Farol

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#16

Mensagem por Munhoz » Qua Abr 06, 2016 8:01 pm

que bom que resolveu! obrigado por postar a solução


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#17

Mensagem por Miau » Qua Abr 06, 2016 8:27 pm

nao falei que era rele o problema hahahah

só que é integrado na BSM(vulgo caixa de fusiveis).. desmontando ela, dá pra arrumar
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#18

Mensagem por rgdl » Qua Abr 06, 2016 10:44 pm

Aproveitei que fui averiguar o fusível Maxi de 50A que tinha derretido e tirei uma foto da BSM desmontada e realmente todos os relês estão nela.

Imagem

Dá até para reparar a BSM e trocar os relês mas o difícil é saber qual deles é que controla exatamente o farol, isso sem falar que a placa de circuito impresso é resinada o que dificulta o acesso a solda.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 08, 2016 5:54 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
CM318
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Fev 04, 2016 6:51 pm
Nome: CM318
Modelos Citroën: Picasso 2011 GLX

#19

Mensagem por CM318 » Qui Abr 07, 2016 2:00 am

Quer dizer que se estragar o relé de farol tem que trocar essa caixa eletrônica inteira?
Trocar tudo por causa de um relé vagabundo?

Olha, mais uma vez eu no caso procuraria o fio do sinal de acionamento do relé e faria uma instalação externa a ele, com um relé dedicado, fusíveis e etc.

Acho um absurdo ter que trocar tudo por causa de um mísero relé.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#20

Mensagem por rgdl » Qui Abr 07, 2016 9:17 am

CM318, não necessariamente vai ter que trocar tudo mas a troca não vai ser nada fácil. Mais por causa da resina protetora do que por qualquer outro motivo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
edinardoam
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
Nome: edinardoam
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#21

Mensagem por edinardoam » Qui Abr 07, 2016 8:53 pm

Em outra situação, fiz o que o CM318, falou, não troquei o rele, desmontei o rele na própria caixa, soldei fios, e coloquei outro rele externo.
Xsara Picasso 2010/2011 1.6 Manual.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#22

Mensagem por Miau » Qui Abr 07, 2016 10:30 pm

teoricamente não é pra dar problema nesse rele..

tanto que quase não se lê alguém reportando isso..

mas tem a turma que gosta do xênon e não para pra pensar que o rele tem um limite de corrente.. e por ai vai..
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
CM318
Habilitado
Mensagens: 58
Registrado em: Qui Fev 04, 2016 6:51 pm
Nome: CM318
Modelos Citroën: Picasso 2011 GLX

#23

Mensagem por CM318 » Sex Abr 08, 2016 1:20 am

Na verdade o xenon consome menos energia, 35w a maioria; enquanto a lâmpada incandescente convencional consome 55/60W, ou seja, teríamos aproximadamente a metade da amperagem, o que até protegeria o sistema elétrico.
O que derrete tudo são as lâmpadas incandescestes de 100W, uma porcaria.

O que acontece as vezes é que um sistema elétrico desses tem inúmeras "emendas" na forma de plugs, contatos, painéis, e os relês mesmos.
Se houver um pouco de oxidação em cada "emenda" dessas, isso somado pode levar a um aumento de carga total do circuito e aquecimento num ponto deste.

Outra coisa que pode acontecer e que também aumenta amperagem é a falta de aterramento do sistema, que faz cair a voltagem no ponto de consumo e, consequentemente, aumenta a amperagem, daí acontecem os derretimentos da vida.

Como as vezes é quase impossível descobrir onde está o problema, EU prefiro o relê externo, que fará com que o sistema original precise apenas de uma fração diminuta da amperagem original, algo como: de 50 amp para décimos de 1 amp, ou seja, só se tudo apodrecer de vez pra parar de funcionar.

Na minha Quantum 1990 aconteceu isso, desgaste do sistema, e em algum ponto surgiu um mau contato que fazia a buzina falhar.
Vi na caixa de fusíveis, após retirar o relê, qual era o ponto onde chegava o sinal de acionamento do relê da buzina original.
Puxei dali um fio para acionar um novo relê, ligado direto na bateria e com terminais soldados.
Vai funcionar mais 25 anos.
edinardoam
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
Nome: edinardoam
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#24

Mensagem por edinardoam » Sex Abr 08, 2016 9:22 am

No meu caso, estava usando lâmpadas incandescestes de 100W.

Fonte provável do problema, depois de uns 2 anos de uso.
Xsara Picasso 2010/2011 1.6 Manual.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#25

Mensagem por rgdl » Sex Abr 08, 2016 9:51 am

Quando se usa esse tipo de lâmpada tem que usar um relê para puxar energia direto da bateria como sugerido pelo colega CM318.

Nesse esquema o o relê da BSM deixa de acender a lâmpada e passa a acionar o relê que vai acender a lâmpada. Um relê de 10A é mais que suficiente.

Agora esse tipo de lâmpada esquenta bem mais que a de 55/60 então corre-se o risco de derreter ou deformar a lente do farol.

Também é lâmpada de uso proibido, aqui no rio de janeiro se o cara percebe que sua lâmpada é de 100W vc é reprovado na hora.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#26

Mensagem por Miau » Sex Abr 08, 2016 9:52 am

ahh ta explicado.. o circuito é projetado pra 60W.. coloca 100W.. lasca tudo

e sobre o xenon.. o lance é mais o reator, que durante a partida deve dar um pico bem alto de consumo..

trocando em miúdos.. acredito que nesse caso do picasso com o BSM, o xenon nao vai danificar na hora, mas em médio prazo acredito que sim.
Editado pela última vez por Miau em Sex Abr 08, 2016 9:56 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
edinardoam
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Mai 16, 2013 2:11 pm
Nome: edinardoam
Localização: Rio de Janeiro - RJ

#27

Mensagem por edinardoam » Sex Abr 08, 2016 10:00 am

Passou na vistoria do detran RJ por duas vezes, sem problemas.

Não deixou passar as lanternas com led.

De qualquer forma, carro com as lâmpadas originais.
Xsara Picasso 2010/2011 1.6 Manual.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#28

Mensagem por Munhoz » Sex Abr 08, 2016 11:09 am

caraca, vou te falar que durou bem! 2 anos com lâmpadas de 100W
Sem falar que também não pegou fogo
Editado pela última vez por Munhoz em Sex Abr 08, 2016 11:13 am, em um total de 1 vez.
Responder