Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao apertar
- rgdl
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Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao apertar
Bom, em vários posts tem a informação de que, nos motores 2.0, se retira o ar do sistema através do parafuso de purga que fica na caixa de passagem de água (item 2) da figura abaixo.
Nesse post quero chamar a atenção dos colegas para o fato desse parafuso ser muito frágil e pode quebrar e detonar o motor.
Em um post eu li que não se deve colocar muita força ao apertar esse parafuso, não lembro quem disse isso mas ele tem toda a razão.
Esse parafuso me deixou na mão na véspera do ano novo, só não fiquei a pé porque eu tenho, como todo homem que gosta de mexer nas coisa que se presa, um pode cheio de tranqueiras e parafusos diversos. Nele eu tinha um parafuso com a mesma rosca do parafuso de purga, era um pouco longo mas nada que umas arruelas não resolvessem. No fim ficou satisfatório, vazava quase imperceptivelmente e deu para viajar na boa, fui até Maricá, voltei e depois fui a Teresópolis sem qualquer problema.
Olha os parafusos, o que usei para fazer a gambiarra, o quebrado e o novo que comprei hoje na Peugeot.
A caixa de tranqueiras e como ficou no carro a gambiarra
O parafuso custou R$ 4,50 e a anilha de vedação R$ 0,95 cada na Peugeot La tour na General Caldwel no centro do Rio e tinha para pronta entrega.
Os códigos são esses:
130629 - Parafuso de sangria do arrefecimento
133978 - Anilha metálica de vedação
Nesse post quero chamar a atenção dos colegas para o fato desse parafuso ser muito frágil e pode quebrar e detonar o motor.
Em um post eu li que não se deve colocar muita força ao apertar esse parafuso, não lembro quem disse isso mas ele tem toda a razão.
Esse parafuso me deixou na mão na véspera do ano novo, só não fiquei a pé porque eu tenho, como todo homem que gosta de mexer nas coisa que se presa, um pode cheio de tranqueiras e parafusos diversos. Nele eu tinha um parafuso com a mesma rosca do parafuso de purga, era um pouco longo mas nada que umas arruelas não resolvessem. No fim ficou satisfatório, vazava quase imperceptivelmente e deu para viajar na boa, fui até Maricá, voltei e depois fui a Teresópolis sem qualquer problema.
Olha os parafusos, o que usei para fazer a gambiarra, o quebrado e o novo que comprei hoje na Peugeot.
A caixa de tranqueiras e como ficou no carro a gambiarra
O parafuso custou R$ 4,50 e a anilha de vedação R$ 0,95 cada na Peugeot La tour na General Caldwel no centro do Rio e tinha para pronta entrega.
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133978 - Anilha metálica de vedação
Editado pela última vez por rgdl em Sex Nov 25, 2016 12:08 pm, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
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Tilex, o procedimento é simples e dá para fazer em casa.
Mas o ideal é abrir um bujão que tem no bloco para vazar todo o liquido o problema é ter acesso a ele.
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Olá pessoal, boa noite.
O que vocês acham desse video explicando como colocar aditivo no sistema de arrefecimento? Será que não vai ficar ar no sistema?
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=0h_lN52jph0" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=0h_lN52jph0</a>
Valeu pessoal, abraço! :613179:
O que vocês acham desse video explicando como colocar aditivo no sistema de arrefecimento? Será que não vai ficar ar no sistema?
<a href="https://www.youtube.com/watch?v=0h_lN52jph0" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=0h_lN52jph0</a>
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Marinhommn, é isso que eu fiz da última vez que troquei o aditivo, funciona bem.
Munhoz, no meu na ficou nada para fora, mas ficou uma rebarba que usei para apoiar uma chave de fenda fina, consegui dar uma volta assim. O restante saiu com uma caneta que botei no oco do parafuso e rodei.
Na hora foi tenso, mas acabou sendo mais fácil do que pensei.
Munhoz, no meu na ficou nada para fora, mas ficou uma rebarba que usei para apoiar uma chave de fenda fina, consegui dar uma volta assim. O restante saiu com uma caneta que botei no oco do parafuso e rodei.
Na hora foi tenso, mas acabou sendo mais fácil do que pensei.
Editado pela última vez por rgdl em Dom Jan 17, 2016 9:31 am, em um total de 1 vez.
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esse parafuso so da aperto no fim da rosca mesmo, no resto fica bem solto
lembrando que por ser latao e por ficar no motor ( esquenta e esfria toda hora) é facil acontecer a quebra, principalmente se quem mexeu anteriormente nao teve cuidado!
em ribeierao preto-sp eu paguei uns 6 reias nos dois parafusos com arruela.. achei salgado o preço que vc pagou.. tem muita diferença de preço entre cc
abs
lembrando que por ser latao e por ficar no motor ( esquenta e esfria toda hora) é facil acontecer a quebra, principalmente se quem mexeu anteriormente nao teve cuidado!
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O que eu não entendo é porque fazer um parafuso importante desse de latão.
No meu caso se eu não tivesse tido a inspiração de olhar o motor o parafuso poderia simplesmente estourar e eu ficar na mão, sem carro e com mais uma junta queimada para trocar.
No meu caso se eu não tivesse tido a inspiração de olhar o motor o parafuso poderia simplesmente estourar e eu ficar na mão, sem carro e com mais uma junta queimada para trocar.
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Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao a
Galera... O meu quebrou na hora do aperto. Não ficou nada pra fora. Vaza muito pouco por ele. Mostrei a um funcionário de uma retifica que fica perto da minha casa. O cara cobrou R$25,00 para retirar o parafuso e colocar outro no local. Mas, disse que eu teria que retirar esse bloco que encontra-se o parafuso e levar até a retifica. Pois, não tem como ele usar as ferramentas no local devido ao pouco espaço no motor. A retirada desse "bloco" é fácil ou precisa de alguma ferramenta especifica?
- rgdl
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Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao ao apertar
Esse bloco que vc está falando chama-se cavalo d'água ou caixa de passagem de água.
Retirá-lo não é a coisa mais simples do mundo não, mas também não é nenhum bicho papão a ponto de não se poder fazer em casa.
A parte chata é tirar o tubo de metal que vem da bomba d'água, pois ela tem um parafuso que prende uma anilha de fixação que não dá para ver e tem a complicação de que se vc fizer força de mais esse tubo sai da bomba d'água facinho. No cavalo d'água fica fixado uma das mangueiras do ar quente, mas ela basta vc desconectar do aquecedor que é mais fácil que tirar do cavalo.
Dicas importantes:
O cavalo d'água tem uma junta que precisa ser trocada (item 4 da imagem do primeiro post) quando ele é removido, nunca coloque o cavalo no lugar sem ela. Ela não é muito cara, e é metálica não use as genéricas de papel.
O tubo de metal tem dois o'rings de vedação (item 13 da imagem abaixo), troque-os para evitar vazamentos.
Retirá-lo não é a coisa mais simples do mundo não, mas também não é nenhum bicho papão a ponto de não se poder fazer em casa.
A parte chata é tirar o tubo de metal que vem da bomba d'água, pois ela tem um parafuso que prende uma anilha de fixação que não dá para ver e tem a complicação de que se vc fizer força de mais esse tubo sai da bomba d'água facinho. No cavalo d'água fica fixado uma das mangueiras do ar quente, mas ela basta vc desconectar do aquecedor que é mais fácil que tirar do cavalo.
Dicas importantes:
O cavalo d'água tem uma junta que precisa ser trocada (item 4 da imagem do primeiro post) quando ele é removido, nunca coloque o cavalo no lugar sem ela. Ela não é muito cara, e é metálica não use as genéricas de papel.
O tubo de metal tem dois o'rings de vedação (item 13 da imagem abaixo), troque-os para evitar vazamentos.
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Valeu pela ajuda, cara. Vou ver um dia de folga para ver isso. Ajudou bastante.
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Esse parafuso é bem mole e rosqueia fácil, tenta ir batendo no sentido anti horário com uma chavinha de fenda fina.. ele deve ir girando devagar mas sai. Joga um WD pra ajudar também.
É menos trabalhoso do que tirar tudo fora, comprar uma junta nova, se forem as abraçadeiras de clique é um inferno pra colocar de volta ou tem que comprar as normais e por ai vai.
É menos trabalhoso do que tirar tudo fora, comprar uma junta nova, se forem as abraçadeiras de clique é um inferno pra colocar de volta ou tem que comprar as normais e por ai vai.
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O melhor mesmo é furar esse parafuso com uma broca bem fina de Aço rápido.. Então colar tipo uma haste no buraco.. Tipo um palito de fósforo e ai desrosquear com a mão mesmo
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