Motor aquecendo em alta.

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#1

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 09, 2015 3:45 pm

Vamú lá !!

Na BR 174 este fim de semana!!
Água e aditivo do radiador novinho!!
Não baixa água do sistema de arrefecimento!!
Limpeza externa da colmeia do radiador OK !!

QUANDO A 120 km/h constante, a partir dos 20 minutos, motor aquecendo (o 4º traço no indicador do painel)
Ar condicionado desligado e o 4º traço a mais continuou ligado.
Reduzi a velocidade para 90...e nada.
Reduzi para 72km/hora --> o 4º traço do termometro apagou e os três normais mantiveram como sempre.

Acontece que não era assim, pelo contrario. Quando na BR, apagava o 3º traço do termometro e a maior parte da viagem era com dois tracinhos a noite e tres de dia com ar ligado.

No transito urbano está tudo normal...sempre com três traços de temperatura no indicador. Só acende o 4º traço quando acima de 100km/h constante em BR após uns vinte minutos.

:excl:


Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#2

Mensagem por Munhoz » Qua Dez 09, 2015 6:05 pm

parece ar no sistema.. faz a sangria
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#3

Mensagem por Miau » Qua Dez 09, 2015 6:08 pm

qual aditivo usou?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#4

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 09, 2015 6:16 pm

[quote name='Munhoz' date='Dec 9 2015, 06:05 PM' post='31782']
parece ar no sistema.. faz a sangria
[/quote]


Boa!! Lembrei que não sangrei na válvula termostática!!

[quote name='André M' date='Dec 9 2015, 06:08 PM' post='31783']
qual aditivo usou?
[/quote]


Não lembro mesmo André!! Do preço lembro...achei caríssimo!!! R$ 34,00 o litro!!!!!
Não era da BR não!!

Cor azul do tipo que mistura na água do sistema!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Motor aquecendo em alta.

#5

Mensagem por rgdl » Qua Dez 09, 2015 6:17 pm

Eu já tive um problema assim, se eu ligasse o ar condicionado mesmo estando a 120 km/h a temperatura subia para 4 traços. Se eu enfrentasse uma subida longa também mesmo com o ar desligado.

Comigo isso ocorreu quando eu fui para Penedo no final do ano passado, quando estava subindo a serra das araras antes da metade da serra já estava com 4 traços. Igual quando voltei de uma visita ao parque nacional de Itatiaia, peguei a estrada e liguei o ar, mesmo a 120km/h ficou com 4 traços.

Eu tinha acabado de trocar a ventoinha e achei que ela não estava dando conta do recado, pois comprei uma paralela que era na verdade para o C4 Picasso que é um pouco menos potente.

Na verdade o problema era o radiador que estava entupido, depois de varetá-lo ficou perfeito até de mais, ai descobri que minha válvula termostática estava abrindo a 70°C, mas isso é outra história.

Veja a condição do dito cujo:

Imagem
Editado pela última vez por rgdl em Qua Ago 14, 2019 10:08 am, em um total de 2 vezes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
agarkauskas
Sem Habilitação
Mensagens: 12
Registrado em: Dom Dez 06, 2015 8:18 pm
Nome: agarkauskas
Localização: Sao Paulo - Itaim Bibi

#6

Mensagem por agarkauskas » Qua Dez 09, 2015 6:20 pm

[quote name='Munhoz' date='Dec 9 2015, 06:05 PM' post='31782']
parece ar no sistema.. faz a sangria
[/quote]

Concordo, sintoma de ar no sistema.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#7

Mensagem por rgdl » Qua Dez 09, 2015 6:37 pm

Eu discordo, pois se fosse ar daria também no trânsito da cidade.

Batalha, foi usado aditivo orgânico com monoetilenogliciol? Lembrando que não pode usar aditivo sintético na nave e misturar os dois gera uma gororoba no sistema.

No trânsito urbano a ventoinha arma na velocidade máxima?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#8

Mensagem por Leonardolive » Qua Dez 09, 2015 7:10 pm

Se acabou de fazer a "limpeza" no sistema há a grande probabilidade de ser entupimento no radiador sim. Depois dos problemas que tive com o ventilador, e afins também pedi que meu mecânico fizesse a limpeza no sistema colocação de aditivo (Tava na agua pura!). Na primeira semana uma maravilha. Logo depois começou a esquentar outra vez, mas não tinha vazamento. Eu "fuçando" achei um entupimento naquela mangueirinha que liga a parte superior do radiador e retorna para o reservatório de água. Tinha um pequeno detrito lá que obstruia a entrada. Tirei e limpei e testei a vazão até ficar normal. O sistema voltou a fazer a circulação normal. Até agora, sem mais problemas.
Detalhe que meu mecânico tinha me alertado pra isso, pois depois da limpeza e colocação do aditivo alguma sujeira ainda grudada poderia sair posteriormente e causar algum entupimento.
Não custa dar uma olhada, pois por ser muito fina qq coisa pode entupir ali.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Qua Dez 09, 2015 10:18 pm

Azul? Xiiiii.. É aditivo sintetico a base de polimeros. Ou seja.. Agua com corante.

E o pior.. Voce pagou o preço do aditivo correto que é o organico a base de monoetilenoglicol.

Adivo bom é o petronas paraflu rotulo prata. A cor dele é laranja.

Independente de qualquer coisa.. Confirme o aditivo que vc usou
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#10

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qui Dez 10, 2015 9:56 am

Bom dia!

Fiz a sangria na válvula termostática..aparentemente não havia bolha alguma...só saiu o liquido...vou testar hoje meio dia!!

Sim, o aditivo é monoetilenoglicol porém azul...um detalhe: Antes eu fiz a limpeza do sistema com um da ORBI especifico para limpeza...o sistema já estava limpo...não saiu sujeira nenhuma...quando soltei a mangueira inferior para liberar o liquido velho, verifiquei a mangueira....muito limpo o sistema.

Realmente no transito urbano não esquenta não...

NO transito urbano a troca de velocidade da ventoinha está normal...alta e baixa variando conforme a necessidade...somente se rodar mais de 20 minutos em velocidade alta é que esquenta.

Estou desconfiando que a válvula termostática não está abrindo na temperatura certa.

NO scaner, apareceu erro para Ventoinha...e eu como sempre não anoto o código :icon_smile_8ball:
Desmontei a ventoinha e parece que o dono anterior fez uma adaptação...não é original e não tem indicação alguma de potencia de 500W. (Mas porque antes funcionava normal??) :154740:

LEmbrei que tenho que trocar o óleo...
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

#11

Mensagem por renan97ar » Qui Dez 10, 2015 10:32 am

Aconteceu algo similar em casa, porém em um Ford Focus. Após troca de fluído e limpeza do sistema, a termostática travou, e fazia a mesma coisa que no seu caso. Em baixas rotações, ia normal. Em alta, o motor começava a esquentar e o ponteiro já disparava para a faixa vermelha e acendia a luz no painel.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#12

Mensagem por Miau » Qui Dez 10, 2015 10:59 am

Olha.. Uma vez em uma viagem que fiz.. Tava muito quente.. Tipo uns 43 graus.. Um sol de lascar..

Nesse dia as vezes dava a 4 barrinha.. Estava com o ar ligado.

Ah sim.. Isso foi antes de eu trocar a bomb dagua
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#13

Mensagem por rgdl » Qui Dez 10, 2015 11:07 am

Batalha, podemos ter dois problemas ai. Um da ventoinha já que tinha o código de erro no scanner e outro relacionado ao fato dela armar na velocidade alta.

Mas vamos falar da ventoinha primeiro, seguinte: no mercado de reposição é muito difícil encontrar a de 500W e ainda mais com o encaixe correto, provavelmente o proprietário anterior fez o que eu fiz, comprou uma ventoinha que é na verdade para C4 Picasso e adaptou. As dimensões, encaixes, quantidade de pás da ventoinha do C4 Picasso é igual a do Xsara Picasso, a diferença é só a potência e o soquete de encaixe.

Não há muito problema em fazer isso, pois a ventoinha do C4 tem 400W de potencia e os 100W de diferença não estão me fazendo falta. Vc vai ver outros posts meus falando o contrário mas é porque na época eu não sabia que meu radiador estava entupido e colocava a culpa na coitada.

Vc não vai conseguir mais colocar a original de 500W porque quando se faz essa adaptação o chicote é cortado e o conector original é jogado fora, salvo se vc conseguir um chicote em um ferro-velho só para tirar o conector. Por sorte, quando percebi a mancada, corri no reparador (essa foi uma das poucas vezes que meu irmão não mexeu no carro) e recuperei o conector.

Outra, a ventoinha funcionar na velocidade alta só é normal quando o ar está ligado, se o ar está desligado e ela arma na alta é porque o motor está correndo risco de superaquecimento.

Concordo com vc que a válvula termostática pode estar não abrindo no momento correto, veja isso também. Se vc for trocar a válvula não vale apena comprar paralela, salvo se for da Birth. Compre a na CC ou então compre a genuína que é fabricada pela Thonson.

Mas não descarte um possível entupimento do radiador, antes de varetar eu fiz limpeza com flush de radiador da bardal a agua saiu limpa, então tem sujeira que esses produtos não tiram.
Editado pela última vez por rgdl em Sex Dez 11, 2015 2:41 pm, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#14

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Dez 11, 2015 4:25 pm

Senhores,

Ontem a noite observei - (motor desligado e frio) - que havia baixado a água para menos do mínimo. Saquei então que havia sim ar no sistema. Liguei o motor e abri o dreno da válvula tesmostática...e comecei a repor o líquido (aditivo/água). Aparentemente sem bolhas de ar, mesmo assim deixei sair bastante líquido à medida em que ia repondo novamente. Depois de um bom tempo fechei o dreno da válvula e esperei chegar no nível entre máximo e minimo do reservatório.

Fiz a troca de óleo do motor, filtro do óleo, ar e combustível.

Trabalho a 15 minutos de estrada e forcei um pouco pra ver se esquentava como antes...na ida e na volta tudo normal....inclusive na volta às 11:30hs (39ºC) levou um tempo até acender o terceiro traço de temperatura no painel.

Aparentemente normalizou...mas amanhã no horário mais quente, vou esticar na estrada com farol, ar, ventiladores, som, pisca alerta...tudo ligado pra ver se vai esquentar!

Reporto.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#15

Mensagem por Leonardolive » Sex Dez 11, 2015 5:18 pm

"Liguei o motor e abri o dreno da válvula termostática"

Srs.
Poderiam me mostra exatamente onde fica esse dreno?
Responder