Xsara Picasso - Ar Condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#136

Mensagem por rgdl » Seg Jan 24, 2022 3:09 pm

Rodrigo348 escreveu:
Sex Jan 21, 2022 11:47 am
Estou achando que é o sensor de temperatura ainda estou sem ar no carro pq não estou conseguindo andar com o carro sempre tem alguma coisa estragando agora está na oficina arrumando o alternador já tive que fazer o motor a caixa Al4 estou bem decepcionado com o carro um carro confortável mas tive azar com ele.
É um carro com mais de 15 anos de uso. Vários problemas vão começar a aparecer, desgaste de escovas (alternador e arranque e ventoinhas), fim de vida de catalisador e escapamento, isso só para citar peças que são de desgaste de uso.

Aliás, se vc está mexendo no alternador pede logo para ver as escovas do arranque, quando fui trocar as escovas do alternador eu não troquei a do arranque e, por fim, fique a pé...


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
cesarlessa
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jul 25, 2020 8:34 am
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#137

Mensagem por cesarlessa » Ter Jul 12, 2022 6:42 pm

Amigos, eu peguei o carro da minha irmã, um XP 2007 1.6.
O ar condicionado não arma se apertar o botão interno, de modo convencional. Eu troquei as duas resistências da ventoinha, pois ela não armava antes o 1º estágio e, além disso, a ventoinha travou comigo na estrada, pois queimou a bobina interna. Portanto, estou com a ventoinha nova bem como as duas resistências novas.

O meu pai fez uma ligação direta no ar condicionado, jogando 12v direto, pois ele só liga assim. Porém, desfiz a ligação e estou buscando os meios para fazer o ar condicionado funcionar de modo normal. Verifiquei recentemente o pressostato, que está em funcionamento, gas do ar condicionado colocado novo e dentro do padrão, verifiquei plugs e tomadas da BSM, verifiquei a tomada da ventilação e ela está intacta, verifiquei fusíveis e estão ok.

Ao desmontar o painel, principalmente a parte que fica no centro do carro, percebi um módulo que fica no chão do carro. Este módulo é do ar condicionado? Será ele o problema do ar condicionado não armar?

Uma coisa interessante é, quando estava com 12V direto no compressor, ele gelava e bem, porém apenas quando ligava o ar condicionado para a parte de trás.

Estou com bobina nova (NGK), velas de Iridium, TBI limpo, calços do motor novos, correias novas, GNV 5ªG e manutenção rigorosamente em dia. Faltando apenas o ar condicionado para a baleia azul ficar "top". Uso o carro para trabalho, se alguém puder passar umas dicas ou que passaram pelo mesmo problema agradeço.

Forte abraço!
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#138

Mensagem por Miau » Ter Jul 19, 2022 8:33 pm

Então amigo, o sistema do ar condicionado possui varios intertravamentos que são condições que dever ser atendidas para que o sistema opere. Dentre elas, as leituras do transdutor das linhas de alta e baixa, os sensores de temperatura externo e internos, a temperatura do sistema de arrefecimento, e por aí vai. Quando todas as condições são atendidas, aí sim o compressor é liberado.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#139

Mensagem por giovane s » Dom Jul 24, 2022 9:09 pm

cesarlessa escreveu:
Ter Jul 12, 2022 6:42 pm

Uma coisa interessante é, quando estava com 12V direto no compressor, ele gelava e bem, porém apenas quando ligava o ar condicionado para a parte de trás.

Estou com bobina nova (NGK), velas de Iridium, TBI limpo, calços do motor novos, correias novas, GNV 5ªG e manutenção rigorosamente em dia. Faltando apenas o ar condicionado para a baleia azul ficar "top". Uso o carro para trabalho, se alguém puder passar umas dicas ou que passaram pelo mesmo problema agradeço.

Forte abraço!
O meu gela atrás e na frente esquenta, ou é a resistência do ventilador do AC ou o sensor de temperatura.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3525
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#140

Mensagem por Miau » Ter Jul 26, 2022 5:31 am

Então, a resistência do ventilador dianteiro serve apenas pra controlar a velocidade do mesmo. Não vai interferir no compressor.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#141

Mensagem por rgdl » Qua Jul 27, 2022 11:41 am

giovane s escreveu:
Dom Jul 24, 2022 9:09 pm
O meu gela atrás e na frente esquenta, ou é a resistência do ventilador do AC ou o sensor de temperatura.
Veja se a porta do ar quente não está aberta.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#142

Mensagem por giovane s » Qua Jul 27, 2022 11:56 pm

rgdl escreveu:
Qua Jul 27, 2022 11:41 am
giovane s escreveu:
Dom Jul 24, 2022 9:09 pm
O meu gela atrás e na frente esquenta, ou é a resistência do ventilador do AC ou o sensor de temperatura.
Veja se a porta do ar quente não está aberta.
Onde fica esta porta?
Vou verificar o gas também.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#143

Mensagem por rgdl » Qui Jul 28, 2022 10:26 am

Ela fica dentro da caixa do evaporador, se seu ar é analógico, salvo engano ela é aberta ou fechada pelo cabo azul que vai até uma alavanca que fica acima da tubulação de água quente. Mas se seu ar for digital é um motor de passo que fica próximo do lado esquerdo perto da tubulação de água quente.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#144

Mensagem por giovane s » Dom Jul 31, 2022 11:37 am

Miau escreveu:
Ter Jul 26, 2022 5:31 am
Então, a resistência do ventilador dianteiro serve apenas pra controlar a velocidade do mesmo. Não vai interferir no compressor.
O compressor está armando e desarmando, talvez excesso de gas.

Adicionado após 6 minutos 25 segundos:
rgdl escreveu:
Qui Jul 28, 2022 10:26 am
Ela fica dentro da caixa do evaporador, se seu ar é analógico, salvo engano ela é aberta ou fechada pelo cabo azul que vai até uma alavanca que fica acima da tubulação de água quente. Mas se seu ar for digital é um motor de passo que fica próximo do lado esquerdo perto da tubulação de água quente.
O ar é digital, o motor de passo fica na direita acima da saída de ar dos pés. Manualmente consegui abrir e fechar e parece normal o funcionamento mas não consegui verificar o estado desta porta, talvez tenha algo quebrado ou deixando passar um pouco de ar quente.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#145

Mensagem por rgdl » Ter Ago 02, 2022 9:20 am

giovane s escreveu:
Dom Jul 31, 2022 11:43 am

O compressor está armando e desarmando, talvez excesso de gas.
O meu, quando estava assim, era problema na válvula torre que travou não deixando o gás passar normalmente, então dava excesso de pressão e desarmava. Curiosamente, o ar de traz gelava.
giovane s escreveu:
Dom Jul 31, 2022 11:43 am
O ar é digital, o motor de passo fica na direita acima da saída de ar dos pés. Manualmente consegui abrir e fechar e parece normal o funcionamento mas não consegui verificar o estado desta porta, talvez tenha algo quebrado ou deixando passar um pouco de ar quente.
Para fazer uma inspeção visual da porta e saber se está realmente abrindo ou fechando só tirando o radiador de ar quente, mas acho que se tivesse ruim vc sentiria ela rodar em falso.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
cesarlessa
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jul 25, 2020 8:34 am
Modelos Citroën: Grand C4 Picasso

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#146

Mensagem por cesarlessa » Sex Dez 16, 2022 9:09 am

Senhores, o meu ainda continua sem armar o ar condicionado, 8 oficinas até agora e sem diagnóstico. Já bateram a fiação e disseram que está ok. Já não sei mais o que fazer. A sonda lambda pode interferir no funcionando do ar? Pois o meu carro vem apresentando erro de mistura de ar. Troquei até o Sensor Map, mas continua. Estou até vendo em comprar um comando novo do ar, pra ver se pode ser isso, pois a última oficina informou que o defeito pode estar ali, mas sem diagnóstico preciso.
SamSerqueira
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jan 13, 2020 10:16 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2006

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#147

Mensagem por SamSerqueira » Dom Dez 18, 2022 2:23 am

Boa noite. Peguei um XP 2006 muito maltratado. Resolvi cuidar dele. O ar condicionado estava com problemas, pouco gás e mal funcionamento da válvula torre. Agora ele esta funcionando bem ao q tange o resfriamento. O q não estou conseguindo é controlar as saídas. Quando esta no ECO (é sistema de controle automático) é possível escolher a saída, é só acionar q ele abre a saída inferior. Isto cria uma sensação estranha, o pé fica gelado e a testa suando. Isto não acontece imediatamente após o acionamento do ar, é após alguns minutos. Isto é natural do veiculo?
Responder