Meu Xsara Picasso não liga

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
igormauri
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 12:19 pm
Nome: igor mauri

#1

Mensagem por igormauri » Qui Fev 18, 2016 12:14 pm

Meus amigos,

Meu Xsara Picasso 20.0 16v 03/03 vem demonstrando um probleminha pertinente que é a dificuldade de ligar...
Algum tempo atras 1 ano e meio ou mais apresentou o mesmo problema e foi detectado ser na bomba de gasolina, troquei por completo e voltou a funcionar. Porem parece q voltou o mesmo problemas, mas ouço a bomba injetar e depois de umas 8 / 10 tentativas ou algumas horas depois ele ligava e ficava alguns dias funcionando e novamente voltava o problema.
Numa destas vezes que ocorreu de nao ligar acabei conseguindo funcionar fazendo pegar no tranco e o q me fez pensar nao ser a bomba de gasolina desta vez, pois se fosse acredito que não pegaria mesmo no tranco (posso estar enganado), mas agora estou com o carro parado por uma semana e nao liga mesmo, por vezes ouço a bomba funcionar e fico na esperança de ligar e nada...
Alguem saberia o q posso fazer ou indicar uma mecanica na Z.Norte/sp para q posso leva-lo e por um fim neste problema.

Abs

Igor


Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#2

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Fev 18, 2016 12:41 pm

Igor,

Se tens as ferramentas, tempo e paciência verifique o filtro de combustível antes de ligar o carro. Tira ele, deixa escorrer a gasolina pelo lado da entrada...se sair borra preta, goma, sujeira terá noção do problema.
Limpa este filtro com CAR80 e coloca de novo.

Em seguida, retira a bobina de ignição (com motor frio e MUITO CUIDADO) e borrifa nos contatos elétricos do chicote e nos contatos elétricos que transmitem tensão para as velas de ignição o spray LIMPA CONTATO ELÉTRICO...coloca ela de lado pra secar.

Com um espelho pequeno e uma lanterna, vizualize as velas de ignição lá no motor...veja se tem sujeira ou parafusos...alguma coisa solta ali em volta das velas de ignição !!! se tiver algo solto ou sujeira, improvise uma mangueira em um aspirador de pó e aspire o que houver ali sem dar pancada para não danificar as velas.

Em seguida (com a ferramenta certa) retire uma vela de ignição de cada vez...e verifique a condição de cada uma....se almenos uma estiver enxarcada de óleo, preta, com o eletroldo todo desgastado...troque as quatro....mas se estiverem com o eletroldo em boa condição, limpa com o CAR 80, deixa secar e recoloca.

Se no tanque tiver uns 20 litros ou mais de gasolina, põe um aditivo de limpeza de sistema de injeção no tanque...eu uso o STP...mas na falta deste já usei até mesmo o DRAFT....você encontra em postos ou no Carrefour. Se o carro é FLEX, use o aditivo flex...se gasolina, aditivo para gasolina!!!

Dê partida no motor. Se não pegar, dê intervalos de 10 segundo para tentar novamente...com calma sem stress.

Eu uso aditivo mais ou menos uma vez por ano...quando percebo uma pequena falha na partida...e sempre volta ao normal.

Estes procedimentos são CASEIROS....outras opçãoé rebocar o carro para uma mecânica especializada em injeção eletrônica..pois lá os caras resolverão tudo sem dúvida.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
igormauri
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 12:19 pm
Nome: igor mauri

#3

Mensagem por igormauri » Sex Fev 19, 2016 10:38 am

Batalha, obrigado pelas dicas.

Porem fiz revisão no carro por volta de 8 messes, onde troquei as velas e realizando limpeza no sistema de injeção e check-up geral no modulo e outros reparos e não veio apresentar nenhum outro problema a não ser agora este relatado... consultei o tempo de troca da bomba de gasolina e fazem 3 anos e meio, será que poderia ser ela novamente?

Não consigo realizar estas manutenções, pois moro em apartamento e é impossivel qualquer pratica de manutenção na garagem (infelizmente), neste caso teria alguma mecanica de confiança que possa me indicar pela Z/N de sp.

Abs

Igor
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Sex Fev 19, 2016 11:24 am

Igor, pode ser que seu problema seja novamente a bomba de gasolina. Vc usa o mesmo posto toda vez que abastece?

Mas é muito difícil acertar na mosca com poucas informações, pois falha de partida pode ser muita coisa, desde problemas simples como, por exemplo, bomba de gasolina e velas até coisas mais complicadas como junta do cabeçote queimada.

Eu já tive problema de partida a frio, teve uma vez que simplesmente que o carro não pegou e quase perdi uma audiência na justiça, além do problema de partida havia outros problemas também que no fim o diagnóstico era junta do cabeçote queimada, tive que trocar.

Não estou dizendo que esse é o seu problema, mas sem maiores detalhes é difícil acertar.

Faz assim, tenta gravar um vídeo do problema coloca no youtube e cola o link aqui. Eu fiz isso uma vez e ajudou muito, os colegas identificaram o problema na hora, justamente a queima da junta que falei.

Fazer certos reparos em garagem de edifício é osso mesmo, nesse ponto morar numa casa é bem melhor, mas mesmo assim dá para fazer coisas simples que envolvam apenas a abertura do capô, por exemplo.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Fev 19, 2016 11:28 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Andrezo
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 12:27 am
Nome: Andrezo
Localização: Rj
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção

#5

Mensagem por Andrezo » Sáb Fev 20, 2016 8:58 pm

Olá amigos,

Assim como o igor possuo um Xsara Picasso 2.0 16v 06/06 que também vem apresentando problemas ao ligar, não é sempre, no inicio pensei que fosse algo relacionado com minha chave, algum problema no code, mas depois de investigar um pouco melhor o problema resolvi mudar a alavanca do cambio da posição "n" para a posição "p" e retorna-la a "n" antes de tentar virar a chave novamente, sempre que acontece agora o problema ao realizar este procedimento ele volta a ligar normalmente depois, fui tentar me informar mais sobre o defeito analisando o bloco do cambio no manual, ví que existe um relé de proibição de arranque(6555 68)item 18 da caixa de circuitos BVA AL4, será que este relé pode ser o causador do meu problema?

Abs
Andrezo
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#6

Mensagem por renan97ar » Sáb Fev 20, 2016 9:12 pm

Andrezo, ao tentar ligar, o carro gira o arranque e não pega ou nem chega a girar o motor de arranque?
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Meu Xsara Picasso não liga

#7

Mensagem por rgdl » Dom Fev 21, 2016 6:24 am

Andrezo, seu problema é no contator multi função (CMF). Tem um tópico pinado sobre ele (Anatomia de um contator multifunção CMF), da um olhada lá.
Editado pela última vez por rgdl em Qua Ago 31, 2016 2:07 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Andrezo
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 12:27 am
Nome: Andrezo
Localização: Rj
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção

#8

Mensagem por Andrezo » Dom Fev 21, 2016 7:32 pm

[quote name='renan97ar' date='Feb 20 2016, 09:12 PM' post='32884']
Andrezo, ao tentar ligar, o carro gira o arranque e não pega ou nem chega a girar o motor de arranque?
[/quote]

então renan97ar, ele nem alimenta o motor de arranque

[quote name='rgdl' date='Feb 21 2016, 07:24 AM' post='32886']
Andrezo, seu problema é no contator multi função (CMF). Tem um tópico pinado sobre ele (anatomia de um contator multi função), da um olhada lá.
[/quote]
Obrigado rgdl, vou dar uma olhada
igormauri
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 12:19 pm
Nome: igor mauri

#9

Mensagem por igormauri » Seg Fev 22, 2016 11:56 am

Prezados, bom dia.

O meu Xsara Picasso é manual, e neste final de semana tentei faze-lo pegar novamente e nada...
Ouvi a bomba acionar em duas vezes das diversas que tentei...
Chegou a acusar falha no sistema anti-furto, mas acredito que tenha sido devido as excessivas tentativas...

Quero logo dar fim neste problema... adoro meu carro e nem penso por enquanto trocar...

Alguem teria uma oficina para indicar de preferencia na Z/N de SP.

abs
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Seg Fev 22, 2016 12:17 pm

se chegou a aparecer falha no antifurto, então seu problema é ai.. tente com a chave reserva..

digo isso pq quando eu quero dar partida sem pegar o motor.. eu arranco o transponder da chave e o sintoma é exatamente esse..
Editado pela última vez por Miau em Seg Fev 22, 2016 12:31 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
igormauri
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 12:19 pm
Nome: igor mauri

#11

Mensagem por igormauri » Qua Fev 24, 2016 8:22 am

O problema nao é o anti-furto, esta semana tentei novamente e nada precisei até dar carga na bateria de tanto tentar...
Ouvi novamente a bomba por algumas vezes e mesmo assim nao pegou...
Cara to quase desistindo e deixa-lo la parado...
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Qua Fev 24, 2016 9:09 am

bom.. acho que não é complicado..

antes de dar partida, 1 coisa tem que acontecer:

1 - bomba tem que pressurizar à 3.5 bar no minimo. Fácil de verificar plugando qualquer manômetro de calibrar pneu de bicicleta na saída da caneta de bicos.

quando se dá partida.. 3 coisas tem que acontecer:

1 - motor de partida tem que girar
2 - bicos tem que injetar
3 - velas tem que dar centelha.. ocorre em pares

já que você não tem scanner.. o negócio é soltar a bobina e a caneta de bicos do carro.. colocar uma bandeja em baixo dos bicos e pedir pra alguém dar partida.. os bicos tem que injetar enquanto a partida gira.

depois você verifica a bobina se ao dar partida, está centelhando.. ela da estalos

algum dos dois certamente não tá acontecendo

fora isso, ai vai pra parte mais complicada que é verificar a posição da borboleta da TBI, se está de acordo com o procedimento de partida.

checar o sensor de referencia dos cilindros..

checar o sensor de detonação..

checar o sensor MAP..
Editado pela última vez por Miau em Qua Fev 24, 2016 10:50 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#13

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Fev 26, 2016 4:22 pm

Quando o Sensor de REFERÊNCIA do meu XP queimou, ficou exatamente assim.

(com motor frio) Retirei o conector do sensor de referencia e da válvula EGR e limpei..deixei secar!!

Reconectei somente o conector da Válvula EGR e dei partida! O carro pegou na segunda tentativa...mas registrou o erro P0341...e passou para o modo multiponto...modo degradado! Nesse modo, com esse erro, o carro apaga quando reduz bruscamente em altas velocidades (principalmente com o ar cond ligado)...é perigoso em estrada.
No dia a dia funciona normalmente, mas vez ou outra dá o alarme e a mensagem DEFEITO MOTOR.

Deste modo, em Junho/2015, resolvi o problema de tentar, tentar e não ligar o motor...o motor gira mas não pega..e tbm acusou anti furto!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
igormauri
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Seg Fev 18, 2013 12:19 pm
Nome: igor mauri

#14

Mensagem por igormauri » Qua Mar 16, 2016 4:07 pm

Prezados,

Aparentemente resolvido o problema, onde foi trocado um relê da ignição e desde então nao tem mais dado problemas, mas por outro lado meu km deu um salto de 120.000, estava com 114.000 e agora registra 253.456...

Alguem sabe o q pode ter ocorrido...

abs
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#15

Mensagem por rgdl » Qua Mar 16, 2016 4:11 pm

Trocaram o painel ou a BSI?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder