Xsara Picasso - Ar Condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#121

Mensagem por Miau » Dom Jul 07, 2019 9:43 am

Não acredito que tenha a ver com o sensor de temperatura.. O botão pode estar solto internamente. Da uma olhada ai

Mas, o sensor fica atrás do acabamento do console, do lado do carona. Você ve uma gretinha perto do porta-luvas


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
santosbh
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Sáb Jun 22, 2019 8:47 pm
Modelos Citroën: xsara picasso 2011

Novela - Defeito ar condicionado Picasso 2011

#122

Mensagem por santosbh » Qua Out 23, 2019 7:31 am

Pessoal,

Já tinha postado um tópico falando do defeito do ar condicionado que tinha trocado o compressor mas que não estava funcionando e o pessoal da loja tinha falado que o problema era defeito do airbag, pois bem.. o rapaz da oficina do airbag me falou que o problema do airbag não tinha nada a ver com o ar condicionado, mas mesmo assim arrumei (estava com problema no lado do motorista), voltei na oficina (Espinosa ar condicionado - BH/MG) e para minha surpresa no dia seguinte me ligaram falando que o carro não estava mais ligando. Tive que reboca-lo para uma outra oficina (Mathis´car - Mathias que trabalhou com o ADG da High Torque) e foi constatado que o compressor estava em curto e que rompeu a trilha da centralina - ECU fui aconselhado a pedir o reembolso do serviço. Fiz o reparo da trilha e reprogramação e voltei na oficina do ar condicionado, pois bem.. ontem sai com o carro de lá sem o ar funcionado (ele está funcionando somente quando faz "ligação direta" fios - compressor aciona). Me falaram para voltar no Mathias pois problema era na central ou BSI.. Alguém já passou por isso?! Hoje estou voltando na oficina do Mathias aqui em BH/MG para verificar..

O novelinha!!

Abraço,

Anderson Santos.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#123

Mensagem por Miau » Qua Out 23, 2019 10:10 am

O que está me parecendo é que você está sofrendo as consequências de passar por pessoas não qualificadas para o serviço.

Compressor não entra em curto. Não tem eletricidade nele.

O acionador do acoplamento da polia, chamado de embreagem do compressor, tem proteção contra aquecimento.

O próprio sistema, se não me falha a memória, também tem proteção por fusível.

Provavelmente existe algum problema, talvez de alta ou baixa pressão no sistema do refrigerante, que está impedindo o acionamento do compressor para evitar danos maiores. Existem vários dispositivos, o transdutor, o termostato, o pressostato, etc que servem para interromper o compressor em caso de problemas no circuito refrigerante.

Ai, ficaram tentando forcaro acoplamento jogando 12v direto na bobina do acoplador, e numa dessas, podem ter invertido a alimentação ou dado algum curto, o que levou a queima do BSI ou do calculador de injeção.

Infelizmente, acho que você tem q exigir a restituição dos valores pagos e a substituição das peças danificadas pela falta de preparo desses "profissionais" sem qualificação
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Rodrigo348
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Dez 16, 2020 7:53 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#124

Mensagem por Rodrigo348 » Sex Dez 18, 2020 3:54 pm

Boa tarde
Meu ar parou de gelar estava funcionando senti um cheiro de queimado vindo do painel do carro que chegou a perder força de tração logo após notei que o ar estava sem gelar procurei por fios ou por fusível queimado não tem nada só a ventilação funciona o compressor não aciona, alguém já passou por isso?
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#125

Mensagem por giovane s » Sex Dez 18, 2020 6:57 pm

Tem dois conctores no ventilador, observa se não derreteu. Removendo a lateral que tem ao lado do acelerador é possível desconectá-los.
Rodrigo348
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Dez 16, 2020 7:53 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#126

Mensagem por Rodrigo348 » Seg Dez 21, 2020 4:45 pm

Mas a ventilação está funcionando normalmente somente não gela e não aciona o compressor
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#127

Mensagem por giovane s » Seg Dez 21, 2020 6:59 pm

Rodrigo348 escreveu:
Seg Dez 21, 2020 4:45 pm
Mas a ventilação está funcionando normalmente somente não gela e não aciona o compressor
O relé da embreagem da polia do AC está acionando?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#128

Mensagem por rgdl » Ter Dez 22, 2020 6:45 am

Eu tive um problema com o meu ar, ele acionava a embreagem, tinha fluido refrigerante mas não gelava. Um detalhe importante é que a ventoinha não armava.

O problema real era a válvula torre travada.

Imagem

Não é uma peça barata, mas agora o ar gela.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Rodrigo348
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Dez 16, 2020 7:53 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#129

Mensagem por Rodrigo348 » Qua Dez 23, 2020 5:07 pm

giovane s escreveu:
Seg Dez 21, 2020 6:59 pm
Rodrigo348 escreveu:
Seg Dez 21, 2020 4:45 pm
Mas a ventilação está funcionando normalmente somente não gela e não aciona o compressor
O relé da embreagem da polia do AC está acionando?
Não aciona nada só a ventilação onde é este relê ele pode ter queimado e ser o cheiro que senti
giovane s
Interessado
Mensagens: 1088
Registrado em: Qua Jan 16, 2019 9:00 pm
Respostas: 2
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 AT

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#130

Mensagem por giovane s » Qua Dez 23, 2020 9:50 pm

O AC tem fusível na BSI.
Não me recordo bem, mas se as resistência da ventoinha do radiador não estão funcionando o compressor não arma.
A resistência preta da ventoinha gera o erro P0485 no scanner.
O fusível da ventoinha é o único de 40 amperes da BSM.
Rodrigo348
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Dez 16, 2020 7:53 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#131

Mensagem por Rodrigo348 » Sex Jan 01, 2021 11:06 am

giovane s escreveu:
Qua Dez 23, 2020 9:50 pm
O AC tem fusível na BSI.
Não me recordo bem, mas se as resistência da ventoinha do radiador não estão funcionando o compressor não arma.
A resistência preta da ventoinha gera o erro P0485 no scanner.
O fusível da ventoinha é o único de 40 amperes da BSM.
O fusível está ok já olhei foi a primeira coisa que verifiquei.
SamSerqueira
Sem Habilitação
Mensagens: 2
Registrado em: Seg Jan 13, 2020 10:16 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2006

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#132

Mensagem por SamSerqueira » Qua Jan 13, 2021 9:04 pm

Tem um Picasso a 1 ano. E lendo alguns comentarios me surgiu uma duvida. O ar condicionado trazeiro funciona sem ligar o dianteiro? Pois no meu só funciona se ligar o dianteiro. E o mais interessante o de traz gela, enquanto o da frente só esfria.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#133

Mensagem por rgdl » Sex Jan 15, 2021 3:36 pm

O ar traseiro depende do ar da frente para gelar. É que o compressor só arma quando vc ligar o ar da frente, então já vi no YouTube gente dizer que o ar de trás funciona independente do da frente mas isso não é verdade.

É normal o ar de trás ser um pouco mais gelado que o da frente, já que o ar da frente sofre a influencia do calor que vem do cofre do motor e o ar de trás não. Porém, essa diferença é pequena (1 ou 2°C) porque o evaporador traseiro é menor que o dianteiro. Uma diferença muito grande indica um problema no sistema de ar condicionado.

Uma dica, não use a mão para saber quem está mais gelado, o corpo humano não tem sensor de temperatura. A sensação de calor e frio do corpo humano é feita por comparação, se vc sair de uma sala que está a 45°C e for para outra que está a 40°C seu corpo vai entender que a nova sala está fria mas 40ºC tá longe de ser frio. Então use um termômetro.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Rodrigo348
Sem Habilitação
Mensagens: 5
Registrado em: Qua Dez 16, 2020 7:53 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#134

Mensagem por Rodrigo348 » Sex Jan 21, 2022 11:47 am

Rodrigo348 escreveu:
Sex Jan 01, 2021 11:06 am
giovane s escreveu:
Qua Dez 23, 2020 9:50 pm
O AC tem fusível na BSI.
Não me recordo bem, mas se as resistência da ventoinha do radiador não estão funcionando o compressor não arma.
A resistência preta da ventoinha gera o erro P0485 no scanner.
O fusível da ventoinha é o único de 40 amperes da BSM.
O fusível está ok já olhei foi a primeira coisa que verifiquei.
Estou achando que é o sensor de temperatura ainda estou sem ar no carro pq não estou conseguindo andar com o carro sempre tem alguma coisa estragando agora está na oficina arrumando o alternador já tive que fazer o motor a caixa Al4 estou bem decepcionado com o carro um carro confortável mas tive azar com ele.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Xsara Picasso - Ar Condicionado

#135

Mensagem por Miau » Sex Jan 21, 2022 12:19 pm

É que esse carro não perdoa falta de manutenção ou mão de obra desqualificada. Tem muita tecnologia embarcada.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder