Xsara Picasso - Eixo traseiro
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Pessoal, a opinião que eu tenho é a seguinte: não gosto dessas adaptações com esses materiais. uma peça de plástico ou de outro material que não o ferro ou aço não vai substituir com a mesma eficácia de um material mais duro. Vai correr o risco de ter que troca-la em um ano pela folga que vai gerar. O carro e muito pesado e se não for de ferro mais cedo ou mais tarde ele vai ficar sambando nas curvas. E outra ,a graxa não reage bem com esse material ainda mais com fricção constante aquecendo o local.
- Miau
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Entao.. Nao ficou nada duro. Inclusive quando eu tava montando a manga no eixo.. O proprio peso da manga ja articulava sem a menor dificuldade.
Folga zero e se movendo normalmente.
Vale lembrar que o movimento que a manga faz no eixo.. Se chegar a 30° é muito. Acredito que essa bucha funcione muito bem.
Mas eu to começando a achar que o barulho nao era de folga no eixo.. E sim de fim de curso por causa das barras.
Qualquer coisa ponho rolamento novo no lugar.
Ah sim.. Reparei que por causa de subir 1 dente na barra pra compensar o desgaste.. Achei que a suspensao ficou meio cabrita.. Um pouco dura. Mas nao sei se era habito de ter uma toda molenga antes.. Vou usando assim.. Qualquer coisa troco as barras.. Acho q custam menos de 200 cada.
A estabilizadora ta ok.
Folga zero e se movendo normalmente.
Vale lembrar que o movimento que a manga faz no eixo.. Se chegar a 30° é muito. Acredito que essa bucha funcione muito bem.
Mas eu to começando a achar que o barulho nao era de folga no eixo.. E sim de fim de curso por causa das barras.
Qualquer coisa ponho rolamento novo no lugar.
Ah sim.. Reparei que por causa de subir 1 dente na barra pra compensar o desgaste.. Achei que a suspensao ficou meio cabrita.. Um pouco dura. Mas nao sei se era habito de ter uma toda molenga antes.. Vou usando assim.. Qualquer coisa troco as barras.. Acho q custam menos de 200 cada.
A estabilizadora ta ok.
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- Timoteo BATALHA
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Pessoal de São Paulo que precisar de manutenção especializada no eixo traseiro segue link do site de empresa especializada:
<a href="http://eixodopeugeot.com.br/empresa/" target="_blank">http://eixodopeugeot.com.br/empresa/</a>
<a href="http://eixodopeugeot.com.br/empresa/" target="_blank">http://eixodopeugeot.com.br/empresa/</a>
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- Timoteo BATALHA
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Ontem a noite conclui o serviço no eixo traseiro.
Usei dois cavaletes e um macaco de 2t. (Muito, MUITO CUIDADO MESMO ao usar macaco tipo "garrafa"/cilindrico, principalmente estes pequenos de 2 toneladas).
Foi tudo bem diferente do que o registrado pelo André M e anteriormente por mim.
Vou registrar aqui para troca de experiência:
Desmontagem
Olhando o carro de trás pra frente:
1º soltar a parte de baixo dos amortecedores:
* depois de erguido o carro, soltar a parte de baixo dos amortecedores, deixando fixado na parte de cima...tira-se as porcas e bate os parafusos prisioneiros para retirá-los
* em seguida retira-se a barra estabilizadora, pois se tirar primeiro as barras de torção, na hora de bater a estabilizadora irá empurrar as mangas de eixo...o que dará um trabalho do caramba!
2º retirar a barra estabilizadora
* A barra estabilizadora só sai para o lado direito (olhando o carro por trás)...se bater pra sair pelo lado esquerdo irá empurrar a manga de eixo esquerda junto...e se a manga sair do eixo irá cair no chão danificando o conduíte de freio......a ponta estriada esquerda desta barra é menor em diametro, do que a ponta estriada DIREITA........solta os parafusos de fixação da barra estabilizadora e com pino de aço de uns 30cm bate a estabilizadora pelo lado esquerdo...ela saírá pelo lado direito......considerando que não soltou as barras de torção antes, isso ajudará a manter as mangas de eixo em suas posições quando estiver batendo a barra estabilizadora para tirá-la.
3º retirar as barras de torção (primeiro a esquerda)
* As barras de torção são presas por arruelas de aço com furo descentralizado fixado por parafuso ao centro em cada extremidade da barra...saca-se estes parafusos e retira-se as arruelas.
* A barra de torção da manga de eixo ESQUERDA bate para dentro, ou seja: ela sai para o lado direito e fica solta dentro ....ela não cai e isso facilita na remontagem....quando a barra sai, a manga de eixo cede pendurada.
* A barra de torção da manga de eixo DIREITA bate pra dentro...ela sai para o lado esquerdo e também não cai ficando solta dentro...também facilitando a remontagem...a manga de eixo direita também fica dependurada...
A partir daí fica a critério do tipo de serviço a fazer...se for trocar os rolamentos dos eixos ou trocá-los por buchas conforme feito por André M, então terá que retirar as mangas totalmente dos eixos...o que implica em soltar os conduítes de freio e talvez o cabo do freio de mão.
Se entenderam esta etapa da DESmontagem e caso seja de interesse, postarei a Remontagem.
Usei dois cavaletes e um macaco de 2t. (Muito, MUITO CUIDADO MESMO ao usar macaco tipo "garrafa"/cilindrico, principalmente estes pequenos de 2 toneladas).
Foi tudo bem diferente do que o registrado pelo André M e anteriormente por mim.
Vou registrar aqui para troca de experiência:
Desmontagem
Olhando o carro de trás pra frente:
1º soltar a parte de baixo dos amortecedores:
* depois de erguido o carro, soltar a parte de baixo dos amortecedores, deixando fixado na parte de cima...tira-se as porcas e bate os parafusos prisioneiros para retirá-los
* em seguida retira-se a barra estabilizadora, pois se tirar primeiro as barras de torção, na hora de bater a estabilizadora irá empurrar as mangas de eixo...o que dará um trabalho do caramba!
2º retirar a barra estabilizadora
* A barra estabilizadora só sai para o lado direito (olhando o carro por trás)...se bater pra sair pelo lado esquerdo irá empurrar a manga de eixo esquerda junto...e se a manga sair do eixo irá cair no chão danificando o conduíte de freio......a ponta estriada esquerda desta barra é menor em diametro, do que a ponta estriada DIREITA........solta os parafusos de fixação da barra estabilizadora e com pino de aço de uns 30cm bate a estabilizadora pelo lado esquerdo...ela saírá pelo lado direito......considerando que não soltou as barras de torção antes, isso ajudará a manter as mangas de eixo em suas posições quando estiver batendo a barra estabilizadora para tirá-la.
3º retirar as barras de torção (primeiro a esquerda)
* As barras de torção são presas por arruelas de aço com furo descentralizado fixado por parafuso ao centro em cada extremidade da barra...saca-se estes parafusos e retira-se as arruelas.
* A barra de torção da manga de eixo ESQUERDA bate para dentro, ou seja: ela sai para o lado direito e fica solta dentro ....ela não cai e isso facilita na remontagem....quando a barra sai, a manga de eixo cede pendurada.
* A barra de torção da manga de eixo DIREITA bate pra dentro...ela sai para o lado esquerdo e também não cai ficando solta dentro...também facilitando a remontagem...a manga de eixo direita também fica dependurada...
A partir daí fica a critério do tipo de serviço a fazer...se for trocar os rolamentos dos eixos ou trocá-los por buchas conforme feito por André M, então terá que retirar as mangas totalmente dos eixos...o que implica em soltar os conduítes de freio e talvez o cabo do freio de mão.
Se entenderam esta etapa da DESmontagem e caso seja de interesse, postarei a Remontagem.
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- Miau
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Xsara Picasso - Eixo traseiro
fala galera.. voltei aqui no tópico pra dizer que a bucha já quebrou na parte que teria o rolamento da ponta.. vale nada.
já encomendei o kit de rolamentos na CC.. por rolamento de volta.
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- rgdl
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Mas só durou 8 meses?? não vale nada mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
- Munhoz
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Como vai fazer com o eixo?
- Miau
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Na verdade acho q o eixo nem tava ruim.. O barulho que fazia acho q era de fim de curso do amortecedor e tambem o step e aquela caixa do macaco pulando em cima do step.. É fogo
Agora é torcer pra nao ter estragado a ponta do eixo da manga
Agora é torcer pra nao ter estragado a ponta do eixo da manga
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- Timoteo BATALHA
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Fui a Porto Velho RO pela rodovia fantasma - BR 319 -
Moeu completamente a suspensão traseira do XP...que já estava meia-sola.
Encontrei em Porto Velho um pessoal com experiÊncia em eixo traseiro do Peugeot 307...e um torneiro mecânico.
Paguei R$ 850...
Aprendi a desmontar essa porra por completo e ensinei tbm o pessoal lá a desmontagem inicial e montagem final, pois queriam fazer tudo na porrada.
Na montagem dos rolamentos eles me proporam furar as mangas para injetar graxa...aí eu não topei e fiz o seguinte:
1. Comprei 1 kg de Graxa azul para rolamentos...
2. peguei as mangas e enchi de graxa (para minha surpresa elas não são maciças...são ocas por dentro) então eu enchi até o tálo...empurrei graxa mesmo com força e cabe EXATAMENTE 500 gramas de graxa em cada manga.
3. então montei os rolamentos novos e por fim montei nos eixos.
Não vaza graxa de forma alguma.
Fica 70% mais maleável...ou seja: menos impacto, menos batidas secas na traseira pois os rolamentos estão totalmente envolvidos de graxa azul.
Tem que ajustar bem a fixação das arruelas das barras de torção e a fixação da barra estabilizadora pois se afrouxar e soltar a manga super lisa com a graxa vai sair voando com roda e tudo.
Moeu completamente a suspensão traseira do XP...que já estava meia-sola.
Encontrei em Porto Velho um pessoal com experiÊncia em eixo traseiro do Peugeot 307...e um torneiro mecânico.
Paguei R$ 850...
Aprendi a desmontar essa porra por completo e ensinei tbm o pessoal lá a desmontagem inicial e montagem final, pois queriam fazer tudo na porrada.
Na montagem dos rolamentos eles me proporam furar as mangas para injetar graxa...aí eu não topei e fiz o seguinte:
1. Comprei 1 kg de Graxa azul para rolamentos...
2. peguei as mangas e enchi de graxa (para minha surpresa elas não são maciças...são ocas por dentro) então eu enchi até o tálo...empurrei graxa mesmo com força e cabe EXATAMENTE 500 gramas de graxa em cada manga.
3. então montei os rolamentos novos e por fim montei nos eixos.
Não vaza graxa de forma alguma.
Fica 70% mais maleável...ou seja: menos impacto, menos batidas secas na traseira pois os rolamentos estão totalmente envolvidos de graxa azul.
Tem que ajustar bem a fixação das arruelas das barras de torção e a fixação da barra estabilizadora pois se afrouxar e soltar a manga super lisa com a graxa vai sair voando com roda e tudo.
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O torneiro fez o que? Deu passe no eixo da manga, encheu de solda e depois acertou?
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Sim Miau.
Escareou e preencheu o lado esquerdo...deu passe até o limite original no diametro completo.
O lado direito não foi preciso.
Prevendo a inutilidade deste processo, discutimos a introdução de graxa azul via bico ...o que não concordei fazendo do modo citado acima!!!
Escareou e preencheu o lado esquerdo...deu passe até o limite original no diametro completo.
O lado direito não foi preciso.
Prevendo a inutilidade deste processo, discutimos a introdução de graxa azul via bico ...o que não concordei fazendo do modo citado acima!!!
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Como ele da o passe se o eixo é fixo?
- Miau
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Olha.. Vou te desanimar agora..
O peugeot 206 tem esse defeito cronico no eixo da manga de entrar sugeira e o rolamento comer o eixo..
Ai o pessoal faz isso de reformar o eixo com solda.. Mas nao dura 6 meses.. O rolamento come facil a solda e cava tudo novamente.
Então já espera pelo pior hehe
Munhoz.. Acho que o eixo sai sim se aquecer a base e resfriar a ponta de eixo simultaneamente.
O peugeot 206 tem esse defeito cronico no eixo da manga de entrar sugeira e o rolamento comer o eixo..
Ai o pessoal faz isso de reformar o eixo com solda.. Mas nao dura 6 meses.. O rolamento come facil a solda e cava tudo novamente.
Então já espera pelo pior hehe
Munhoz.. Acho que o eixo sai sim se aquecer a base e resfriar a ponta de eixo simultaneamente.
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Se ele sai, da pra trocar pois vende só o tubo. No xsara ele é prensado na manga, tira o velho e põe o novo.
Na picasso só deve ser um pouco mais complicado
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