Xsara Picasso - Freio traseiro

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#1

Mensagem por Miau » Qui Dez 17, 2015 9:28 pm

Nossa.. impressionante como carro usado é um ninho de marimbondo.. quanto mais mexe mais coisa aparece..

Como vocês tem visto.. estou mexendo no eixo traseiro para trocar os rolamentos do eixo por buchas.. E nesse processo sou obrigado a desmontar o tambor de freio, o cubo e o prato.

Nisso já descobri que as lonas estão finas.. com 3mm apenas quando, pelo que tenho lido, o limite seriam 5mm.

Ai ao desmontar as lonas.. no que toquei naquelas borrachas laterais onde tem os pistões, vazou fluido.. ou seja.. o "burrinho de freio" tá com vazamento.

Ai passei o dia lavando o prato e desmontando o burrinho pra ver o estado interno.. e vi que os retentores aparentemente estão ok.. alias bem facil de desmontar o cilindrinho..

Lavei tudo.. limpei bem.. passei bombril dentro do cilindro.. e ai lubrifiquei os retentores e o cilindro com DOT5 e remontei..

então percebi que tava deslizando suave os pistões.. ai fiz um teste.. passei espuma de sabão nas coifinhas e apliquei pressão pneumatica no cilindro e nada de vazar.. então acho que dá pra reaproveitar..

ai parti pra soltar o amortecedor e.. advinhem haha

comprimi ele todo com quase nada de força e ele levou tipo umas 2 horas pra voltar.. ou seja.. todo ferrado.

amanha é dia de soltar a manga de eixo.. e já vou avisando pra quem pensa em se aventurar..

impossivel fazer o serviço sem:

soquete 40mm ou 41mm sextavado(estriado pode roletar)
cabo de força 3/4 mais longo que puder
saca polias de preferencia de 3 pernas pra sacar o cubo, que não sai nada fácil.

e muita força.. mas muita força mesmo pra soltar os parafusos do prato que não se movem por nada por causa da trava quimica..

tive que usar uma chave allen longa e um tubo de ferro de 1,5m pra fazer alavanca.


Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#2

Mensagem por rgdl » Qui Dez 17, 2015 11:00 pm

Nossa.. impressionante como carro usado é um ninho de marimbondo.. quanto mais mexe mais coisa aparece..
:465974: :465974: :465974:

Verdade verdadeiríssima, o meu to até com medo de olhar... kkkkkk

Posta imagens André.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
tilex
Curioso
Mensagens: 252
Registrado em: Dom Nov 11, 2007 5:42 pm
Nome: Tilex
Localização: S.J.do Rio Preto-SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 16V 2006 AUT

#3

Mensagem por tilex » Sex Dez 18, 2015 8:38 am

Então penso : "ai que medo de mexer no meu e ter coisas pra fazer"
Editado pela última vez por tilex em Sex Dez 18, 2015 8:39 am, em um total de 1 vez.
-----
Em 2007: Xsara Picasso Exclusive 2.0 Manual (04)
Em 2015: Xsara Picasso Exclusive 2.0 AUTOMATIQUE (06)
Att; Alex andro (Tilex)
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#4

Mensagem por Miau » Sex Dez 18, 2015 10:01 am

é.. mas o lance não se trata só de verificar o que tem que gastar com troca.. e sim a segurança..

imagina se o composto da lona quebra, e trava o freio com o carro numa curva..

então minha dica é.. baseado em que as peças do meu são as originais do carro zero.. se já tem 70 mil km e você não sabe a condição.. verifica o quanto antes

e outra dica importantissima:

NAO CONFIE EM MECANICO.. pois o que eu conheço, quando eu perguntei sobre o cilindro de freio vazar ao tocar na coifa.. ele disse que não tinha problema não se não tivesse vazando sozinho..

eu fui nessa? claro que não.. pq espirrar vapor de fluido eu vi que já tava pois o prato ta com a tinta brocada ali perto do cilindro de freio.. dai pra vazar com vontade é só a lei de murph mesmo

então.. vai na oficina? peça pra abrir na sua frente.. meça a espessura da lona com paquimetro você mesmo.. e inspecione as coifas do cilindro de freio.. nao pode vazar ao tocar
Editado pela última vez por Miau em Sex Dez 18, 2015 10:02 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#5

Mensagem por Miau » Ter Dez 22, 2015 7:54 pm

bom.. ao desmontar o cilindro do outro lado.. percebi que não vou ter pra onde correr.. terei que trocar pois tá corroído por dentro dele.. inclusive o prato tá todo corroído também.. esse lado vazava mais.. creio que o freio traseiro devia estar numa margem ai de 60% de eficiência.. sobrando trabalho pro freio dianteiro.

levei sorte e achei no mercadolivre o cilindro genuino VARGA por 49 dilmas cada..

o sistema já tá todo reformado.. pintado.. montado.. só esperando chegar os cilindros e os amortecedores.

ficou parecendo que é tudo novo haha
Editado pela última vez por Miau em Ter Dez 22, 2015 7:58 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#6

Mensagem por Miau » Seg Jan 04, 2016 11:14 am

atualizando..

deu tudo certo.. sistema de freio traseiro zero bala..

procedimento até que é simples:

após montar tudo.. é só abrir a sangria e deixar a própria gravidade atuar.

feito isso.. pra regular é mais facil ainda.. com tudo montado é so ficar pisando no freio umas 50 vezes pra catraca de ajuste acertar o ponto.. não tem que enfiar nada la pelo buraco do parafuso da roda como eu pensava..

dá pra ouvir nitidamente os cliques do ajuste..

como eu tava com pressa pois viajei logo em seguida.. fiz um video e acho que tirei algumas fotos.. quando tiver com tempo posto no youtube
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#7

Mensagem por Munhoz » Seg Jan 04, 2016 12:22 pm

obrigado por reportar.. logo mais a do meu pai vai precisar fazer freio
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#8

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mar 09, 2016 11:59 am

Podes passar o link do vídeo André ?
Roda traseira direita com vazamento de fluído de freio !!!! Vi na brincadeira dos pneus 205, ha ha !!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
mmadeira
Sem Habilitação
Mensagens: 15
Registrado em: Qui Jan 21, 2016 11:12 pm
Nome: Marcelo Madeira
Localização: Nilópolis, RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 Flex 2008/2009

#9

Mensagem por mmadeira » Qui Mar 10, 2016 10:54 am

Eu imaginava que amortecedores não voltavam ao estado inicial. Acreditava que serviam apenas para controlar movimentos bruscos.
Acredito que quando um amortecedor está ruim, ele apenas fica mais fácil de movimentar o êmbolo.
Xsara Picasso GLX 1.6 16v - 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#10

Mensagem por Miau » Qui Mar 10, 2016 11:21 am

Nos hidráulicos sim.. Nos à gás é diferente
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Freio traseiro

#11

Mensagem por rgdl » Qui Mar 10, 2016 12:12 pm

Até onde sei, os amortecedores voltam a posição inicial mas voltam lentamente, isso é para impedir que as molas façam o carro ficar pulando.

Agora bom seria se pudéssemos ter em nossos carros a suspensão BOSE vejam

[bbvideo]https://www.youtube.com/watch?v=hDiBEN7GlT4[[/bbvideo]
Editado pela última vez por rgdl em Seg Ago 12, 2019 2:06 pm, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#12

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mar 23, 2016 3:22 pm

Mais um kinder-ovo, como disse o André M !!! kkkk

Ao verificar vazamento no cilindro de freio traseiro do lado direito...
A campana deveria sair super fácil...mas ao move-la um centímetro na retirada, travou nas sapatas de freio!!
Ou seja: Montadas erradamente na última troca ! (dono anterior)

Mas travou mesmo!!! saiu na marreta!!

Confirmei a montagem errada! deixaram o sistema todo para um lado só! Travaram as molas dos obturadores com as sapatas posicionadas para o lado direito! Fez com que as lonas fossem consumidas de um lado e do outro mal tocava na campana!!

Então fiquei umas duas horas olhando pro sistema de freio LUCAS do XP !!!
Se eu fosse mexer no cubo de roda (retirando o cubo) então o acesso ao sistema das sapatas seria fácil !! Mas não era esse o caso, e nem mesmo tenho as ferramentas para sacar o cubo de roda.

Retirei o cilindro de roda...retirei a sujeira, limpei, ficou novo!! Testei a pressão e a limpeza solucionou o vazamento!
Retirei as sapatas desmontando todas as molas e já saquei o grande problema que seria remontar, principalmente a mola da parte de baixo, pois o cubo de roda atrapalha!!!

Limpei tudo..e até trocaria as sapatas, mas não havia comprado novas e o objetivo era retirar o vazamento de fluído no cilindro !!! Feito!!

Fui para o youtube procurando um vídeo que desse uma idéia!!! E POR INCRÍVEL QUE PAREÇA, NÃO hÀ UM VÍDEO SEQUER SOBRE O FREIO TRASEIRO SISTEMA LUCAS DO CITROEN XP, PEUGEOT 307..ou qualquer outro similar!!! Procurei em espanhol, inglês, russo...e não achei nada mesmo!!!
Aí por acaso passando as imagens vi um sistema muito parecido com o LUCAS do XP...era de um Mitsubishi TR4 e lá encontrei a solução para o problema!!
A mola inferior no sistema do XP é posicionada por trás, entre a sapata e o disco...isso implica em montar o conjunto de sapatas ao disco sem o cubo de roda. Fora isso, terá que usar uma ferramenta para estender as molas ( o que considero errado) e provavelmente foi isto que fez a manutenção anterior montar as sapatas todas tortas e tronchas.
Então, no vídeo da TR4 a mola inferior é posta na parte da frente das sapatas!!! e aí...Bingool!!!

Remontei tudo, retrai a catraca antes...alinhei perfeitamente o conjunto ao disco...recoloquei os obturadores e molas...as extremidades das sapatas que antes ficavam desalinhadas dos pistões do cilindro ficaram perfeitamente alinhadas...Fiz a sangria e acionei o pedal de freio também observando a catraca se ajustar automaticamente!!! Remontei a campana !

Sistema LUCAS do XP montado - e já não é mais sistema lucas original ...kkk...agora é LUCAS TR4 no XP !! rsrsr

Testei desde a madrugada de Domingo para Segunda-Feira...e continuo testando até agora!!! Tá tudo perfeito e estou consciente de que tenho una mola em posição não original...
mas está perfeito e de acordo com o original da TR4 !!! RSRSRS
se arrebentar eu posto aqui no fórum!
Mas acho impossível arrebentar pois o trabalho da mola não está alterado..ela trabalha da mesma forma , mas em posição diferente!!

Já separei no orçamento a compra das sapatas novas. Quando for monta-las irei confirmar se está tudo certo com a mola fora do lugar original...pretendo tbm fazer um vídeo! Espero conseguir pois na internet não tem nada mesmo !!!

Fica a dica!
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Qua Mar 23, 2016 3:26 pm, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#13

Mensagem por Miau » Qua Mar 23, 2016 3:48 pm

o problema de comprar carro usado é esse.. se não souber avaliar bem, pode comprar um ninho de marimbondo junto.

no meu caso, era apenas desgaste mesmo das peças, o que é previsto de acontecer com o tempo. Mas como eu tinha as ferramentas, desmontei tudo pra fazer o serviço de freio.. até pintar os pratos, pintei hehe. Ficou novo, zero bala.. com lonas novas e cilindro de freio novo.

Pra montar as molas, passei um trabalhinho também.. e isso com o prato fora.. imagina você com o cubo de roda na frente pra atrapalhar..
Editado pela última vez por Miau em Qua Mar 23, 2016 3:51 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#14

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Mar 23, 2016 4:12 pm

Ééé amigo André!

quando comprei, não tinha o luxo de poder avaliar...tinha somente R$ 11mil reais...e foi esse o preço do carro com a documentação toda em dia!! E esse maravilhoso Citroen Xsara Picasso 2.0 16v ano 2004 merece as recuperações que tenho feito nele...e é o único carro que atende as necessidades de saúde de meu filho e filha com espaço e comodidade!!

Até hoje, fora os R$ 11 mil da compra, gastei R$ 1.823,32 com manutenções de recuperação. Somando tudo ele ainda está abaixo do preço FIPE!

Minha admiração é sempre com a capacidade do mecânico do dono anterior em destruir o carro em off!!

Para mim isto prova o quanto o carro é bom!!!! Andava sem sensor de fase...mas andava. Consertei!
Andava com a suspensão traseira toda aberta...mas andava. Consertei!!
Andava sem a válvula termostática...mas andava. Consertei!
Andava com a sapata de freio toda troncha...mas andava. Meio que consertei!! rsrs
Andava com um relé da ventoinha queimado...mas andava. Concertei!!
Andava com cinco erros no sistema...mas andava!! Concertei todos !! Hoje passo o scanner TUDO LIMPO..sem erros!!

Isso prova o quanto o carro é BOM...Uma obra de Pablo PICASSO como sugere o nome!!

Tem carro por aí que se queimar a luz de teto não anda nunca mais!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#15

Mensagem por Miau » Qua Mar 23, 2016 4:42 pm

é.. por 11 mil, vc ainda tá no lucro hehe

pena que é a versão GXS.. a Exclusive dá mais luxo ainda hehe

mas é o que eu digo.. minha irmã comprou um kia soul uma vez, andei e ainda achei o meu melhor.. depois ela trocou e pegou um fiesta zero, achei uma porcaria.. depois ela trocou e pegou um UP, também nem se comparava com o meu, e agora ela pegou um nissan march, mesmo assim ainda prefiro o meu em termos de conforto, luxo, funcionalidades, acabamento, motorização e até a estética não deixa a desejar.

é como dizem, o picasso foi um carro lançado que estava muito além do seu tempo.

ahh e o pessoal diz que tem valor baixo.. AINDA BEM, pois se não tivesse, eu não poderia ter comprado hehe
Editado pela última vez por Miau em Qua Mar 23, 2016 4:42 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Responder