Consumo xsara Picasso

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Wesley Lustosa

Consumo xsara Picasso

#1

Mensagem por Wesley Lustosa » Ter Fev 02, 2016 10:17 pm

Boa noite colegas. Sou um novo proprietário de um Citroen Xsara Picasso. Antes de adquirir procurei por varias opniões para conhecer mais o carro e logo achei este fórum que tirou muitas duvidas colaborando para minha aquisição. Tenho um Xsara ano 2009/2010, preto, glx, automático, 2.0, com 73.500 km rodados. Gostaria apenas de me apresentar e saber dos colegas qual o consumo medio do carro de cada um. Sei que por se tratar de um carro de luxo é de se esperar que o consumo seja um pouco alto. No mais é só isso. Abraço aos colegas.


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Ter Fev 02, 2016 11:40 pm

Seja bem vindo Wesley e parabéns pela aquisição, espero que sua experiência com essa nave seja tão boa quanto a minha.

Olha, estando o motor e cambio bem ajustados o consumo desse carro não é alto para um carro da categoria dele. A minha também é 2.0 e automática e faço 8,5 km/l na cidade sem uso de ar condicionado, com uso de ar condicionado ainda não fiz a comparação mas sei que vai ser um pouco maior.

Na estrada depende da quantidade de pessoas e do da bagagem no carro. Eu honestamente nunca medi, é que das vezes que viajei para longe esqueci zerar o marcador, mas deve fazer mais de 12 km/l.

Tem outros colegas aqui que tem referencias melhores para dar certamente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Andrezo
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 12:27 am
Nome: Andrezo
Localização: Rj
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção

#3

Mensagem por Andrezo » Sáb Fev 20, 2016 10:20 pm

Olá amigos,
Comprei minha nave Xsara Picasso 2.0 2006 automática e estou muito feliz com ela, estou investindo na manutenção desde que comprei aos poucos (manutenções de rotina refeitas só pra ter certeza), porque carro bom é carro bem tratado.
O fórum tem me ajudado bastante com alguns detalhes que ainda preciso resolver nela, ainda estou conhecendo as ferramentas disponíveis para auxiliar nas análises de falhas, já possuo um scanner desses baratinhos odbII, que inclusive utilizei para avaliar o carro antes e depois de uma troca de óleo com adição de militec (depois de ver um teste impressionante do canal dr. carro no youtube desse produto).
muito obrigado por partilhar o conhecimento e experiências de vocês conosco novos proprietários.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#4

Mensagem por Munhoz » Dom Fev 21, 2016 10:10 pm

Bem vindos!
Andrezo, depois conte-nos sua experiência como Militec
Andrezo
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 12:27 am
Nome: Andrezo
Localização: Rj
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção

#5

Mensagem por Andrezo » Dom Fev 21, 2016 10:38 pm

[quote name='Munhoz' date='Feb 21 2016, 11:10 PM' post='32890']
Bem vindos!
Andrezo, depois conte-nos sua experiência como Militec
[/quote]
Então, Munhoz, nesse ensaio que me refiro no post anterior os caras colocaram um motor tratado com militec a prova de fogo, de rodar 18 km sem um pingo de óleo (inclusive sem o bujão do carter), e após essa doideira os caras abriram o carro pra observar os estragos, esperavam ver pedaços de brozina pra todo lado, limalhas.... só que ao abrir o motor, não havia dano algum, tudo normal, o carro durante o teste nem fez barulho anormal, fiquei loco quando vi e resolvi colocar no meu.
No meu carro antes da troca o motor que pra mim estava com trabalhar sereno, em baixa.
Após um flush, a troca do oleo e a adição do militec o motor quase não ouço mais, a unica coisa que escuto é a descarga quando estou fora do habitáculo. o motor fica em 750 rpm mantendo o giro
agora quero colocar militec em tudo :icon_smile_big:
já ví uns caras colocando até na sistema do ar condicionado para ajudar na lubrificação e reduzindo um grau de temperatura só com a adição do produto
a pergunta que faço aos senhores é, será que na caixa al4 colocar militec faz algum mal? se trata de um condicionador de metais será que terei problemas?
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#6

Mensagem por Munhoz » Seg Fev 22, 2016 12:28 am

Já vi uns vídeos assim do Militec. Estou pensando em colocar na próxima troca no VTS.
No câmbio precisa ver se não reage com os discos só, pois o resto é metal.
Acredito que ele possa "reduzir" as folgas, claro que em proporções micro (u) mas ainda sim pode ser benéfico poupando as buchas e eletroválvulas.
Editado pela última vez por Munhoz em Seg Fev 22, 2016 12:29 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Seg Fev 22, 2016 10:32 am

O problema do militec no AL4 é ele dar lubrificação onde deve haver fricção.

Óleo de cambio automático é um óleo complicado de se desenvolver por isso, porque ele tem que lubrificar as peças metálicas sem impedir a fricção de peças como embreagens, freios e cintas.

Não sei se o militec vai manter essa propriedade do óleo do cambio, eu acredito que não.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#8

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Fev 23, 2016 8:39 am

Tem também o TUFOIL...tão bom quanto e em alguns casos até melhor que Militec.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#9

Mensagem por Leonardolive » Ter Fev 23, 2016 9:31 pm

Também uso na MILITEC na Minha XPC.

No Câmbio "teoricamente" não é recomendado justamente pelo que o rgdl citou acima. Ele prejudicaria o atrito de peças que tem essa função...
Mas nada COMPROVADO. Em alguns lugares e sites até recomendam o uso, mas EU não tenho coragem de arriscar sem uma comprovação real de melhoria ou avaria...

Assim como também existem mitos e relatos de que o MILITEC prejudica o Motor a longo prazo, que contém cloro e causa ferrugem, etc...

No meu XPC 04/05 GXA 2.0 AT Uso o óleo Original 15W40 Total e um frasco de Militec a cada troca (6~7000 Km). Meu consumo atual é de 8~9km/l com ar ligado metade do tempo o que considero muito bom pro trânsito de SP. Creio que se o câmbio fosse refeito/revisado teria ainda uma melhoria nesses números, mas no momento, meu projeto é um upgrade até meio/final do ano...

A nível de curiosidade, na última revisão pedi pro meu mecânico colocar o óleo 5W30 e não casou bem no motor que já está bem rodado (Mais de 120K), ao invés do carro ficar mais "solto" e sereno como muitos relatam, tive a reação inversa, ficou mais barulhento e o consumo aumentou drasticamente (6~7km/l). Troquei em menos de 1 mês e 1K rodado. Coloquei o 15W40 novamente e o carro ficou sereno e o consumo voltou ao normal...

Engraçado que já vi relatos totalmente contrários ao meu, onde colocam óleo mais fino e obtiveram melhorias, que leva a conclusão que "cada carro é um carro" e tudo vai depender de como seu carro foi tratado, revisado, enfim. Difícil uma fórmula que seja 100% compatível com qualquer carro, mesmo sendo iguais...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Ter Fev 23, 2016 9:45 pm

Pois é Leonardo, tudo é muito no campo da especulação pode ser que melhore pode ser que piore no cambio automático, enquanto não tiver testes isentos, e ai digo testes feitos por laboratórios (e não oficinas) com o uso do método científico correto para o caso, fica difícil dizer se serve para cambio automático.

Mas ai eu prefiro ser conservador e não usar, já que no cambio automático o óleo não tem só características de lubrificação, como falei no tópico anterior.

Olha eu já usei óleo 5W30 também e minha experiência não foi muito diferente da sua, só com o plus do consumo do óleo ser alto também, pois com pouca quilometragem o óleo sumiu do cárter.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#11

Mensagem por Leonardolive » Ter Fev 23, 2016 10:00 pm

[quote name='rgdl' date='Feb 23 2016, 10:45 PM' post='32921']...só com o plus do consumo do óleo ser alto também, pois com pouca quilometragem o óleo sumiu do cárter...
[/quote]

Esqueci desse detalhe. No meu caso também evaporou... Hehehe
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Ter Fev 23, 2016 10:49 pm

militec só pus no motor mesmo..

segundo o fabricante, também pode ser aplicado na direção hidráulica e no compressor do ar condicionado.

e também tenho lido que poderia ser usado em cambios.. certa vez até indaguei sobre a possibilidade do produto diminuir o atrito das peças que devem ter atrito.. e me disseram que o militec não adere ao composite, que é o material que sofre atrito proposital nos cambios.

mas.. eu prefiro não pagar pra ver..

inclusive houve uma ressalva do fabricante ALERTANDO para não aplicar em cambios com defeito ou suspeita.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#13

Mensagem por Leonardolive » Ter Fev 23, 2016 11:01 pm

Câmbios manuais sem restrição.
Automático, eu gostaria de ver algum relato de alguém que tenha o AL4 e usa/usou...
Direção tb uso, mas não vi melhora significativa...
Em motor também não recomendam o uso em caso de borra.
Andrezo
Sem Habilitação
Mensagens: 38
Registrado em: Sex Jan 29, 2016 12:27 am
Nome: Andrezo
Localização: Rj
Modelos Citroën: Picasso 2.0 16v aut 2006 Série Seleção

Novo Usuário

#14

Mensagem por Andrezo » Qui Mai 03, 2018 10:51 pm

Tenho visto o povo utilizando em motos, e o medo é por conta da embreagem delas, existe um procedimento para aplicação de deixar o motor em funcionamento por 30 minutos parada, sem tocar na embreagem, agora na nossa al4 quando ligamos o carro sem trocar de marcha as cintas ficam acopladas ou afastadas?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Consumo xsara Picasso

#15

Mensagem por rgdl » Sex Mai 04, 2018 9:33 am

Quando o Cambio está em N ou P não tem nenhuma cinta de freio F acoplada.

Não é recomendado o uso de qualquer aditivo nos óleos de cambio automático, pois eles são feitos dentro de um equilíbrio muito estrito entre garantir a lubrificação necessária das peças móveis e ao mesmo tempo permitir a perfeita aderência das peças de fricção. Quebrou esse equilíbrio adeus cambio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder