Fusível Maxi
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rgdl.. cara.. esse fusível maxi 50A por acaso é o primeiro daqueles que ficam em baixo da BSM?
pois fui hoje desmontar a minha caixa de fusiveis pra dar uma olhada e olha o que achei:
<a href="http://imgur.com/o0BBmOO" target="_blank"></a>
isso acima te lembra algo? hwhw
repara que deu uma leve destemperada no metal do conector desse fusivel da barra de fusíveis
<a href="http://imgur.com/eng5FWi" target="_blank"></a>
derreteu o plastico.. mas acho que não influencia em nada.. não há necessidade de troca.
mas queria saber se foi esse cara ai.. o fusivel nº 1 que é de 50A.. se for igual ao seu caso, vou verificar o rele também..
outra coisa que reparei é que esse fusivel já foi trocado.. pois os originais são de uma cor opaca, sem brilho.. esse ai parece que o encapsulamento é de acrilico.
pois fui hoje desmontar a minha caixa de fusiveis pra dar uma olhada e olha o que achei:
<a href="http://imgur.com/o0BBmOO" target="_blank"></a>
isso acima te lembra algo? hwhw
repara que deu uma leve destemperada no metal do conector desse fusivel da barra de fusíveis
<a href="http://imgur.com/eng5FWi" target="_blank"></a>
derreteu o plastico.. mas acho que não influencia em nada.. não há necessidade de troca.
mas queria saber se foi esse cara ai.. o fusivel nº 1 que é de 50A.. se for igual ao seu caso, vou verificar o rele também..
outra coisa que reparei é que esse fusivel já foi trocado.. pois os originais são de uma cor opaca, sem brilho.. esse ai parece que o encapsulamento é de acrilico.
Editado pela última vez por Miau em Sáb Abr 02, 2016 9:50 am, em um total de 1 vez.
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É esse mesmo André, é logo o primeiro da caixa de fusíveis maxi.
No meu também derreteu o plástico mas não influenciou em nada. Deu também uma destemperada no metal mas foi bem menor que o teu, mas nem influenciou o contato.
Poxa, que o fusível não é o original foi a primeira coisa que reparei quando vi a foto, nem tinha lido ainda da parte que vc diz que acha que foi trocado. Esse é igualzinho aos que vendem nas lojas de reposição, que é vermelho brilhante.
Será que o problema é que esse fusível é de má qualidade? O meu derreteu mas não rompeu.
De qualquer maneira, assim que tiver tempo vou dar uma olhada na situação do meu para não ter surpresas.
No meu também derreteu o plástico mas não influenciou em nada. Deu também uma destemperada no metal mas foi bem menor que o teu, mas nem influenciou o contato.
Poxa, que o fusível não é o original foi a primeira coisa que reparei quando vi a foto, nem tinha lido ainda da parte que vc diz que acha que foi trocado. Esse é igualzinho aos que vendem nas lojas de reposição, que é vermelho brilhante.
Será que o problema é que esse fusível é de má qualidade? O meu derreteu mas não rompeu.
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pois é.. fico pensando o seguinte.. o que levou o original a queimar?
o que está levando a derreter o trocado?
o que penso é o seguinte:
ou esse carro tem algum defeito relativo a essa parte da ventoinha.. e todo mundo deve estar com esse fusivel derretido..
ou nosso carro em alguma vez teve defeito na ventoinha, que levou a queimar o fusivel. deve ter sido reparada a ventoinha e colocaram talvez um fusivel de amperagem mais alta..
o pior é que não achei em lugar algum dizendo qual a amperagem oficial desse fusivel
o que está levando a derreter o trocado?
o que penso é o seguinte:
ou esse carro tem algum defeito relativo a essa parte da ventoinha.. e todo mundo deve estar com esse fusivel derretido..
ou nosso carro em alguma vez teve defeito na ventoinha, que levou a queimar o fusivel. deve ter sido reparada a ventoinha e colocaram talvez um fusivel de amperagem mais alta..
o pior é que não achei em lugar algum dizendo qual a amperagem oficial desse fusivel
Editado pela última vez por Miau em Sáb Abr 02, 2016 10:56 am, em um total de 1 vez.
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O meu teve defeito na ventoinha e o fusível queimou. Ele era original e queimou porque a ventoinha entrou em curto. O que aconteceu foi que a bucha do motor quebrou e o eixo ficou fora do lugar detonando o suporte das escovas fazendo tudo entrar em curto.
Então posso te dizer que o fusível original era de 50A mesmo. O original tem código 6999Y4 e tem preço sugerido de R$ 22,81.
Eu acho que o Picasso não tem nenhum problema cronico não, eu acho que o problema é a qualidade ruim desse fusível paralelo mesmo.
Ah! os meus relês eu troquei porque, bem antes de descobrir que o fusível maxi estava derretido eu já tinha notado um comportamento irregular da ventoinha, ela não estava desligando quando a temperatura chegava a 89°C, ficava ligado direto.
Pode até ser que uma coisa tenha haver com a outro mas não posso afirmar.
Outra coisa foi que, usando o scanner autocom CDP antes de trocar os relês, quando armava a ventoinha, ele dizia que ela estava funcionando a 49% (velocidade baixa) mas a condição do relê era inativo.
Depois que troquei os relês fiz o mesmo teste e quando a ventoinha armou na baixa deu como funcionando a 49% e relê ativo. Então realmente tinha uma zica no relê.
Com a troca dos relês a ventoinha voltou a desarmar normalmente a 89°C.
Certamente dá para fazer o mesmo teste com o Lexia, dá uma olhada nisso.
Então posso te dizer que o fusível original era de 50A mesmo. O original tem código 6999Y4 e tem preço sugerido de R$ 22,81.
Eu acho que o Picasso não tem nenhum problema cronico não, eu acho que o problema é a qualidade ruim desse fusível paralelo mesmo.
Ah! os meus relês eu troquei porque, bem antes de descobrir que o fusível maxi estava derretido eu já tinha notado um comportamento irregular da ventoinha, ela não estava desligando quando a temperatura chegava a 89°C, ficava ligado direto.
Pode até ser que uma coisa tenha haver com a outro mas não posso afirmar.
Outra coisa foi que, usando o scanner autocom CDP antes de trocar os relês, quando armava a ventoinha, ele dizia que ela estava funcionando a 49% (velocidade baixa) mas a condição do relê era inativo.
Depois que troquei os relês fiz o mesmo teste e quando a ventoinha armou na baixa deu como funcionando a 49% e relê ativo. Então realmente tinha uma zica no relê.
Com a troca dos relês a ventoinha voltou a desarmar normalmente a 89°C.
Certamente dá para fazer o mesmo teste com o Lexia, dá uma olhada nisso.
Editado pela última vez por rgdl em Sáb Abr 02, 2016 1:14 pm, em um total de 1 vez.
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pois é.. comprei um hoje.. e reparei no seguinte..
o original, na parte programada pra romper, tem tipo um furo na chapa.. tipo essa foto:
já nesse que comprei nao tem esse furo.. acredito que o furo é pra tornar mais frágil essa parte..
o original, na parte programada pra romper, tem tipo um furo na chapa.. tipo essa foto:
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Realmente pode ser, uma falha de qualidade do produto fazendo com que ele seja mais resistente do que deveria. Mas mesmo assim, se ele está esquentando de mais alguma coisa não está legal.
Chegou a olhar o comportamento da ventoinha no Lexia?
Ah! achei essa foto abaixo que poderia ter colocado no tópico onde vc me pergunta se o fusível queimado é o primeiro. Mas vou colocar aqui pq quem ler todo posto vai entender o contexto. No caso o fusível queimado fica no primeiro soquete vazio ao lado do outro fusível de 50A.
Chegou a olhar o comportamento da ventoinha no Lexia?
Ah! achei essa foto abaixo que poderia ter colocado no tópico onde vc me pergunta se o fusível queimado é o primeiro. Mas vou colocar aqui pq quem ler todo posto vai entender o contexto. No caso o fusível queimado fica no primeiro soquete vazio ao lado do outro fusível de 50A.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 08, 2016 10:31 pm, em um total de 2 vezes.
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Eu particularmente, quando acontecem comigo essas coisas, aproveito a corrente que passa no local que derreteu apenas para acionar um novo relê, com o positivo direto da bateria.
Assim, o local do fusível derretido passa a trabalhar com uma amperagem baixíssima em relação à anterior e nunca mais vai sequer esquentar.
Por outro lado, um relê direto da bateria sempre é melhor, eu acho. Menos emendas para oxidar, menos contatos para afrouxar e esquentar, e você mesmo escolhe o local onde ele vai.
Obviamente não esquecendo de adicionar um fusível adequado.
Mas isso eu não sei se dá pra fazer nesse carro cheio de tiques eletrônicos.
Assim, o local do fusível derretido passa a trabalhar com uma amperagem baixíssima em relação à anterior e nunca mais vai sequer esquentar.
Por outro lado, um relê direto da bateria sempre é melhor, eu acho. Menos emendas para oxidar, menos contatos para afrouxar e esquentar, e você mesmo escolhe o local onde ele vai.
Obviamente não esquecendo de adicionar um fusível adequado.
Mas isso eu não sei se dá pra fazer nesse carro cheio de tiques eletrônicos.
Editado pela última vez por CM318 em Seg Abr 04, 2016 3:12 pm, em um total de 1 vez.
- rgdl
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CM318, aqui o circuito é bem complexo, não sei se dá para fazer ligação direta. De qualquer maneira isso não resolve o problema real.
Bom, fiquei de ver o fusível, então olha a surpresa... Acho que a foto diz tudo.
Felizmente eu tinha um reserva que curiosamente André tem o furo que vc falou em post anterior.
Sei não, mas acho que o soquete foi para o espaço e está havendo é mal contato mesmo, estou pensando em colocar um soquete externo só para esse fusível.
Bom, fiquei de ver o fusível, então olha a surpresa... Acho que a foto diz tudo.
Felizmente eu tinha um reserva que curiosamente André tem o furo que vc falou em post anterior.
Sei não, mas acho que o soquete foi para o espaço e está havendo é mal contato mesmo, estou pensando em colocar um soquete externo só para esse fusível.
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Re: fusivel máxi
Rgdl cara.. Conversei com o Munhoz sobre esse negocio de derreter esse fusivel..
Levantamos a hipótese da ventoinha estar com o motor cansado.. e por sua vez, consumindo mais.
Vou ver se arrumo um multimetro que aguente ler 50A em dc e verificar a corrente que essa ventoinha ta puxando.
Se não me engano é de 500w
Levantamos a hipótese da ventoinha estar com o motor cansado.. e por sua vez, consumindo mais.
Vou ver se arrumo um multimetro que aguente ler 50A em dc e verificar a corrente que essa ventoinha ta puxando.
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fusivel máxi
André, a ventoinha original é de 500W nos 2.0, mas tem que levar em conta que minha ventoinha não é original e dificilmente vai ter os 500W, pelo menos quando comprei ela não tinha essa especificação.
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fusivel máxi
Ta muito misterioso esse derretimento. :shock:
Seria interessante que mais pessoas verificassem o estado desse fusivel
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fusivel máxi
Está mesmo, mas eu não faço ideia do que pode ser.
O que mais me deixa confuso é que o plástico do fusível derrete mas o bendito não rompe.
O que mais me deixa confuso é que o plástico do fusível derrete mas o bendito não rompe.
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