Quebrou a Correia Tentada e tentei dar partida: valor do pre

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Luiz Vilela
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Mar 06, 2015 10:34 pm
Nome: Luiz Vilela

#1

Mensagem por Luiz Vilela » Sex Mar 11, 2016 2:12 am

Pessoal, tinha acabado de consertar o alternador, trocar algumas mangueiras que estavam vazando e aquecendo (aparecia o aviso de Temperatura Motor - Pare) e arrumei também as bandejas que estavam detonadas. Peguei meu Picasso 2002 feliz da vida com os consertos, e parecia estar tudo 100%, mas depois de 30 minutos andando, ouço um barulho, de algo soltando do lado direito. Aparentemente quebrou a correia dentada, com o carro em movimento. Ali, no meio de uma avenida movimentada, sem pensar oq ue poderia ter sido, na mesma hora, o tonto aqui tentou dar partida duas vezes, meio que por instinto, na tentativa de sair da avenida, imediatamente quando o carro parou. Nada. Empurrei para uma rua calma, não tentei mais nada, porque só aí lembrei do diacho da correia. Abri e vi a correia estourada.

Alguém faz idéia se ao acontecer isso, já era? Válvula e o escambau foram para o beleléu? Terei que fazer retifica? Alguém tem idéia de valores que posso gastar?

Um abraço e obrigado desde já!

Gustavo.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Sex Mar 11, 2016 6:54 am

Foi a dentada mesmo que voce viu estourada? Pois ela fica escondida dentro da capa. Abrindo o capo acho que só da pra ver a poly-v
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#3

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Mar 11, 2016 8:43 am

Já passei por essa de arrebentar a POLY V !! Era nova, marca DAYCO, e estourou porque o mecânico colocou do lado errado, com as letras pro lado contrário !!

Mas em seguida o carro ligou e chegou na oficina...com dificuldade mas chegou!

Poxa amigo !! Espero que seja só a POLY V...
se for a correia dentada, peça uma reserva pra sua Patroa de mais ou menos uns R$ 3.000,00...jogando por baixo!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Sex Mar 11, 2016 8:51 am

além do mais, acho que se a dentada tivesse arrebentado, nem partida iria conseguir dar pois o pistão ia travar nas válvulas.. vê direitinho ai.

até pelo que você diz.. tinha acabado de mexer no alternador, que é justamente onde vai a poly-v
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#5

Mensagem por friba.rj » Sex Mar 11, 2016 9:55 am

Ou seja, pode ser que tenha sido o mesmo mecânico do Batalha que mexeu no seu alternador e errou na sua correia também.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Luiz Vilela
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sex Mar 06, 2015 10:34 pm
Nome: Luiz Vilela

#6

Mensagem por Luiz Vilela » Sex Mar 11, 2016 12:32 pm

[quote name='André M' date='Mar 11 2016, 06:54 AM' post='33098']
Foi a dentada mesmo que voce viu estourada? Pois ela fica escondida dentro da capa. Abrindo o capo acho que só da pra ver a poly-v
[/quote]

Hmmm, agora não sei… Deixei hoje no mecânico para fazer o orçamento, quem sabe meu prejuízo não foi tão grande então, tomara!

Obrigado pela resposta!

[quote name='BATALHA' date='Mar 11 2016, 08:43 AM' post='33099']
Já passei por essa de arrebentar a POLY V !! Era nova, marca DAYCO, e estourou porque o mecânico colocou do lado errado, com as letras pro lado contrário !!

Mas em seguida o carro ligou e chegou na oficina...com dificuldade mas chegou!

Poxa amigo !! Espero que seja só a POLY V...
se for a correia dentada, peça uma reserva pra sua Patroa de mais ou menos uns R$ 3.000,00...jogando por baixo!!
[/quote]


Vixe… rezando aqui pra não ser a maldita dentada! Esperando a resposta do mecânico! Obrigado pela resposta!

[quote name='André M' date='Mar 11 2016, 08:51 AM' post='33100']
além do mais, acho que se a dentada tivesse arrebentado, nem partida iria conseguir dar pois o pistão ia travar nas válvulas.. vê direitinho ai.

até pelo que você diz.. tinha acabado de mexer no alternador, que é justamente onde vai a poly-v
[/quote]

Mas não deu partida mesmo. Tentei duas vezes, só fez um barulho horrível, como se fosse um grito do Picasso sofrendo no inferno…auahaha Não pegou. Aí me toquei que poderia ser a dentada e não tentei mais. Só no aguardo do mecânico agora!

[quote name='Claudio Cesar' date='Mar 11 2016, 09:55 AM' post='33101']
Ou seja, pode ser que tenha sido o mesmo mecânico do Batalha que mexeu no seu alternador e errou na sua correia também.
[/quote]


Ahahahahahaha, capaz que seja o mesmo! rs

Pensei isso também, ele tinha acabado de mexer, então tô aqui torcendo pra não ter sido grave, acho que não foi a dentada mesmo.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Sex Mar 11, 2016 3:24 pm

Se o problema for realmente correia dentada vc vai ter que fazer retífica do cabeçote e certamente vai ter válvula empenada então vai ter que trocar todas elas, não sei se vai precisar trocar os tuchos, mas certamente vai ter que trocar os retentores, em casos mais graves pode haver também perfuração do pistão.

Mas isso pode ocorrer em qualquer carro 16V que quebre a correia, não é privilégio do Picasso não.

Se o que quebrou foi a poly-v tem que rezar para ela não ter enroscado na polia dentada do virabrequim, porque embora a dentada tenha proteção já é sabido que essa proteção não é 100% e fios da poly-v podem enroscar na polia da dentada travando tudo.

Agora, o carro funciona sem a Poly-V enquanto tiver carga na bateria, era para seu carro ter dado partida.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Mar 11, 2016 3:26 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#8

Mensagem por Cirdan » Seg Mar 28, 2016 7:31 am

Com experiencia de quem teve uma com problema em um tensor e fez a correia dentada romper duas vezes:

Prepara pelo menos uns 5 mil reais amigo. Cabeçote vai ter q ser feito e torce para não ter sido nada pior.

Uma dica: Carro parou do nada e vc quer saber se é a dentada? Abre a tampa do oleo e pede pra alguem dar a partida. Se o comando não girar, é a dentada.

E não tem essa de dar a partida que piora. Quando ela estoura na rua, com o carro andando, já mandou o cabeçote pro saco. No meu carro, nas 2 vezes foram as 16V pro saco e todo o cabeçote pra retifica. Só não foi a terceira vez, pq descobrimos que o prisioneiro vendido na Citroen vem com folga e o da Peugeot não.
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#9

Mensagem por tilex » Ter Mar 29, 2016 8:14 am

É incrivel como mexanico coloca essa correia poly-v ao contrario, essa é a 3a vez q ouço isso !
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Cirdan
Interessado
Mensagens: 1387
Registrado em: Ter Abr 01, 2008 3:37 pm
Nome: Cirdan

#10

Mensagem por Cirdan » Ter Mar 29, 2016 8:52 pm

Infelizmente, que entenda de Citroen e saiba fazer o trabalho direito, são poucos.
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#11

Mensagem por friba.rj » Ter Mar 29, 2016 9:56 pm

Cirdan, por conta disso, meu carro está parado. Dentro do porta-malas, um kit completo da correia dentada e um kit completo da poly V, ambos da Gates, e uma bomba d'água SKF.
Esperando encontrar um mecânico de confiança para fazer as trocas.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Ter Mar 29, 2016 10:20 pm

Cara isso é uma coisa tão básica que me espanta ainda existir mecânico que erra isso.

Com os mecânicos do meu irmão nunca tive problema, já fiz duas trocas sem problemas isso sem falar das duas vezes que a correia teve que ser desmontada para troca da junta do cabeçote e por problemas no ar condicionado.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#13

Mensagem por Miau » Ter Mar 29, 2016 11:26 pm

Se fosse em macae eu fazia o serviço.. Hehe
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
friba.rj
Curioso
Mensagens: 211
Registrado em: Sáb Jan 02, 2016 1:34 pm
Nome: Claudio Cesar
Localização: Nova Friburgo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2007 [in memoriam]

#14

Mensagem por friba.rj » Qua Mar 30, 2016 12:24 am

André M, olha que eu apareço aí. kkkk

rgdl, se o André M não fizer a troca, eu vou levar o carro pro seu irmão. Tem desconto pra membro do CCdoB? :D


Já fui visitar umas oito oficinas e voltei pra casa sem fazer o serviço porque eles não possuem as ferramentas específicas (mas queriam fazer assim mesmo, pois dá pra usar chave de fenda :28720: ).

Eu nunca me importei muito com manutenção de carro. Levava pra qualquer um mesmo. Se não ficasse bom, ia a outro. Acabei ficando exigente depois de frequentar este fórum.

Pra ter uma ideia, nunca vi um mecânico usar um torquímetro em toda minha vida.
Editado pela última vez por friba.rj em Qua Mar 30, 2016 12:32 am, em um total de 1 vez.
Citroën Xsara Picasso GXS 2.0 16V 2006/2007 [in memoriam]
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Qua Mar 30, 2016 11:46 am

ok, mas meu irmão não é careiro não e ele tem as ferramentas corretas para travar comando e virabrequim e colocar o carro no ponto.

Esse povo mexanico usa bracimetro é outro equipamento kkkkkkkk
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder