Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao apertar

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao apertar

#1

Mensagem por rgdl » Qui Jan 14, 2016 11:19 pm

Bom, em vários posts tem a informação de que, nos motores 2.0, se retira o ar do sistema através do parafuso de purga que fica na caixa de passagem de água (item 2) da figura abaixo.
CarcaçaValvulaTermostatica.jpg
Nesse post quero chamar a atenção dos colegas para o fato desse parafuso ser muito frágil e pode quebrar e detonar o motor.

Em um post eu li que não se deve colocar muita força ao apertar esse parafuso, não lembro quem disse isso mas ele tem toda a razão.

Esse parafuso me deixou na mão na véspera do ano novo, só não fiquei a pé porque eu tenho, como todo homem que gosta de mexer nas coisa que se presa, um pode cheio de tranqueiras e parafusos diversos. Nele eu tinha um parafuso com a mesma rosca do parafuso de purga, era um pouco longo mas nada que umas arruelas não resolvessem. No fim ficou satisfatório, vazava quase imperceptivelmente e deu para viajar na boa, fui até Maricá, voltei e depois fui a Teresópolis sem qualquer problema.

Olha os parafusos, o que usei para fazer a gambiarra, o quebrado e o novo que comprei hoje na Peugeot.

Imagem

A caixa de tranqueiras e como ficou no carro a gambiarra

Imagem Imagem

O parafuso custou R$ 4,50 e a anilha de vedação R$ 0,95 cada na Peugeot La tour na General Caldwel no centro do Rio e tinha para pronta entrega.

Os códigos são esses:

130629 - Parafuso de sangria do arrefecimento
133978 - Anilha metálica de vedação
Editado pela última vez por rgdl em Sex Nov 25, 2016 12:08 pm, em um total de 2 vezes.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#2

Mensagem por tilex » Sex Jan 15, 2016 10:36 am

Ishi, vou ter que fazer a troca do liquido por esses dias e nem sei dessas coisas, tem mais alguma dica ?
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#3

Mensagem por rgdl » Sex Jan 15, 2016 11:10 am

Tilex, o procedimento é simples e dá para fazer em casa.

Mas o ideal é abrir um bujão que tem no bloco para vazar todo o liquido o problema é ter acesso a ele.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Marinho NAT
Sem Habilitação
Mensagens: 14
Registrado em: Qua Jan 06, 2016 8:21 pm
Nome: Marinhommn

#4

Mensagem por Marinho NAT » Sex Jan 15, 2016 10:45 pm

Olá pessoal, boa noite.

O que vocês acham desse video explicando como colocar aditivo no sistema de arrefecimento? Será que não vai ficar ar no sistema?

<a href="https://www.youtube.com/watch?v=0h_lN52jph0" target="_blank">https://www.youtube.com/watch?v=0h_lN52jph0</a>

Valeu pessoal, abraço! :613179:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#5

Mensagem por Munhoz » Sáb Jan 16, 2016 5:17 pm

Rgdl você tem razão, ele é feito de latão e é frágil. No VTS ele quebrou na hora de soltar. A sorte é que ficou um cotoco pra fora e deu pra soltar.
Compramos logo dois na CC.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Dom Jan 17, 2016 9:28 am

Marinhommn, é isso que eu fiz da última vez que troquei o aditivo, funciona bem.

Munhoz, no meu na ficou nada para fora, mas ficou uma rebarba que usei para apoiar uma chave de fenda fina, consegui dar uma volta assim. O restante saiu com uma caneta que botei no oco do parafuso e rodei.

Na hora foi tenso, mas acabou sendo mais fácil do que pensei.
Editado pela última vez por rgdl em Dom Jan 17, 2016 9:31 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

#7

Mensagem por gabriel_mupe » Seg Jan 18, 2016 6:33 pm

esse parafuso so da aperto no fim da rosca mesmo, no resto fica bem solto
lembrando que por ser latao e por ficar no motor ( esquenta e esfria toda hora) é facil acontecer a quebra, principalmente se quem mexeu anteriormente nao teve cuidado!

em ribeierao preto-sp eu paguei uns 6 reias nos dois parafusos com arruela.. achei salgado o preço que vc pagou.. tem muita diferença de preço entre cc

abs
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Seg Jan 18, 2016 10:55 pm

O que eu não entendo é porque fazer um parafuso importante desse de latão.

No meu caso se eu não tivesse tido a inspiração de olhar o motor o parafuso poderia simplesmente estourar e eu ficar na mão, sem carro e com mais uma junta queimada para trocar.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
gabriel_mupe
Muito Curioso
Mensagens: 552
Registrado em: Seg Out 21, 2013 5:38 pm
Respostas: 1
Nome: Gabriel Munhoz
Modelos Citroën: Xantia Activa V6

#9

Mensagem por gabriel_mupe » Ter Jan 19, 2016 11:06 am

de fato é um material mais fragil, mas com ctz deve ter uma explicação cientifica pra isso! rs

talvez pela dilataçao ajude a manter o sistema vedado, talvez reduzir custos..
Instagram
Imagem

Garagem atual:
-Xantia Activa V6 99'

Garagem anterior:
-Peugeot 205 97'
-Peugeot 406 Familiale 00'
sandokan
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 10, 2015 10:20 pm
Nome: sandokan
Localização: Recife
Modelos Citroën: Xsara Picasso, 2.0, 16v, Exclusive

Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao a

#10

Mensagem por sandokan » Qui Nov 24, 2016 7:11 pm

Galera... O meu quebrou na hora do aperto. Não ficou nada pra fora. Vaza muito pouco por ele. Mostrei a um funcionário de uma retifica que fica perto da minha casa. O cara cobrou R$25,00 para retirar o parafuso e colocar outro no local. Mas, disse que eu teria que retirar esse bloco que encontra-se o parafuso e levar até a retifica. Pois, não tem como ele usar as ferramentas no local devido ao pouco espaço no motor. A retirada desse "bloco" é fácil ou precisa de alguma ferramenta especifica?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao ao apertar

#11

Mensagem por rgdl » Sex Nov 25, 2016 11:59 am

Esse bloco que vc está falando chama-se cavalo d'água ou caixa de passagem de água.

Retirá-lo não é a coisa mais simples do mundo não, mas também não é nenhum bicho papão a ponto de não se poder fazer em casa.

A parte chata é tirar o tubo de metal que vem da bomba d'água, pois ela tem um parafuso que prende uma anilha de fixação que não dá para ver e tem a complicação de que se vc fizer força de mais esse tubo sai da bomba d'água facinho. No cavalo d'água fica fixado uma das mangueiras do ar quente, mas ela basta vc desconectar do aquecedor que é mais fácil que tirar do cavalo.

Dicas importantes:

O cavalo d'água tem uma junta que precisa ser trocada (item 4 da imagem do primeiro post) quando ele é removido, nunca coloque o cavalo no lugar sem ela. Ela não é muito cara, e é metálica não use as genéricas de papel.

O tubo de metal tem dois o'rings de vedação (item 13 da imagem abaixo), troque-os para evitar vazamentos.

Imagem
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
sandokan
Sem Habilitação
Mensagens: 18
Registrado em: Sáb Out 10, 2015 10:20 pm
Nome: sandokan
Localização: Recife
Modelos Citroën: Xsara Picasso, 2.0, 16v, Exclusive

Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao apertar

#12

Mensagem por sandokan » Sex Nov 25, 2016 2:05 pm

Valeu pela ajuda, cara. Vou ver um dia de folga para ver isso. Ajudou bastante.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao apertar

#13

Mensagem por Munhoz » Sex Nov 25, 2016 3:23 pm

Esse parafuso é bem mole e rosqueia fácil, tenta ir batendo no sentido anti horário com uma chavinha de fenda fina.. ele deve ir girando devagar mas sai. Joga um WD pra ajudar também.
É menos trabalhoso do que tirar tudo fora, comprar uma junta nova, se forem as abraçadeiras de clique é um inferno pra colocar de volta ou tem que comprar as normais e por ai vai.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Parafuso de purga do sistema de arrefecimento - cuidado ao apertar

#14

Mensagem por Miau » Sex Nov 25, 2016 4:45 pm

O melhor mesmo é furar esse parafuso com uma broca bem fina de Aço rápido.. Então colar tipo uma haste no buraco.. Tipo um palito de fósforo e ai desrosquear com a mão mesmo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder