troca de cambio

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: troca de cambio

#16

Mensagem por Munhoz » Qua Nov 17, 2021 8:57 pm

muito legal colocar o AT6 no pallas.
Quanto a Picasso, acredito ser possível também. Os C3 mais novos saíram com essa configuração de motor 1.6 com esse câmbio.


carlosvmc
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008

Re: troca de cambio

#17

Mensagem por carlosvmc » Qui Nov 18, 2021 12:28 pm

Para o carro manual, o que seria necessário mudar para colocar o cambio de 6 marchas?

Eu sou bem leigo nessa parte...
Liu
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Set 02, 2021 1:03 am
Modelos Citroën: C4 hatch

Re: troca de cambio

#18

Mensagem por Liu » Seg Jan 03, 2022 7:48 am

carlosvmc escreveu:
Qui Nov 18, 2021 12:28 pm
Para o carro manual, o que seria necessário mudar para colocar o cambio de 6 marchas?

Eu sou bem leigo nessa parte...
Acho que daria muito trabalho e sairia muito caro..
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: troca de cambio

#19

Mensagem por rgdl » Seg Jan 03, 2022 11:04 am

carlosvmc escreveu:
Qui Nov 18, 2021 12:28 pm
Para o carro manual, o que seria necessário mudar para colocar o cambio de 6 marchas?

Eu sou bem leigo nessa parte...
O que seria necessário:

1 - Troca do chicote principal do carro, pois os carros com cambio automático tem um chicote que inclui a fiação da central do cambio;
2 - Troca de toda parte de fixação do cambio no monobloco, pois o cambio automático é mais pesado e não dá para usar os mesmos itens de fixação do cambio manual;
3 - substituir o conjunto da alavanca do cambio, removendo a do cambio manual e colocando no lugar a do cambio automático;
4 - Modificar o conjunto do volante do motor pelo próprio para o cambio automático;
5 - Modificar via Lexia o tipo de cambio usado no carro;
6 - Em alguns modelos é necessário modificar o painel para um que ele mostre a informação de posição de alavanca (P, R, N ou D);
7 - (mais importante) rezar bastante para, depois de gastar uma grana violenta com tudo isso, não dar chabu e funcionar de boa.

Eu acho melhor vc vender seu carro e comprar outro já com cambio manual, pois vai sair mais barato.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
carlosvmc
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008

Re: troca de cambio

#20

Mensagem por carlosvmc » Seg Jan 03, 2022 11:48 am

A ideia não era trocar o cambio manual por automático não. É o Manual de 5 pelo manual de 6.

Sinto que o Picasso (o 1.6 pelo menos) pede 1 marcha a mais para rodar em uma rotação mais tranquila (economia de combusitível, relação TxP, etc).

Mas não sei se "cabe" a troca (tamanho e todo esse processo que vc tá falando aí).
rgdl escreveu:
Seg Jan 03, 2022 11:04 am
carlosvmc escreveu:
Qui Nov 18, 2021 12:28 pm
Para o carro manual, o que seria necessário mudar para colocar o cambio de 6 marchas?

Eu sou bem leigo nessa parte...
O que seria necessário:

1 - Troca do chicote principal do carro, pois os carros com cambio automático tem um chicote que inclui a fiação da central do cambio;
2 - Troca de toda parte de fixação do cambio no monobloco, pois o cambio automático é mais pesado e não dá para usar os mesmos itens de fixação do cambio manual;
3 - substituir o conjunto da alavanca do cambio, removendo a do cambio manual e colocando no lugar a do cambio automático;
4 - Modificar o conjunto do volante do motor pelo próprio para o cambio automático;
5 - Modificar via Lexia o tipo de cambio usado no carro;
6 - Em alguns modelos é necessário modificar o painel para um que ele mostre a informação de posição de alavanca (P, R, N ou D);
7 - (mais importante) rezar bastante para, depois de gastar uma grana violenta com tudo isso, não dar chabu e funcionar de boa.

Eu acho melhor vc vender seu carro e comprar outro já com cambio manual, pois vai sair mais barato.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: troca de cambio

#21

Mensagem por rgdl » Seg Jan 03, 2022 12:01 pm

carlosvmc escreveu:
Seg Jan 03, 2022 11:48 am
A ideia não era trocar o cambio manual por automático não. É o Manual de 5 pelo manual de 6.

Sinto que o Picasso (o 1.6 pelo menos) pede 1 marcha a mais para rodar em uma rotação mais tranquila (economia de combusitível, relação TxP, etc).

Mas não sei se "cabe" a troca (tamanho e todo esse processo que vc tá falando aí).
Ah! tá... como o post é sobre troca de cambio automático pensei que fosse esse o caso.

Acho que a sua maior dificuldade será vc encontrar uma alavanca de câmbio de 6 marchas que caiba no Picasso.

Outras coisa que talvez vc tenha que fazer é: o remapeamento do motor já que ele é mapeado para usar o cambio de 5 marchas; a troca da parte de fixação do cambio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
carlosvmc
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008

Re: troca de cambio

#22

Mensagem por carlosvmc » Seg Jan 03, 2022 12:07 pm

É eu usei esse para evitar abrir um outro, talvez não tenha sido uma boa ideia, kkk.

Então a questão da alavanca do 2008 será que não atende? Sei que não é a mesma coisa, mas talvez...

Sera que se usar o mapeamento do 2008 (apesar de ser Turbo) daria? Eu num manjo nada de SWAP, mas gosto tanto do Picasso que queria dar um folego extra para ele. Sinto que ele fica gritando demais quando tá na estrada...
rgdl escreveu:
Seg Jan 03, 2022 12:01 pm
carlosvmc escreveu:
Seg Jan 03, 2022 11:48 am
A ideia não era trocar o cambio manual por automático não. É o Manual de 5 pelo manual de 6.

Sinto que o Picasso (o 1.6 pelo menos) pede 1 marcha a mais para rodar em uma rotação mais tranquila (economia de combusitível, relação TxP, etc).

Mas não sei se "cabe" a troca (tamanho e todo esse processo que vc tá falando aí).
Ah! tá... como o post é sobre troca de cambio automático pensei que fosse esse o caso.

Acho que a sua maior dificuldade será vc encontrar uma alavanca de câmbio de 6 marchas que caiba no Picasso.

Outras coisa que talvez vc tenha que fazer é: o remapeamento do motor já que ele é mapeado para usar o cambio de 5 marchas; a troca da parte de fixação do cambio.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: troca de cambio

#23

Mensagem por rgdl » Qua Jan 05, 2022 10:49 am

Intão... agora vc me deixou confuso... é que desconheço de qualquer Xsara Picasso que tenha motor turbo e ainda mais câmbio de 6 marchas. Pelo menos, não no Brasil.

De qualquer maneira, não dá para usar um mapeamento de um motor em outro só por causa do câmbio, já que os motores não são iguais em potência e torque.

Quanto a alavanca do cambio, independentemente do carro de origem, vc vai ter que fazer adaptações.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
carlosvmc
Sem Habilitação
Mensagens: 24
Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008

Re: troca de cambio

#24

Mensagem por carlosvmc » Qua Jan 05, 2022 11:46 am

Deixa eu tentar explicar. Quem é turbo e 6marchas é o 2008 THP. Ia pegar o trem de força do 2008 e ajustar no Picasso.

Mas se der para fazer esses ajustes talvez seja algo a pensar mais pra frente quando tiver que fazer algo grande no motor.

Valeu pela ajuda.
rgdl escreveu:
Qua Jan 05, 2022 10:49 am
Intão... agora vc me deixou confuso... é que desconheço de qualquer Xsara Picasso que tenha motor turbo e ainda mais câmbio de 6 marchas. Pelo menos, não no Brasil.

De qualquer maneira, não dá para usar um mapeamento de um motor em outro só por causa do câmbio, já que os motores não são iguais em potência e torque.

Quanto a alavanca do cambio, independentemente do carro de origem, vc vai ter que fazer adaptações.
Responder