Xsara Picasso - Ar Condicionado

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
sergiosc
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Nov 09, 2017 1:19 pm
Nome: sergio lopes
Localização: Balneario Piçarras-SC
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0 16v Gx 2002

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#106

Mensagem por sergiosc » Qui Nov 09, 2017 1:26 pm

Boa tarde a todos,sou novo no forum.Estou com um problema,estava andando por minha cidade normalmente com o ar ligada e derrepente o ar parou,do nada e parou,cheguei fui dar uma olha e percebi que o ventilador tambem parou,ou seja não liga nem o ar e nem o ventilador,olhei o ar quente,percebi que esquenta mas não ventila tambem,ja olhei os fusiveis mas estão todos bons,o que poderia ser?


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#107

Mensagem por rgdl » Qui Nov 09, 2017 2:50 pm

Se o ventilador do ar não funciona e todos fusíveis estão normais o maior culpado só pode ser a resistência de controle de velocidade.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
VLADEMIR BALTAZAR
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Dez 21, 2017 11:34 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso exc 2.0 16v

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#108

Mensagem por VLADEMIR BALTAZAR » Sex Mar 16, 2018 11:18 pm

Boa noite.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre o botão eco no ar digital da xp. Qual é a sua função com o carro em movimento ou parado ? Qyanto tempo permanece desligado?

Grato
VLADEMIR BALTAZAR
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Dez 21, 2017 11:34 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso exc 2.0 16v

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#109

Mensagem por VLADEMIR BALTAZAR » Sex Mar 16, 2018 11:22 pm

Ola.

Tenta a válvula torre do compressor. O meu estava addim troquei e ficou bom
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#110

Mensagem por renan97ar » Sáb Mar 17, 2018 12:40 pm

VLADEMIR BALTAZAR escreveu:Boa noite.

Gostaria de tirar uma dúvida sobre o botão eco no ar digital da xp. Qual é a sua função com o carro em movimento ou parado ? Qyanto tempo permanece desligado?

Grato
O botão ECO desativa o Ar Condicionado. Você ainda pode selecionar a temperatura, mas o compressor não arma quando o modo ECO está ativo.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
VLADEMIR BALTAZAR
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Dez 21, 2017 11:34 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso exc 2.0 16v

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#111

Mensagem por VLADEMIR BALTAZAR » Sáb Mar 17, 2018 1:54 pm

Obrigado pela resposta. Pensei que usava somente 50% da energia do compressor.

Grato.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#112

Mensagem por Miau » Sáb Mai 26, 2018 10:02 pm

Vamos lá.. to com os seguintes problemas ou características, não sei, no meu ar digital..

1. Mesmo apertando recirculação interna, entra odores externos como fumaça de queimadas.

Desmontei bastante coisa pra chegar nos atuadores e ver se estão funcionando.. o da recirculação está. Então reparei que existe uma espuma fazendo papel de junta entre a entrada externa e o duto onde fica o atuador.. e está com um vão entre a espuma.. certamente por ali que está entrando odores. Pensei em vedar com algo.

2. Por alguma razão, mesmo com o ar desligado geral, sinto baforar quente pelos difusores frotais, principalmente do motorista. Essa não sei por onde começar..

3. A saida frotal, principalmente do motorista, quase nunca gela, dá pra sentir que fica uma guerra de ar quente com frio.. também não imagino por onde começar.. a saída traseira gela horrores.. então comprossor não é..

4. É normal com o ar ligado, ouvir um xiado de gás na tubulação? Tipo.. xxzziiiiiiiiiiiiiiiiii por 3 segundos e para. Da um tempo e fica repetindo o ruido..

5. É normal sair ar quente quando o ECO acionado?

6. É normal, ao selecionar saidas desembaçador e pés, e continuar saindo no frotal?

Bom é isso aí
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#113

Mensagem por rgdl » Qua Mai 30, 2018 9:29 am

Miau escreveu: 2. Por alguma razão, mesmo com o ar desligado geral, sinto baforar quente pelos difusores frotais, principalmente do motorista. Essa não sei por onde começar..
Pelo menos essa eu sei responder. kkkk A razão disso acontecer é que não tem nenhum bloqueio para a entrada do ar quando o carro está em movimento, então a partir de certa velocidade a pressão do ar força sua entrada pelos dutos saindo nos difusores.

Antes eu pensava que tivesse alguma porta fechando a passagem de ar que vem de fora, mas depois que fiz a troca da resistência do ar condicionado (até fiz um tutoria sobre isso) eu vi que não tem é tudo aberto. Inclusive esta é a razão de entrar odores externos mesmo quando a ventilação interna está acionada.

Então, se esse ar quente está incomodando, o jeito é fechar os difusores.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#114

Mensagem por Miau » Qua Mai 30, 2018 10:16 am

mas você quer dizer que a pressão vem lá da captação do filtro de polem? e o bafo quente é o ar quente do cofre do motor?

eu desmontei bastante coisa aqui pra verificar os servos que controlam os mixers de passagem.. todos estão ok e nenhuma engrenagem quebrada.

então fui testando função por função pra entender que servo faz o que.. e achei o que controla a mistura quente/frio.. desmontei e verifiquei que na posição 100% frio, a posição do mixer não estava no talo..

sem o servo no lugar, programei o ar pra frio total.. pro servo se posicionar no fim de curso teórico, e testei manualmente o mixer, indo de um limite ao outro.. e achei a posição frio.. ao tentar reencaixar o servo, vi que a posição dele ainda mantinha alguns milímetros o mixer aberto.. então ajustei o servo com a mão usando a posição do mixer como gabarito.. e reencaixei aparafusei no lugar.. comandei pra ir pro quente.. e depois pro frio novamente.. fim de curso teórico.. dessa vez, bateu no talo.

então acho que não vai mais ter guerra de ar quente com frio quando eu quiser só ar frio..

já os outros servos, a engrenagem tem uma dentição anti-burro.. mas mesmo assim vou soltar e verificar se a da recirculação interna está vedando ao máximo. E fora isso, vou vedar a união de espuma dos dutos que mencionei antes. Assim, quando eu comandar pra recircular, não vai mais entrar odor, pelo menos não pela entrada do filtro.

então as questões 1, 3 e 5 devem ser resolvidas
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#115

Mensagem por rgdl » Qua Mai 30, 2018 10:55 am

Miau escreveu: mas você quer dizer que a pressão vem lá da captação do filtro de polem? e o bafo quente é o ar quente do cofre do motor?
É a pressão do ar que vem lá da captação do filtro de pólen. Não tem barreira para entrada e a pressão é tão grande que o ar entra forçado passando pelos dutos e pela caixa do evaporador e sai nos difusores, nesse processo ele esquenta um pouco.

Como o meu é analógico eu alivio um pouco mantendo a ventilação interna acionada.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#116

Mensagem por Miau » Qui Mai 31, 2018 9:44 pm

certo..

bom, hoje terminei de mexer na caixa de ar..

afinei o ajuste do servo que controla a recirculação interna.. e vi como funciona.. ele gira uma parte inferior da tubulação e passa a sugar ar de baixo dela..

a união de espuma entre o duto do filtro e o duto da caixa, fechei com fita isolante.. agora acho que não entra mais odores com a circulação interna.

rgdl, como o seu é AL4.. se você puder me fazer um favor.. olhar ali por baixo, em cima do pedal de freio, vai ver que tem um buraco um pouco maior que uma moeda de 1 real.. o meu tá aberto com o cofre do motor.. se você puder verificar o seu ai.. se é tapado ou aberto também.. quando chove sinto respingar agua no pé.. acho que vem dali.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#117

Mensagem por rgdl » Seg Jun 04, 2018 6:46 am

Miau escreveu: rgdl, como o seu é AL4.. se você puder me fazer um favor.. olhar ali por baixo, em cima do pedal de freio, vai ver que tem um buraco um pouco maior que uma moeda de 1 real.. o meu tá aberto com o cofre do motor.. se você puder verificar o seu ai.. se é tapado ou aberto também.. quando chove sinto respingar agua no pé.. acho que vem dali.
Sim tem ele sim e não tem tampa alguma. Quando enfrentei o alagamento sentia água entrando e era por ali.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Sena1021
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Jun 14, 2018 9:06 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 1.6 16v 2011/2012

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#118

Mensagem por Sena1021 » Ter Jun 19, 2018 10:15 pm

Boa noite!
Por favor, alguém pode me ajudar?
Meu xp 2012 estava gelando normalmente, quando acionei o ar quente, ele passou a sair só ar quente na parte da frente e atrás está gelando normalmente. Já li que pode ser a válvula de ar quente. Onde fica esta válvula?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#119

Mensagem por Miau » Qua Jun 20, 2018 8:22 am

Desconheço.. até onde sei, o que existe é um misturador na caixa de ar que ao comando, pega passagem de ar pelo radiador de ar quente do sistema
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
MarceloRCarvalho
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Jul 04, 2019 10:08 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005/2006

Xsara Picasso - Ar Condicionado

#120

Mensagem por MarceloRCarvalho » Qui Jul 04, 2019 10:23 pm

Olá pessoal. Sou novo no forum

Tenho um Citroen Xsara Picasso 2005/2006. Hoje consertei o compressor do ar que estava quebrado e observei que o botão de ajuste de temperatura (ar condicionado manual, aquele botão que gira) não está ajustando a temperatura. Fica apenas congelando o tempo todo.
Alguém sabe onde fica o sensor de temperatura?
Alguém já passou por esse problema?
grato.
Responder