Xsara Picasso - Eixo traseiro

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#46

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Set 02, 2016 11:39 am

Ele desmonta tudo !!
Quando tira o eixo completo, bate a ponta de eixo pra dentro. Em seguida pelo lado contrário bate e tira a manga fixa ( aquela que fixa à carroceria do XP).
Então as pontas de eixo que batemos para dentro saem livremente de dentro do tubo.
Aí você pode colocar a ponta de eixo nova, ou como no meu caso levar ao torneiro mecânico para encher e dar o passe.
A solução de encher e dar o passe é PALIATIVA....no meu caso uma emergência, pois na cidade não havia nem mesmo na css Citroen...e trazer uma de São Paulo ou Rio levaria exatos 15 dias, e eu precisava voltar em 2 dias com a família pela mesma estrada que terminou de danificar o eixo.
Jamais colocaria pontas de eixo novas sabendo que enfrentaria aquela estrada!
Por enquanto o carro está show. Pneus traseiros novos sem desgaste lateral.
Agora vou esperar elas estragarem novamente e colocar as novas...(enquanto isso compro as pontas de eixo novas)


Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#47

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Set 02, 2016 11:47 am

Opa!
Pode Esquentar e esfriar simultaneamente NÃO! Destempera o aço fundido!
Com pedaço de madeira maciça... põe a madeira na ponta do eixo e com marreta grande bate pra dentro....umas três a cinco marretadas e a ponta vai pra dentro do tubo e fica solta lá.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#48

Mensagem por Miau » Seg Set 05, 2016 7:52 pm

fala BATALHA.. acho que vc não entendeu.. hehe

tipo.. o que eu tinha falado foi o seguinte.. esquentar a manga que segura o eixo.. e esfriar o eixo simultaneamente tendeu? assim o eixo retraia e a manga dilatava.. mas isso foi suposição..

na verdade depois que você falou, entendi como é.. a manga fixa se separa do tubo central né.. e a ponta de eixo sai pelo lado de dentro.. faz todo sentido mesmo.

mas, continuando.. chegaram os rolamentos e o espaçador.. gastei 180 em tudo.. 4 rolamentos e 2 espaçadores.. tudo genuino

passei um trabalho desgraçado pra limpar a caca que a bucha deixou na ponta de eixo.. tive que lixar muito.. pois parece que parte do polipropileno meio que se fundiu a ponta de eixo.. mesma coisa pra limpar as sedes do rolamento nas mangas..

o outro lado foi pior pois parte da bucha tinha quebrado e saido.. então a manga ficou mordendo a pontinha do eixo.. fez uma cavinha e tal.. pro meu terror hehe

mas pelo que estudei nas medidas, o rolamento da ponta não chega a pegar ali.. instalei tudo.. ficou justinho sem folga alguma.. na verdade a manga só entrou mesmo quando arrochei com a barra de torção.. tipo arrumei um parafuso longo na medida da rosca das barras.. usei um soquete largo, umas arruelas e porcas e fabriquei uma ferramenta de sacar e instalar as barras sem ter que marretar nada.

a sequencia foi..

pré instalar as mangas de eixo

atravessar as barras

alinhar as mangas com o amortecedor em fim de curso

usar as próprias barras pra repuxar a manga até o ponto certo.. fica uma sobrinha de eixo ainda do lado de dentro.. de uns 3mm por ai

instalar a barra estabilizadora por último com as mangas já presas no amortecedor em fim de curso, assim fica tudo alinhado.

no meu caso que a barra ta cansada, e tem q subir 1 dente na tensão, então:

antes de colocar a estabilizadora, faz uma marcação de referencia do alinhamento dos dentes das estrias das barras e repuxa as barras de torção pelo lado fixo até o ponto em que ela desacopla da manga.. ela ainda fica um teco acoplada no lado fixo..

então você desce a manga controladamente até dar 1 dente de diferença, e com a ferramenta, repuxa a barra pro lado da manga novamente.. conferindo se o lado fixo ficou quieto e o lado da manga se deu 1 dente de diferença.. ai, depois da barra reposicionada e fixa, vai precisar de um macaco pra subir a manga até o furo do amortecedor..

feito isso, prendendo o amortecedor em ambos os lados em fim de curso, prende a estabilizadora e tudo certo.

postarei fotos do resultado da infeliz ideia de usar buchas

olha o estado que ficou a ponta de eixo
image.png
depois de quase 1 hora de lixa.. partindo da 320, 640, e 1200
image.png
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
M.Xsara
Habilitado
Mensagens: 79
Registrado em: Qua Jul 27, 2016 12:01 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2.0 Exc 16V

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#49

Mensagem por M.Xsara » Ter Set 06, 2016 10:45 pm

No meu acho que esta ocorrendo esse mesmo problema relatado pelo André, mas qual problema posso enfrentar se eu não colocar essas buchas?
"Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito" Romanos 8:28
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#50

Mensagem por Munhoz » Ter Set 06, 2016 11:05 pm

As buchas na verdade são uma adaptação, o correto é usar rolamentos. O problema de deixar assim é que vai comer errado os pneus além de perder a estabilidade do carro.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#51

Mensagem por rgdl » Qua Set 07, 2016 12:26 pm

Eu acho uma pena a solução com as buchas não terem dado certo, seria uma solução honesta e barata, mas fazer o que, né?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#52

Mensagem por Miau » Qui Set 08, 2016 12:22 pm

pois é.. vai ai o lembrete pra quem quiser se aventurar nas buchas.. com menos de 8 meses..
image.png
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#53

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Set 09, 2016 5:58 pm

CAramba!!!
Eu não coloquei as buchas porque em Porto Velho só tinha kit rolamento - R$ 280,00.
Sempre achei que eram melhores que os rolamentos.

TEm que encher de gracha essa manga aí Miau...pros rolamentos não andarem no eixo seco.
bem complicado explicar o desmonta e monta desse eixo traseiro...dá proxima vez que eu for mexer vou tutoriar.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#54

Mensagem por Miau » Seg Set 12, 2016 8:01 pm

mas batalha.. eu examinei bem esse negócio de encher de graxa e vou te dizer.. acho desnecessário..

é o seguinte.. o rolamento nesse eixo trabalha no máximo 45º graus.. ou seja, sequer dá meia volta na articulação.. na maioria dos usos, nem a metade disso.

a primeira vez que desmontei o eixo, que tava original e com rolamento.. estava com graxa de fábrica, intacta.. o rolamento da frente é completamente fechado.. nada entra por lá..

o de traz tem um retentor poderoso, tão poderoso que quando desmontei a primeira vez, ele agarrou no eixo e desmontou o rolamento hehe..

o eixo tava limpinho.. perfeito.. foi a maior besteira eu ter colocado bucha.

entende.. o rolamento mal trabalha.. faz mais a função de suportar peso do que de circular no eixo..

outra questão é entre os rolamentos, existe uma bucha branca que fica espaçando entre eles.. ela fecha aquela parte oca da manga.. então encher de graxa ali.. nem vai dar em nada.. no meu ver só acrescenta peso.

posso estar errado, mas é o que percebi.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#55

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Set 14, 2016 3:17 pm

Realmente. Aumenta 500 gramas em cada lado.
No mínimo é uma salva-guarda.
Mas de fato acrescenta pouco!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#56

Mensagem por rgdl » Seg Ago 14, 2017 11:31 am

Estou com o seguinte problema, depois que dei uma porrada violenta em um buraco na RJ104 (chegou a empenar o aro dianteiro e destruir a bieleta da Birth novinha, também bateu a roda traseira com vontade) o volante, mesmo alinhando a direção, fica toro, o carro anda reto mas o volante fica virado.

Pelo que sei isso é problema de paralelismo das rodas traseiras, já são elas o parâmetro para o alinhamento.

A pergunta que faço é: Qual a peça no eixo traseiro mais predisposta a ir para o espaço nessa situação a ponta do eixo que fixa a manga ou a parte da manga onde está o cubo de roda?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#57

Mensagem por leandrobastosbr » Sáb Dez 23, 2017 5:00 pm

Galera, no meio dessa história toda, ficou uma dúvida.

Para somente elevar a suspensão traseira, tem que fazer esse procedimento todo, sacar rolamentos do eixo e etc, ou é só tirar as barras de torção e reposicioná-las?
leandrobastosbr
Habilitado
Mensagens: 126
Registrado em: Dom Out 22, 2017 2:21 pm
Nome: Leandro Bastos
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Modelos Citroën: C4 GLX 1.6 16V '11 / Xantia 2.0 8V VSX '95

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#58

Mensagem por leandrobastosbr » Seg Dez 25, 2017 1:22 pm

Galera, fiz um video resumido de como elevar ou abaixar a suspensão traseira da XP:

Avatar do usuário
wislley.roque
Habilitado
Mensagens: 59
Registrado em: Seg Fev 06, 2017 10:38 am
Modelos Citroën: Xsara picasso 2004 exclusive 16v Aut.

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#59

Mensagem por wislley.roque » Sáb Ago 11, 2018 8:07 pm

Miau, você resolveu mexer nessa bucha por algum motivo especifico ou somente preventivo?
Avatar do usuário
Paulo Silva - RJ
Sem Habilitação
Mensagens: 3
Registrado em: Qui Mai 11, 2017 7:47 pm
Nome: PAULO SILVA
Localização: RIO DE JANEIRO
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v 2010-2011 aut.

Xsara Picasso - Eixo traseiro

#60

Mensagem por Paulo Silva - RJ » Qui Ago 16, 2018 10:07 pm

leandrobastosbr escreveu:Galera, fiz um video resumido de como elevar ou abaixar a suspensão traseira da XP:

https://youtu.be/Z_O804bvS0c.

Leandro boa noite, o vídeo que você postou não esta mais disponível. Teria como enviar por email ou disponibiliza-lo novamente no YouTube ?

Pesquisando acabei encontrando esse vídeo aqui com o mesmo tema:

Responder