Fusível Maxi

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Fusível Maxi

#1

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 23, 2016 5:02 pm

Continuando minha saga com sistema de arrefecimento agora ele me aprontou mais uma.

Fui ao centro de Niterói hoje, na ida tudo bem mas na volta... como o carro ficou no sol ligo o ar e nada dele funcionar corretamente, não gelava.

Logo pensei que fosse algum problema com ele, vazamento de liquido refrigerante ou algo assim, desliguei o ar e segui em frente.

Peguei a BR101, velocidade em torno de 100km/h, apenas três tracinhos no mostrador, beleza... só que saindo da BR eu preciso andar um trecho de 4 quilômetros em baixa velocidade por causa dos quebra-molas e na minha rua dificilmente passo dos 10 km/h por causa dos buracos... com essa chuva que tem caído por aqui até parece pista de rali.

Resumindo... não tem mais vento na cara... cheguei em casa e apitou o aviso de que o carro estava superaquecido, bem na hora de entrar na garagem de casa.

Diagnóstico imediato... a ventoinha não estava armada, simplesmente parou de funcionar.

Agora vejam o motivo.

Quando troquei a ventoinha o mecânico me mostrou um conjunto de fusíveis maxi que fica sob a BSM, e um deles estava queimado e por isso a ventoinha nova não funcionava. Lembrei disso e fui direto lá. O engraçado é o manual não fala nada sobre eles. Na foto o soquete está sem o fusível da ventoinha.

Imagem

Agora olha só o estado do moço... todo derretido... um fusível maxi de 50A, ele não estava rompido, pois fiz o teste de continuidade nele a resistência foi a zero, apenas tinha derretido por causa do mal contato.

Imagem

Então esse fusível é mais um item a se olhar quando há problema na ventoinha, especialmente se ela não liga.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 21, 2017 9:15 pm, em um total de 3 vezes.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Sáb Jan 23, 2016 5:23 pm

que braba heim.. mal contato cria resistência na passagem da corrente.. e toda resistência gera calor.

Qualquer dia vou dar uma inspecionada nos meus fusíveis.. ontem mesmo aconteceu uma coisa esquisita.. na chuva, ao sair de um estacionamento.. liguei o ar pra usar o desembaçador e percebi que não tava gelando mesmo depois de tipo 1 minuto ligado.. no que desliguei e religuei o a/c, parece que voltou a gelar.. mas foi curioso
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 23, 2016 5:54 pm

Pois é, ainda bem que Deus tem me protegido e essas coisas só tem acontecido quando eu estou em casa, o caso do parafuso de purga foi outro.

O que ainda me preocupa é o que o calor destempera o metal e meu medo é que o metal soquete tenha perdido a elasticidade e não dê mais o aperto que deveria de dar.

Eu apertei com um alicate, mas fica sempre a pulga atrás da orelha.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Sex Jan 29, 2016 10:03 am

Então, depois que ocorreu o problema com o fusível Maxi eu decidi dar uma olhada nos relês da ventoinha.

Eu notei que quando ela arma normalmente na baixa aos 98°C mas quando a temperatura chega aos 89°C ela não desarma. E fica assim direto.

Desconfio de que algum relê esteja com problema, então encomendei um par dos relês verdes de 35A, que pelo que entendi são os que controlam a velocidade baixa da ventoinha e o acionamento do ar condicionado.

O preço deles não é assim barato, mas não é nenhum absurdo, R$ 27,00 no preço sugerido e R$ 32,00 que me foi cobrado na Concessionária Peugeot.

O problema mesmo é o relê azul de 45A, ele está a R$ 113,19 no preço sugerido... então estou procurando algumas alternativas.

Imagem

No início eu achei o DNI0105 que é de 50A e tem o mesmo esquema do relê da G Cartier, o problema são os terminais 30 e 87 que são de 9,5mm (dentão) e não encaixa no soquete.

Imagem

No mercado livre encontrei esse ai da foto a baixo, é de 50A, tem um esquema elétrico parecido, mas ele possui um diodo que o original de 45a não possui.

Rele Auxiliar Ar Condicionado Motor Ventoinha Citroen C3

Imagem

Tem também esse da DNI0120 que é de 60A com o mesmo esquema e sem diodo ou resistor como o G Cartier 3653 mas os conectores são normais, todos iguais.

Imagem

Meu medo de comprar o G Cartier de 50A é o bendito diodo, pois não sei se isso teria alguma influência na central, já que o original não tem.

O de 60A meu medo é o terminal ser normal e dar mal contato ao encaixar.

E ai o que vcs acham?
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 08, 2016 5:52 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Sex Jan 29, 2016 12:03 pm

olha.. pelo que sei é o seguinte:

todo relé desses é uma bobina magnética que quando alimentada com 12v.. chaveia as outras saidas.. dando passagem ou não de corrente entre elas..

coisa simples..

no caso.. o rele que tem diodo, o diodo faz o papel de polarizador nessa bobina.. deixando que ela somente acione se o a polaridade estiver correta.. se tiver invertida.. não aciona.. essa é a diferença.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Sex Jan 29, 2016 12:17 pm

Oi André, valeu por responder.

Depois que postei a dúvida eu achei alguns textos explicando a função do diodo no relê, e neles dizia algo assim como vc explicou e li que o diodo pode fazer também o papel de proteção contra tensão reversa, a tensão que vem da bobina quando ela é desligada, coisa que vc já comentou quando falou sobre a bobina do ar-condicionado.

Só que o que eu ainda não saquei é em que posição o diodo faz papel de polarizador ou de protetor de tensão reversa.

A questão é, na posição em que o diodo está no esquema dá para usar esse relê?

Intuitivamente eu estou achando que dá, pois a numeração dos terminais é a mesma, mas isso é só intuição.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Jan 29, 2016 12:19 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Sex Jan 29, 2016 12:33 pm

pelo desenho.. o positivo vai no terminal 2

o negativo no 1

só dessa maneira ele armaria
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Sex Jan 29, 2016 2:17 pm

Pesquisando mais sobre esse assunto olha só o que eu achei:

http://www.tabalabs.com.br/pinball/dicas_tecnicas/diodos.pdf

Pelo texto esse tipo de arranjo que tem no esquema do relê é de um diodo de proteção contra tensão reversa, então estou concluindo que não tem o menor problema de usá-lo no lugar do relê original, obviamente desde que como vc falou o positivo venha pelo terminal 2.

Mas eu acho que esses números não são aleatórios e devem representar o tipo de corrente que eles recebem, pois no site da DNI tem a normatização DIN dos terminais onde o número 86, por exemplo, refere-se ao lado positivo da bobina do relê.

http://www.dni.com.br/auto_pt/norma-din.html

Claro que esse relê da Cartier não está na norma DIN mas imagino eu que está em alguma outra equivalente, de modo que o terminal 2 desse relê deve receber o mesmo tipo de corrente que o terminal 2 do relê original.

Então vou arriscar e comprar ele mesmo.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 08, 2016 10:43 pm, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#9

Mensagem por tilex » Sex Jan 29, 2016 4:15 pm

Se o original nao tem o diodo, então não é bom colocar, pois é o seguinte : no modulo onde sai o sinal que aciona o rele , é um transistor que justamente necessita de um diodo pra proteger da bobina do rele, então ja tem um diodo no modulo em uma posição, se vc colocar um outro diodo (como esse q ja vem embutido no rele) pode ser que fique antiparalelo com o do modulo e ai alguem pode queimar ! Se tem norma DIN, então pode ser que vai dar certo, no maximo vc vai paralelar os diodos, ai nao tem problema.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
brfull
Sem Habilitação
Mensagens: 25
Registrado em: Ter Jun 16, 2015 8:45 pm
Nome: Weliton

#10

Mensagem por brfull » Sex Jan 29, 2016 4:41 pm

[quote name='rgdl' date='Jan 29 2016, 10:03 AM' post='32619']
Então, depois que ocorreu o problema com o fusível Maxi eu decidi dar uma olhada nos relês da ventoinha.

Eu notei que quando ela arma normalmente na baixa aos 98°C mas quando a temperatura chega aos 89°C ela não desarma. E fica assim direto.

(...)

E ai o que vcs acham?
[/quote]

rgdl, também percebi isso na minha Picasso, até já relatei aqui. Certa vez, acompanhando pelo ELM327, a ventoinha só desarmou próximo dos 82 ºC.
Editado pela última vez por brfull em Sex Jan 29, 2016 4:42 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#11

Mensagem por rgdl » Sex Jan 29, 2016 10:38 pm

Tlex, vc tem razão mas eu já comprei o relê mas antes de instalar vou verificar a polaridade para ver se bate.

Weliton, eu desconfio dos relês, pois sempre desarmava com 89°C, isso acompanhado pelo scanner.

Agora deixa eu te alertar de uma coisa a temperatura mínima de trabalho do motor, tanto do 1.6 quanto do 2.0 é de 89°C, se o seu está baixando a 82°C então sua válvula termostática está ruim.

No meu, por causa da válvula, a temperatura oscila em 88°C/89°C, não baixa por causa da ação da válvula termostática.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#12

Mensagem por rgdl » Ter Fev 02, 2016 6:11 pm

Continuando a saga...

Chegou o relê, ele não é azul como no anuncio mas isso pouco importa.

Ele realmente tem um diodo lá, é um diodo retificador IN400X, não deu para ver exatamente qual é mas imagino que seja o IN4007, que é de 1000V, já que ele está na posição de proteção contra tensão reversa, ai quanto maior o valor melhor.

Pesquisando na internet descobri que a G Cartier é uma empresa do Grupo francês Savoy, e tem uma subsidiária na Argentina com o nome de Ralux.

Pesquisando no mercado livre argentino achei essa foto que é bem esclarecedora:

Imagem

Nela dá para ver que o terminal 1 equivale ao 86 (negativo) da norma DIN e o 2 ao 85 (positivo).

Sendo assim posso colocar sem medo, a única coisa que vai acontecer é eu ficar duplamente protegido.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Sex Fev 19, 2016 4:19 pm

Pronto chegaram os relês verdes.

Imagem

Agora é só colocar no lugar e ver como vai ficar, espero que a ventoinha desarme quando a temperatura chegar em 89°C.

Mais tarde eu posto novamente com mais imagens.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 08, 2016 10:37 pm, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#14

Mensagem por rgdl » Seg Fev 22, 2016 6:01 pm

Bom Gente, todos os relês trocados
A troca é simples basta remover a tampa plástica de proteção que é presa com dois parafusos torks.

Olha os benditos relês velhos de 35A

Imagem

Aqui a dupla de reles o de 45A azul e o de 50A violeta que coloquei no lugar, note que a pinagem é idêntica a única diferença é o diodo.

Imagem

A compra desse relê cartier de 50A foi um achado, já que original de 45A custa os olhos da cara, e não tem alternativa viável no mercado já que os relês de 50A disponíveis são do tipo dentão e não encaixam no soquete, como esse da foto abaixo.

Imagem

Agora o trio no lugar.

Imagem

Um detalhe importante sobre o relê de 35A é que o soquete me pareceu ser do tipo ZIF (Zero Incertion Force), isto é, do tipo que não tem que fazer força para inserir. Então se for colocar relês alternativos que não tem a trava lateral tem que prender muito bem, pois tem o risco do relê sair do soquete.

A gora tá tudo funcionando corretamente. A ventoinha voltou a desarmar corretamente quando a temperatura chega a 89°C. No scanner, quando a ventoinha armava no mínimo, a informação que ficava sobre a atividade do relê da ventoinha é que ele estava inativo... agora, com os relês novos, a ventoinha arma e o status do relê muda para ativo.

Pronto... resolvido o problema.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Abr 08, 2016 10:41 pm, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#15

Mensagem por Munhoz » Seg Fev 22, 2016 6:44 pm

bom trabalho!
Responder