Fusível derretido BSI

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#1

Mensagem por Rodrigolim » Seg Dez 28, 2015 3:40 pm

Amigos,
O ventilador do AC da minha nave parou de funcionar derrepente. O sistema de trás gela e funciona normalmente. O compressor aciona normal e a refrigeração do motor fica mais forte tb como sempre.

Conferindo os fusiveis da BSI identifiquei que tem um fusivel derretido. E o primeiro do lado esquerdo de cima para baixo. O carro parece estar tudo funcionando normalmente, menos o ventilador do painel.

Sabem me dizer se é este o fusível do ventilador? Quais motivos ele pode ter derretido!? Posso apenas tirar o que.sobrou dele e colocar outro?

AC Digital _ Xsara Picasso 2006


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Seg Dez 28, 2015 5:07 pm

O fusível do ar condicionado fica no cofre do motor, é um fusível marrom de 40 amperes.

Se a indicação que vc está me dando está realmente correta esse fusível é de 30 amperes e é do alarme/travamento elétrico centralizado.

Vá nesse link http://1drv.ms/1lSASuw e baixe o manual em pdf.

A parte dos fusíveis está a partir da página 88, lá tem a posição e descrição de cada fusível.

Curto amigo e um curto feio, somente isso pode fazer um fusível derreter. Pode ser também que tenham usado um fusível de capacidade maior que o recomendado, tipo usar um de 50 amperes no lugar do de 30.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
carlitosanches
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 12:40 pm
Nome: Carlito

#3

Mensagem por carlitosanches » Seg Dez 28, 2015 5:39 pm

Rodrigo, minha nave está com exatamente o mesmo problema. Esse último fusível não consta no meu manual e eu descobri que era ele na base da tentativa e erro. É um fusível de 40A maior que os outros. Liguei um fusível externo nele só para testar e o ar voltou a funcionar. O que pode causar um sobre aquecimento é o motor do ventilador que pode estar com algum impedimento do giro normal, o que acaba fazendo ele consumir mais e derreter esse fusível. Não acredito que seja curto. Pode ser mesmo um consumo maior que junto com um tempo maior de funcionamento possa ter esquentado tudo. Troque ele e fique de olho se o barulho do ventilador está normal. Abraço.
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#4

Mensagem por Rodrigolim » Seg Dez 28, 2015 9:28 pm

Amigos peco desculpas pois dei a referência errada. O correto e o primeiro fusível do lado esquerdo de baixo para cima. Como ele queimou não consigo.confirmar a cor.
Editado pela última vez por Rodrigolim em Seg Dez 28, 2015 9:32 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Seg Dez 28, 2015 10:01 pm

Bom.. Se tivesse curto o fusivel nao derretia e sim queimava. A nao ser que ele seja maior que a capacidade da bateria.

Uma coisa que faz aumentar a corrente e superaquecer é mal contato no conector do motor soprador do ar.
Editado pela última vez por Miau em Seg Dez 28, 2015 10:02 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Rodrigolim
Sem Habilitação
Mensagens: 32
Registrado em: Qui Fev 27, 2014 10:48 am
Nome: Rodrigo Lima

#6

Mensagem por Rodrigolim » Qua Dez 30, 2015 1:33 pm

Amigos,
Obrigado pelas dicas. depois delas eu removi o fusivel derretido com um alicate de ponta com bastante cuidado, limpei o que foi possível e inseri um fusivel de 40a no lugar. O ventilador voltou a funcionar normalmente, sem fazer qualquer barulho anormal. Já andei uns 10 km aqui dentro da cidade com ele funcionando, desligando e funcionando e aparentemente nenhum problema ocorrido.

Vou acompanhando se vai derreter novamente e informo deste post se necessário.

Obrigado à todos pelas dicas que foram crucial para que eu mesmo arrumasse esse problema. Valeu

[]´s
Rodrigo
carlitosanches
Sem Habilitação
Mensagens: 42
Registrado em: Seg Abr 12, 2010 12:40 pm
Nome: Carlito

#7

Mensagem por carlitosanches » Qui Dez 31, 2015 1:49 pm

Rodrigo, uma outra coisa me ocorreu e eu acabei trocando no meu. O filtro de polen do ar-condicionado. Se ele estiver sujo, pode forçar o ventilador e esquentar mais que o normal. Ele fica no compartimento do motor. Quando voce abre o capo, ele fica do lado esquerdo, atras do motor. Tem umas borboletas que é só tirar que dá acesso ao filtro. Molezinha de trocar.
Responder