo OK.
Provavelmente algum tipo de rele eletrônico interno na caixa de fusíveis estava travado mesmo.
Obrigado a atenção de todos.
Xsara Picasso 2010/2011 1.6 Manual.