Pare pressão de óleo baixa

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Pare pressão de óleo baixa

#16

Mensagem por rgdl » Sex Nov 13, 2015 1:17 pm

Ah! ah! achei como se faz a medição de pressão do óleo vejam esse link

http://www.qclt.com/html/%E6%A0%87%E8%87%B...po/b1fd07ka.htm

Tem uma ferramenta que se coloca no lugar do filtro de óleo.

Obrigado Batalha por mandar os parâmetros.
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Pare pressão de óleo baixa

#17

Mensagem por rgdl » Ter Nov 17, 2015 2:34 pm

Bom, segundo o mexânico o problema é na bomba de óleo que está com baixa sucção por isso o problema de dar baixa pressão de óleo com o carro inclinado.

Chegou a bomba nova, original PSA, é um código RP então a anterior alguma zica tinha. Não há marcas evidentes de que foi fabricada por terceiros então estou supondo que foi feita pela PSA mesmo.

Imagem

Aqui dá para ver que há um bujão para se colocar um medidor de pressão, porém é impossível acessar esse bujão, pois as correias da poli-v e dentada estão bem na frente.

Imagem
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#18

Mensagem por Miau » Qua Nov 18, 2015 6:21 pm

só faltou uma fotinha dela por dentro..
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#19

Mensagem por rgdl » Qui Nov 19, 2015 3:41 pm

Vou tirar da bomba velha.
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#20

Mensagem por rgdl » Qui Nov 26, 2015 2:53 pm

André, vou ficar te devendo as fotos da bomba. É que simplesmente não consegui abrir. Tentei de tudo que é jeito mas não abriu.

Bomba de óleo trocada já rodei com o carro e tudo certo até agora. Também troquei o óleo e mudei de marca, pois o Lubrax tecno 15w40 não está vindo com a certificação ACEA. Agora só o Lubrax 5W40 está vindo com essa certificação. Coloquei o Selenia K 15W40.
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#21

Mensagem por rgdl » Qui Nov 26, 2015 9:15 pm

Acho que vou pagar minha dívida mais cedo que pensei :lol: :lol: :lol: :lol:

O mecânico conseguiu abrir a bomba de óleo, também usando a chave errada eu não ia conseguir nunca :suor: :suor: :suor:

A bomba antiga está com sinais evidentes de desgaste veja nas fotos:

Aqui a bomba já aberta e sem as engrenagens, dá para ver os sinais de desgaste

Imagem

Aqui as engrenagens internas e a placa que fecha tudo. Da esquerda para a direita temos a placa a engrenagem central e a engrenagem externa, tudo desgastado.

Imagem

Desmontar é fácil, agora montar tem que prestar atenção nas marcas que tem nas engrenagens e na carcaça da bomba. Na sequencia primeiro um dos pontos de marcação da engrenagem maior tem que ficar na posição do chanfro da carcaça e depois um dos pontos da engrenagem menor fica na mesma reta do ponto da engrenagem maior.

Imagem Imagem

Realmente o problema era a bomba pode-se ver as marcas de desgaste, é certo esse desgaste ter criado uma folga tal que diminuía a vazão da bomba.
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#22

Mensagem por fbfert » Qua Jan 13, 2016 7:25 pm

Quero agradecer o post do rgdl
Estou com o mesmo problema de aviso, apenas com motor quente, acredito que seja a mesma coisa, a bomba, pois com motor quente o oleo "afina", podendo então perder a pressão. Como uso muito pouco meu C5 2003, quando eu torcar posto aqui informando se era isto mesmo.
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#23

Mensagem por rgdl » Qui Jan 14, 2016 9:42 am

De nada Felipe, estamos aqui para ajudar uns aos outros.

Como vc pode ver nas fotos acima minha bomba velha estava completamente desgastada, sem a menor condição de oferecer a vazão necessária ao funcionamento correto do sistema.

A troca da peça resolveu completamente o problema.
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#24

Mensagem por sigma » Seg Fev 13, 2017 8:54 am

Boa dia, possuo um Xsara Picasso 2005 que comprei tem 2 meses, e ele está apresentando esse mesmo erro em algumas situações:

Com o carro já quente, ao fazer algumas curvas mais acentuadas, ele apita e para, coisa rápida. (Acontece mais vezes)

E as vezes quando vou parar no sinal, parece que o carro dá uma queda na rotação e apita também (Mais raro)

Será que deve ser também a bomba de óleo? Ou os sintomas são diferentes?
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#25

Mensagem por Miau » Seg Fev 13, 2017 9:05 am

mas quando apita, aparece a mensagem de baixa pressão?
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#26

Mensagem por sigma » Seg Fev 13, 2017 9:10 am

Sim, aparece. Nas primeiras vezes por ter sido tão rápido não consegui ler, mas depois tive certeza que acendia a luz do óleo e aparecia a mensagem de pressão do óleo...

E um detalhe que esqueci de comentar, nesses 2 meses que estou com o carro, em alguma dessas situações o carro morreu. (3 vezes que isso ocorreu).

Mas o carro não apresenta anomalias após acontecer e etc...
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#27

Mensagem por rgdl » Seg Fev 13, 2017 11:29 am

Bom, o fato do carro morrer não tem nada haver com o problema de pressão do óleo, pode ser outro problema que se manifesta na mesma situação.

Quando eu tinha esse problema de pressão de óleo tive também problema no sensor de posição de cilindro, esse sim pode fazer o carro morrer e as vezes o carro morria junto com a mensagem de pressão do óleo mas era só coincidência.

Antes de ver se o problema é bomba de óleo vc tem que ver algumas coisas antes como:

Se o nível do óleo está ok; Se o filtro de óleo está em boas condições (sempre troque o filtro a cada troca de óleo); se não tem borra entupindo os dutos e o pescador, se o sensor de pressão do óleo não está ruim.

Sempre use o óleo indicado para esse motor, no caso, tanto para motores 1.6 quanto 2.0 o óleo é sempre de base sintética (nunca use óleo mineral) com viscosidade entre 5W40, 10W40 ou 15W40, API SJ ou superior e certificação ACEA A3/B3 ou superior.
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#28

Mensagem por gjvialta » Seg Fev 13, 2017 1:47 pm

sigma escreveu:Boa dia, possuo um Xsara Picasso 2005 que comprei tem 2 meses, e ele está apresentando esse mesmo erro em algumas situações:

Com o carro já quente, ao fazer algumas curvas mais acentuadas, ele apita e para, coisa rápida. (Acontece mais vezes)

E as vezes quando vou parar no sinal, parece que o carro dá uma queda na rotação e apita também (Mais raro)

Será que deve ser também a bomba de óleo? Ou os sintomas são diferentes?
Procedimento padrão ao se comprar um veículo usado é promover a substituição de primeiro escalão recomendada na manutenção preventiva do carro. Se os km estiver acima de 70milkm é bom promover a troca da correia de comando. Acredito ser prudente tal atitude porque poe prevenir dissabores.

No caso das mensagens é bom começar pelo nível lubrificante do motor.
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#29

Mensagem por sigma » Seg Fev 13, 2017 2:05 pm

rgdl escreveu:Bom, o fato do carro morrer não tem nada haver com o problema de pressão do óleo, pode ser outro problema que se manifesta na mesma situação.

Quando eu tinha esse problema de pressão de óleo tive também problema no sensor de posição de cilindro, esse sim pode fazer o carro morrer e as vezes o carro morria junto com a mensagem de pressão do óleo mas era só coincidência.

Antes de ver se o problema é bomba de óleo vc tem que ver algumas coisas antes como:

Se o nível do óleo está ok; Se o filtro de óleo está em boas condições (sempre troque o filtro a cada troca de óleo); se não tem borra entupindo os dutos e o pescador, se o sensor de pressão do óleo não está ruim.

Sempre use o óleo indicado para esse motor, no caso, tanto para motores 1.6 quanto 2.0 o óleo é sempre de base sintética (nunca use óleo mineral) com viscosidade entre 5W40, 10W40 ou 15W40, API SJ ou superior e certificação ACEA A3/B3 ou superior.

O nível do óleo está ok, vou trocar ele agora, e trocar o filtro. Pois comprei o carro de conhecido e tinha sido trocado 20 dias antes o óleo.

gjvialta escreveu:Procedimento padrão ao se comprar um veículo usado é promover a substituição de primeiro escalão recomendada na manutenção preventiva do carro. Se os km estiver acima de 70milkm é bom promover a troca da correia de comando. Acredito ser prudente tal atitude porque poe prevenir dissabores.
Não efetuei a troca pois o carro estava a 30k km rodados com um conhecido, de quem eu comprei. E ele tinha efetuado a troca das correias todas a menos de 10k km, com notas e etc.

De fato ainda não troquei o óleo, pois o óleo estava novo, porém a questão que falaram que pode ser o filtro... e etc.. Vou trocar essa semana e ver como se comporta o carro..
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#30

Mensagem por gjvialta » Seg Fev 13, 2017 4:18 pm

Ok! Se tem conhecimento de que os itens os quais podem influenciar no funcionamento e emitir sinais de alerta... Sempre é bom ter certeza qual o óleo que foi colocado no motor. Isso pode não ter influência direta no defeito, mas pode incrementar uma tendência.

A forma com que o defeito aparece dá a entender num primeiro momento é que o pescador da bomba não está conseguindo, por um breve período, ter contato com o fluido lubrificante... Mas se o nível está normal isso é quase impossível. Parece que o problema tem relação com a retirada do pé do acelerador, que pode induzir a problema relacionado com desgaste da bomba de óleo, pois perde pressão em baixo giro.

Se tiver condição de monitorar a pressão do óleo no momento que o defeito acontece, pode ser o começo do equacionamento do problema.
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