Xsara Picasso - Eixo traseiro

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Xsara Picasso - Eixo traseiro

#1

Mensagem por Miau » Dom Dez 06, 2015 12:01 pm

 ! Mensagem de: Miau
EDITADO: NÃO USEM ESSE TIPO DE BUCHA, NÃO VALE NADA. USEI E JÁ QUEBROU EM MESES, E DEU UM TRABALHO DESGRAÇADO PRA LIMPAR O EIXO
Salve galera.. como eu havia comentado no tópico de ruidos, se eu passar com meu carro em uma rua irregular e principalmente com peso atrás.. da uns estalos secos.

Já percebi que se trata do eixo traseiro, ali onde a manga de eixo vai no eixo. Tem 2 rolamentos ali, de agulha, e como praticamente não tem guarda pó, a sujeira, areia, barro, etc penetram no conjunto e causa desgaste acentuado dos rolamentos, das pontas de eixo que ficam comidas e com calos, e também do interior da manga de eixo.

A solução padrão é a troca completa da suspensão traseira, que é bem salgada. Isso porque o rolamento não tem pista interna e externa próprias.. ele usa literalmente o eixo como pista interna, e a manga de eixo como pista externa.. na minha opinião um projeto tosco. E outra.. não se engane.. se seu xsara picasso também já não está com esse problema, vai ficar.

Mas.. para o alívio da galera, vi que existem 2 soluções alternativas.

A primeira delas é a retifica do eixo, onde um torneiro afina bem a ponta do eixo desgastada, depois preenche com solda e acerta o nivelamento.

O problema dessa solução é que tenho lido que não dura nada, pois a parte da solda não é tao resistente quando o material do eixo.. mesmo temperando o metal posteriormente.. não vale a pena e o gasto fica entre 250 a 350 cada lado, fora o valor dos rolamentos.

A segunda solução é o uso de bucha no lugar do rolamento. Essa parece bem melhor e muito mais barata.

Já achei esses dois modelos à venda:

Essa pelo que percebi é de PP (polipropileno)
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ro-par-_JM
image.png

E essa outra mais cara me parece que é de nylon technyl 6.6 que pela proposta seria muito mais resistente e durável, mas ainda estou confirmado.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... icasso-_JM
image.png
A instalação é relativamente simples.. remove-se a manga de eixo, retira-se os rolamentos, limpa-se tudo e instala a bucha na manga de eixo, graxa e depois remonta tudo. Eu mesmo vou fazer aqui em casa. Inclusive vou aproveitar e erguer mais a suspensão traseira em pelo menos 1 a 3 centimetros.

Ai posto fotos ou video do procedimento e resultado.
por Miau » Qui Ago 25, 2016 1:59 pm
fala galera.. voltei aqui no tópico pra dizer que a bucha já quebrou na parte que teria o rolamento da ponta.. vale nada.

já encomendei o kit de rolamentos na CC.. por rolamento de volta.
Ver resposta completa
Editado pela última vez por Miau em Dom Dez 06, 2015 12:03 pm, em um total de 1 vez.


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#2

Mensagem por Munhoz » Dom Dez 06, 2015 3:17 pm

André, não me lembro se os rolamentos da Picasso são os mesmo do Xsara. Pelo menos o do VTS e da break são.

Custam barato, 55 o par de cada lado, o mais caro são os tubos em torno de 200 cada + MAO.

Eu penso que compensa trocar os rolamentos preventivamente e não esperar comer os tubos que são os mais caros.
Tenta ver isso meio rápido pois já vi casos onde que o dono levou na ofcina assim q ouviu os barulhos e ainda não tinha comido os tubos.
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#3

Mensagem por Miau » Dom Dez 06, 2015 4:52 pm

que tubos voce ta falando?
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#4

Mensagem por rgdl » Seg Dez 07, 2015 9:36 am

André, deixa eu ver se entendi: no lugar do rolamento é colocada a bucha como se fosse uma espécie de mancal e o eixo roda na bucha que é lubrificada por graxa que fica presa pelos retentores.

Mas, mesmo com a graxa, a bucha sendo de poliéster ou nylon não vai desgastar mais rápido?
Editado pela última vez por rgdl em Seg Dez 07, 2015 9:36 am, em um total de 1 vez.
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#5

Mensagem por Miau » Seg Dez 07, 2015 9:41 am

Isso ai..

Olha.. Pelo que ja andei pesquisando.. Se o material da bucha for technyl por exemplo, talvez dure até mais e é muito mais eficiente.
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#6

Mensagem por Munhoz » Seg Dez 07, 2015 10:22 am

<a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... ot-306-_JM" target="_blank">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... 306-_JM</a>

Esses são os tubos, é a pista dos rolamentos. Claro que esse preço é mais do que abusivo mas é para ilustrar apenas.
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#7

Mensagem por Miau » Seg Dez 07, 2015 10:38 am

humm.. mas até onde sei.. no caso do xsara picasso, as pontas de eixo são fixas no bloco do eixo e não na manga, e parece que não saem. Justamente por isso não tem como trocar só as pontas.. teria que trocar todo o eixo.

Imagem

mesmo se der pra trocar.. duvido que não custe menos de 400 reais cada lado.. fica inviavel.. melhor gastar 75 nas buchas hehe
Editado pela última vez por Miau em Seg Dez 07, 2015 10:49 am, em um total de 1 vez.
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#8

Mensagem por Munhoz » Seg Dez 07, 2015 10:52 am

entendi, ai complica mesmo. vi um cara que conseguia trocar o tubo desse eixo mas não tenho certeza de como ele faz isso.
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#9

Mensagem por rgdl » Seg Dez 07, 2015 10:53 am

Conheço esse vendedor, ele é maluco se acha a ultima bolacha do pacote. Todos os seus produtos tem preços altíssimos. Eu comprei minhas balanças da Birth (as duas) pelo mesmo preço que ele queria me vender apenas uma.

Afinal, essa bucha ou o tubo metálico do anuncio se encaixaria onde:

Feixe de Molas do Eixo Traseiro
Imagem

Eixo Traseiro
Imagem

Editado:

Bom quando postei não tinha visto a resposta do André, agora deu para entender.
Editado pela última vez por rgdl em Seg Dez 07, 2015 10:54 am, em um total de 1 vez.
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#10

Mensagem por Miau » Seg Dez 07, 2015 11:19 am

Essa bucha substitui as peças 3, 6 e 2 da manga de eixo ai da segunda imagem
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#11

Mensagem por rgdl » Seg Dez 07, 2015 11:39 am

Valeu André agora entendi, pesei que a bucha ficasse em um local onde o eixo estaria rolando direto, ai ele faz apenas movimentos de baixo curso ai pode ser bucha sem problema e se for de bom material vai durar bastante.
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#12

Mensagem por Miau » Ter Dez 15, 2015 9:47 am

chegaram as buchas.. talvez eu troque isso amanha.. quero arrumar mais um macaco pra erguer o carro por igual.. já percebi que esse negocio de erguer só um lado, força demais o eixo traseiro que chega a dar estalos
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#13

Mensagem por rgdl » Ter Dez 15, 2015 11:26 am

Quando fizer a instalação da bucha poste as imagens.

O meu aparentemente está legal, pelo menos não percebo nenhum ruído vindo de trás.

Agora, andei vendo no youtube o passo a passo da instalação dessa bucha e tem gente que tem reclamado da suspensão ficar dura.
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#14

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Dez 15, 2015 1:26 pm

O meu aparentemente está com os rolamentos OK. Não bate nada e amortece bem.

MAS ESTÁ DESGASTANDO OS Pneus por dentro (pelo lado interno)

É normal ?
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#15

Mensagem por rgdl » Ter Dez 15, 2015 1:44 pm

Batalha está desgastando na parte interna na frente ou atrás?
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