troca de cambio
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Re: troca de cambio
muito legal colocar o AT6 no pallas.
Quanto a Picasso, acredito ser possível também. Os C3 mais novos saíram com essa configuração de motor 1.6 com esse câmbio.
Quanto a Picasso, acredito ser possível também. Os C3 mais novos saíram com essa configuração de motor 1.6 com esse câmbio.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 24
- Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008
Re: troca de cambio
Para o carro manual, o que seria necessário mudar para colocar o cambio de 6 marchas?
Eu sou bem leigo nessa parte...
Eu sou bem leigo nessa parte...
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: troca de cambio
O que seria necessário:
1 - Troca do chicote principal do carro, pois os carros com cambio automático tem um chicote que inclui a fiação da central do cambio;
2 - Troca de toda parte de fixação do cambio no monobloco, pois o cambio automático é mais pesado e não dá para usar os mesmos itens de fixação do cambio manual;
3 - substituir o conjunto da alavanca do cambio, removendo a do cambio manual e colocando no lugar a do cambio automático;
4 - Modificar o conjunto do volante do motor pelo próprio para o cambio automático;
5 - Modificar via Lexia o tipo de cambio usado no carro;
6 - Em alguns modelos é necessário modificar o painel para um que ele mostre a informação de posição de alavanca (P, R, N ou D);
7 - (mais importante) rezar bastante para, depois de gastar uma grana violenta com tudo isso, não dar chabu e funcionar de boa.
Eu acho melhor vc vender seu carro e comprar outro já com cambio manual, pois vai sair mais barato.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 24
- Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008
Re: troca de cambio
A ideia não era trocar o cambio manual por automático não. É o Manual de 5 pelo manual de 6.
Sinto que o Picasso (o 1.6 pelo menos) pede 1 marcha a mais para rodar em uma rotação mais tranquila (economia de combusitível, relação TxP, etc).
Mas não sei se "cabe" a troca (tamanho e todo esse processo que vc tá falando aí).
Sinto que o Picasso (o 1.6 pelo menos) pede 1 marcha a mais para rodar em uma rotação mais tranquila (economia de combusitível, relação TxP, etc).
Mas não sei se "cabe" a troca (tamanho e todo esse processo que vc tá falando aí).
rgdl escreveu: ↑Seg Jan 03, 2022 11:04 amO que seria necessário:
1 - Troca do chicote principal do carro, pois os carros com cambio automático tem um chicote que inclui a fiação da central do cambio;
2 - Troca de toda parte de fixação do cambio no monobloco, pois o cambio automático é mais pesado e não dá para usar os mesmos itens de fixação do cambio manual;
3 - substituir o conjunto da alavanca do cambio, removendo a do cambio manual e colocando no lugar a do cambio automático;
4 - Modificar o conjunto do volante do motor pelo próprio para o cambio automático;
5 - Modificar via Lexia o tipo de cambio usado no carro;
6 - Em alguns modelos é necessário modificar o painel para um que ele mostre a informação de posição de alavanca (P, R, N ou D);
7 - (mais importante) rezar bastante para, depois de gastar uma grana violenta com tudo isso, não dar chabu e funcionar de boa.
Eu acho melhor vc vender seu carro e comprar outro já com cambio manual, pois vai sair mais barato.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: troca de cambio
Ah! tá... como o post é sobre troca de cambio automático pensei que fosse esse o caso.carlosvmc escreveu: ↑Seg Jan 03, 2022 11:48 amA ideia não era trocar o cambio manual por automático não. É o Manual de 5 pelo manual de 6.
Sinto que o Picasso (o 1.6 pelo menos) pede 1 marcha a mais para rodar em uma rotação mais tranquila (economia de combusitível, relação TxP, etc).
Mas não sei se "cabe" a troca (tamanho e todo esse processo que vc tá falando aí).
Acho que a sua maior dificuldade será vc encontrar uma alavanca de câmbio de 6 marchas que caiba no Picasso.
Outras coisa que talvez vc tenha que fazer é: o remapeamento do motor já que ele é mapeado para usar o cambio de 5 marchas; a troca da parte de fixação do cambio.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 24
- Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008
Re: troca de cambio
É eu usei esse para evitar abrir um outro, talvez não tenha sido uma boa ideia, kkk.
Então a questão da alavanca do 2008 será que não atende? Sei que não é a mesma coisa, mas talvez...
Sera que se usar o mapeamento do 2008 (apesar de ser Turbo) daria? Eu num manjo nada de SWAP, mas gosto tanto do Picasso que queria dar um folego extra para ele. Sinto que ele fica gritando demais quando tá na estrada...
Então a questão da alavanca do 2008 será que não atende? Sei que não é a mesma coisa, mas talvez...
Sera que se usar o mapeamento do 2008 (apesar de ser Turbo) daria? Eu num manjo nada de SWAP, mas gosto tanto do Picasso que queria dar um folego extra para ele. Sinto que ele fica gritando demais quando tá na estrada...
rgdl escreveu: ↑Seg Jan 03, 2022 12:01 pmAh! tá... como o post é sobre troca de cambio automático pensei que fosse esse o caso.carlosvmc escreveu: ↑Seg Jan 03, 2022 11:48 amA ideia não era trocar o cambio manual por automático não. É o Manual de 5 pelo manual de 6.
Sinto que o Picasso (o 1.6 pelo menos) pede 1 marcha a mais para rodar em uma rotação mais tranquila (economia de combusitível, relação TxP, etc).
Mas não sei se "cabe" a troca (tamanho e todo esse processo que vc tá falando aí).
Acho que a sua maior dificuldade será vc encontrar uma alavanca de câmbio de 6 marchas que caiba no Picasso.
Outras coisa que talvez vc tenha que fazer é: o remapeamento do motor já que ele é mapeado para usar o cambio de 5 marchas; a troca da parte de fixação do cambio.
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2887
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Re: troca de cambio
Intão... agora vc me deixou confuso... é que desconheço de qualquer Xsara Picasso que tenha motor turbo e ainda mais câmbio de 6 marchas. Pelo menos, não no Brasil.
De qualquer maneira, não dá para usar um mapeamento de um motor em outro só por causa do câmbio, já que os motores não são iguais em potência e torque.
Quanto a alavanca do cambio, independentemente do carro de origem, vc vai ter que fazer adaptações.
De qualquer maneira, não dá para usar um mapeamento de um motor em outro só por causa do câmbio, já que os motores não são iguais em potência e torque.
Quanto a alavanca do cambio, independentemente do carro de origem, vc vai ter que fazer adaptações.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 24
- Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008
Re: troca de cambio
Deixa eu tentar explicar. Quem é turbo e 6marchas é o 2008 THP. Ia pegar o trem de força do 2008 e ajustar no Picasso.
Mas se der para fazer esses ajustes talvez seja algo a pensar mais pra frente quando tiver que fazer algo grande no motor.
Valeu pela ajuda.
Mas se der para fazer esses ajustes talvez seja algo a pensar mais pra frente quando tiver que fazer algo grande no motor.
Valeu pela ajuda.
rgdl escreveu: ↑Qua Jan 05, 2022 10:49 amIntão... agora vc me deixou confuso... é que desconheço de qualquer Xsara Picasso que tenha motor turbo e ainda mais câmbio de 6 marchas. Pelo menos, não no Brasil.
De qualquer maneira, não dá para usar um mapeamento de um motor em outro só por causa do câmbio, já que os motores não são iguais em potência e torque.
Quanto a alavanca do cambio, independentemente do carro de origem, vc vai ter que fazer adaptações.