Farol
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Aproveitei que fui averiguar o fusível Maxi de 50A que tinha derretido e tirei uma foto da BSM desmontada e realmente todos os relês estão nela.
Dá até para reparar a BSM e trocar os relês mas o difícil é saber qual deles é que controla exatamente o farol, isso sem falar que a placa de circuito impresso é resinada o que dificulta o acesso a solda.
Dá até para reparar a BSM e trocar os relês mas o difícil é saber qual deles é que controla exatamente o farol, isso sem falar que a placa de circuito impresso é resinada o que dificulta o acesso a solda.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 08, 2016 5:54 pm, em um total de 1 vez.
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Quer dizer que se estragar o relé de farol tem que trocar essa caixa eletrônica inteira?
Trocar tudo por causa de um relé vagabundo?
Olha, mais uma vez eu no caso procuraria o fio do sinal de acionamento do relé e faria uma instalação externa a ele, com um relé dedicado, fusíveis e etc.
Acho um absurdo ter que trocar tudo por causa de um mísero relé.
Trocar tudo por causa de um relé vagabundo?
Olha, mais uma vez eu no caso procuraria o fio do sinal de acionamento do relé e faria uma instalação externa a ele, com um relé dedicado, fusíveis e etc.
Acho um absurdo ter que trocar tudo por causa de um mísero relé.
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CM318, não necessariamente vai ter que trocar tudo mas a troca não vai ser nada fácil. Mais por causa da resina protetora do que por qualquer outro motivo.
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teoricamente não é pra dar problema nesse rele..
tanto que quase não se lê alguém reportando isso..
mas tem a turma que gosta do xênon e não para pra pensar que o rele tem um limite de corrente.. e por ai vai..
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Na verdade o xenon consome menos energia, 35w a maioria; enquanto a lâmpada incandescente convencional consome 55/60W, ou seja, teríamos aproximadamente a metade da amperagem, o que até protegeria o sistema elétrico.
O que derrete tudo são as lâmpadas incandescestes de 100W, uma porcaria.
O que acontece as vezes é que um sistema elétrico desses tem inúmeras "emendas" na forma de plugs, contatos, painéis, e os relês mesmos.
Se houver um pouco de oxidação em cada "emenda" dessas, isso somado pode levar a um aumento de carga total do circuito e aquecimento num ponto deste.
Outra coisa que pode acontecer e que também aumenta amperagem é a falta de aterramento do sistema, que faz cair a voltagem no ponto de consumo e, consequentemente, aumenta a amperagem, daí acontecem os derretimentos da vida.
Como as vezes é quase impossível descobrir onde está o problema, EU prefiro o relê externo, que fará com que o sistema original precise apenas de uma fração diminuta da amperagem original, algo como: de 50 amp para décimos de 1 amp, ou seja, só se tudo apodrecer de vez pra parar de funcionar.
Na minha Quantum 1990 aconteceu isso, desgaste do sistema, e em algum ponto surgiu um mau contato que fazia a buzina falhar.
Vi na caixa de fusíveis, após retirar o relê, qual era o ponto onde chegava o sinal de acionamento do relê da buzina original.
Puxei dali um fio para acionar um novo relê, ligado direto na bateria e com terminais soldados.
Vai funcionar mais 25 anos.
O que derrete tudo são as lâmpadas incandescestes de 100W, uma porcaria.
O que acontece as vezes é que um sistema elétrico desses tem inúmeras "emendas" na forma de plugs, contatos, painéis, e os relês mesmos.
Se houver um pouco de oxidação em cada "emenda" dessas, isso somado pode levar a um aumento de carga total do circuito e aquecimento num ponto deste.
Outra coisa que pode acontecer e que também aumenta amperagem é a falta de aterramento do sistema, que faz cair a voltagem no ponto de consumo e, consequentemente, aumenta a amperagem, daí acontecem os derretimentos da vida.
Como as vezes é quase impossível descobrir onde está o problema, EU prefiro o relê externo, que fará com que o sistema original precise apenas de uma fração diminuta da amperagem original, algo como: de 50 amp para décimos de 1 amp, ou seja, só se tudo apodrecer de vez pra parar de funcionar.
Na minha Quantum 1990 aconteceu isso, desgaste do sistema, e em algum ponto surgiu um mau contato que fazia a buzina falhar.
Vi na caixa de fusíveis, após retirar o relê, qual era o ponto onde chegava o sinal de acionamento do relê da buzina original.
Puxei dali um fio para acionar um novo relê, ligado direto na bateria e com terminais soldados.
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Quando se usa esse tipo de lâmpada tem que usar um relê para puxar energia direto da bateria como sugerido pelo colega CM318.
Nesse esquema o o relê da BSM deixa de acender a lâmpada e passa a acionar o relê que vai acender a lâmpada. Um relê de 10A é mais que suficiente.
Agora esse tipo de lâmpada esquenta bem mais que a de 55/60 então corre-se o risco de derreter ou deformar a lente do farol.
Também é lâmpada de uso proibido, aqui no rio de janeiro se o cara percebe que sua lâmpada é de 100W vc é reprovado na hora.
Nesse esquema o o relê da BSM deixa de acender a lâmpada e passa a acionar o relê que vai acender a lâmpada. Um relê de 10A é mais que suficiente.
Agora esse tipo de lâmpada esquenta bem mais que a de 55/60 então corre-se o risco de derreter ou deformar a lente do farol.
Também é lâmpada de uso proibido, aqui no rio de janeiro se o cara percebe que sua lâmpada é de 100W vc é reprovado na hora.
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ahh ta explicado.. o circuito é projetado pra 60W.. coloca 100W.. lasca tudo
e sobre o xenon.. o lance é mais o reator, que durante a partida deve dar um pico bem alto de consumo..
trocando em miúdos.. acredito que nesse caso do picasso com o BSM, o xenon nao vai danificar na hora, mas em médio prazo acredito que sim.
e sobre o xenon.. o lance é mais o reator, que durante a partida deve dar um pico bem alto de consumo..
trocando em miúdos.. acredito que nesse caso do picasso com o BSM, o xenon nao vai danificar na hora, mas em médio prazo acredito que sim.
Editado pela última vez por Miau em Sex Abr 08, 2016 9:56 am, em um total de 1 vez.
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caraca, vou te falar que durou bem! 2 anos com lâmpadas de 100W
Sem falar que também não pegou fogo
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Editado pela última vez por Munhoz em Sex Abr 08, 2016 11:13 am, em um total de 1 vez.