Xsara Picasso - Ar Condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
nicholas.dias-gomes
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Qui Out 13, 2016 1:49 pm

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#61

Mensagem por nicholas.dias-gomes » Seg Nov 07, 2016 5:34 pm

Oi as pastilhas foram trocadas e lonas ainda estão novas

O ar condicionado o ar condicionado para de funcionar em ambos dos combustíveis porém depende da aceleração que eu estou aplicando se dirigir com pé leve ele funcionou normalmente mas se eu ficar forçando pisando forte ele para de funcionar eu vou olhar a pressão do gás essa semana mas também vou mandar o mecanico passar de novo no scanner outra coisa que apareceu que aumenta a minha suspeita no módulo de injeção a velocidade velocímetro fica doidão e começa a fazer umas leituras erradas e fica 0 ou dois tracinhos (- -) por isso que eu vou aí essa semana também fui fazer vistoria e achar um vazamento no meu GNV e eu vou lá pedir para eles olharem mas muito obrigado pela sua opinião Espero que outros aí tem alguma ideia de quem seja ou tenho tido um problema parecido para me ajudar

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk


lcalvetti
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Sáb Dez 14, 2013 10:12 pm
Nome: LCalvetti

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#62

Mensagem por lcalvetti » Sex Dez 02, 2016 1:40 pm

Olá pessoal.

Estou com problema no ar condicionado e fiquei pensando se poderia ser o termistor, como o Miau e vários estão discutindo no fórum.
O acionamento está intermitente. As vezes funciona, as vezes não. Agora está mais para não funcionar. Quanto não funciona, nem faz aquele barulhinho de "armar" o ar condicionado, tampouco modifica a rotação do carro.
Já levei em quatro oficinas. Duas em Curitiba e duas em Pelotas-RS. Na primeira indicaram apenas completar o gás. Como o problema voltou levei numa especializada em ar (Rei do AR). Fizeram a troca do gás, limpeza e não encontraram vazamento ou problemas. Noutra oficina (autocenter) não encontraram problemas. Na última, especializada em refrigeração, substituiram o gás e trocaram a válvula de pressão, funcionou no dia, mas o problema segue. Nesta última me disseram que deveria tentar trocar o compressor, mas estou com medo de troca-lo e não resolver o problema.
O que vocês acham? Será que o problema seria no acionamento , relé, bsi ou algo assim ? Ou parto para a substituição do compressor ?


Xsara
Leonardo - Xsara 2008 GLX Automático.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#63

Mensagem por rgdl » Sex Dez 02, 2016 2:00 pm

A primeira coisa que vc tem que descartar é um eventual problema no sistema de arrefecimento, se vc leu o tópico desde o começo deve ter visto que o sistema de ar-condicionado está diretamente relacionado ao bom funcionamento do sistema de arrefecimento.

Os primeiros sinais que vc pode ver é o seguinte:

1 - Veja se quando vc liga o ar condicionado a ventoinha arma no segundo estágio;
2 - Veja se o medidor de temperatura fica com 3 (três) traços verdes depois que o motor esquenta, não pode ter mais nem menos;
3 - Veja se a ventoinha arma no segundo estágio sem que o ar-condicionado esteja ligado;
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
vgmarques
Curioso
Mensagens: 179
Registrado em: Seg Ago 01, 2011 11:30 am
Nome: Vinicius M
Localização: Rio de Janeiro

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#64

Mensagem por vgmarques » Ter Dez 20, 2016 4:30 pm

Pessoal, o compressor não está mais comprimindo.

Fiz o teste em 2 lojas. Não travou, não quebrou nada. Apenas parou de comprimir. Já tem tempo de uso elevadíssimo (2.0, 2002 com 215.000 rodados).

O que vocês fizeram quando tiveram esse problema (ou sugerem caso ainda não tenham tido)?

- Retífica? Informaram que PODE funcionar.
- Comprar um retificado (+- 800,00)
- Comprar um novo (Informaram que um SANDEN novo custa por volta de 1600,00. Espero que não seja um chinês "tipo Sanden"). Li que Royxe não presta.

Além disso, informaram que o correto é fazer flush para retirar resíduos do fluido anterior.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#65

Mensagem por rgdl » Ter Dez 20, 2016 9:07 pm

Nos Picassos com motor 2.0 16V normalmente é usado o Sanden tipo SD7V16 modelo 1237 e nos de motor 1.6 16V é usado o mesmo compressor mas com o modelo 1267. A diferença entre eles é só a "bunda", ou seja, o encaixe traseiro dos dutos de gás. Mas como são o mesmo tipo (SD7V16) dá para trocar a "bunda" de um pelo outro.

O que eu fiz foi ir num ferro velho e comprar um Sanden SD7V16 modelo 1267 que equipava um Picasso 1.6 que tinha batido com pouca quilometragem, ou seja, estava novinho. E mandei trocar a "bunda" pela do meu compressor velho que é o modelo 1237. Tá gelando de mais até agora, fiz isso faz uns 2 anos e paguei R$ 600,00 no compressor e olha que paguei caro.

A Sanden Não produz mais esses modelos (1267 e 1237) de compressor e vc não acha em lojas de reposição com facilidade, quem tem cobra uma fortuna por eles. Barato e novo vc só encontra o genérico Chinês.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
carlossantos
Sem Habilitação
Mensagens: 21
Registrado em: Qui Jan 29, 2015 12:37 pm
Nome: carlossantos
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#66

Mensagem por carlossantos » Seg Jan 02, 2017 5:34 pm

Meu carro é uma Xsara Picasso Exc 2.0 16v parou de gelar o ar vc liga o ar o mesmo ventila mas não aciona o compressor e só vem ar quente e foi identificado problema no sensor de temperatura e não achei em lugar algum pra comprar aqui em Campo Grande MS na autorizada 280 reais 10 dias pra chegar achei essa no ML http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 207-c3-_JM

O próprio gerente da concessionária disse que serviria ao mostrar pro mesmo o anúncio, o vendedor respondeu via ML que não servia o cara que tá mexendo no ar ficou na dúvida e eu mais ainda!
O minha peça tem numeração denso A64200100
Meu medo agora é comprar a peça é não servir, não sei o que faço pra resolver isso!!!
Anexos
Minha peça
Minha peça
Minha peça
Minha peça
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#67

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Jan 18, 2017 4:39 pm

CarlosSantos,
Fizeram o teste da bobina acionando ela diretamente para ver se a embreagem do compressor arma?? (quando dá aquele estalo)??
Confirmaram que tem gás na pressão correta??

Se tem gás, e o sistema está estanque então Tá parecendo que a bobina queimou!!
SE não testaram a bobina na tua frente, pede pros caras injetarem tensão diretamente no contato dela pra ver se ela excita a embreagem do compressor!!! Se acionar a embreagem do compressor aí beleza...parte pra ver esse sensor!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#68

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 18, 2017 6:16 pm

É possível acionar a bobina do compressor via lexia, medir todas as temperaturas, etc..
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#69

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Jan 19, 2017 10:07 am

Munhoz...
O Xsara Picasso GXS não apresenta o sistema de Ar condicionado no scanner.
Talvez o Exclusive, o GLX mostre...mas o GXS é mais simplão e não mostra, sendo assim impossível acionar a bobina via Lexia
Outro detalhe é se houver zica entre a BSI e a bobina do compressor, com o scanner também não conseguira acionar a bobina.
Então pra ter certeza se a bobina queimou ou não é bom excita-lá diretamente no contato dela lá perto do compressor.
O pessoal de ar cond é prático nisso.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
sigma
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Fev 13, 2017 8:50 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#70

Mensagem por sigma » Seg Fev 13, 2017 11:14 am

Estou com um problema estranho no ar do meu carro, um picasso 2005. Se eu ligo o ar na frente e ativo o botão, ele não gela o ar... ai ligo o traseiro e sai beeem gelado, e começa a gelar o da frente... se desligo o traseiro ele para de gelar o da frente.. O que pode ser?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#71

Mensagem por rgdl » Seg Fev 13, 2017 11:42 am

Normalmente esses problemas de temperatura do ar saindo mais gelado no traseiro do que no dianteiro é problema de falta de fluido refrigerante. Então tem que levar em um cara sério para ver isso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
sigma
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Fev 13, 2017 8:50 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#72

Mensagem por sigma » Seg Fev 13, 2017 2:06 pm

rgdl escreveu: Normalmente esses problemas de temperatura do ar saindo mais gelado no traseiro do que no dianteiro é problema de falta de fluido refrigerante. Então tem que levar em um cara sério para ver isso.
Bem interessante saber que pode ser esse o problema, vou levar no rapaz que sempre foi bem honesto e resolveu os problemas de ar dos meus veículos.. não levei nele pois pensei que pudesse ser algo mais exótico o problema, pois gela somente uma parte....

Muito obrigado!
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#73

Mensagem por gjvialta » Seg Fev 13, 2017 5:41 pm

sigma escreveu:Estou com um problema estranho no ar do meu carro, um picasso 2005. Se eu ligo o ar na frente e ativo o botão, ele não gela o ar... ai ligo o traseiro e sai beeem gelado, e começa a gelar o da frente... se desligo o traseiro ele para de gelar o da frente.. O que pode ser?
Olá, sigma!

Esse sintoma apareceu de repente, ou foi aparecendo de forma gradativa? Falta de gás, se acontecer de forma repentina vai ser total e dentro de pouco tempo você não teria, ou terá mais o funcionamento de nenhuma das zonas de refrigeração. Se for acontecendo de forma gradativa, aí a chance de ser vazamento de gás é quase certa.

Não entendi direito. Você disse que se aciona somente o ar da frente, ele não gela nada, mas se aciona também o de trás, aí gela na frente e atrás? É isso? Parece que o problema está no acionamento do compressor. Quando você liga somente o ar da frente, você verificou se o compressor é acionado dentro do compartimento do motor? Verifique isso, ventoinha do condensador, evaporador também, que pode ser o início da solução! E é uma atitude que pode evitar a sua ida a uma oficina.

Outra coisa que deve ter em mente. Gás de ar condicionado não perde a validade. Não precisa ser trocado nunca. Se ele vazou, deve-se procurar o local pelo qual ocorreu o vazamento. De nada adianta promover a reposição do gás se você não consertou o local do vazamento. Existem pontos pelos quais o gás pode vazar, ou é mais comum ocorrer vazamentos. Primeiro pelo bico de inspeção, pelo qual é feita a carga de carga. Linha de baixa pressão. Depois pelo circuito todo, olhando conexões do compressor, recuperador de líquido, entrada e saída do condensador, e do evaporador, que é mais difícil de verificar, porém com instrumentos que emitem sinais de vazamento do gás refrigerante acaba sendo tranquila a verificação, porém às vezes o conserto fica mais complicado. Vamos torcer que seu problema não chegue a tal ponto.

Depois diga aí pra nós como foi conduzida a solução do seu problema.
sigma
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Fev 13, 2017 8:50 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#74

Mensagem por sigma » Seg Fev 13, 2017 7:35 pm

gjvialta escreveu:
Esse sintoma apareceu de repente, ou foi aparecendo de forma gradativa? Falta de gás, se acontecer de forma repentina vai ser total e dentro de pouco tempo você não teria, ou terá mais o funcionamento de nenhuma das zonas de refrigeração. Se for acontecendo de forma gradativa, aí a chance de ser vazamento de gás é quase certa.
Tenho reparado que o traseiro está gelando menos...Pode ser então gás mesmo... eu imaginava que o de trás tava sempre gelando, mas tenho reparado uma queda nele...
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#75

Mensagem por gjvialta » Ter Fev 14, 2017 9:20 am

Olá sigma!

Lembre-se que antes de promover a carga de gás para completar o sistema, deve-se encontrar o vazamento. Muito provavelmente é na válvula de monitoramento do sistema, que é também por onde se coloca o gás. É o bico de inspeção. Isso se for vazamento mesmo.

Depois posta aí a solução isso é importante para todos os proprietários de citroen. Temos que acabar com o estigma de carros problemáticos que colocaram nessa marca.
Responder