Xsara Picasso - Eixo traseiro

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#16

Mensagem por Timoteo BATALHA » Ter Dez 15, 2015 4:38 pm

Batalha está desgastando na parte interna na frente ou atrás?

Atrás, eixo traseiro! Ambos os lados estão desgastando igual !
Na frente tá show!
BEm equilibrado e alinhado. Não vibra quando freia!

Mas está comendo os traseiros pneus por dentro.


Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#17

Mensagem por rgdl » Ter Dez 15, 2015 6:33 pm

Mas seus pneus não são 195/65? Eles são mais largos, ai vai comer por dentro mesmo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#18

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 16, 2015 3:01 am

sim !! São 195 /65 R15 !! Tá explicado então !!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#19

Mensagem por Miau » Qua Dez 16, 2015 10:30 am

fala galera.. comecei a desmontar hoje o eixo traseiro.. e já tive uma surpresa..

pra poder soltar a manga de eixo, obrigatoriamente eu tenho que desmontar o tambor de freio..

nisso, ao abrir vi que minhas lonas estão apenas com 3mm de espessura.. bem gastas.. quando o limite é 5mm.. ou seja, já passou uns 40% do limite..

com isso a lona pode quebrar e soltar pedaços.. e travar tudo.. olha que risco.

já encomendei um kit da fras-le código PE-172 CPA.. no caso é sistema Lucas, tamanho 228x40/42.. 160 reais. Quem for trocar, tem que tomar cuidado pois parece que os 1.6 tem outra medida.

outra.. tenho também que tirar o cubo da roda pra poder soltar o prato do freio da manga.. mas é uma porca gigante.. vou ter que comprar um soquete 40mm hehe..

nisso já deu pra verificar que os rolamentos do cubo parecem estar perfeitos, zero folga.

mas ai fica o avisa.. meu carro tá com 90 mil KM.. e já ta nesse desgaste.. se seu carro já passou dos 70 mil.. é importantíssimo conferir essas lonas.
Editado pela última vez por Miau em Qua Dez 16, 2015 10:34 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

#20

Mensagem por Munhoz » Qua Dez 16, 2015 10:58 am

Boa André!
Se não for pedir muito.. hehe tira umas fotos e monta um tutorial pro pessoal, ai põe seu nome certinho no pdf etc
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#21

Mensagem por Miau » Sex Dez 18, 2015 5:31 pm

blz..

então.. dando continuidade ao eixo..

hoje consegui soltar a manga.. da trabalho! e percebi uma coisa um pouco assustadora hehe..

o que mantem a manga de eixo no lugar é literalmente a barra de torção e a barra estabilizadora.. nada mais prende a manga de eixo contra o eixo. sinistro né?

olha.. ao desmontar a manga.. vi que existe um retentor no rolamento de dentro.. mas o retentor é sinistro.. parece até retentor de eixo de comando umas 5 vezes melhor.. tão sinistro que ai marretar a manga de eixo pra sair.. ele desmontou o rolamento e o retentor ficou kkk

pude ver que nao entra sugeira nenhuma no eixo.. mas o desgaste existe.. passando o dedo da pra perceber uma leve cavitação onde os roletes do rolamento correm no eixo.. com um paquimetro medi o diametro da metade do eixo.. e comparei com a parte que serve de pista de rolamento.. posso dizer que dá uma folga de 0,5 mm.. quase imperceptível.. mas suficiente pra fazer bater o eixo.

já retrei os rolamentos e coloquei a bucha.. entra super justa no eixo e bem certinha na manga. Acho que vai dar bom.. mas ante de montar tudo no lugar, quero dar uma limpada boa na manga de eixo.. derrepente até pintar sei la.. já que tenho que esperar chegar as lonas de freio e o amortecedor.. vou ter tempo
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#22

Mensagem por Timoteo BATALHA » Sex Dez 18, 2015 7:07 pm

Andre,
as buchas são de tecnil ou polipropileno...essas que vc vai instalar??
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#23

Mensagem por Miau » Sex Dez 18, 2015 7:58 pm

Technyl eu sei que nao é.. Até gostaria que fosse mas nao achei pra vender

Um vendedor diz que é nylon.. Outro diz que é pp

Eu acho que é de pp mesmo. Mas se durar 3 anos.. Ta bem.pago..

Se eu tiver que trocar futuramente só a bucha.. É bem mais facil.. Tirar os rolamento da manga deu um trabalho bom.. Mas a bucha sai facil
Editado pela última vez por Miau em Sex Dez 18, 2015 8:02 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#24

Mensagem por Timoteo BATALHA » Seg Dez 21, 2015 11:43 am

Penso assim também!!! Tecnil, PP, Teflon, Nylon...de certa forma para mim tanto faz!!
O importante é instalar da maneira certa e saber evitar a buraqueira!!!
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#25

Mensagem por Miau » Ter Dez 22, 2015 7:51 pm

já ta instalado.. dá um trabalhinho.. mas aproveitei e dei uma geral nas mangas de eixo.. ficaram parecendo novas..

ahh sim.. sobre as barras de torçao

eu nunca havia desmontado.. na hora de remontar foi que percebi que é da seguinte maneira..

primeiro você monta a barra establizadora.. logicamente alinhando as duas mangas.. nem tem como errar.. pois 1 dente a mais ou a menos dá uma diferença muito perceptível.

Agora.. as de torção.. percebi que literalmente não tem como instalar fora da regulagem. Pois simplesmente não dá hahah Elas só encaixam se estiverem certas.. e até assim é meio chatinho de colocar.

Percebi também que acho muitooooo improvável tentar regular.. pois não tem, vamos dizer, espaço nem jeito de encaixar se não for do jeito que tem que ser.

Ainda não pude rodar com o carro pois não chegaram ainda os amortecedores nem os cilindros de freio.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#26

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 23, 2015 11:48 am

VEnho "estudando", (deitado debaixo do eixo traseiro) para efetuar esta mesma troca de rolamentos or buchas!!
Uso pneus 195 65 R15, e mesmo não sendo de banda 185 originais, está comendo muito rápido a banda interna.

Tenho entendido o seguinte: Na hora de REMONTAR, como bens fizestes, começa pela barra estabilizadora. Para instala-lá tem que colocar os amortecedores na posição deles mas não parafusá-los, e abri-los até o limite. Com os dois amortecedores totalmente abertos, as mangas ficarão exatamente no mesmo nível...então entra com a barra estabilizadora na posição e fecha (aperta os parafusos de fixação dela).

As barras de torção, definem qualquer diferença de altura de um lado com relação ao outro.
Então o ideal é fazer um gabarito e não simplesmente medir. Se vocÊ mediu a altura de ambos os lados antes de desmontar, use essa medida para fazer um gabarito. Pode ser um cabo de vassoura ou uma barra de ferro. Voce transfere a medida para (vamos usar o cabo de vassoura) cortando dois gabaritos exatamente nesta medida. Essa medida é tirada da base que circunda o batente de borracha para a manga...e é aí que vc deve encaixar os gabaritos, dando um jeito de com macaco ou cordas deixar os gabaritos presos junto com as mangas. ( o gabarito ligando as mangas à área circundante do batente).
Ambos os lados ficarão exatamente iguais, na mesma altura....então você entra com as barras de torção de um lado e depois com a do outro.

Não pode de forma alguma deixar sem aquelas arruelas que fixam as barras de torção...sem elas as barras de torção e as mangas ficam flutuando e isso estraga as buchas que vc acabou de instalar.

Isso é o que eu entendo do eixo traseiro. Sei que posso estar errado, e estou aberto a aprender.

(supondo que alguém queira levantar um pouco a traseira do XP - instalar kit GNV - é só acrescentar na medida tirada antes de desmontar - essa medida é tirada com o carro elevado - os milimetros ou centímetros que julgar necessário e transferir para os gabaritos.)
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#27

Mensagem por Miau » Qua Dez 23, 2015 12:18 pm

é.. também achei que era assim..

mas te falo..

1º - nao tem nem como colocar a estabilizadora torta.. pois no lado direito tem um chafro por onde o parafuso da braçadeira passa.. e tem até um talho pra voce alinhar

fora isso.. 1 dente de diferença no outro lado da uma diferença visual de meio palmo no alinhamento na extremidade da manga onde tem o eixo da roda. Pra facilitar.. é so travar ambos os lados em amortecedor ou erguer até o topo ambos os lados.. e atravessar a estabilizadora.. nao tem erro, mas é chatinha de colocar..

2º - as de torção.. pior ainda.. se voce observar, vai ver que existe um espaço limitado por onde ela sobe e desce.. com as mangas de eixo no lugar é impossivel voce colocar as barras fora do ajuste.. nao tem como.

talvez se voce prender a barra na manga antes de prender a manga no eixo.. talvez assim dê.. mas ainda sim duvido muito.

entenda que apesar dessa barra sofrer torção no trabalho da suspensão.. é muito pouca torção.. na verdade ela mais enverga do que torce.

mas para quem quer colocar GNV, que eu não recomendo.. hehe eu fiquei sabendo que na própria citroen existem modelos de barra de torção para o chamado heavy duty.. que são mais grossas sacou? assim como amortecedores mais capazes também.

quanto as travas da barra.. se não tiver com elas.. a manga de eixo sai do carro com roda e tudo.. hehe pois são aquelas travas em formato de arruelas que nao deixam a manga de eixo sair.. pois fora elas, nao tem mais nada prendendo a manga de eixo contra o eixo.
Editado pela última vez por Miau em Qua Dez 23, 2015 12:18 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
Timoteo BATALHA
Curioso
Mensagens: 266
Registrado em: Sex Set 11, 2015 4:07 pm
Nome: BATALHA
Modelos Citroën: Citroen Xsara Picasso 2.0i 16v - 2004

#28

Mensagem por Timoteo BATALHA » Qua Dez 23, 2015 1:19 pm

Suponha que vc retire a barra de torção batendo ela pra dentro...ela sairá do outro lado tbm, onde de igual modo é fixada!!
Então pelo outro lado vc continua puxando e a outra extremidade sairá por aí também!! (considere que a roda e o conjunto tambor de freios foram retirados).

Para repor a barra de torção segue o mesmo caminho só que ao contrário: (supondo que as mangas estejam gabaritadas) Entra com a extremidade da barra que fixará do lado esquerdo pelo furo de fixação do lado direito...ele passa direto até chegar ao seu ponto de fixação do lado esquerdo....no mesmo instante em que o outro extremo da barra alinhará em seu ponto de fixação do lado direito.

o mesmo procedimento para a outra barra de torção...movimento inverso.

Concordo que se há pela Citroen barras e amortecedores especiais para GNV...é o correto apesar de caro!

Uma solução barata mas não recomendada é está elevação caseira.
Editado pela última vez por Timoteo BATALHA em Qua Dez 23, 2015 5:18 pm, em um total de 1 vez.
Citroen XSARA PICASSO GXS
2.0i 16V
2004
frente 2009
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#29

Mensagem por Miau » Dom Jan 10, 2016 11:54 am

Bom.. Acabou que tive que aumentar 1 dente na altura.. Deu um bom trabalho.

Tive que remover a estabilizadora.. E entao soltar a de torsao somente na manga de eixo.. E marretar a manga pra fora ate o ponto em que a barra desacopla..

Antes marquei de caneta a posicao original.. E entao desci 1 dente e reencaixei a manga.. E toma marretada hehe

Claro.. Soltei o amortecedor somente da manga antes e tb elevei o carro dos dois lados.

Entao é so repetir do outro lado..

Ajustadas as barras.. Recoloca os amortecedores.. Sera necessario um macaco pra eeguer a manga ate o furo do amortecedor e reencaixar.

Depois dos 2 amortecedores no lugar.. Eles seevirao de gabarito pra recolocar a estabilizadora.

Agora ficou visualmente na mesma altura do dianteiro..

Pra mim.. Essas barras cansam e ficam mais molengas.. O que deixa o carro arriado. Levantar 1 dente resolve bem mas o certo seria trocar as barras
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#30

Mensagem por rgdl » Seg Jan 11, 2016 10:11 am

Mas como ficou a dirigibilidade após colocar as buchas? ficou duro ou tá normal como antes?
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder