Pare pressão de óleo baixa

Regras do fórum
Atenção: Não use CAIXA ALTA!
LEIA AQUI as regras antes de postar.
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Pare pressão de óleo baixa

#46

Mensagem por rgdl » Ter Mar 28, 2017 12:17 pm

Acrescente a lista do Miau borra formada por não trocar o óleo no prazo correto ou usar óleo não recomendado.


Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
hardboot
Sem Habilitação
Mensagens: 20
Registrado em: Dom Nov 27, 2016 9:34 am
Modelos Citroën: c4 excl hatch

Pare pressão de óleo baixa

#47

Mensagem por hardboot » Seg Abr 03, 2017 4:23 pm

Ricardo Augusto escreveu:CONFORME o vídeo abaixo mostra defeito o Xsara picasso andar 40 km ao colocar no NEUTRO (ponto morto ) fica acendendo essa luz e uma mensagens de PARE levei ao mecânico diz ele que poderia ser sujeira de cola no cárter e desmontou cárter e o problema continua alguém ai pode me ajudar por favor.
desde já agradeço!
https://www.youtube.com/watch?v=xzsjyOpB2Ag



No meu caso do meu c4, tentei de tudo troquei, o sensor da pressão, fiz flush no motor, troquei umas três vezes de óleo, desmontei o motor, e no final das contas era a bomba de óleo ruim, fica a dica se já trocou óleo, filtro, sensor de pressão e continua antes de ver outro problema, troque a bomba
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Pare pressão de óleo baixa

#48

Mensagem por rgdl » Ter Abr 04, 2017 8:57 pm

A bomba de óleo do EW10J4 (2.0 16V) tem um código RP, isso significa que ouve uma mudança na bendita peça. Isso pode ter sido em função da mudança de fabricante, embora eu ache pouco provável já que não tem nenhuma indicação de fabricante nela (nem na velha e nem na nova), ou porque a anterior tinha algum defeito ou falha no projeto.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
amarcosramalho
Habilitado
Mensagens: 64
Registrado em: Ter Jan 27, 2015 11:23 pm
Nome: Marcos Ramalho
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: C4 Picasso

Pare pressão de óleo baixa

#49

Mensagem por amarcosramalho » Sex Abr 07, 2017 6:00 pm

Assim que arrumar o sistema de correia dentada (polia, correia, parafuso, etc...) vou ter que resolver esse B.O. tb!
C4 Picasso - 2008/2009 89mil/Km
reyoliver
Sem Habilitação
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Abr 27, 2017 7:30 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLx 1.6 16v 2010

Pare pressão de óleo baixa

#50

Mensagem por reyoliver » Qui Abr 27, 2017 7:42 pm

Am igos, sou novo por aqui. Tenho um Xsara picasso, 2010 1.6, 16 v. Ele começou a alguns dias a dar esse aviso de pressão de oleo baixa, quando ficava em ponto morto, parado em sinal ou engarrafamento. e tb quando armava a ventuinha. Verifiquei o nivel do oleo e estava tudo perfeito. Troquei a tbi do carro, e continua da mesma forma, nos primeiros 15 minutos nada acontece, mas depois que esquenta começa a apitar direto e mostra pressão de oleo baixa. Se eu acelerar um pouco no pedal, para de aparecer e fica normal. mas se eu parar volta o mesmo problema. o que pode ser
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Pare pressão de óleo baixa

#51

Mensagem por Munhoz » Sex Abr 28, 2017 12:48 am

Bem vindo reyoliver, a resposta para sua pergunta está aqui viewtopic.php?p=32330#p32330
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Pare pressão de óleo baixa

#52

Mensagem por renan97ar » Sex Abr 28, 2017 9:30 pm

Nos 1.6 tem algo simples que pode ocasionar esse erro: filtro de óleo com a cruzeta interna quebrada. Como é barato, compensa fazer uma troca de óleo e filtro antecipada. Um vídeo amador mas que mostra o problema: https://youtu.be/wqVy8BG94Qg
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Pare pressão de óleo baixa

#53

Mensagem por rgdl » Sáb Abr 29, 2017 9:26 am

Rapaz, a impressão que tive ao ver o vídeo foi que o proprietário não trocava o filtro de óleo fazia muito, mas muito tempo a ponto de ter borra formada na tampa do filtro, ai não tem como não dar problema.

É como se cansa de falar aqui o filtro de óleo tem que ser trocado a cada troca de óleo.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
renan97ar
Mestre Curioso
Mensagens: 994
Registrado em: Sáb Out 15, 2011 8:30 pm
Nome: renan97ar
Localização: Jundiaí - SP
Modelos Citroën: Xsara Picasso / C4 Picasso / C4 hatch

Pare pressão de óleo baixa

#54

Mensagem por renan97ar » Sáb Abr 29, 2017 12:08 pm

Realmente, nesse vídeo o filtro já estava bem contaminado. Porém a cruzeta que fica no miolo dele tem a função de pressionar uma válvula que fica na flange, e quando essa cruzeta se rompe, há a obstrução da passagem de óleo. Por ser algo barato, acho que vale a pena confirmar antes de passar para outros pontos mais caros e complicados de se diagnosticar.
Citroën Xsara Picasso Exclusive 2003 2.0 16v MT
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Pare pressão de óleo baixa

#55

Mensagem por Miau » Sex Jan 04, 2019 9:34 pm

rgdl escreveu:Acho que vou pagar minha dívida mais cedo que pensei :lol: :lol: :lol: :lol:

O mecânico conseguiu abrir a bomba de óleo, também usando a chave errada eu não ia conseguir nunca :suor: :suor: :suor:

A bomba antiga está com sinais evidentes de desgaste veja nas fotos:

Aqui a bomba já aberta e sem as engrenagens, dá para ver os sinais de desgaste

Imagem

Aqui as engrenagens internas e a placa que fecha tudo. Da esquerda para a direita temos a placa a engrenagem central e a engrenagem externa, tudo desgastado.

Imagem

Desmontar é fácil, agora montar tem que prestar atenção nas marcas que tem nas engrenagens e na carcaça da bomba. Na sequencia primeiro um dos pontos de marcação da engrenagem maior tem que ficar na posição do chanfro da carcaça e depois um dos pontos da engrenagem menor fica na mesma reta do ponto da engrenagem maior.

Imagem Imagem

Realmente o problema era a bomba pode-se ver as marcas de desgaste, é certo esse desgaste ter criado uma folga tal que diminuía a vazão da bomba.
Opaa hoje foi dia de tirar a bomba pra dar uma geral.

Ao desmontar, tirei uma foto do antes para ter como referencia de montagem, pois lembrei dessa postagem.

Na montagem original, a engrenagem externa está com as marcas pra cima, e a interna com a marca pro lado inverso.

Imagem

Depois fiz toda limpeza das peças e fiquei estudado o funcionamento.

Imagem

Nisso reparei no seguinte.. A engrenagem externa tem 12 dentes, e a interna tem 11.. Nesse caso, a cada revolução da engrenagem, ela vai se posicionar um dente a frente da outra.

E se eu colocar a interna com a face da marcação voltada pra cima, não fica faceada..

Montagem origina, engrenagens faceadas:

Imagem

Montagem com as marcas pra cima, desfaceadas:

Imagem

Logo conclui que se for montado dessa maneira, vai dar ruim.. Então a engrenagem externa é com a marca voltada pra cima e a interna pra baixo

Também conclui que pouco importa o alinhamento dos dentes, pois no próprio giro de funcionamento, sempre vai estar diferente. Até pensei que o alinhamento pudesse ter a ver com encaixe de ranhura no eixo, mas a peça que pega no eixo virabrequim é lisa por dentro.

Adicionado a 8 minutos 18 segundos:
Em tempo, vi facilmente que a falta de vedação, tanto da trompa de aspiração com a bomba, como a vedação da bomba com o duto de saída, acarretam em perda de pressão. Então é algo a se inspecionar com cuidado
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
lelexp
Sem Habilitação
Mensagens: 1
Registrado em: Sáb Out 09, 2021 7:31 pm
Modelos Citroën: Xsara Picasso GLX 1.6 2006/2007

Re: Pare pressão de óleo baixa

#56

Mensagem por lelexp » Sáb Out 09, 2021 7:37 pm

Munhoz escreveu:
Sex Abr 28, 2017 12:48 am
Bem vindo reyoliver, a resposta para sua pergunta está aqui http://www.ccdob.com.br/forum/viewtopic ... 330#p32330
Olá Munhoz,
Caso tenha acesso ainda a este forum, estou com o mesmo problema do rey também. Qual seria a possível solução?
O link que disponibilizou parece ter saído do ar.

Obs: Já troquei o filtro de óleo, troquei o óleo 10w40 Lubrax, o nível do óleo está ok, mas, a mensagem de pressão do óleo baixa continua aparecendo no painel.

Xsara Picasso GLX 1.6 2006/2007
Avatar do usuário
Munhoz
Zumbi
Mensagens: 2721
Registrado em: Qua Jun 03, 2009 5:09 pm
Respostas: 2
Nome: Vitor Munhoz
Localização: São Paulo
Modelos Citroën: Xsara VTS
Contato:

Re: Pare pressão de óleo baixa

#57

Mensagem por Munhoz » Sáb Out 09, 2021 11:51 pm

estranho, é esse mesmo tópico mas nas página anterior.
tenta com esse link viewtopic.php?f=29&t=5762&p=32330#p31577
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pare pressão de óleo baixa

#58

Mensagem por rgdl » Qui Out 14, 2021 12:41 pm

Munhoz, o link que o colega colou é do antigo endereço do fórum, por isso que parece ter saido do ar. Tem que editar o post e corrigir o link.

Adicionado após 3 minutos 8 segundos:
Outra, O óleo 10W40 da Lubrax não atende todas as espcificações da PSA para seu motor, falta a certificação ACEA A3/B3. Ele tinha no passado mas não tem mais.

O único óleo Lubrax que continua atendendo a todas as especificações para o motor dos Picassos, seja 1.6 ou 2.0 é o 5W40.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Avatar do usuário
Miau
Zumbi
Mensagens: 3524
Registrado em: Seg Set 30, 2013 6:48 am
Respostas: 15
Nome: André M
Localização: Macaé - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso Exc 2.0 16v Aut 2006
Contato:

Re: Pare pressão de óleo baixa

#59

Mensagem por Miau » Qui Out 21, 2021 9:00 am

Bom, resolvi comprar a bomba.. Na citroen, não fabrica mais, segundo eles, mesmo o código de reposição.

Pesquisei sobre marcas e cheguei na takao e schadek. A takao seria a opção boa com preço bom.. Mas a schadek, segundo pesquisa, é a fornecedora das montadoras. É mais cara, e optei por ela.

Agora, é criar coragem pra matar a preguiça da trabalheira que é trocar isso.
Não tiro dúvidas por Mensagem Privada.
Acumule conhecimento, use o Fórum. :like:
Whatsapp só ajuda quem tá lá no momento. :dislike:
Avatar do usuário
rgdl
Zumbi
Mensagens: 2882
Registrado em: Qui Jun 02, 2011 10:59 pm
Respostas: 1
Nome: rgdl
Localização: São Gonçalo - RJ
Modelos Citroën: Xsara Picasso 2005 2.0 16v GXA

Re: Pare pressão de óleo baixa

#60

Mensagem por rgdl » Sex Out 22, 2021 1:15 pm

A Takao, hoje, só trabalha com peças chinesas, já a Schadek não sei. Porém, mesmo sendo chinesas, as peças da Takao são boas.

Agora, acho pouco provável essa bomba não ser mais fabricada, o mais provável é que não tenha no estoque da fábrica e o cara falou que não fabrica.

Uma vez falaram a mesma coisa de dois produtos, um foi o anel de vedação do bujão do óleo do cambio automático e o outro foi o grampo fixador do acabamento do motor. Comprei os dois meses depois em outra concessionária.
Não respondo dúvidas por MP, e-mail ou whatsapp, valorize o fórum usando-o, a solução de sua dúvida pode ajudar muita gente não guarde ela só para vc.
Responder