Xsara Picasso - Ar Condicionado

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Xsara Picasso - Ar Condicionado

#1

Mensagem por Miau » Ter Jan 19, 2016 9:21 pm

Fala galera.. hoje eu não tinha nada pra fazer e resolvi ver um problema que acusa no scanner..

Lá acusava falha no sensor temperatura interno do a/c.. quando eu tomava leitura, marcava 99ºc
Os sintomas são: ar sempre liga sozinho ao ligar o carro.. no A/C AUTO o ventilador fica sempre no máximo e não vai regulando sozinho conforme o tempo.

O sensor é o item 3 cod 6445AR da figura que custá só 230 dilmas no preço sugerido:

Imagem

Pois bem.. é necessário desmontar:

-radio
-modura do console central
-comando do a/c

pois atrás do comando do a/c é que está o conector do sensor..

e também:

porta-luvas.. e ai você tem acesso ao sensor.. que é esse aqui:

Imagem

feito isso.. fui desmontar o sensor.. que consiste de um motorzinho e do sensor..
a função do motor é ventilar o sensor pra deixar o mais atualizado possível com a temperatura do habitáculo.

Imagem

na imagem, o sensor é aquela bolinha azul.. estava praticamente trincada pois no que dei uma leve forçada já rachou..

pois bem.. lembrei que eu tenho um gabinete velho que tem painel com mostrador de temperatura.. e ai achei o sensor lá hehe.. tipo esse da foto:

Imagem

foi só trocar o sensorzinho e ficou perfeito.. agora a temp interna via lexia marcava igual a externa que exibe no painel.

Liguei o ar um pouco e fechei tudo.. e pude acompanhar a temp cair

no final só me custou tempo..

fica ai a dica
Editado pela última vez por Miau em Ter Jan 19, 2016 9:25 pm, em um total de 1 vez.


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#2

Mensagem por rgdl » Qua Jan 20, 2016 10:42 am

Cara, esses sensores de temperatura são na verdade um termistor, que é um tipo de resistor sensível a temperatura.

Existem dois tipos de termistor, o NTC e o PTC. O PTC aumenta a resistência com o aumento da temperatura e o NTC é o contrário.

A temperatura é dada justamente pela variação elétrica provocada pela resistência do termistor.

Dá para saber se é um ou outro que é usado pela reação do aparelho a falha do sensor.

Se há curto no sensor a resistência vai a zero então se o sensor é do tipo PTC ele vai marcar temperatura negativa e se for do tipo NTC vai marcar temperatura positiva, em ambos os casos sempre no limite do dispositivo.

Também é possivel ver isso desplugando o fio do sensor, ai a reação vai ser contrária, pois o dispositivo vai entender que há uma resistência tal que está bloqueando totalmente a corrente. Se o sensor for PTC vai marcar temperatura positiva máxima e no NTC temperatura negativa máxima.

Vc deu sorte do termistor do seu gabinete velho ser do mesmo tipo e resistência do termistor do ar condicionado, poderia ser do tipo PTC ou de resistência maior.

Com vc disse que marcava temperatura positiva de 99°C (limite de medida do dispositivo) o resistor é do tipo NTC, pois é certo que a quebra provocou curto.

Ah! sim eles são muito baratos nas lojas de eletrônica, mas tem que saber a resistência exata para comprar o certo.
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#3

Mensagem por Munhoz » Qua Jan 20, 2016 10:44 am

Ótima dica!! Vou Fixar.
Coloca por exemplo "sensor de temperatura" na descrição do post, só para facilitar a localização.

Abraço e parabéns!
Editado pela última vez por Munhoz em Qua Jan 20, 2016 10:45 am, em um total de 1 vez.
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#4

Mensagem por Miau » Qua Jan 20, 2016 10:51 am

Boa adição rgdl..

No caso criei esse topico pra abordar todos os assuntos sobre a/c do xsara picasso.. Visto que em outros ta misturado c4.. Xsara.. Confusao

Eu até acho que tinha criado outro tempos atras mas nao consigo pesquisar aqui
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#5

Mensagem por Miau » Qua Jan 20, 2016 12:58 pm

Hoje reparei que o botão de ventilador do ar de trás tava muito duro..

Pra minha surpresa é só puxar a moldura do botão pra cima que vem tudo..

soltei o conector, e desmontei o botão.. um cuidado especial para o knob.. ele sobe até certo ponto.. depois tem que meter uma chave de fenda pra destravar e sair todo.. acho que se puxar sem fazer isso, quebra a haste.

desmontado o botão.. é bem simples.. uma placa de contatos.. uma mola com esfera pra dar pressão e encaixe em cada velocidade..

aproveitei, dei uma lixada na placa e no contato.. limpei a mola e a esfera e apliquei graxa branca.. na placa coloquei uma camadinha de corrosionX só pra proteger.

remontado.. ficou uma seda.. agora gira levinho..
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#6

Mensagem por rgdl » Qui Jan 21, 2016 9:18 am

Eu estou precisando trocar essa peça, pois está quebrando, tipo como se o plástico estivesse podre mesmo.

Mas não consigui achar o código dessa peça no service.citroen.
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#7

Mensagem por Miau » Qui Jan 21, 2016 9:45 am

codigo 6451NT

está em:

orgao eletrico > conforto e vida a bordo > aquecimento/refrigeracao > controle do aquecedor > item 10

agora.. espante-se.. 260 no preço sugerido
Editado pela última vez por Miau em Qui Jan 21, 2016 9:47 am, em um total de 1 vez.
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#8

Mensagem por rgdl » Qui Jan 21, 2016 11:53 am

Tá é por isso que eu não achava, ele está junto com o controle central de aquecimento, eu estava procurando na refrigeração adicional.

Credo cruz pai :966283: :966283: que preço é esse para uma pecinha de plástico vagabunda?
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#9

Mensagem por Miau » Qui Jan 21, 2016 1:16 pm

na verdade é todo o botão com as partes elétricas.. mas mesmo assim é absurdo.

Não acho no ML?
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#10

Mensagem por silveriob6 » Dom Fev 14, 2016 4:47 pm

Aproveitando o tópico, alguém sabe o que é aquele ventilador debaixo do banco do carona no lado direito?
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#11

Mensagem por Miau » Dom Fev 14, 2016 7:04 pm

É o soprador do ar traseiro
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#12

Mensagem por rgdl » Seg Fev 15, 2016 10:38 am

Ali também tem um evaporador para o ar traseiro.
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#13

Mensagem por euclidesmarques » Qua Mar 02, 2016 5:04 pm

Pessoal, fujam da Brazil Air em Niterói.

Levei o carro lá em Outubro e meu ar condicionado não funcionava. Praticamente fizeram um ar condicionado novo(ou disseram que fizeram). O ar saiu funcionando. Eis que agora, um mês após a garantia o problema volta. Na semana em que meu carro ficou parado lá, eu entrei nos sites de reclamação e vi diversas broncas de clientes insatisfeitos. Fiquei até com medo do meu carro não sair de lá. E eram reclamações idênticas tipo deixou o carro para uma avaliação e dois minutos te ligam condenando praticamente todo o ar e cobrando horrores. Quando vc desisti e chega lá para levar o carro de volta, seu carro está em cima do elevador com a frente toda desmontada e todo o sistema de ar condicionado na mesa do mecânico.

Fica a dica ai. Brazil Air não !!!
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#14

Mensagem por Munhoz » Qui Abr 07, 2016 3:09 pm

Reportado de de Lm Leão
Olá pessoal. Tenho um picasso 2001, fui na oficina por que parou o arde gelar só sai ar quente mesmo na posição frio.No de trás também.

O eletrecista instalou manometro mas o frio ta alto e a quente ta baixa.
Ele não soube concertar. Alguém sabe o que pode ser?
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#15

Mensagem por GFFerreira » Ter Abr 12, 2016 9:17 am

Bom dia!

Tenho um Xsara Picasso 1.6 2010.
O problema é que o ar condicionado, no momento, só funciona no 1 e no 4. Quando movo o knob pelo 2 e 3, o ventilador para e desarma o compressor. Eventuamente, funciona no 2 3 no 3, mas na maior parte do tempo não.
Comecei achando que seria defeito no comando, depois achei que seria problema na resistência, mas lendo mais, parece ser mesmo problema no knob. Algum mal contato por conta de desgaste.
Alguém poderia me ajudar?
Caso seja mal contato, tem como abrir o controle do painel do ar condicionado e dar manutenção?
Grato por qualquer ajuda.
GFFerreira
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