Coletor Admissão: DÚVIDA

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
MSergioGreco
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Out 24, 2015 7:35 pm
Nome: Mario Greco

#1

Mensagem por MSergioGreco » Sex Jan 22, 2016 10:38 pm

Olá Amigos...Possuo um Xsara Picasso 2001 que depois de um "estouro" no GNv quebrou o coletor que é de plástico !!!...Bom, logo corri atras e arrumei outro, porém, este que arrumei agora, veio com certos "detalhes" que o antigo não tem; então pergunto a quem conhece (tenho este carro a pouco tempo) que "detalhes" seriam estes ??

[quote name='Mario Greco' date='Jan 22 2016, 10:31 PM' post='32487']
Olá Amigos...Possuo um Xsara Picasso 2001 que depois de um "estouro" no GNv quebrou o coletor que é de plástico !!!...Bom, logo corri atras e arrumei outro, porém, este que arrumei agora, veio com certos "detalhes" que o antigo não tem; então pergunto a quem conhece (tenho este carro a pouco tempo) que "detalhes" seriam estes ??
[/quote]
[attachmentid=918]


glauder
Habilitado
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Abr 04, 2015 9:06 am
Nome: glauder

#2

Mensagem por glauder » Sex Jan 22, 2016 11:42 pm

[quote name='Mario Greco' date='Jan 22 2016, 09:38 PM' post='32487']
Olá Amigos...Possuo um Xsara Picasso 2001 que depois de um "estouro" no GNv quebrou o coletor que é de plástico !!!...Bom, logo corri atras e arrumei outro, porém, este que arrumei agora, veio com certos "detalhes" que o antigo não tem; então pergunto a quem conhece (tenho este carro a pouco tempo) que "detalhes" seriam estes ??

[quote name='Mario Greco' date='Jan 22 2016, 10:31 PM' post='32487']
Olá Amigos...Possuo um Xsara Picasso 2001 que depois de um "estouro" no GNv quebrou o coletor que é de plástico !!!...Bom, logo corri atras e arrumei outro, porém, este que arrumei agora, veio com certos "detalhes" que o antigo não tem; então pergunto a quem conhece (tenho este carro a pouco tempo) que "detalhes" seriam estes ??
[/quote]
[attachmentid=918]
[/quote

Esta mangueirinha nao tem nos mais antigos. Ela seria ligada no bloco do motor. Se seu picasso é 2001 vc deve ver um buraco no bloco do motor aberto,onde iria esta mangueira.
Voce deve retirala e fechar o buraco que fica no coletor para nao se tornar uma entrada falsa de ar.
MSergioGreco
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Out 24, 2015 7:35 pm
Nome: Mario Greco

#3

Mensagem por MSergioGreco » Sáb Jan 23, 2016 10:01 am

[quote name='glauder' date='Jan 22 2016, 11:42 PM' post='32488']
[quote name='Mario Greco' date='Jan 22 2016, 09:38 PM' post='32487']
Olá Amigos...Possuo um Xsara Picasso 2001 que depois de um "estouro" no GNv quebrou o coletor que é de plástico !!!...Bom, logo corri atras e arrumei outro, porém, este que arrumei agora, veio com certos "detalhes" que o antigo não tem; então pergunto a quem conhece (tenho este carro a pouco tempo) que "detalhes" seriam estes ??

[quote name='Mario Greco' date='Jan 22 2016, 10:31 PM' post='32487']
Olá Amigos...Possuo um Xsara Picasso 2001 que depois de um "estouro" no GNv quebrou o coletor que é de plástico !!!...Bom, logo corri atras e arrumei outro, porém, este que arrumei agora, veio com certos "detalhes" que o antigo não tem; então pergunto a quem conhece (tenho este carro a pouco tempo) que "detalhes" seriam estes ??
[/quote]
[attachmentid=918]
[/quote

Esta mangueirinha nao tem nos mais antigos. Ela seria ligada no bloco do motor. Se seu picasso é 2001 vc deve ver um buraco no bloco do motor aberto,onde iria esta mangueira.
Voce deve retirala e fechar o buraco que fica no coletor para nao se tornar uma entrada falsa de ar.
[/quote]...Agradeço pela resposta Amigo, mas e esta outra peça ao lado seria para que ? está também circulado em vermelho, seria algum tipo de valvula de pressão ?


.Agradeço pela resposta Amigo, mas e esta outra peça ao lado seria para que ? está também circulado em vermelho, seria algum tipo de valvula de pressão ?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Sáb Jan 23, 2016 11:26 am

é uma válvula de alívio para o caso de ocorrer explosão dentro do coletor.

sobre o duto prateado.. acho que talvez seja mais fácil você conseguir o niple e a abraçadeira do bloco do motor num ferro velho, e acoplar o duto.. do que você tentar tampar a entrada no coletor. Deve gastar ai no máximo uns 20 reais.

Outra opção seria improvisar um tampão no próprio duto.. mas sei lá, fica um armengue feio e pode ser aspirado pelo duto.
Editado pela última vez por Miau em Sáb Jan 23, 2016 11:33 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
MSergioGreco
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Out 24, 2015 7:35 pm
Nome: Mario Greco

#5

Mensagem por MSergioGreco » Sáb Jan 23, 2016 11:47 am

Gostei dessa "válvula de alívio"....por isso meu carro deu o estouro e fez maior buraco kkkkkkkk
glauder
Habilitado
Mensagens: 59
Registrado em: Sáb Abr 04, 2015 9:06 am
Nome: glauder

#6

Mensagem por glauder » Sáb Jan 23, 2016 3:01 pm

[quote name='Mario Greco' date='Jan 23 2016, 10:47 AM' post='32494']
Gostei dessa "válvula de alívio"....por isso meu carro deu o estouro e fez maior buraco kkkkkkkk
[/quote]
Kkkk


[quote name='André M' date='Jan 23 2016, 10:26 AM' post='32493']
é uma válvula de alívio para o caso de ocorrer explosão dentro do coletor.

sobre o duto prateado.. acho que talvez seja mais fácil você conseguir o niple e a abraçadeira do bloco do motor num ferro velho, e acoplar o duto.. do que você tentar tampar a entrada no coletor. Deve gastar ai no máximo uns 20 reais.

Outra opção seria improvisar um tampão no próprio duto.. mas sei lá, fica um armengue feio e pode ser aspirado pelo duto.
[/quote]

No caso do meu xp 02/03.

Eu tenho o buraco no bloco aberto e no coletor isolado(tampado)

Se eu conseguir a mangueirinha e o niple e coloca lo eu terei alguma vantagem ou nao muda nada?

Vlw Andre
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#7

Mensagem por Miau » Sáb Jan 23, 2016 3:31 pm

Nao pq certamente vc tb n tem a valvula egr
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Sáb Jan 23, 2016 5:19 pm

Esse tampão da admissão acho que vende na Citroen, tem que ver pelo VIN do carro.

Colocar o niple pode não ser uma boa porque as entradas da válvula EGR dos Picassos com motor de 110cv é tampada mas não sei se é uma vedação hermética, se não for pode entrar ar do mesmo jeito.

A válvula EGR foi colocada para melhorar o desempenho do motor a frio no quesito antipoluição, se não me engano ele também melhora a economia de combustível, fazendo o ar chegar mais quente no motor.

Agora, não acho boa ideia colocar não, não basta colocar o tubo ligando o bloco na admissão, tem que ver se tem o chicote que liga na válvula EGR, se tiver tem que comprar a bendita que nova na CC custa quase R$ 1000,00 e certamente tem que habilitar na central via Lexia.

E tudo isso sem saber se realmente vai melhorar a economia de combustível.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Sáb Jan 23, 2016 5:25 pm

sim.. tem que habilitar via lexia e torcer pro firmware do calculador de injeção aceitar isso hehe pois talvez teria que atualizar também e ai a cobra fuma.

uma vez nessa brincadeira de atualizar firmware, estraguei o modulo do cambio, acho que alguns lembram.

agora.. nao tem problema a falta da EGR pois no lugar dela, tem uma placa que veda com junta, mas se achar o tampão do coletor.. melhor

melhor ainda se o seu coletor que quebrou tiver esse tampão..
Editado pela última vez por Miau em Sáb Jan 23, 2016 5:31 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
MSergioGreco
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Out 24, 2015 7:35 pm
Nome: Mario Greco

#10

Mensagem por MSergioGreco » Sáb Jan 23, 2016 9:34 pm

..Minha gente Eu na verdade só quero saber se a outra ao lado, redondinha, é de fato uma "valvula de alivio" ?? que se caso der aqueles estouros danados no GNV não vai me quebrar o coletor de novo !

[quote name='Mario Greco' date='Jan 23 2016, 09:22 PM' post='32519']
..Minha gente Eu na verdade só quero saber se a outra ao lado, redondinha, é de fato uma "valvula de alivio" ?? que se caso der aqueles estouros danados no GNV não vai me quebrar o coletor de novo !
[/quote]


[quote name='Mario Greco' date='Jan 23 2016, 09:22 PM' post='32519']
..Minha gente Eu na verdade só quero saber se a outra ao lado, redondinha, é de fato uma "valvula de alivio" ?? que se caso der aqueles estouros danados no GNV não vai me quebrar o coletor de novo !
[/quote]


[quote name='Mario Greco' date='Jan 23 2016, 09:22 PM' post='32519']
..Minha gente Eu na verdade só quero saber se a outra ao lado, redondinha, é de fato uma "valvula de alivio" ?? que se caso der aqueles estouros danados no GNV não vai me quebrar o coletor de novo !
[/quote]
MSergioGreco
Sem Habilitação
Mensagens: 16
Registrado em: Sáb Out 24, 2015 7:35 pm
Nome: Mario Greco

#11

Mensagem por MSergioGreco » Qua Jan 27, 2016 11:20 pm

Estou meio decepcionado, ouvi dizer que este carro sempre acontece este problema no coletor porque não se adapta bem com gnv....
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#12

Mensagem por renan97ar » Qui Jan 28, 2016 1:34 am

Na verdade isso é regulagem mal feita. A mistura fica muito rica e estoura no coletor. Nesses carros com coletor plástico e injeção eletrônica mais avançada, a melhor opção é o kit de quinta geração. É mais caro, mas vc perde menos potência, o motor só passa para o gás quando atinge temperatura de trabalho, tem uma flauta com bicos injetores dedicados para ele, etc...
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Responder