Xsara Picasso - Ar Condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
wislley.roque
Habilitado
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Fev 06, 2017 10:38 am
Modelos Citroën: Xsara picasso 2004 exclusive 16v Aut.

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#91

Mensagem por wislley.roque » Qui Ago 10, 2017 3:36 pm

Boa tarde

Meu XP parou de gelar o ar da frente, o compressor dispara, o ar da parte de traz gela normalmente, porem o da frente fica só no ventilador.

Alguma ideia?


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#92

Mensagem por rgdl » Sex Ago 11, 2017 9:23 am

Falta de Fluido refrigerante é o problema mais comum quando isso acontece. É bom olhar se não tem vazamentos.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
wislley.roque
Habilitado
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Fev 06, 2017 10:38 am
Modelos Citroën: Xsara picasso 2004 exclusive 16v Aut.

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#93

Mensagem por wislley.roque » Dom Ago 13, 2017 5:02 pm

Problema encontrado, compressor estava sem pressão, a placa dele tinha quebrado (literalmente quebrado, estava estilhaçada) troquei a placa e agora ta tudo funcionando beleza
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#94

Mensagem por gjvialta » Seg Ago 14, 2017 2:47 pm

Legal, grato pelo retorno! Informação é sempre bem vinda!
Avatar do usuário
Diogo Figueira
Habilitado
Mensagens: 68
Registrado em: Qui Abr 03, 2014 2:33 pm
Nome: Diogo Figueira
Localização: Rio de Janeiro
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v 2006

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#95

Mensagem por Diogo Figueira » Seg Ago 21, 2017 3:08 pm

Olá a todos, pegando carona aqui no tópico estou com um problema parecido, o ar da minha Picasso é o manual, e só gela em dias com temperatura amena, para que o ar gele de verdade preciso ligar o ar de trás e se for nos dias de calor acaba não sendo suficiente, onde posso ver se há vazamentos? normalmente quando levamos nos mecânicos eles querem trocar tudo, quando uma simples recarga de gás pode solucionar o problema.....
Diogo Figueira

XSARA PICASSO EXCLUSIVE 2006
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#96

Mensagem por rgdl » Seg Ago 21, 2017 5:01 pm

O principal suspeito de vazamentos de fluido refrigerante são as válvulas de entrada de baixa e alta pressão (onde as mangueiras dos manômetros são conectadas). Essas válvulas são muito parecidas com as válvulas de pneu de carro, basta dar um aperto ou trocar o miolo.

Outro lugar comum de vazamento é o flexível que com o tempo resseca e quebra.

Para evitar vazamentos é importante ligar o ar condicionado mesmo que não se precise dele, pois a circulação do óleo e do fluído impede o ressecamento das vedações e do flexível.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#97

Mensagem por vitorcam » Dom Ago 27, 2017 1:10 am

rgdl, eu vi em algum lugar aqui no fórum sobre a quantidade (kg) de gás que vai no picasso, porém não encontrei novamente. Poderia me confirmar a quantidade certa para o Picasso?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#98

Mensagem por rgdl » Seg Ago 28, 2017 10:47 am

vitorcam escreveu: rgdl, eu vi em algum lugar aqui no fórum sobre a quantidade (kg) de gás que vai no picasso, porém não encontrei novamente. Poderia me confirmar a quantidade certa para o Picasso?
Na documentação técnica que tenho está dizendo o seguinte:

BRASIL Todos os tipos 775 gr ± 25 gr

Ou seja, são 775g de fluido refrigerante com tolerância de 25g para mais ou para menos. Sendo que o tipo de fluido é o R134.

Muita informação técnica vc pode obter no documento desse: post viewtopic.php?f=60&t=5699
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
vitorcam
Sem Habilitação
Mensagens: 36
Registrado em: Dom Abr 09, 2017 12:38 am
Nome: Vitor
Localização: Arinos - MG
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2003 2.0 16v Exclusive MT

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#99

Mensagem por vitorcam » Qua Set 06, 2017 9:41 am

rgdl escreveu:
vitorcam escreveu: rgdl, eu vi em algum lugar aqui no fórum sobre a quantidade (kg) de gás que vai no picasso, porém não encontrei novamente. Poderia me confirmar a quantidade certa para o Picasso?
Na documentação técnica que tenho está dizendo o seguinte:

BRASIL Todos os tipos 775 gr ± 25 gr

Ou seja, são 775g de fluido refrigerante com tolerância de 25g para mais ou para menos. Sendo que o tipo de fluido é o R134.

Muita informação técnica vc pode obter no documento desse: post viewtopic.php?f=60&t=5699
Obrigado! Levei meu carro em uma oficina especializada, e eles constataram que uma válvula do compressor estava ruim. Desmontaram, trocaram a válvula, fizeram a recarga do gás, e agora está 100% funcionando!

Sent from my SM-A520F using Tapatalk
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#100

Mensagem por gjvialta » Qua Set 06, 2017 5:27 pm

Grato pelo retorno! O fórum agradece!
Avatar do usuário
buck
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Qui Mai 18, 2017 4:32 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exclusive 2.0 16v Manual

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#101

Mensagem por buck » Ter Out 31, 2017 11:01 am

Bom dia pessoal!

Procurei bastante aqui no forum sobre o problema abaixo mas não encontrei algum semelhante. Caso exista, peço que me direcionem! Valeu

O problema é o seguinte: O ar traseiro funciona que é uma beleza. O ar dianteiro funciona o passageiro que é uma beleza. Já o do motorista por vezes esquece que o ar ta ligado e sopra ar normal. Ou seja, todas as saídas jogam ar gelado para o habitáculo e a minha saída (motorista) solta ar normal.
Já notei outras vezes, antes de efetivamente dar esse problema que, quando desligado (posição no OFF), o circulador ainda funcionava, ainda que muito fraco, quase imperceptível, porém dava pra sentir que jogava ar QUENTE para dentro do veículo. Aí nesse caso eu ligava o A/C no máximo, com 14 graus, esperava trincar de gelado e desligava tudo para esse arzinho que saia constantemente ao menos ser a temperatura ambiente.

Alguém tem ideia do que pode ser esse problema do Ar Condicionado sair em todas as saídas, exceto na do motorista?

Abraços
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#102

Mensagem por gjvialta » Ter Out 31, 2017 4:33 pm

Olá!

pode estar relacionado com a resistência do vídeo. Não recomendo a solução apresentada no vídeo, pois um jumper é diferente de um componente eletrônico. https://www.youtube.com/watch?v=tKBAp5NdSFg

att,
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#103

Mensagem por rgdl » Ter Out 31, 2017 6:17 pm

gjvialta, vi o vídeo, o que ele jumpeou foi o fusível térmico que tem na resistência. não é o ideal mas também não é de todo mal.

Eu acho já falei disso nesse tópico mesmo, mas se não vou falar agora. Não se pode usar a sensação térmica do corpo para medir temperatura, pois o corpo humano sente a temperatura por comparação, se vc tive numa sauna a 60°C e sair para uma sala a 40°C, a sensação do seu corpo será de que a sala está gelada, só que 40°C não é gelado em lugar nenhum, mas é assim que o nosso corpo responde as variações de temperatura.

Façam um teste simples, pegue três potes, um com água bem gelada, outra com água quente e uma terceira com água a temperatura ambiente. Mergulhe uma mão na água gelada e outra na água quente, sinta as temperaturas em cada mão. Em seguida mergulhe as duas ao mesmo tempo na água a temperatura ambiente e veja que na mão que estava na água gelada vc sentirá que a água está quente e na mão que estava na água quente sentira que a água está fria.

Então, para saber em que temperatura o ar está saindo pelas saídas do ar condicionado tem que usar um termômetro.

Mas, que seja, se o ar está saindo mais quente em um lado do que outro provavelmente o problema ou estará no duto ou no na porta que abre o ar quente, já que o sistema do Xsara Picasso possui ventilador único e não tem sistema ativo de mistura de ar frio com quente para controlar temperatura como tem no C4 Picasso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Lfbiazzi
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qua Nov 08, 2017 11:27 am
Modelos Citroën: XP 2007 / C4 Lounge 2015

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#104

Mensagem por Lfbiazzi » Qua Nov 08, 2017 11:36 am

Pessoal, bom dia. Sou novo aqui, não sei muito bem as regras ainda. Achei melhor postar aqui a minha dúvida pois é bem parecida, ao invés de abrir um novo. Tenho uma XP 2007 Exc 2.0 com ar digital/automático. Comprei o carro zero e sempre utilizamos com o ar ligado - sempre mesmo. Fica em 22 graus, quer esteja quente ou frio. Mas na semana passada o ar condiconado parou de gelar. Todo o restante funciona bem, mas não gela! Fui numa oficina de confiança e eles disseram que o compressor está morto (custa uns R$ 2k) mas acho que comeram bola pois o ar traseiro funciona normalmente. Alguém já teve este problema: ar dianteiro não gela mas o traseiro funciona normalmente? O gás foi verificado e está ok. Agradeço a ajuda.
Avatar do usuário
gjvialta
Muito Curioso
Mensagens: 537
Registrado em: Dom Set 29, 2013 4:57 pm
Nome: gjvialta
Localização: Campinas - SP
Modelos Citroën: C4 Picasso Exc 2.0 16v 2012
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#105

Mensagem por gjvialta » Qua Nov 08, 2017 6:08 pm

rgdl escreveu:gjvialta, vi o vídeo, o que ele jumpeou foi o fusível térmico que tem na resistência. não é o ideal mas também não é de todo mal.

Eu acho já falei disso nesse tópico mesmo, mas se não vou falar agora. Não se pode usar a sensação térmica do corpo para medir temperatura, pois o corpo humano sente a temperatura por comparação, se vc tive numa sauna a 60°C e sair para uma sala a 40°C, a sensação do seu corpo será de que a sala está gelada, só que 40°C não é gelado em lugar nenhum, mas é assim que o nosso corpo responde as variações de temperatura.

Façam um teste simples, pegue três potes, um com água bem gelada, outra com água quente e uma terceira com água a temperatura ambiente. Mergulhe uma mão na água gelada e outra na água quente, sinta as temperaturas em cada mão. Em seguida mergulhe as duas ao mesmo tempo na água a temperatura ambiente e veja que na mão que estava na água gelada vc sentirá que a água está quente e na mão que estava na água quente sentira que a água está fria.

Então, para saber em que temperatura o ar está saindo pelas saídas do ar condicionado tem que usar um termômetro.

Mas, que seja, se o ar está saindo mais quente em um lado do que outro provavelmente o problema ou estará no duto ou no na porta que abre o ar quente, já que o sistema do Xsara Picasso possui ventilador único e não tem sistema ativo de mistura de ar frio com quente para controlar temperatura como tem no C4 Picasso.
olá RGDL!

Concordo com você e acrescento apenas que o termômetro de bulbo seco também apresenta variação de temperatura. Ela está relacionada com a umidade relativa do ar. Assim existe tabela para se ter a leitura exata da temperatura de bulbo seco comparando-a com a temperatura referência de ar saturado em bulbo úmido.

Abç
Responder