Soprando forte na tampa de oleo
- Timoteo BATALHA
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- Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
- Nome: BATALHA
- Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004
Motor fora do ponto??
Taxa de compressão correta, mas abertura e fechamento das válvulas fora de sincronia com a cadência das explosões nos cilindros.
Tudo aparentemente normal mas não tem torque.
NA minha opinião, o ponteiro do tensor da correia dentada tem que ficar imóvel com o motor em marcha lenta...e se move de acordo com a força e modo como aceleramos!! Se está movendo em marcha lenta mostra a falta de sincronismo do comando de válvulas.
Tira a chave da ignição e deixa bem longe do carro (rsrsr)
Consegue um jogo de chave allen.
Com motor desligado gira o motor pela polia (no mesmo sentido de rotação) até encontrar o furo de trava da polia. (aí acha uma chave allen que encaixe nesse furo e coloca lá travando a polia).
Em seguida verifica se os furos de ambas polias dos comandos de válvulas estão alinhadas com os furos de travamento que ficam na carcaça do cabeçote. SE NÃO ESTIVEREM, o motor está fora do ponto !!
Se estiverem os tres furos das polias alinhados com seus respectivos furos de travamento, tem que retirar a chave Allen que estiver usando para travar e dar dois giros completos e perfeitos (MANUALMENTE) no motor e verificar novamente se os furos casam. SE NÃO CASAREM, o motor está fora de ponto!!
Se casarem o motor está no ponto.
Eu repetiria essa sequencia acima umas tres vezes para ter certeza!
NÃO ESQUEÇA de retirar todas as chaves Allen's que estiver utilizando para travar o motor!!!
É por isso que deve deixar as chaves do carro bem LONGE pra não facilitar, esquecer e ligar o motor com as polias travadas.
TEm que tirar a roda direita pra isso!! e é bom não usar somente o macaco do carro , pois na hora de girar o motor pela polia de acessórios o macaco pode cair. Use um sepo de madeira ou um cavalete tipo "pé de galinha".
Taxa de compressão correta, mas abertura e fechamento das válvulas fora de sincronia com a cadência das explosões nos cilindros.
Tudo aparentemente normal mas não tem torque.
NA minha opinião, o ponteiro do tensor da correia dentada tem que ficar imóvel com o motor em marcha lenta...e se move de acordo com a força e modo como aceleramos!! Se está movendo em marcha lenta mostra a falta de sincronismo do comando de válvulas.
Tira a chave da ignição e deixa bem longe do carro (rsrsr)
Consegue um jogo de chave allen.
Com motor desligado gira o motor pela polia (no mesmo sentido de rotação) até encontrar o furo de trava da polia. (aí acha uma chave allen que encaixe nesse furo e coloca lá travando a polia).
Em seguida verifica se os furos de ambas polias dos comandos de válvulas estão alinhadas com os furos de travamento que ficam na carcaça do cabeçote. SE NÃO ESTIVEREM, o motor está fora do ponto !!
Se estiverem os tres furos das polias alinhados com seus respectivos furos de travamento, tem que retirar a chave Allen que estiver usando para travar e dar dois giros completos e perfeitos (MANUALMENTE) no motor e verificar novamente se os furos casam. SE NÃO CASAREM, o motor está fora de ponto!!
Se casarem o motor está no ponto.
Eu repetiria essa sequencia acima umas tres vezes para ter certeza!
NÃO ESQUEÇA de retirar todas as chaves Allen's que estiver utilizando para travar o motor!!!
É por isso que deve deixar as chaves do carro bem LONGE pra não facilitar, esquecer e ligar o motor com as polias travadas.
TEm que tirar a roda direita pra isso!! e é bom não usar somente o macaco do carro , pois na hora de girar o motor pela polia de acessórios o macaco pode cair. Use um sepo de madeira ou um cavalete tipo "pé de galinha".
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
2.0i 16V
2004
frente 2009
[quote name='BATALHA' date='Dec 23 2015, 03:04 PM' post='32028']
Motor fora do ponto??
Taxa de compressão correta, mas abertura e fechamento das válvulas fora de sincronia com a cadência das explosões nos cilindros.
Tudo aparentemente normal mas não tem torque.
NA minha opinião, o ponteiro do tensor da correia dentada tem que ficar imóvel com o motor em marcha lenta...e se move de acordo com a força e modo como aceleramos!! Se está movendo em marcha lenta mostra a falta de sincronismo do comando de válvulas.
Tira a chave da ignição e deixa bem longe do carro (rsrsr)
Consegue um jogo de chave allen.
Com motor desligado gira o motor pela polia (no mesmo sentido de rotação) até encontrar o furo de trava da polia. (aí acha uma chave allen que encaixe nesse furo e coloca lá travando a polia).
Em seguida verifica se os furos de ambas polias dos comandos de válvulas estão alinhadas com os furos de travamento que ficam na carcaça do cabeçote. SE NÃO ESTIVEREM, o motor está fora do ponto !!
Se estiverem os tres furos das polias alinhados com seus respectivos furos de travamento, tem que retirar a chave Allen que estiver usando para travar e dar dois giros completos e perfeitos (MANUALMENTE) no motor e verificar novamente se os furos casam. SE NÃO CASAREM, o motor está fora de ponto!!
Se casarem o motor está no ponto.
Eu repetiria essa sequencia acima umas tres vezes para ter certeza!
NÃO ESQUEÇA de retirar todas as chaves Allen's que estiver utilizando para travar o motor!!!
É por isso que deve deixar as chaves do carro bem LONGE pra não facilitar, esquecer e ligar o motor com as polias travadas.
TEm que tirar a roda direita pra isso!! e é bom não usar somente o macaco do carro , pois na hora de girar o motor pela polia de acessórios o macaco pode cair. Use um sepo de madeira ou um cavalete tipo "pé de galinha".
[/quote]
ola amigo, obrigado pela explicacao
realizei o travamento das polias e estao realmente no ponto. infelizmente tambem nao é esse o problema.
quando retirei a capa da correia dentada o barulho ficou mais nitido vindo de dentro do cabecote proximo as polias.
fiquei suspeitando agora de alguma valvula presa aberta ou tucho defeituoso, visto que sai fumaca branca de oleo
queimado no bocal da tampa do oleo.
agora nao sei se abro abro tampa do comando de valvulas ou tento fazer um flush...
Motor fora do ponto??
Taxa de compressão correta, mas abertura e fechamento das válvulas fora de sincronia com a cadência das explosões nos cilindros.
Tudo aparentemente normal mas não tem torque.
NA minha opinião, o ponteiro do tensor da correia dentada tem que ficar imóvel com o motor em marcha lenta...e se move de acordo com a força e modo como aceleramos!! Se está movendo em marcha lenta mostra a falta de sincronismo do comando de válvulas.
Tira a chave da ignição e deixa bem longe do carro (rsrsr)
Consegue um jogo de chave allen.
Com motor desligado gira o motor pela polia (no mesmo sentido de rotação) até encontrar o furo de trava da polia. (aí acha uma chave allen que encaixe nesse furo e coloca lá travando a polia).
Em seguida verifica se os furos de ambas polias dos comandos de válvulas estão alinhadas com os furos de travamento que ficam na carcaça do cabeçote. SE NÃO ESTIVEREM, o motor está fora do ponto !!
Se estiverem os tres furos das polias alinhados com seus respectivos furos de travamento, tem que retirar a chave Allen que estiver usando para travar e dar dois giros completos e perfeitos (MANUALMENTE) no motor e verificar novamente se os furos casam. SE NÃO CASAREM, o motor está fora de ponto!!
Se casarem o motor está no ponto.
Eu repetiria essa sequencia acima umas tres vezes para ter certeza!
NÃO ESQUEÇA de retirar todas as chaves Allen's que estiver utilizando para travar o motor!!!
É por isso que deve deixar as chaves do carro bem LONGE pra não facilitar, esquecer e ligar o motor com as polias travadas.
TEm que tirar a roda direita pra isso!! e é bom não usar somente o macaco do carro , pois na hora de girar o motor pela polia de acessórios o macaco pode cair. Use um sepo de madeira ou um cavalete tipo "pé de galinha".
[/quote]
ola amigo, obrigado pela explicacao
realizei o travamento das polias e estao realmente no ponto. infelizmente tambem nao é esse o problema.
quando retirei a capa da correia dentada o barulho ficou mais nitido vindo de dentro do cabecote proximo as polias.
fiquei suspeitando agora de alguma valvula presa aberta ou tucho defeituoso, visto que sai fumaca branca de oleo
queimado no bocal da tampa do oleo.
agora nao sei se abro abro tampa do comando de valvulas ou tento fazer um flush...
feliz natal a todos membros do forum
Recorri a oficina da qual troquei os pistoes e aneis para reclamar do ar forte e fumaca que sai do bocal de oleo e o mecanico me falou:
"Os pistoes e aneis ficaram bons, mas seu carro deve estar com problemas nos tuchos ou valvulas"
Tucho defeituoso causa fumaca no bocal,assim como perca de potencia?
Para provar que a fumaca nao vinha dos aneis e pistoes, ele retirou a vareta medidora de oleo e disse que se o problema fosse aneis ou pistoes, sopraria pelo duto da vareta, e isso nao acontece, pelo contrario, tem até uma leve succao.
Procede essa informacao do mecanico?
Recorri a oficina da qual troquei os pistoes e aneis para reclamar do ar forte e fumaca que sai do bocal de oleo e o mecanico me falou:
"Os pistoes e aneis ficaram bons, mas seu carro deve estar com problemas nos tuchos ou valvulas"
Tucho defeituoso causa fumaca no bocal,assim como perca de potencia?
Para provar que a fumaca nao vinha dos aneis e pistoes, ele retirou a vareta medidora de oleo e disse que se o problema fosse aneis ou pistoes, sopraria pelo duto da vareta, e isso nao acontece, pelo contrario, tem até uma leve succao.
Procede essa informacao do mecanico?
- rgdl
- Zumbi
- Mensagens: 2882
- Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
- Nome: rgdl
- Localização: São Gonçalo - RJ
- Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA
No Picasso isso não procede não porque, pelo menos o motor 2.0, o tubo da vareta vai até o final do cárter de modo que a ponta do tubo fica totalmente debaixo do óleo, então o ar sairá por outro lugar já que o óleo impede que ele saia pelo tubo da vareta.
Isso é assim porque esse motor é preparado para a troca de óleo a vácuo e a sucção é feita pela tubo da vareta de medição.
Isso é assim porque esse motor é preparado para a troca de óleo a vácuo e a sucção é feita pela tubo da vareta de medição.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
[quote name='rgdl' date='Dec 25 2015, 05:30 PM' post='32041']
No Picasso isso não procede não porque, pelo menos o motor 2.0, o tubo da vareta vai até o final do cárter de modo que a ponta do tubo fica totalmente debaixo do óleo, então o ar sairá por outro lugar já que o óleo impede que ele saia pelo tubo da vareta.
Isso é assim porque esse motor é preparado para a troca de óleo a vácuo e a sucção é feita pela tubo da vareta de medição.
[/quote]
verdade mesmo amigo.
Que outra maneira posso testar os pistoes e aneis?
No Picasso isso não procede não porque, pelo menos o motor 2.0, o tubo da vareta vai até o final do cárter de modo que a ponta do tubo fica totalmente debaixo do óleo, então o ar sairá por outro lugar já que o óleo impede que ele saia pelo tubo da vareta.
Isso é assim porque esse motor é preparado para a troca de óleo a vácuo e a sucção é feita pela tubo da vareta de medição.
[/quote]
verdade mesmo amigo.
Que outra maneira posso testar os pistoes e aneis?
pessoal, realizei o flush, troca de oleo e filtros.
Ao abrir a tampa de valvula e fiquei surpreso com a limpeza.
Parecia 0 km. Ficou muito limpo.
Acredito q se fosse problema de sujeira teria parado o clec clec clec.
O barulho continua, indicando problema fisico nos tuchos.
Em breve vou trocar o conjunto de tuchos posto o resultado aqui.
Ao abrir a tampa de valvula e fiquei surpreso com a limpeza.
Parecia 0 km. Ficou muito limpo.
Acredito q se fosse problema de sujeira teria parado o clec clec clec.
O barulho continua, indicando problema fisico nos tuchos.
Em breve vou trocar o conjunto de tuchos posto o resultado aqui.