ABS - DEFEITO NOS TRAVÕES E CHEIRO DE GASOLINA

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Responder
REDS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 19, 2015 11:25 am
Nome: REDS

#1

Mensagem por REDS » Qui Dez 03, 2015 8:35 am

Bom dia Srs.

Sou novo no fórum e um desentendido em questões a mecânica, portanto gostaria de uma ajuda de vocês... Adquiri um Picasso 2.0 ano 2002 essa semana e começou a aparecer alguns contratempos. A luz do ABS e freio de mão estão acesas e indicando a mensagem de "falha nos travões" e também quando acelero um pouco mais o carro sinto um cheiro de gasolina dentro dele. Alguém já teve algum problema assim que possa me dar uma orientação?
Editado pela última vez por REDS em Qui Dez 03, 2015 8:37 am, em um total de 1 vez.


Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#2

Mensagem por Miau » Qui Dez 03, 2015 8:46 am

a 2002 tinha ABS?
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
REDS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 19, 2015 11:25 am
Nome: REDS

#3

Mensagem por REDS » Qui Dez 03, 2015 8:50 am

[quote name='André M' date='Dec 3 2015, 08:46 AM' post='31660']
a 2002 tinha ABS?
[/quote]

Tem ABS sim... ela é completa com ar digital, airbag e freios ABS e rodas 15.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#4

Mensagem por rgdl » Qui Dez 03, 2015 9:20 am

Já olhou o nível do fluido de freio? As vezes o problema é só esse.

O problema mais comum que dá cheiro de gasolina dentro do carro é problema no sistema do canister, ou o filtro do canister está entupido de tanto colocar gasolina até a boca ou então tem algum tubo do sistema do canister rompido.
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 03, 2015 9:24 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
REDS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 19, 2015 11:25 am
Nome: REDS

#5

Mensagem por REDS » Qui Dez 03, 2015 9:29 am

[quote name='rgdl' date='Dec 3 2015, 09:20 AM' post='31662']
Já olhou o nível do fluido de freio? As vezes o problema é só esse.

O problema mais comum que dá cheiro de gasolina dentro do carro é problema no sistema do canister, ou o filtro do canister está entupido de tanto colocar gasolina até a boca ou então tem algum tubo do sistema do canister rompido.
[/quote]

Irei dar uma conferida nesse sistema do canister nesse final de semana. O óleo de freio esta no nível correto e aparentemente não tenho problemas com pastilhas e disco. Como aqui na minha região não conheço bons profissionais prefiro esgotar todas as possibilidades seguindo a orientação de vocês antes de algum mecânico me dizer que tenho que trocar o módulo do ABS.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#6

Mensagem por rgdl » Qui Dez 03, 2015 9:55 am

Cara o ideal era vc olhar num scanner (até um ELM327 serve) para ver exatamente o erro que está na memória ai fica mais fácil saber se o erro é realmente no ABS ou em alguma outra peça.

Segue abaixo algumas fotos para te ajudar no sistema do canister, lembrando que vc tem que olhar também as mangueiras na na tampa do tanque.

Sistema de enchimento do tanque................................................................Sistema de canister
Imagem Imagem
Editado pela última vez por rgdl em Qui Dez 03, 2015 9:59 am, em um total de 1 vez.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
REDS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 19, 2015 11:25 am
Nome: REDS

#7

Mensagem por REDS » Qui Dez 03, 2015 10:35 am

[quote name='rgdl' date='Dec 3 2015, 09:55 AM' post='31665']
Cara o ideal era vc olhar num scanner (até um ELM327 serve) para ver exatamente o erro que está na memória ai fica mais fácil saber se o erro é realmente no ABS ou em alguma outra peça.

Segue abaixo algumas fotos para te ajudar no sistema do canister, lembrando que vc tem que olhar também as mangueiras na na tampa do tanque.

Sistema de enchimento do tanque................................................................Sistema de canister
Imagem Imagem
[/quote]

Já é de grande ajuda essas fotos. Em um primeiro momento foi passado o scaner no carro e o mecânico disse a mesma coisa que indicava no painel... "o problema que aparece no scaner são os travões, vc vai ter que passar aqui depois pra gente desmontar e verificar do que se trata". Acredito que nem saiba o que é esse travão pois não me passou uma explicação convincente. Por isso meu medo de deixar mexer e no final ter que trocar todas as peças do sistema e não somente a da causa raíz da falha...
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

#8

Mensagem por rgdl » Qui Dez 03, 2015 10:55 am

Vê se ele tem como informar o número do código do erro, com ele dá para ver o que significa com mais detalhes.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#9

Mensagem por Miau » Qui Dez 03, 2015 12:15 pm

O idioma do seu painel deve estar em portugues portugal. Coloca em pt br

Digo pois ja mexi num 2003 acho mas nao era exclusive. E nao tinha abs. Ate fiquei surpreso.

Tem que ver se os sensores das rodas estao ok.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
REDS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 19, 2015 11:25 am
Nome: REDS

#10

Mensagem por REDS » Sex Dez 04, 2015 8:49 am

[quote name='André M' date='Dec 3 2015, 12:15 PM' post='31669']
O idioma do seu painel deve estar em portugues portugal. Coloca em pt br

Digo pois ja mexi num 2003 acho mas nao era exclusive. E nao tinha abs. Ate fiquei surpreso.

Tem que ver se os sensores das rodas estao ok.
[/quote]

Realmente o idioma estava no português de Portugal. Mudei o idioma e a mensagem foi substituído por "falha no abs". Vou tentar encontrar outro local que seja especializado em freios para obter novo diagnóstico. Quanto ao cheiro de gasolina ainda permanece, antes o tanque estava quase na reserva e apresentava o cheiro, agora mais mais de 1/2 tanque o cheiro aparece com mais frequência. Vou fazer uma vistoria na tubulação conforme fotos. Realmente o que ta pegando é o ABS.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#11

Mensagem por Miau » Sex Dez 04, 2015 10:08 am

sobre o cheiro.. coisas que costumam acontecer:

a vedação da tampa da bomba no tanque vazar vapores de gasolina.. ai só retirando o tanque pra ver.. pra testar sem desmontar a tampa da boia.. eu faço assim: eu vedo todas as tubulações e deixo apenas uma.. então aplica pressão nessa.. o tanque da uma estufada.. e então vejo se ele retrai.. se retrair.. é porque vaza em algum local.. então é jogar espuma de detergente e ver onde faz bolha.

a tubulação que sai do bocal de abastecimento e vai pro canister se romper.. isso é até meio fácil de ver.. basta abrir a portinha de abastecimento e ver se tem cheiro de gasolina ali.. o normal é não ter. Tem até um post meu com fotos mostrando isso.

se não for nada disso.. nem o tanque.. ai tem que inspecionar o resto da tubulação de gasolina.
Editado pela última vez por Miau em Sex Dez 04, 2015 10:12 am, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
REDS
Sem Habilitação
Mensagens: 8
Registrado em: Qui Nov 19, 2015 11:25 am
Nome: REDS

#12

Mensagem por REDS » Qua Dez 16, 2015 2:57 pm

Voltando ao ABS, passei em outro mecânico e auto elétrico e os mesmos informaram que não estão conseguindo contato com o módulo ABS. O mecânico disse que tem que desmontar, já o eletricista (autorizado Bosch) disse que o scaner dele não é compatível com o módulo, somente na concessionária para conseguir. Pelo menos o eletricista conseguiu verificar a luz do Airbag que também esta acesa e o scaner acusa "disparador do motorista". Essa peça é substituível? Sabem me dizer se realmente o módulo ABS só passa em scaner de concessionária?
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

#13

Mensagem por Miau » Qua Dez 16, 2015 3:01 pm

tem coisas que só scanner lexia vai pegar mesmo.

o airbag é composto além da central:

1 airbag no volante
1 airbag em cima do portaluva
1 airbag na lateral do banco do motorista
1 airbag na lateral do banco do passageiro
1 retrator de cinto de segurança do motorista
1 retrator de cinto de segurança do passageiro

tudo isso tem que estar em ordem no teste do airbag.. senão a luz acende.. ai só com o scanner pra pegar o código do defeito e saber a que se relaciona.. esqueça "disparador do motorista" atente-se ao código ODBII que é informado.. pois cada montadora pode colocar uma descrição diferente no código.
Editado pela última vez por Miau em Qua Dez 16, 2015 3:02 pm, em um total de 1 vez.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Leonardolive
Sem Habilitação
Mensagens: 40
Registrado em: Seg Mai 04, 2015 9:56 pm
Nome: Leonardolive

#14

Mensagem por Leonardolive » Qua Dez 16, 2015 9:01 pm

Tive esse problema de AirBag e além da cinta do airbag do volante (Rompida ! Parece que é comum isso!), tive que trocar o módulo do ABS. Antes ele tinha apenas tentato fazer o reparo da cinta, mas não deu certo. Foram R$800,00 no total de peças e M.O.
Meu ABS também está defeituoso o de uma das rodas traseiras, mas é o módulo. Meu mecânico disse que tenho que levar pra ele retirar o módulo e levar nos ferros-velhos da vida pra achar um igual pois na CSS é muito caro. Mas só vou levar no começo do ano.
Responder