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Timoteo BATALHA
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#46

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Dez 21, 2015 11:58 am

Bom Dia !!

Ontem fiz novamente o mesmo percursso quando da outra vez o nosso XP esquentou em alta.
Una Maravilha!
Acabou mesmo o problema agora CONFIRMADO mesmo !!!

A máxima foi de 138km/h. Motor fino e afinado!!!
Ao chegar, ventoinha desligada!! Ao sair novamente, depois de umas 4 horas parado, indicador de temperatura no 1º traço e aquecendo gradativamente até chegar ao 3º (temperatura de trabalho).
Acontecia antes também de ao ligar o motor frio, dava uma sacudida feia. Desde quando troquei o sensor esse problema DESAPARECEU.

Pude passar o scanner e apagar os erros> HAvia um ERRO PERMANENTE para a Ventoinha e este finalmente sumiu!!! Ou seja, a ausência da válvula termostática, radiador entupido e sensor de temperatura queimado, apareceram no sistema em forma de ERRO para a VEntoinha !!!

É isso !


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#47

Mensagem por Miau » Seg Dez 21, 2015 1:12 pm

Eu acredito que seja o seguinte:

O calculador sabe qual é a temperatura do ar.. sabe da pressão de admissão.. sabe do resultado da mistura.. sabe da temperatura do fluido de arrefecimento.. então prevê o tempo que leva pro carro aquecer e se manter..

O calculador de injeção pré supõe que tudo está certo.. mas a temperatura se comporta de forma inesperada..

ai acontece o que chamamos de falta de coerência.. esse tipo de erro é previsto no calculador e geralmente aparece como erro do tipo COERÊNCIA

eu tive esse erro quando a resistência da ventoinha da baixa rotação tava queimada.. (não regulando a temperatura quando deveria) e também quando tava sem válvula termostática (demorando muito mais que o normal para chegar na temperatura de trabalho).
Editado pela última vez por Miau em Seg Dez 21, 2015 1:15 pm, em um total de 1 vez.
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#48

Mensagem por brfull » Dom Jan 10, 2016 1:51 pm

Senhores, quero relatar algo que aconteceu com minha Picasso ontem e quero saber a opinião de vocês:

O que relato aqui às vezes acontecia antes da troca do fluido de arrefecimento(passei uns 2 meses com pouco aditivo devido a um vazamento que tive antes, consertei e completei com agua pra acompanhar se havia mais algum ponto de vazamento)
Após essa troca do fluido de arrefecimento(1 mês aproximadamente) e até então o eletroventilador nunca mais tinha ligado, nem mesmo após um longo tempo de uso em dias quentes. Ocorre que ontem quando minha esposa chegou com o carro(não andou muito) percebi que a ventoinha estava armada em baixa. Imediatamente espetei o scanner xingling(elm327) que tenho aqui apara acompanhar a temperaura, marcava 100º C. Fiquei acompanhando uns 5 min com a chave ligada. Próximo dos 90º ela desligou. Porém, tão logo tirei a chave da ignição ela voltou a ligar. Achei estranho e liguei novamente a ignição para conectar o scanner e fiquei acompanhando novamente. Ela ficou ligada até chegar nos 82º +ou-. Pergunto, seria um comportamento normal?

Desde já agradeço a colaboração dos senhores.
Editado pela última vez por brfull em Dom Jan 10, 2016 1:52 pm, em um total de 1 vez.
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#49

Mensagem por Miau » Dom Jan 10, 2016 3:37 pm

Acho que nao.. O meu sempre que desligo na chave nao ouço ventoinha.
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#50

Mensagem por rgdl » Seg Jan 11, 2016 10:08 am

A ventoinha permanecer ligada após desligar o carro é uma situação prevista no manual embora comigo isso só acontecia quando o meu sistema estava com problema. Depois que reformei tudo nunca mais aconteceu.

É muito estranho ela só desarmar quando a temperatura estava a 82°C, até porque abaixo de 89°C a válvula termostática fecha e não tem mais como o liquido de arrefecimento sair do radiador para resfriar o motor, salvo se não tiver com a válvula.

Por outro lado, a ventoinha sempre vai ligar na baixa, não tem isso dela não ligar, é que ela não fica lidada sempre, ela só liga quando a temperatura chega a certo valor (+/- 98°C) e desliga quando a temperatura chega no valor de trabalho do motor (+/- 89°C) é que a gente não nota isso acontecer mas acontece.

Olha, esse xingling ELM327 quebra um galho... ele não tem todas as funções mas ver temperatura e ler e apagar erros ele faz muito bem, aliás dá uma olhada para ver se tem algum código de erro gravado. Vc pode usar esse scanner para confirmar o que falei acima sobre a ventoinha, vc pode fazer isso no transito da cidade ou na garagem mesmo.

Agora, fique com a pulga atrás da orelha se mesmo armada a temperatura subir até uns 100°C antes de começar a descer e demorar muito para chegar nos 89°C.

Na estrada com vento de cara a temperatura tem que ficar +/-89ºC não pode baixar e nem subir disso.
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#51

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Jan 11, 2016 1:05 pm

...desde quando instalei a valvula termostática nova, troquei o sensor de temperatura, e com liquido de arrefecimento novo....se chego em casa andando devagar ( e isso depois de rodar bastante) a ventoinha está ligada em BAIXA.
Ou seja: andando devagar com pouco "vento na cara", a ventoinha está ligada em BAIXA e desliga de imediato quando eu desligo o motor.

Agora se eu venho correndo bastante (ou seja: com "muito vento na cara") quando chego em casa a ventoinha está DESLIGADA...e permanece desligada quando desligo o motor.

Antes, não era assim! A ventoinha ficava ligada em BAIXA direto e se eu corresse muito ela chegava ligada em ALTA...e quando desligava o motor ela ficava uns 5 minutos ligada em BAIXA.
Esse era o comportamento sem valvula termostática e com sensor de temperatura bichado. No scanner dava erro permanente para ventoinha!
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#52

Mensagem por Kadurj » Qui Mar 09, 2017 5:36 pm

É muito sofrimento... Não aguento mais... Gosto muuuuito do carro mas vou jogar a toalha.. Vou deixar ao mecânico hoje, se eu conseguir chegar até lá...

https://www.youtube.com/watch?v=I0MDoNf_hRQ
https://www.youtube.com/watch?v=2sUlZj6GZ44
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#53

Mensagem por Munhoz » Qui Mar 09, 2017 5:46 pm

Eu trocaria de mecânico, claramente o serviço não foi bem feito.
Cara não tem erro, conferir o empeno do bloco e cabeçote, junta SOMENTE original e é barata, válvula termostática nova, radiador limpo e colocar fluído de arrefecimento da maneira correta.

Pelo vídeo parece que seu carro vaza compressão, vaza água e óleo. Tudo pelo cabeçote.
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#54

Mensagem por Kadurj » Qui Mar 09, 2017 6:03 pm

Olá Munhoz. Não levei a mecânico ainda. Tenho esse carro há dois anos nunca levei pra ver cabeçote.
Pelo jeito vou ter um segundo "prejuízo". O primeiro foi com a suspensão que gastei R$ 1900,00 e agora isso. Vamos ver quanto vai ficar essa brincadeira. Abs.
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#55

Mensagem por Munhoz » Sex Mar 10, 2017 2:01 am

A ta, achei que já tinha voltado do mec.. kkk
Boa sorte e qualquer coisa estamos ai.
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#56

Mensagem por felipethadeu » Dom Mar 12, 2017 10:33 am

Amigo bom dia, tive um problema de aquecimento do meu carro só em alta ou subida, verifica seu radiador pra ve se não está entupido, o meu eram os mesmo sintomas, fiz valvula, cabeçote, e no fim das contas era uma parte do radiador entupido. quando vc precisa de refrigeração, a agua que circula não é o suficiente, abraços.
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#57

Mensagem por rgdl » Ter Mar 14, 2017 10:54 am

kadu, já tive essa sensação é chato demais, mas depois que passou agora só curto o carro.

Por hora nenhum problema sério de motor ou cambio, só a suspensão que tá fazendo todo tipo de barulho, mas também pudera né moro numa rua que tem mais crateras que a face oculta da lua, não tem suspensão que aguente.

Mas uma coisa eu aprendi com esse carro, ele não aceita adiar manutenção e nem manutenção feito pela metade, toda vez que fiz isso me dei mal. Foi o caso do câmbio, adiei a troca do óleo... a mensagem de defeito no cambio apareceu... adiei a troca da solenoide tive que refazer todo o cambio. Quando troquei a junta do cabeçote pela primeira vez não usei a junta original e nem troquei todos os parafusos, não durou um ano... quando tive problema com as mangueiras fiquei cortando... dava problema de superaquecimento toda hora.

Depois que tomei vergonha e mandei fazer as manutenções direito, refiz o cabeçote com junta original comprada na concessionária (foi mais barata que a paralela acredite) troca de todos os 10 parafusos, troca de todas as juntas possíveis, troca de todas as mangueiras contaminadas com óleo, troca do radiador, troca da bomba de óleo e sensores defeituosos... pronto. acabou o drama.

Insista que vc vai resolver tudo e ainda curtir bastante o seu carrão.
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#58

Mensagem por Kadurj » Qua Mar 15, 2017 11:37 am

Bom dia!!

Resultado:
1 Mangueira furada ( R$ 25,00 );
1 Resistência da alta trocada ( R$ 116,00 )
Havia vazamento na carcaça da válvula termostática - Resolvido.

Mão de obra: R$ 200,00

Total: R$ 341,00.

Ainda falta a compra do PETRONAS COOLANT UP PRATA e água desmineralizada para fechar o serviço.
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#59

Mensagem por Kadurj » Qui Mar 16, 2017 3:14 pm

Bem amigos.... Peguei o carro ontem. Fui até em casa com o ar condicionado ligado. Para minha surpresa a temperatura subiu até o 4º traço e como de "costume" o ar desligou. Aquele bafo quente maravilhoso. Entrei na garagem, abri a porta e vi que a ventoinha estava no 1º estágio. Putz.

Já estressado lembrei que havia trocado um dos relés. O antigo era um de 70 ( DENTÃO ). Catei ele no porta treco entre os bancos, coloquei de volta e fui dormir. Nem liguei o carro pra testar. Hoje fui de São Gonçalo a Niterói pela BR 101 sabendo que ia pegar engarrafamento. Com o ar desligado pois estava com medo de dar zebra e ter que parar no acostamento. Cheguei ao estacionamento sem estresse. Tudo normal.

Resolvi ligar o ar. Percebi que a ventoinha parecia uma turbina e sob o sol quente deixei por 10 minutos ligado. Temperatura no 3º traço. Parece que agora está tudo OK. Graças a Deus!!!


Agora falta um teste. Amanhã farei o mesmo caminho porém com o ar ligado pra ver se está tudo certo. Posto aqui o resultado. Abs.
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#60

Mensagem por Munhoz » Qui Mar 16, 2017 3:18 pm

Que bom que resolveu Kadu!! e não foi tão caro assim, maravilha.
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