Fusível Maxi

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Fusível Maxi

#91

Mensagem por rgdl » Seg Abr 17, 2017 12:34 pm

vitorcam escreveu:Fui conferir este mesmo fusível e me surgiu uma dúvida: minha caixa de fusíveis (superior) é igual ao do XP de vcs? Imagem

Sent from my XT1563 using Tapatalk
Como seu Picasso é de 2003 sua BSM é diferente, esses modelos embora tenham boa eletrônica embarcada tem menos que os modelos 2004 em diante que passaram a vir com a com2000.

Mas muito do que se fala aqui também se aplica aos modelos anteriores, só a localização de algumas coisas serão diferentes, como a localização dos fusíveis maxi, que estão sob a BSM nos modelos 2004 em diante e no seu estão na própria BSM.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Fusível Maxi

#92

Mensagem por vitorcam » Ter Abr 18, 2017 7:37 pm

rgdl escreveu:
vitorcam escreveu:Fui conferir este mesmo fusível e me surgiu uma dúvida: minha caixa de fusíveis (superior) é igual ao do XP de vcs? Imagem

Sent from my XT1563 using Tapatalk
Como seu Picasso é de 2003 sua BSM é diferente, esses modelos embora tenham boa eletrônica embarcada tem menos que os modelos 2004 em diante que passaram a vir com a com2000.

Mas muito do que se fala aqui também se aplica aos modelos anteriores, só a localização de algumas coisas serão diferentes, como a localização dos fusíveis maxi, que estão sob a BSM nos modelos 2004 em diante e no seu estão na própria BSM.
Muito obrigado pela informação rgdl, dessa eu não sabia!

Sent from my XT1563 using Tapatalk
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Fusível Maxi

#93

Mensagem por EzequielBP » Sáb Mai 06, 2017 8:57 am

Miau escreveu:Ancel 20k80 show de bola
Miau!
No mercadolivre só encontrei esse modelo aqui! O Ancel 25k80 versão 1.5! Seria a mesma coisa!? Daria certo no meu Xsara Picasso 2002!?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ocolos-_JM

Obrigado!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Fusível Maxi

#94

Mensagem por Miau » Sáb Mai 06, 2017 12:05 pm

É esse mesmo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Fusível Maxi

#95

Mensagem por EzequielBP » Seg Mai 08, 2017 7:11 pm

Obrigado!
Tipo assim, eu me interessei por esse aparelho unicamente pra ver o rpm do motor que, por uma infelicidade do desenvolvimento da Citroen, não disponibilizam isso no display do carro (Picasso 2002).
Ele daria essa informação via bluetooth no celular!?
Eu poderia rodar normalmente com isso sempre conectado no carro ou não seria recomendável!?
Teria alguma outra opção para ver o rpm para uma melhor dirigibilidade!?

Obrigado novamente! :ok:
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Fusível Maxi

#96

Mensagem por EzequielBP » Seg Mai 22, 2017 8:19 am

Amigos. Vi no mercadolivre que tem uns dois ou três vendedores desse Ancel. Uns por 70 ou 80 reais e outro por 1124 reais! Hahaha :$: :$: :$:
Aí fiquei na dúvida. Ou baratos seriam piratas ou o cara dos 1124 ficou maluco!? :lol: :lol:
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Fusível Maxi

#97

Mensagem por EzequielBP » Dom Jun 11, 2017 10:16 am

Amigos
Enfim comprei scanner ancel no MercadoLivre. Mas me frustrei um pouco pois não funcionou de primeira. Alguém sabe dizer se tem alguma configuração inicial a fazer!? Baixei o torque light mas ele fica verificando do protocolo a todo momento. Aparentemente o scanner está funcionando pois o LED vermelho de power acende e os outros leds piscam com alguma frequência mas o torque pro fica só verificando os protocolos e nos mostradores aparece sem dados. A única coisa que eu quero é que ele mostre é o RPM do motor. Obrigado por qualquer ajuda!
Anexos
20170611_095947.jpg
Vendedor do mercadolivre
Vendedor do mercadolivre
20170611_095914.jpg
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Fusível Maxi

#98

Mensagem por Munhoz » Seg Jun 12, 2017 11:00 am

Pessoal, vamos focar o assunto de scanner no tópico apropriado por favor.
EzequielBP
Habilitado
Mensagens: 55
Registrado em: Qui Abr 20, 2017 8:32 am
Nome: Ezequiel
Localização: Irati - Paraná
Modelos Citroën: Xsara Picasso Ex 2.0 2002 Manual

Fusível Maxi

#99

Mensagem por EzequielBP » Seg Jun 12, 2017 10:51 pm

Obrigado Munhoz. E desculpe a confusão. Já postei a questão no tópico adequado. Tem um jeito de excluir as minhas últimas postagens neste tópico!? Agradeço!
RacerX
Sem Habilitação
Mensagens: 6
Registrado em: Sex Mai 30, 2014 1:07 pm
Nome: RacerX

Fusível Maxi

#100

Mensagem por RacerX » Dom Nov 19, 2017 12:44 am

Boa noite amigos.
Encontrei este tópico no forum e vou aproveitar para deixar a minha dúvida por aqui:

Sou proprietário de um Picasso 2002 e tenho problemas com fusível Maxi há uns 30 dias. Na primeira vez o fusível queimou e o carro apagou. Não acendia painel, não funcionava a ignição. Troquei um fusível Maxi e o problema foi resolvido.
Agora há pouco fui comprar algumas coisas numa padaria próxima de casa e ao retornar, girei a chave e nada de ignição. Porém desta vez o painel continua operante.

Como estava escuro no estacionamento e não tinha nenhuma fonte de luz por perto (além de uma chuva torrencial) não pude verificar se era fusível novamente. Deixei o carro no estacionamento e voltarei amanhã para verificar.

Gostaria de saber se alguém tem ideia do que pode estar ocasionando esta queima excessiva de fusível. Ainda não levei em um auto-elétrico pois não conheço nenhum de confiança.

Desde já agradeço a atenção.


Abraço!
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Fusível Maxi

#101

Mensagem por rgdl » Qua Nov 27, 2019 9:28 pm

RacerX escreveu:
Dom Nov 19, 2017 12:44 am
Gostaria de saber se alguém tem ideia do que pode estar ocasionando esta queima excessiva de fusível. Ainda não levei em um auto-elétrico pois não conheço nenhum de confiança.
Cara tem que ver qual dos fusíveis está queimando, pois são 7 fusíveis maxi.

Adicionado após 1 hora 17 minutos 8 segundos:
Continuando a saga do fusível Max da Ventoinha, com o verão as portas e a temperatura aqui no Rio já chegando aos 40°C resolvi dar uma solução definitiva a questão do fusível Max da ventoinha, pois como relatei aqui fiquei sem ventoinha e por pouco não perco o motor por superaquecimento.

Então, passando por uma loja especializada em som automotivo, encontrei um soquete para fusíveis Max que aguenta até 60A. Ele vem desmontado para vc mesmo montar e colocar os fios. Sendo assim... comprei-o.

Eu não tirei a foto dele no pacote mas aqui está a foto de todo o material que usei para solucionar o problema.

Imagem

Agora passemos a análise do soquete, uma vez removida a BSM temos acesso a caixa de fusíveis Max, esse tipo de caixa de fusíveis, pelo que já pude entender, só está disponível nos Picassos 2004 em diante, pois nos modelos anteriores é diferente.

Imagem

Agora olha o estado do fusível e do suporte :wtf: :wtf: :wtf:

Imagem

Imagem

Vejam, o fusível não está queimado, apenas derreteu por causa do mal contato, o plástico do soquete também está derretido.

Uma coisa interessante é que a posição 8 está vazia, então é possível aproveitá-la, basta remover o conector da posição 1 e colocar lá. Eu decidi não fazer isso porque perdi a confiança em tudo, até no conector do fio.

Imagem

Bom, o soquete ficou assim.

Imagem

O resultado final com a BSM no lugar, eu usei um conector de anilha para ligar o positivo ao soquete.

Imagem

Eu poderia dizer que ficou satisfatório porém tem um problema aqui, eu achava que o fio do chicote era de 4mm, mas não é de 8 ou 10mm (de 10 mm é o mais provável). Então quando vi que era mais grosso já tinha colocado o fio de 4mm no conector, ai já era. Eu mantive o fio de 4mm para não ficar sem carro, mas vou refazer essa parte com fio de 10mm, mas vou ter que comprar outro soquete.

Materiais usados

Soquete para fusível Max até 60A
20cm de fio 10mm
um conector de anilha
Ferramentas para prensar os conectores
Paciência (mais importante)
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Fusível Maxi

#102

Mensagem por Miau » Qui Nov 28, 2019 11:25 am

ao que me parece, o problema ocorre justamente no fusível.

vou até verificar o meu pra ver como está.

outra suspeita é de que, em tempos que a ventoinha é acionada no segundo estágio por mais tempo, como dias mais quentes ou uso constante do ar condicionado, parece que algo ai não está suportando essa corrente e gerando muita resistência a passagem, o que se transforma em energia dissipada em calor.

quanto a bitola do fio, da pra calcular certinho sabendo a carga, a tensão, o material do condutor o comprimento do cabo.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Fusível Maxi

#103

Mensagem por rgdl » Qui Nov 28, 2019 11:45 am

Miau, eu acho que o problema é só mal contato provocado pela fadiga do material, não acredito que seja provocado por corrente além do especificado, até porque se fosse isso o fusível queimaria, como queimou o meu quando minha ventoinha original parou de funcionar.

Por falar nisso, no meu caso, tem esse agravante, pois para queimar significa que houve mais de 50A ali, o que gera calor suficiente para detonar qualquer conector.

Bom, um parâmetro que temos é o fato da ventoinha ter 500w de potência, mas tem que levar em conta também as resistências. Numa conta chulé, dá 41,7A, isso só a ventoinha. Para suportar isso só fio de 10mm mesmo, vou trocar antes que dê chabu, vou comprar outro soquete e substituir.

O soquete que comprei foi esse da foto abaixo da Technoise Dynamic, consegui uma foto dele na internet.

porta-fusivel-technoise-dynamic-1-maxi-1000v-nylon-D_NQ_NP_884402-MLB31133308051_062019-O.jpg
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Fusível Maxi

#104

Mensagem por Miau » Qui Nov 28, 2019 4:52 pm

Então @rgdl.. na verdade, supondo que o eletro-ventilador tenha potencia máxima de 500W.. na verdade ele opera a no mínimo 13,6v que seria a tensão de carga mínima do alternador.

sendo assim: 500W / 13,6v = 36,76A (Amperes) no estágio 2(alta velocidade)
se fizermos a conta, veremos que o motor, nesse caso, representa uma RL(resistencia de carga equivalente) de 0,37ohms pois
13,6v / 36,76A = 0,37ohms (alias, essa deveria ser a resistência medida da bobina nos contatos do motor desconectado, uma maneira de testar o motor medindo sua resistência)

Agora, realmente não entendi sobre as resistências.. no SEDRE só acusa uma resistência ligada no primeiro estágio.. e no segundo, bate direto pro motor.

Pra entender isso, só o dia que eu desmontar o para-choque pra verificar o cabeamento e verificar se essas resistências estão em série.

Enfim.. o dimensionamento de 50A para o fusível é para proteção contra incêndio em caso de curto. Mas acredite que 36,76A é corrente bastante gerando dissipação térmica no fusível.

Por exemplo, todo condutor, mesmo que seja de uma sessão de área grande, vai dissipar parte da energia elétrica em energia térmica. Sempre haverá aquecimento devido ao coeficiente de resistividade do material do condutor x comprimento. O fator que você muda ao aumentar a bitola(área de sessão) do condutor, é o tempo que levará pra aquecer.. x graus/segundo.. Se você tiver um ambiente propício que resfrie esse condutor, poderá manter ele numa determinada temperatura. Mas não é muito o nosso caso, pois dentro do cofre do motor, vou chutar ai uns 60 graus ambiente.

Quanto menor a área de sessão do condutor, maior será a parcela de energia convertida em térmica. Dependendo de como essa energia térmica é dissipada nesse material, a temperatura poderá atingir níveis bem altos.. e não podemos esquecer que quanto maior a temperatura do condutor, maior é sua resistividade. Ou seja, quanto mais o fusível esquenta, mais ele aumenta sua resistência e mais transforma energia elétrica em térmica.

Logo, quanto mais tempo ficar circulando essa corrente no fusível, mais ele aquecerá exponencialmente. Eu acho que esse sistema foi subdimensionado.

Outra teoria é que o motor esteja consumindo mais corrente do que o normal. Quando puder, vou fazer a leitura da resistência da bobina do motor.

Vale lembrar que qualquer emenda, diferença de material metálico(um borne de um metal e a faca de outro) aumentam a resistência nesse ponto.

Pra quem tiver ideia de soldar o cabo no borne, é péssima ideia por duas razões.. Dependendo da corrente que circular, e do eventual aquecimento, pode facilmente atingir o ponto de fusão do estanho e derreter a solda. Outra é que o estanho, por ser um material diferente do borne, cria resistência. Dependendo do sensor, se for muito sensível a resistências, como a sonda lambda, certamente afetará a leitura.

Adicionado após 25 minutos 33 segundos:
Verifiquei o meu, já com sinais de derretimento, porém não aqueceu ao ponto de destemperar o metal.

Pra mim, a falta de arejamento na caixa do BSM é que propicia esse problema.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Fusível Maxi

#105

Mensagem por rgdl » Sex Nov 29, 2019 4:03 pm

Ver
Miau escreveu:
Qui Nov 28, 2019 5:17 pm
sendo assim: 500W / 13,6v = 36,76A (Amperes) no estágio 2(alta velocidade)
Realmente, tem que contar com a voltagem do alternador, não tinha me atentado para isso.

Quanto a resistência ela naturalmente consome alguma energia e a dissipa na forma de calor, por isso acho que tem que contar isso, mas tudo bem talvez o consumo se insignificante e eu estou exagerando.

Eu raramente uso solda em emendas ou conexões mas também não faço emendas usando apenas os fios, eu uso conectores pré-isolados ou removo o isolamento que vem neles fazendo a emenda só com a anilha metálica e coloco termo retrátil para isolar. Porém aqui tive que usar uma gota de solda quando usei o fio de 10mm, pois embora o conector tenha ficado bem preso ele ficou com duas pernas de fio de fora.

Aliás segue abaixo as fotos do retrabalho do fio do positivo. Eu troquei também a anilha, já que a outra de latão não iria suportar um fio de 10mm, então usei essa de cobre, isolada com um termoretratil.

Imagem

O resultado final ficou satisfatório, agora sei que aguenta.

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder