Chave estepe
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Prezados colegas Renan e André, estou querendo fazer uma limpeza nos sistema de freios, mas estou tendo dificuldades para remover a tampa traseira que da acesso ao cilindro e as lonas. Quando removi o pneu, percebi dois pequenos parafusos torx no cubo, e pensei que removendo eles a tampa sairia, mas não saiu. por acaso vcs já fizeram esse procedimento em suas naves? Gostaria de saber se tem algum outro parafuso, presilha, para remover, ou é necessário umas pancadas para soltar essa tampa?
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
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Então, para tirar o tambor não é necessária a remoção daquela porca grande central? Vi alguns vídeos, que em alguns modelos não foi necessário tirar o parafuso central para a remoção do tambor, somente dois pequenos, mas, já em outros foi necessário tirar também o grande. Alguém já efetuou esse serviço em sua nave para me dar uma luz?
Editado pela última vez por matteo em Ter Fev 23, 2016 9:07 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
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Vou explicar..
O tambor é fixo pelos próprios 4 parafuso da roda.. Que atravessam o tambor e trava tudo no cubo.
Quando você remove a roda, o tambor fica preso por 1 parafusinho que na verdade serve pra alinhar o tambor ao cubo.
Tirando esse parafusinho, o tambor fica agarrado nas lonas.
Você até pode tentar alinhar um dos furos da roda na catraca de ajuste e tentar folgar as lonas, mas é difícil.
O melhor é arrumar uma talhadeira dessas de pedreiro, encaixar em um dos lados do tambor e sem muita brutalidade, bater pra fora. Fazer isso compensando os lados até sair.
O tambor é fixo pelos próprios 4 parafuso da roda.. Que atravessam o tambor e trava tudo no cubo.
Quando você remove a roda, o tambor fica preso por 1 parafusinho que na verdade serve pra alinhar o tambor ao cubo.
Tirando esse parafusinho, o tambor fica agarrado nas lonas.
Você até pode tentar alinhar um dos furos da roda na catraca de ajuste e tentar folgar as lonas, mas é difícil.
O melhor é arrumar uma talhadeira dessas de pedreiro, encaixar em um dos lados do tambor e sem muita brutalidade, bater pra fora. Fazer isso compensando os lados até sair.
Editado pela última vez por Miau em Ter Fev 23, 2016 10:42 pm, em um total de 1 vez.
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isso ai.. aquela porca central prende o cubo no eixo de roda. você só tira aquilo se for remover o prato das lonas.
do contrario não mexe.
dica.. quando abrir.. pressiona as coifinhas do cilindro de freio.. se vazar fluido.. tem que trocar esse cilindro de freio.
as lonas, você mede com um paquimetro bem na parte do meio.. inclusive vai ver que ali no meio é espacejado, justamente pra isso.
ao que me parece, o limite aceitável é entre 3 a 5mm.. menos que isso.. já seria a hora de trocar as lonas.
do contrario não mexe.
dica.. quando abrir.. pressiona as coifinhas do cilindro de freio.. se vazar fluido.. tem que trocar esse cilindro de freio.
as lonas, você mede com um paquimetro bem na parte do meio.. inclusive vai ver que ali no meio é espacejado, justamente pra isso.
ao que me parece, o limite aceitável é entre 3 a 5mm.. menos que isso.. já seria a hora de trocar as lonas.
Editado pela última vez por Miau em Ter Fev 23, 2016 10:45 pm, em um total de 1 vez.
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Olá andré, serviço feito. Com umas pancadinhas aqui e ali, consegui remover o tambor...fica bem preso o trem. Efetuei a limpeza do sistema, que ficou um brinco, apliquei um desengripante no mecanismo para manter lubrificado e livre de umidade, sempre tomando o cuidado em proteger as lonas de possíveis agentes químicos que poderiam causar problemas. Aproveitei a ocasião e dei uma bela engraxada nos rolamentos (sem removê-los) com graxa específica. O único porém foi na hora da montagem, o tambor não entrava de jeito nenhum, fui dando umas pancadinhas e entrou meio na marra, só que tinha algo errado, pois ficou duro, quase não rodava. Retirei e dei uma ajustada na posição das lonas e entrou fácil. Se tivesse feito isso antes, tinha poupado trabalho...mas é assim, vivendo e aprendendo. Conforme vc mencionou, dei uma olhada nas coifinhas e não constatei vazamentos, e as lonas estão com 4mm. Dá para rodar mais um pouquinho...não é? Mais uma vez, obrigado pelas dicas...abraço!!
Editado pela última vez por matteo em Qua Mar 02, 2016 4:35 pm, em um total de 1 vez.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2011
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tem que tomar cuidado com essas pancadas na hora de tirar ou colocar pra não danificar as lonas..
o segredo é você recolher um pouco o ajuste da catraca antes de recolocar o tambor.. ai é só dar umas 20 pisadas no freio até o fundo que a catraca regula sozinha.
o segredo é você recolher um pouco o ajuste da catraca antes de recolocar o tambor.. ai é só dar umas 20 pisadas no freio até o fundo que a catraca regula sozinha.
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