Socorro meu carro esquenta

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Washington
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 14, 2015 11:25 pm
Nome: Waslm

#1

Mensagem por Washington » Seg Dez 21, 2015 12:42 am

Olá pessoal, me ajudem meu c4 gran Picasso está com 57000km.
Ocorre que está esquentando quando pego trânsito pesado, já mandei arrumar gastei 700 reais na troca da ventuinha e da válvula termostática em uma oficina especializada Citroën a Cristiano import s em São Bernardo do campo SP, ele foi bem sincero deixou o carro ligado a tarde toda e o problema não apareceu, ele disse que pela experiência dele em vários anos mexendo com Citroën, que 99℅ que seria isso, mas que eu ficasse a vontade se não quisesse mexer, porque ele tinha quase certeza que não era outra coisa, mandei arrumar....e o problema persiste, fui a Mairiporã peguei uma Serrinha e ela abriu o bico....apetceu no painel, mas logo terminou a serra e voltou ao normal
....o problema e assim, se pego estrada fica tudo bem, mas se for trânsito aí complica.... Detalhe, o carro foi trocado fluido colocado o petronas " laranja" que ouvi dizer e um dos melhores ,não tem ar no sistema, não baixa o nível da água, não tem vazamento nenhum e agora com válvula e ventoinha nova, o que pode ser???? Detalhe algumas vezes quando esquenta o câmbio fica louco fica segurando as marchas mesmo no manual, o giro sobe sozinho só de encostar o pé no acelerador e as vezes o ar condicionado desarma
Socorro me ajudem!!!!!!?!!


Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Socorro meu carro esquenta

#2

Mensagem por rgdl » Seg Dez 21, 2015 9:29 am

Mas rapaz, é só chegar o verão que pipoca problema de superaquecimento e ar condicionado o seu já é a segundou terceiro post com o mesmo tipo de problema.

Então vamos lá, pelo que entendi do seu post podemos então descartar vazamentos, ar no sistema, válvula termostática ruim, ventoinha não armando na baixa, motor fora do ponto e problema de junta queimada, já que essas coisa ou já foram resolvidas ou seriam facilmente detectadas pelo mecânico especializado que vc levou, certo?

Então, ao meu ver, só resta o radiador ele deve estar parcialmente entupido. É engraçado mas o radiador nunca é levado em consideração nessas horas mas na maioria das vezes ele também está comprometido.

Leve seu carro em uma oficina especializada em radiadores e peça para varetar.

O colega Batalha em um post sobre superaquecimento só resolveu o problema dele depois que tirou um pedaço enorme de silicone que estava entupindo o radiador dele.

É um post de leitura interessante para vc, veja o link abaixo, nesse post desde o começo eu vinha falando que o problema era o radiador.

Motor aquecendo em alta
Editado pela última vez por rgdl em Qui Nov 23, 2017 2:15 pm, em um total de 3 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#3

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Dez 21, 2015 11:39 am

...e teve mais !!!! além do radiador com a baga de silicone dentro, o SENSOR DE TEMPERATURA (depois de tudo resolvido) não prestava mais!!!

Inclusive, antes de finalmente trocar o sensor de temperatura (com radiador desemtupido e limpo também por fora, válvula termostática nova instalada, e liquido de arrefecimento novo) as variações de rotação, e desarme do ar-condicionado ocorreram!!

Então depois de checar o radiador, é bom trocar o sensor de temperatura!

Antes de tudo isso, já havia um código de erro para a Ventoinha!!! Eu já havia registrodo em outro post aqui no fórum. Era um erro permanente!!
Este código sumiu de vez depois que trocamos o SENSOR DE TEMPERATURA!!
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Seg Dez 21, 2015 11:39 am, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Seg Dez 21, 2015 12:01 pm

Bem lembrado batalha, esqueci de falar dessa peça sinistra.

Já me deu dor de cabeça numa viagem para São Paulo que só não foi frustrada porque Deus colocou a solução no caminho.

Encontre a oficina do Denis em Cachoeira Paulista, ele tinha o sensor em estoque me cobrou 65,00 pelo sensor e 50,00 de mão de obra.

Mesmo assim perdemos quase 4 horas, era para chegar no destino as 11 horas chegamos pelas 15 horas.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#5

Mensagem por Munhoz » Seg Dez 21, 2015 4:40 pm

em qual situação ele esquenta?
pode ser ar no sistema.. rs Mas conte-nos melhor como e quando ele esquenta
Washington
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 14, 2015 11:25 pm
Nome: Waslm

#6

Mensagem por Washington » Seg Dez 21, 2015 8:29 pm

Olá pessoal, Ele esquenta no anda e para do trânsito, tipo 1 e 2 marcha direto, ou em caso de forçar o motor " subida de Serra" e o problema e que as vezes demora dias para aparecer porque uso o carro no dia a dia, mais em estrada, não pego muito trânsito.... Lembrei de uma coisa agora!! Quando peguei esse carro estava com a água suja, achei até absurdo na época porque segundo o manual fazia 7mil.km que tinha sido feita a última revisão em concessionária, por isso Troquei o fluido, e fiz sangria nos dois pontos uma peçinha que
" parece bico de pneu" perto da válvula e no.lugar onde vai agua quente para o ar do carro, então não acho que seja ar o câmbio fica louco em algumas vezes que o carro esquentou, posso estar errado mas como o sistema TB arrefece o câmbio, com o motor superaquecido o óleo do câmbio TB aquece demais e o faz falhar...mas obrigado pela dica, vou verificar o radiador e ver se resolve, afinal precisa resover não pode ficar assim
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Ter Dez 22, 2015 1:38 pm

De qualquer maneira quando tem ar no sistema ele acaba sendo levado para a caixa de expansão e vc nota que o nível do fluido desce... e vai descendo até todo o ar sair.

Claro, tem situações em que tem tanto ar que superaquece antes mesmo de qualquer ar ser encaminhado para a caixa de expansão.

Sim vc está certo, quando o motor superaquece significa que o fluido de arrefecimento ferve o que prejudica o arrefecimento do óleo do cambio degradando seu funcionamento.

Veja também o que o colega Batalha falou, o sensor de temperatura.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Washington
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 14, 2015 11:25 pm
Nome: Waslm

#8

Mensagem por Washington » Ter Dez 22, 2015 7:27 pm

Obrigado pelas dicas, vou tentar resolver
Avatar do usuário
fernovaes
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Jul 05, 2015 9:51 pm
Nome: Fer Novaes
Modelos Citroën: C4 Picasso 2012

#9

Mensagem por fernovaes » Dom Jan 03, 2016 9:15 pm

Obrigado pelas dicas, vou tentar resolver

Olá amigo, conseguiu resolver o problema?? O meu está com o mesmo problema. Mandaram eu trocar a ventoinha e farei amanhã. Mas estou pensando também em trocar o sensor de temperatura.
Antigo: Renault Clio 2011
Atual: C4 Grand Picasso 2009 (pode até ser casamento eterno)
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#10

Mensagem por rgdl » Dom Jan 03, 2016 9:35 pm

Cara se vc não tem confiança na peça é melhor trocar mesmo.

Quanto a ventoinha se o seu carro é um Xsara Picasso, caso não compre em Concessionária, preste atenção para o soquete e a potência na hora de comprar.

Nos 2.0 ela tem 500W de potencia e tanto no 2.0 quanto no 1.6 o soquete é na próprio motor da ventoinha, não tem fio saindo do motor.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
fernovaes
Sem Habilitação
Mensagens: 33
Registrado em: Dom Jul 05, 2015 9:51 pm
Nome: Fer Novaes
Modelos Citroën: C4 Picasso 2012

#11

Mensagem por fernovaes » Dom Jan 03, 2016 10:02 pm

Cara se vc não tem confiança na peça é melhor trocar mesmo.

Quanto a ventoinha se o seu carro é um Xsara Picasso, caso não compre em Concessionária, preste atenção para o soquete e a potência na hora de comprar.

Nos 2.0 ela tem 500W de potencia e tanto no 2.0 quanto no 1.6 o soquete é na próprio motor da ventoinha, não tem fio saindo do motor.
O meu é um c4 Grand picasso 2009. Comprei a peça original. Caso o problema persista, vou trocar o sensor de temperatura.
Antigo: Renault Clio 2011
Atual: C4 Grand Picasso 2009 (pode até ser casamento eterno)
Washington
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Seg Set 14, 2015 11:25 pm
Nome: Waslm

#12

Mensagem por Washington » Sáb Jan 23, 2016 10:54 pm

Olá pessoal, conforme o amigo falou, era mesmo radiador entupido
Mandei varetar e resolveu o problema, estou postando agora porque fiz uns teste, já faz uns 20 dias que estou rodando com o carro, e o problema não apareceu mais....então realmente a dica valeu a pena....gastei um valor alto para trocar a ventoinha e a válvula termostática.... Quando na verdade era só varetar o radiador... O cara me cobrou R$100.00, já com aditivo dele, ficou jóia..
Se bem que o aditivo que ele colocou não confio, então vou colocar o petronas, mas mesmo assim valeu a pena.
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#13

Mensagem por Leonardolive » Dom Jan 24, 2016 12:32 pm

[quote name='Waslm' date='Jan 23 2016, 10:54 PM' post='32520']Se bem que o aditivo que ele colocou não confio, então vou colocar o petronas, mas mesmo assim valeu a pena.
[/quote]

Não troque de imediato. Deixa um tempinho pra que esse aditivo faça um "enxague" no sistema.
Quando fiz no meu, em menos de um mês soltou uma sujeira que deveria estar encrostada no radiador e a mesma travou na mangueirinha de retorno pro radiador, ou seja, ainda sobrou sujeira mesmo varetando o radiador.
fullmetal
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Qui Nov 23, 2017 2:42 am
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16v 2003

Socorro meu carro esquenta

#14

Mensagem por fullmetal » Qui Nov 23, 2017 3:00 am

Boa noite galera!! Estou com um problema também no meu xsara, ele esta fervendo já troquei a válvula termostática e mesmo assim começo a andar com ele e rapidamente começa a aumentar a temperatura e já manda parar o carro no painel e a temperatura esta lá encima. Deixei no mecânico. Mas na.minha cidade não são tao especializado nesses carros . gostaria de saber ae de vocês oque poderia ser. Ate então ele fez alguns testes e diagnosticou que a bomba esta boa. Oq poderia ser?
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2887
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Socorro meu carro esquenta

#15

Mensagem por rgdl » Qui Nov 23, 2017 2:22 pm

Leia o tópico desde o começo que vc vai ver as dicas, pois elas valem para o seu caso como valeu para o colega que iniciou o tópico.

Leia também o tópico do colega Batalha (Motor aquecendo em alta) que lhe vai ser muito útil.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder