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Timoteo BATALHA
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fusivel máxi

#61

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Nov 09, 2016 12:14 pm

Evite queimar relés, resistências, lampadas e fusíveis.
Quando em situações extremas (transito urbano em hora de rush) subitamente sem querer você vacila e o carro "morre"...então vocÊ estava com tudo ON..ar condicionado ligado com todos os ventiladores no máximo, farol ligado, som ligado .....aí sem desligar estes sistemas você rapidamente dá partida no motor...depois vai ver, uma ou outra coisa queimou!!
O carro foi projetado para resistir ao extremo, mas com o passar do tempo certos componentes não darão conta de suportar variações bruscas de corrente elétrica, sobretensão ou subtensão.
Então; deixou o carro "morrer" na saída do sinal bem na hora extrema??
>>>> Bate a mão na botoeira do pisca ALERTA, (isso acalma os apressados) desliga tudo e então dá partida no carango...agindo assim poderá escapar por anos de dores de cabeça com componentes elétricos !!!
Agora se deixou o bicho morrer em cima da linha do trem que tá chegando...melhor queimar tudo do que esmagar né?


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#62

Mensagem por rgdl » Qua Nov 09, 2016 2:12 pm

Realmente, quando há a abertura do relê sempre tem um pico de tensão, mas para esse pico de tensão o circuito deve ter outras proteções inclusive o fusível.

Já os diodos ou resistores existentes nesses relês de 4 ou 5 pinos são feitos para proteção de tensão reversa, que é a tensão que se forma na bobina quando ela é desligada. Seu relê roxo deve ter um diodo ligando os pinos 1 e 2.

Quanto menos coisa estiver ligada ao dar partida melhor, se bem que o Picasso desliga tudo quando se dá partida mas realmente o tempo pode fazer esses sistemas falharem.
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#63

Mensagem por Kadurj » Sáb Nov 12, 2016 2:30 pm

Boa tarde amigos!! Estive ausente por um tempo devido a minha filha ter nascido. Graças a Deus com muita saúde.

Bom. No dia 02 levando minha filha pra casa estava um calor danado. Um sol muito forte. Dia perfeito para o teste. Saí do hospital Icaraí em direção ao Mutuá, São Gonçalo. Estou citando os lugares pois o RGDL conhece. Estava na BR e logo após o Gradim um pequeno engarrafamento. Resolvi sair no Porto da Pedra e ir por dentro. Enquanto estava na BR sem problemas temperatura normal. Foi sair da BR, andar 3 km a temperatura já começou a subir.

Em frente a minha casa, chegou aos 4 pontos e mais ima vez o ar foi desligado. Ou seja, problema não resolvido. Percebi que a ventoinha estava rodando bem forte. Será que vou ter que varetar o radiador ou ate mesmo trocá-lo??

RGDL. Ao ligar o ar com o carro frio a ventoinha não gira como turbina mas quando a temperatura está nestas condições ao ponto do ar ser desligado, parece estar no segundo estágio.

Abs a todos.
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#64

Mensagem por Munhoz » Dom Nov 13, 2016 1:07 am

Parabéns e muitas felicidades para sua família Kadu.
Já tentou sangrar o sistema seguindo o procedimento certinho?
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#65

Mensagem por rgdl » Dom Nov 13, 2016 4:45 pm

Oi kadu, parabéns pela filhinha!! :vg: :vg: :vg: :pray: :pray: :pray: :like: :like: :like:

Kadu, acho que ainda não dá para dizer que seu problema está no radiador, porque quando vc estava na BR e com vento na cara não deu problema, ele só apareceu quando vc precisou rodar nas ruas cheias de sinais e quebra-molas de SG que é justamente quando a ventoinha no primeiro estágio é exigida.

Então, verifica se a ventoinha está ligando corretamente no primeiro estágio, use um scanner (pode ser daqueles baratinhos como o ELM327) para monitorar a temperatura, a ventoinha tem que armar quando a temperatura chegar em aproximadamente 98°C e desarmar quando a temperatura chegar em 89°C.
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#66

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Nov 18, 2016 1:05 pm

Show Kadu! Felicidades à criança!!
Armar em 98°C e desarmar em 89°C !!! Faz tempo que busco essa informação!!
Valeu RGDL.
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#67

Mensagem por rgdl » Sex Nov 18, 2016 5:14 pm

É isso Batalha, arma com 98°C e desarma com 89°C, e fica nessa tocada usando apenas o primeiro estágio da ventoinha enquanto vc estiver em trafego intenso ou andando em baixa velocidade.

Na estrada, por causa do vento direto no radiador, a temperatura tem que ficar em 89°C, com pouca variação tanto para cima quanto para baixo, se baixar disso desconfie da válvula termostática, se aumentar tem alguma coisa atrapalhando a circulação do aditivo, ai pode ser bomba, radiador entupido, ar no sistema ou a própria válvula termostática travada parcialmente fechada.
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#68

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Nov 29, 2016 3:53 pm

Houve um dia que ao chegar em casa a ventoinha disparou no 2º estágio com motor desligado.
Eu coloquei o ELM 327 e passei a acompanhar a temperatura.
Com o ELM327 observei que a temperatura chegava em 98°C e de repente caia bruscamente.
desconfiei da válvula termostática. comprei outra e troquei. A que estava no motor estava limpa e aparentemente normal...mas há um arranhado no tubo central que guia o tampão de vedação da válvula. Observei que justamente nesta ranhura parece que a válvula engata e depois solta de uma vez quando a água está quase fervendo.

Com a válvula nova a temperatura passou a variar lentamente nas faixas que RGDL citou acima.
Á valvula que tirei estava no motor a um ano...marca Warley. A nova, é marca Valclei. 6 por meia dúzia...mas tá di boa !!
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#69

Mensagem por Miau » Ter Nov 29, 2016 4:21 pm

To usando valclei tem uns 3 ou mais anos.. Ta de boa
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#70

Mensagem por Kadurj » Ter Nov 29, 2016 6:28 pm

Bem.. Meu ELM 327 chegou hoje. Chegando em casa vou verificar. Sabem dizer se consigo armar e desarmar a ventoinha dos dois estágios com esse carinha ai?
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#71

Mensagem por Kadurj » Qua Nov 30, 2016 9:43 am

Bom dia! No meu velho de guerra infelizmente não funciona. No OBD Car Doctor Free detecta mas fica somente lendo protocolos de 9 a 0 e não sai disso. No Torque ( LITE ) também conecta mas no topo do celular para em "a verificar modelo" e não sai disso.

O jeito é pagar algum local para fazer a leitura dos dados.

Abs.
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#72

Mensagem por Miau » Qua Nov 30, 2016 9:48 am

os aplicativos para elm não fazem teste de atuadores.. apenas leem os parâmetros possíveis

é até possível fazer com o elm tudo que quiser, mas tem que saber os comandos ODB para enviar..
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#73

Mensagem por rgdl » Qua Nov 30, 2016 9:53 am

Não, com esse cara não dá para desarmar a ventoinha não mas dá para monitorar temperatura, rpm do motor e etc... dá até para ler e apagar códigos de erro também.

Veja, ele é um quebra-galho mas um quebra-galho dos bons, se vc comprou o com Bluetooth e tiver um celular ai de bobeira dá para usá-lo como uma espécie de computador de bordo auxiliar, informando temperatura do fluido de arrefecimento, RPM do motor entre outras informações que não temos no painel.
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#74

Mensagem por rgdl » Qua Nov 30, 2016 9:53 am

Não, com esse cara não dá para desarmar a ventoinha não mas dá para monitorar temperatura, rpm do motor e etc... dá até para ler e apagar códigos de erro também.

Veja, ele é um quebra-galho mas um quebra-galho dos bons, se vc comprou o com Bluetooth e tiver um celular ai de bobeira dá para usá-lo como uma espécie de computador de bordo auxiliar, informando temperatura do fluido de arrefecimento, RPM do motor entre outras informações que não temos no painel.
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Mensagem por Kadurj » Qua Nov 30, 2016 3:01 pm

Ok amigos... Mas como disse no meu não funcionou, infelizmente. Entrei num forum de fora agora e vi que os aplicativos não detectam o protocolo sozinhos. Temos que configurar para o protocolo 4 (ISO 14230-4 KWP).

Será que com essa configuração funcionará na nave mesmo sendo 2001? Espero que sim. Farei o teste em casa. Abs.
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