código de falha P0403

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
GUSHIGUERU
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Qui Jul 05, 2012 8:23 am
Nome: GUSHIGUERU
Localização: São Paulo - Brasil
Modelos Citroën: XSara Picasso 2005 2.0 16V GLX Automático

#1

Mensagem por GUSHIGUERU » Ter Mar 08, 2016 7:29 am

Prezados colegas, bom dia !

Estou precisando de uma ajuda; tenho um xsra picasso 2005 2.0 16v automático aonde ao colocar o leitor de código de falhas ele apopresenta o código P0403 - Exhaust Gas Recirculation circuito Avaria.
Porem a luz do painel não informa de nehuma avaria e também considero que o carro roda normalmente.
Não sei se tem algo a ver só notei que meu escapamento enferujou quase em toda sua extensão? e na saida do escape aparece uma coloração preta ?
Se alguem já passou por este problema e poder me ajudar eu agradeço muito.

tenham um ótimo dia.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Ter Mar 08, 2016 7:36 am

sim.. tá acusando defeito elétrico na válvula EGR.. que recicla gases quentes da exaustão para o coletor de admissão.

A função dessa válvula é aquecer o ar da admissão pra efeito de economia de combustível e controle de poluição.

fica em cima do motor no lado direito..

as vezes pode ser sujeira de carbonização impedindo o movimento da agulha da solenoide.

Imagem
Editado pela última vez por Miau em Ter Mar 08, 2016 7:39 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Ter Mar 08, 2016 10:39 am

A válvula EGR, como disse o André, está ligada a economia de combustível e controle de poluição.

Ao esquentar o ar da admissão com os gases do escapamento a combustão da gasolina é melhorada, fazendo com que se use menos combustível e, por consequência, se produza menos poluentes.

Talvez vc não esteja sentindo nenhuma diferença agora por que a falha pode ser intermitente mas se ela se tornar permanente ai sim vc vai sentir não só o carro gastão como também vai acender a luz da injeção.

Faz o que o André sugeriu, pois se ela estiver travada o aumento da resistência pode causar essa falha.

Verifique também o chicote e os conectores.

Agora se nada disso adiantar se prepare, pois essa válvula não nada barata. Ela está a R$ 848,32 no preço sugerido, as concessionárias costuma cobrar entre 10 a 20% a mais do que o preço sugerido.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

código de falha P0403

#4

Mensagem por rgdl » Ter Mar 08, 2016 4:40 pm

Ai, é impressão minha ou a válvula EGR de nossos Picassos é idêntica a mesma peça usada nos Vectra, Corsa e outros da linha GM?

Vejam

Válvula Egr Astra Corsa Vectra Blazer S10 Zafira Original

Valvula Egr Citroen Picasso 2.0 16v
Editado pela última vez por rgdl em Ter Mar 08, 2016 5:33 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder