troca de cambio
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 1
- Registrado em: Qui Set 24, 2015 1:12 pm
- Nome: mauricioeller
- Munhoz
- Zumbi
- Mensagens: 2721
- Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
- Nome: Vitor Munhoz
- Localização: São Paulo
- Modelos Citroën: Xsara VTS
- Contato:
Se for manual sim. Se for o automático do THP acredito que não, precisa dar uma olhada..
<a href="http://www.flatout.com.br/project-cars- ... en-c4-vts/" target="_blank">http://www.flatout.com.br/project-cars- ... c4-vts/</a>
<a href="http://www.flatout.com.br/project-cars- ... en-c4-vts/" target="_blank">http://www.flatout.com.br/project-cars- ... c4-vts/</a>
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2902
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
A Citroën só implementou o cambio automático Iasin AT6 (Iasin TF-70SC) nos motores THP e Diesel, nos motores da linha EW10 a Citroën continuou usando o AL4/AT8.
É por isso que os C4 Picassos que vieram para o Brasil vieram com o AL4.
Colocar o AT6 só se trocar todo powertrain e mesmo assim corre o risco de não dar certo.
É por isso que os C4 Picassos que vieram para o Brasil vieram com o AL4.
Colocar o AT6 só se trocar todo powertrain e mesmo assim corre o risco de não dar certo.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Jan 21, 2016 10:55 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- renan97ar
- Mestre Curioso
- Mensagens: 994
- Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
- Nome: renan97ar
- Localização: Jundiaí - SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch
Eu já penso que pode servir. Nos c4 lounge 2.0 e 408 2.0 (depois de 2013), eles vem com o at6 e motor ew10. O que teoricamente impediria seria o software da bsi, injeção e painel incompatíveis com a central da caixa de câmbio. Porém, lá fora as c4 Picasso automáticas contavam com câmbio de 6 marchas, o que pode indicar uma certa compatibilidade. Estou longe de casa, então não tenho como fazer isso, mas se alguém possuir o lexia, poderia ver se nas opções de injeção e bsi existe a opção da caixa at6 além da al4.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2902
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
Mas Renan, a versão 2.0 do motor usado nos carros depois de 2013 não é a versão flex? Tem certeza que essa versão flex é EW10?
É que nas verso EW10A e EW10J4 eu não conheço nenhum carro com esse cambio da Aisin.
É que nas verso EW10A e EW10J4 eu não conheço nenhum carro com esse cambio da Aisin.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
[quote name='rgdl' date='Jan 22 2016, 09:03 AM' post='32479']
Mas Renan, a versão 2.0 do motor usado nos carros depois de 2013 não é a versão flex? Tem certeza que essa versão flex é EW10?
É que nas verso EW10A e EW10J4 eu não conheço nenhum carro com esse cambio da Aisin.
[/quote]
:D Prezado RGDL,
Os C4 Lounge, que não são THP, usam o nosso velho conhecido EW10a associado à transmissão automática Aisin AT6.
Chequei o chicote de injeção de um Lounge e a injeção eletrônica do EW10a flex não passou por mudanças. Dos bicos (Marelli) frágeis à borboleta de aceleração, tudo continua igual. Obviamente, a central passou por recalibração e nova adequação ao câmbio. Acho a alteração possível, mas difícil de ser bem feita, pois seria necessária reprogramação da central de injeção (telecarregamento com os novos parâmetros de câmbio) e uma nova central de câmbio.
As centrais (centralina) dos AL4 e AT8 é da marca Siemens. Não sei se nos C4 Lounge 2.0 continua a ser da mesma marca.
No dia que analisei o carro, não me prendi a este detalhe... :230430:
Um abraço a todos,
Xamã
Mas Renan, a versão 2.0 do motor usado nos carros depois de 2013 não é a versão flex? Tem certeza que essa versão flex é EW10?
É que nas verso EW10A e EW10J4 eu não conheço nenhum carro com esse cambio da Aisin.
[/quote]
:D Prezado RGDL,
Os C4 Lounge, que não são THP, usam o nosso velho conhecido EW10a associado à transmissão automática Aisin AT6.
Chequei o chicote de injeção de um Lounge e a injeção eletrônica do EW10a flex não passou por mudanças. Dos bicos (Marelli) frágeis à borboleta de aceleração, tudo continua igual. Obviamente, a central passou por recalibração e nova adequação ao câmbio. Acho a alteração possível, mas difícil de ser bem feita, pois seria necessária reprogramação da central de injeção (telecarregamento com os novos parâmetros de câmbio) e uma nova central de câmbio.
As centrais (centralina) dos AL4 e AT8 é da marca Siemens. Não sei se nos C4 Lounge 2.0 continua a ser da mesma marca.
No dia que analisei o carro, não me prendi a este detalhe... :230430:
Um abraço a todos,
Xamã
C4 Pallas GLX BVA 2011/2012 prata
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
Effa Plutus 3.2 CD 2011/2012 (surpreendente)
Ssangyong Kyron GLS 2.0 Turbodiesel 2012
- renan97ar
- Mestre Curioso
- Mensagens: 994
- Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
- Nome: renan97ar
- Localização: Jundiaí - SP
- Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch
Então rgdl, eles são ew10a sim. Tanto que o powertrain como o xamã disse é idêntico aos dos c4 hatch e pallas, que já eram flex. Acho que realmente a parte difícil é a elétrica, mas ainda não tentei verificar se a central que equipa a c4 Picasso já aceita um câmbio de 6 marchas. Sei que tem um parâmetro no qual é informado o tipo de câmbio, mas nunca vi se existe tal opção. Vou ver se arrumo um vin de c4 lounge e pelo service vejo qual a central de injeção e se é igual a da c4 Picasso.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 5
- Registrado em: Dom Abr 17, 2016 6:04 pm
- Modelos Citroën: 307 Feline
troca de cambio
Estou com a mesma idéia no meu 307 com EW10a, meu AL4 está em fim de vida e sinceramente não estou com saco de mexer nele..
Pensei em conseguir uma transmissão do AT6, trocar o módulo e chicote, estou muito seguro que a parte do CAN será compatível, acredito que até a BSI sirva, pois no meu caso já li meu 307 no lexia como se fosse um 308 e a BSI, módulo de injeção e o AL4 indentificaram perfeitamente.]
Pensando que é o mesmo motor, e o EW10A flex e gasolina é idêntico, apenas alterando os bicos e velas praticamente, acredito ser muito factível a troca do módulo de injeção e controle da transmissão, estou a procura de uma caixa para realizar tal feito.
Estou procurando a literatura dos 308 2.0 com a AT6, o sedre que tenho vai só até 2012.
Pensei em conseguir uma transmissão do AT6, trocar o módulo e chicote, estou muito seguro que a parte do CAN será compatível, acredito que até a BSI sirva, pois no meu caso já li meu 307 no lexia como se fosse um 308 e a BSI, módulo de injeção e o AL4 indentificaram perfeitamente.]
Pensando que é o mesmo motor, e o EW10A flex e gasolina é idêntico, apenas alterando os bicos e velas praticamente, acredito ser muito factível a troca do módulo de injeção e controle da transmissão, estou a procura de uma caixa para realizar tal feito.
Estou procurando a literatura dos 308 2.0 com a AT6, o sedre que tenho vai só até 2012.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 12
- Registrado em: Qui Mai 12, 2016 8:01 pm
- Modelos Citroën: xantia 2000 16v
troca de cambio
Boa noite srs,serve sim desde que trocado td chicote e modulo do cambio pois c op da injeçao se comunica p bsi bastando e sabendo reconfigurar c o lexia. estou aguardando chegar uns pdf c o diagrama de tds.
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 5
- Registrado em: Dom Abr 17, 2016 6:04 pm
- Modelos Citroën: 307 Feline
troca de cambio
Ao que estou vendo, sim é isso mesmo. Transmissão, chicote e módulo de tranmissão.
Sabe dizer se os semieixos, trizetas e outras partes dos eixos encaixam perfeitamente? Eu diria que sim, mas ainda não verifiquei.
Seguem os esquemas elétricos do 307 e 308. Que são idênticos praticamente aos do C4 (meu caso é um 307 e tenho documentação Peugeot apenas)
https://drive.google.com/folderview?id= ... p=sharing
Sabe dizer se os semieixos, trizetas e outras partes dos eixos encaixam perfeitamente? Eu diria que sim, mas ainda não verifiquei.
Seguem os esquemas elétricos do 307 e 308. Que são idênticos praticamente aos do C4 (meu caso é um 307 e tenho documentação Peugeot apenas)
https://drive.google.com/folderview?id= ... p=sharing
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 1
- Registrado em: Sex Out 28, 2016 9:29 pm
- Modelos Citroën: tô a pé!
troca de cambio
Possível é, só tem que saber a receita do bolo pois já fizeram.
https://www.youtube.com/watch?v=al4dUwMn8-M
https://www.youtube.com/watch?v=al4dUwMn8-M
Re: troca de cambio
Bom..ele conseguiu
Troca de cambio
O tópico morreu?
-
- Sem Habilitação
- Mensagens: 24
- Registrado em: Sex Jun 29, 2018 11:00 pm
- Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 16v 2007/2008
Re: troca de cambio
Eu queria saber mais dessa possibilidade. Mas eu sou um mero dono de um Xsara Picasso 1.6 manual. Sinto que quando tá de 5a marcha o carro sofre demais, principalmente no alcool. Será que é viável um cambio de 6 marchas? Não achei outro tópico só para o Xsara, mas não queria abrir outro para nào ficar poluindo o forum de graça.
Alguém já teve essa ideia e chegou a ir atrás? Não faço ideia de quais implicaçoes práticas eu teria para conseguir executar tal swap de cambio. Mas se alguém tiver e puder ou dar força ou jogar uma pá de cal na ideia eu agradeço.
Valeu!
Alguém já teve essa ideia e chegou a ir atrás? Não faço ideia de quais implicaçoes práticas eu teria para conseguir executar tal swap de cambio. Mas se alguém tiver e puder ou dar força ou jogar uma pá de cal na ideia eu agradeço.
Valeu!